[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Eu esperava que AMD mexeria no core count do zen 4 e tudo esta indicando que não
ela vai implementar o núcleo zen 4 mantendo contagem atual, e vai abrir mão da eficiência pra ter mais clock.

Começo duvidar que esse CPU será competitivo contra intel com a 13gen, será que AMD começa perder folego?
Infelizmente não há pq mexerem na contagem de cores, do jeito que está atualmente eles conseguem até beliscar o começo do segmento de HEDT, mais que isso é melhor reservar pra HEDT/workstation de verdade.

Quanto a eficiência, não se aquilo é TDP ou consumo mesmo, é melhor esperar sair informações mais concretas. Consumo muito maior que a geração atual não faz sentido, já que irá para 5nm (e vimos o quanto a apple conseguiu extrair de eficiência deles) e o clocks, apesar de interessantes, não são tão mais altos assim do que a geração atual já alcança.

Agora se os saltos de temperaturas na série 5000 já incomodavam muita gente, vai ficar BEM pior nos 5nm devido a área bem menor.

Pessoal to vendo uma oportunidade de passar pra frente meu Ryen 5 2600 e pegar um 5600X (pensei em pegar um 3600 mas acho que não vale a pena).

Lembrando que eu tenho um MOBO A320M ele roda de boa? tem o mesmo TDP do 2600. E a diferença de preço compensa mesmo? vou ganhar alguns FPS nos jogos ais pesados?

Eu rodo em monitor Full HD, ovui dizer que exige mais da CPU.

Pessoal to vendo uma oportunidade de passar pra frente meu Ryen 5 2600 e pegar um 5600X (pensei em pegar um 3600 mas acho que não vale a pena).

Lembrando que eu tenho um MOBO A320M ele roda de boa? tem o mesmo TDP do 2600. E a diferença de preço compensa mesmo? vou ganhar alguns FPS nos jogos ais pesados?

Pra ti vai fazer muita diferença sem dúvidas!

Tem que ver se a placa mãe já tem a bios para série 5000 ...

Pois e eu vi isso. Mas se aquela b550f strix usa m.2 pci 3.0 x4 no chipset não há banda restante para as demais conexões né?
Banda compartilhada com tudo que é controlado no chipset.

Tem que ver se a placa mãe já tem a bios para série 5000 ...
Pelo site da placa mãe suporta até o Ryzen 5950X (mas acho que ia fritar a placa)

A diferença é grande do 2600 para o 5600x? vou sentir diferença nos jogos ?

Eu esperava que AMD mexeria no core count do zen 4 e tudo esta indicando que não
ela vai implementar o núcleo zen 4 mantendo contagem atual, e vai abrir mão da eficiência pra ter mais clock.

Começo duvidar que esse CPU será competitivo contra intel com a 13gen, será que AMD começa perder folego?
Eles têm é que dar uma mexida nos preços já que a concorrente esta entregando 10 cores por $270 e o de 12 cores por $320. :true:

Última edição:
Pelo site da placa mãe suporta até o Ryzen 5950X (mas acho que ia fritar a placa)

Depende, se jogar livre FPS sim mas se jogar como eu com FPS travado em 60 fps devido ao monitor não.

Meh, não vou conseguir esperar a nova geração, já estou levantando preço pra trocar meu i7 4790k por um 5950x. Será que vai saltar a performance? 🤣

Preço tá caindo... 5800x 2050 no Kabum.

Perai, me explica melhor essa história de não ter taxação pra processador, por favor.
Difícil taxarem pelo tamanho, comprei um 3700x na bf de 2020 sem problema algum, e até agora não vi ninguém falando que foi taxado em CPU, geralmente reclamam mais quando compram mobos (e ainda sim é uma taxa pequena de 100~200 reais, se não me engano).

Difícil taxarem pelo tamanho, comprei um 3700x na bf de 2020 sem problema algum, e até agora não vi ninguém falando que foi taxado em CPU, geralmente reclamam mais quando compram mobos (e ainda sim é uma taxa pequena de 100~200 reais, se não me engano).
Bah, tá uns 1000 conto mais barato comprar fora, só conheço Xópi e Alie, indicaria alguma outra? Also, como fica o RMA se der merda na cpu?

Bah, tá uns 1000 conto mais barato comprar fora, só conheço Xópi e Alie, indicaria alguma outra? Also, como fica o RMA se der merda na cpu?
Eu comprei no ali mesmo na época (já comprei 2x NVMes e tô pra comprar mais um também).

Quanto ao RMA, procura o tópico de RMA da amd, já teve gente falando que conseguiu pedir e recebeu o reembolso (tiveram que mandar 1 email reclamando, e só isso, se não me engano).

Pelo menos agora está 2189 no Pix.
tem cupom de desconto PCFACTS21 se nao me engano.

Mas ainda acho vantajoso a compra por 1590+- no aliexpress.

Última edição:
Bom dia! Meus amigos, seria seguro um downgrade de bios da F60 para F52 na B450 M Aorus? Vi uns posts de um usuário no fórum da gigabyte dele comentando que tava com problemas na bios F60, em uma b450-ds3h, isso com um R5 2600 e rx 580, ele queria reverter para a F52, pois foi a última bios para zen/zen+ e zen2, pois da F60 em diante parece ser apenas para zen3. No caso dele, parece que foi só adicionar o arquivo de bios no pendrive e rodar o q-flash, pronto, bios revertida sem problemas.

Alguém aqui já fez reversão de bios nessa placa mãe, é seguro? Acho que no meu caso mudar para F52 seria uma boa escolha, visando a máxima compatibilidade com o 1600af.

Última edição:

Muita diferença se for jogar 144hz... full hd...

Muita diferença se for jogar 144hz... full hd...
Meu monitor é 144hz Full HD e percebo que alguns jogos A GPU não fica em 90-100%. Falam que nesse caso o processador que esta limitando o uso da GPU.

Vou tentar pegar esse 5600x pra equilibrar as coisas.

Galera, eu consigo simplesmente tirar meu processador (pc da assinatura) e botar um Ryzen 7 5800x sem mais nenhum upgrade no meu PC de placa mãe, cooler, fonte nem nada?

Se sim, esse Gammax 400 dá conta da temperatura dele será?

Galera, eu consigo simplesmente tirar meu processador (pc da assinatura) e botar um Ryzen 7 5800x sem mais nenhum upgrade no meu PC de placa mãe, cooler, fonte nem nada?
A partir da bios F60 sim

100% stock vai ficar bem quente, fazendo "undervolt" sim

Eu usei o gammax 400 com um 5950x, dava um certo thermal throttle mas nada demais. Acho que com um 5800x vc iria ver uns picos de temperatura acima dos 80º, aí depende muito se vc se incomodaria com isso ou não.

O undervolt perde algum desempenho e é facil de fazer?
Em single-core/jogos não, all-core cai entre 2-7% dependendo dos valores usados, coisa de 30 segundos na bios e só, digo "undervolt" porque não tem a ver com mexer na voltagem, mas dá o efeito de redução de temperatura que a galera costuma fazer em GPUs, fiz um post aqui sobre, mas resumindo meus resultados aqui com 31c de temp ambiente

Stock 142w/95a/140a
CPU-Z Bench - 656 Single, 6658 Multi, Temp 78c
Cinebench R20 - 5950pts~, Temp 82c

110w/85a/100a
CPU-Z Bench - 658 Single, 6593 Multi, Temp 68c
Cinebench R20 - 5750pts~, Temp 70c

95w/60a/90a (+ Curve Optimizer)
CPU-Z Bench 666 Single, 6577 Multi, Temp 65c
Cinebench R20 - 5700pts~, Temp 62c

Reduzindo os limites melhora absurdamente a temperatura/eficiência sem afetar o single-core (maioria das pessoas que vejo aqui estão usando o 5800x pra jogos apenas), agora que a temp ambiente caiu pra 24c~ está ficando abaixo de 60c aqui tanto jogos quanto 100% load, mas tem que considerar a diferença de gabinete/temp ambiente, uso um heatsink parecido com o Gammaxx 400 mas fiz upgrade no fan

Em single-core/jogos não, all-core cai entre 2-7% dependendo dos valores usados, coisa de 30 segundos na bios e só, digo "undervolt" porque não tem a ver com mexer na voltagem, mas dá o efeito de redução de temperatura que a galera costuma fazer em GPUs, fiz um post aqui sobre, mas resumindo meus resultados aqui com 31c de temp ambiente

Stock 142w/95a/140a
CPU-Z Bench - 656 Single, 6658 Multi, Temp 78c
Cinebench R20 - 5950pts~, Temp 82c

110w/85a/100a
CPU-Z Bench - 658 Single, 6593 Multi, Temp 68c
Cinebench R20 - 5750pts~, Temp 70c

95w/60a/90a (+ Curve Optimizer)
CPU-Z Bench 666 Single, 6577 Multi, Temp 65c
Cinebench R20 - 5700pts~, Temp 62c

Reduzindo os limites melhora absurdamente a temperatura/eficiência sem afetar o single-core (maioria das pessoas que vejo aqui estão usando o 5800x pra jogos apenas), agora que a temp ambiente caiu pra 24c~ está ficando abaixo de 60c aqui tanto jogos quanto 100% load, mas tem que considerar a diferença de gabinete/temp ambiente, uso um heatsink parecido com o Gammaxx 400 mas fiz upgrade no fan

Perde sim desempenho em jogos com undervolt. Principalmente se for jogos 144hz ... CS: COD.. COD..

Users who are viewing this thread

Voltar