[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,022
Depois de 2 semanas finalmente "terminei" meu over



Talvez eu consiga melhorar algo subindo a voltageem, vou tentar depois, com essa configuração atual não da pra apertar mais nada que não "sobrevive" à 50 ciclos do tm5 anta777absolut.
Acho que pego quarto lugar no ranking do usmus pro 5800x3d.


Tenta baixar o ProcODT, ta bem altinho, provavelmente com esse ProcODT essa ram ai não passe num overnight do absolut....
sempre tive dúvida no procodt, e tb nos clkdrvstr e abaixo dele, já vi uns falando que menos é melhor pra over mais alto, outros que é pra subir em clock maior, só sei que aqui tá em 3800mhz com 16-16-16 com 1.38v e não consigo baixar disso nem com 1.50v, suspeito ser algo nesses ajustes que me impeçam
 
Como assim? Não entendi. Posta aí a tela dele e teu setup.



P.S.: Vddr 1,40V / Vttdr 0.70V - deixei folga. Depois eu testo menores.

.

Olha como o DRAM dá aqui
3.jpg

Sem-t-tulo2jpg.jpg


Depois de 2 semanas finalmente "terminei" meu over



Talvez eu consiga melhorar algo subindo a voltageem, vou tentar depois, com essa configuração atual não da pra apertar mais nada que não "sobrevive" à 50 ciclos do tm5 anta777absolut.
Acho que pego quarto lugar no ranking do usmus pro 5800x3d.


Tenta baixar o ProcODT, ta bem altinho, provavelmente com esse ProcODT essa ram ai não passe num overnight do absolut....
Eu não manjo desse PROCODT, nadinha mesmo.
Sei que varia de mobo para mobo

Bom dia! @yurizinho182 vc poderia postar o link dessa tabela, por favor? Acho que li algo sobre ela algum tempo atrás aqui no fórum, mas não lembro onde. Queria verificar nela se tem alguma configuração dessa memória da assinatura. Queria deixar elas pelo menos em 3200mhz, pois acho que casaria bem com o 1600af, te agradeço se pude postar o link 👍
Segue o link: Ranking de overclock de memória (B-DIE, HYNIX, MICRON)
 
Olha como o DRAM dá aqui
3.jpg

Sem-t-tulo2jpg.jpg



Eu não manjo desse PROCODT, nadinha mesmo.
Sei que varia de mobo para mobo


Segue o link: Ranking de overclock de memória (B-DIE, HYNIX, MICRON)
Na verdade varia do conjunto mobo+ram+processador. Com o mesmo conjunto mobo+ram eu usava 60 com meu 3700x, 43.6 com o 5800x e 36.9 com o 5800x3d.
O problema de usar dram com zen3 é pq ele usa uma valores bem disney pra seção de terminatiom, era necessário antes pq a controladora era pior, mas pra zen3 o recomendável é 40 pra baixo.

Explicando de uma maneira bem simplificada é uma resistência pra "matar" interferência nas linhas, mas resistência esquenta e faz os sinais que não estão ruins perderem força, o ideal é sempre usar o menor valor em que seja estável, pois ele é uma das coisas que mas faz a linha esquentar depois do VDIMM. Pode ser o que falta pra conseguir rodar um timing a menos nós timings sensíveis a temperatura.
 
Última edição:
Na verdade varia do conjunto mobo+ram+processador. Com o mesmo conjunto mobo+ram eu usava 60 com meu 3700x, 43.6 com o 5800x e 36.9 com o 5800x3d.
O problema de usar dram com zen3 é pq ele usa uma valores bem disney pra seção de terminatiom, era necessário antes pq a controladora era pior, mas pra zen3 o recomendável é 40 pra baixo.

Explicando de uma maneira bem simplificada é uma resistência pra "matar" interferência nas linhas, mas resistência esquenta e faz os sinais que não estão ruins perderem força, o ideal é sempre usar o menor valor em que seja estável, pois ele é uma das coisas que mas faz a linha esquentar depois do VDIMM. Pode ser o que falta pra conseguir rodar um timing a menos nós timings sensíveis a temperatura.
Bem esclarecedor!
Mas tu recomenda baixar mais um pouco?
Quando eu usava 36,9ohms era bem safe, porém, achei que quanto maior o valor, maior para estabilizar
 
Bem esclarecedor!
Mas tu recomenda baixar mais um pouco?
Quando eu usava 36,9ohms era bem safe, porém, achei que quanto maior o valor, maior para estabilizar
Sim o seu tá alto sim, é um trade off né, vc aumenta e diminui o ruído, mas esquenta mais e diminui a força do sinal bom. Pelo que eu me lembre seu chip o pessoal usa entre 40~48, 60omhs já é resistência queno pessoal começa a recomendar usar ventoinha.
Antes o pessoal testava com o tm5 perfil anta777extreme, atualmente o pessoal usa o absolut (tbm do anta), ele esquenta bem, provável que sua ram não passe nuns 10 ciclos por causa do procodt alto.
Tem gente que acha o absolut exagerado pq ele da muito erro por causa de temperatura, mas o pessoal esquece que vc tá só testando ram, jogando é bem pior pq ainda tem a gpu e a cpu tacando calor no gabinete.
Da pra testar voltagens menores tbm, vddp usam entre 900~950, ccd 950~1000, iod 1000~1050, vsoc 1050~1150.
No sei caso eu testaria uns 10 ciclos do Absolut já com uns 48 de procodt pra ver se passa, aí se passasse iria abaixando até dar erro. Aí começaria a abaixar as voltagens começando pelo vddp.
 
Sim o seu tá alto sim, é um trade off né, vc aumenta e diminui o ruído, mas esquenta mais e diminui a força do sinal bom. Pelo que eu me lembre seu chip o pessoal usa entre 40~48, 60omhs já é resistência queno pessoal começa a recomendar usar ventoinha.
Antes o pessoal testava com o tm5 perfil anta777extreme, atualmente o pessoal usa o absolut (tbm do anta), ele esquenta bem, provável que sua ram não passe nuns 10 ciclos por causa do procodt alto.
Tem gente que acha o absolut exagerado pq ele da muito erro por causa de temperatura, mas o pessoal esquece que vc tá só testando ram, jogando é bem pior pq ainda tem a gpu e a cpu tacando calor no gabinete.
Da pra testar voltagens menores tbm, vddp usam entre 900~950, ccd 950~1000, iod 1000~1050, vsoc 1050~1150.
No sei caso eu testaria uns 10 ciclos do Absolut já com uns 48 de procodt pra ver se passa, aí se passasse iria abaixando até dar erro. Aí começaria a abaixar as voltagens começando pelo vddp.
Aqui no profile do anta777 extreme passa de boa
OCCT também nessas configurações que eu uso

Vou esperar o outro kit 2x8 para chegar, vou olhar os chips para ver se é hynix CJR e vou tentar estabilizar novamente do jeito que uso hoje
Ai começo fazendo o que você falou, baixar o proctODT e logo depois as tensões

Sei que é bem dificil estabilizar 4 chips
 
Aqui no profile do anta777 extreme passa de boa
OCCT também nessas configurações que eu uso

Vou esperar o outro kit 2x8 para chegar, vou olhar os chips para ver se é hynix CJR e vou tentar estabilizar novamente do jeito que uso hoje
Ai começo fazendo o que você falou, baixar o proctODT e logo depois as tensões

Sei que é bem dificil estabilizar 4 chips

Estou deixando a chance de trazer c/ frete-taxa free essas aqui: Amazon product ASIN B091FKD2N3 , por não sentir necessidade.
Mas, ~ 411,00 por 2x16GB dessas, não vai pintar de novo... noutras situações, já estaria a caminho. O que achas dessas, tu que tens TeamGroup ??

.
 
Pessoa, tenho um ryzen 1600af que quando estou jogando está chegando a 85 graus, nao passa de 85, mas sempre ali perto, mesmo usando somente uns 40 a 50% do cpu, ja troquei pasta termica usando a silver frost e nada de baixa, quando nao jogo fica entre 50 e 60... temperatura ambiente contraloda, devo me preocupar ? ou seria bom investir em um cooler melhor ?
 
Aqui no profile do anta777 extreme passa de boa
OCCT também nessas configurações que eu uso

Vou esperar o outro kit 2x8 para chegar, vou olhar os chips para ver se é hynix CJR e vou tentar estabilizar novamente do jeito que uso hoje
Ai começo fazendo o que você falou, baixar o proctODT e logo depois as tensões

Sei que é bem dificil estabilizar 4 chips
O extreme já está meio desatualizado, use o absolut.
Com 4 é mais difícil mesmo, aí talvez vc precise de procODT mais alto, mas mesmo assim eu nunca vi ninguém usar 60 no zen3, nem com 4 ram, o máximo que eu já vi em zen3 é 48, já vi 60 no cad bus pra tentar estabilizar gdm odd 1t.
 
Pessoa, tenho um ryzen 1600af que quando estou jogando está chegando a 85 graus, nao passa de 85, mas sempre ali perto, mesmo usando somente uns 40 a 50% do cpu, ja troquei pasta termica usando a silver frost e nada de baixa, quando nao jogo fica entre 50 e 60... temperatura ambiente contraloda, devo me preocupar ? ou seria bom investir em um cooler melhor ?
Se estiver usando cooler box troca por um Gammax 400 V2 que vai diminuir essa temperatura em média de 15 a 25 graus...pode aplicar a pasta que vem com ele que é superior a Silverfrost.

Porém essa temperatura de 85 graus jogando tá muito alta mesmo com cooler stock...quando eu tinha um 1600AF com stock cooler em full load chegava nessas temperaturas...em games batia 65-70...trocquei pelo Gammax diminui para 60 graus em full load e 50 em games.
 
Estou deixando a chance de trazer c/ frete-taxa free essas aqui: Amazon product ASIN B091FKD2N3 , por não sentir necessidade.
Mas, ~ 411,00 por 2x16GB dessas, não vai pintar de novo... noutras situações, já estaria a caminho. O que achas dessas, tu que tens TeamGroup ??

.
Acho bem boas cara, uso em 3800 sem muito problema com CL17 que peguei na net
Só não consigo controlar o RGB delas pelo polychrome
Amanha chega meu outro kit do aliexpress e vou testar
 
Sim o seu tá alto sim, é um trade off né, vc aumenta e diminui o ruído, mas esquenta mais e diminui a força do sinal bom. Pelo que eu me lembre seu chip o pessoal usa entre 40~48, 60omhs já é resistência queno pessoal começa a recomendar usar ventoinha.
Antes o pessoal testava com o tm5 perfil anta777extreme, atualmente o pessoal usa o absolut (tbm do anta), ele esquenta bem, provável que sua ram não passe nuns 10 ciclos por causa do procodt alto.
Tem gente que acha o absolut exagerado pq ele da muito erro por causa de temperatura, mas o pessoal esquece que vc tá só testando ram, jogando é bem pior pq ainda tem a gpu e a cpu tacando calor no gabinete.
Da pra testar voltagens menores tbm, vddp usam entre 900~950, ccd 950~1000, iod 1000~1050, vsoc 1050~1150.
No sei caso eu testaria uns 10 ciclos do Absolut já com uns 48 de procodt pra ver se passa, aí se passasse iria abaixando até dar erro. Aí começaria a abaixar as voltagens começando pelo vddp.
então, eu acho estranho meu samsung bdie 3200mhz cl14, que eu rodo em 3800mhz cl16 com 16-16-16-30 em 1t e com 1.38v totalmente estável, mas, posso subir a voltagem pra até 1.50v, subir vsoc, que não consigo baixar nenhuma dessas latências mais, acho estranho isso, meu prodct eu deixo em auto que é 36, no caso se eu reduzir ele posso conseguir os 15-15-15 seria isso?
 
Meus senhores, como estão?
Tudo bom?
Me ajudem ai, meti mais 2 pentes de memória teamgroup TUF aqui, sendo que meus antigos são hynix CJR e os novos SAMSUNG (diz b-die mas não sei) 16-18-18-18-38, queria subir minhas memórias novamente, sendo que agora não consigo usar nem 3600 com cl 16-19-19-21.

Será que essa diferença no chip ta dando ruim?
 
Sim o seu tá alto sim, é um trade off né, vc aumenta e diminui o ruído, mas esquenta mais e diminui a força do sinal bom. Pelo que eu me lembre seu chip o pessoal usa entre 40~48, 60omhs já é resistência queno pessoal começa a recomendar usar ventoinha.
Antes o pessoal testava com o tm5 perfil anta777extreme, atualmente o pessoal usa o absolut (tbm do anta), ele esquenta bem, provável que sua ram não passe nuns 10 ciclos por causa do procodt alto.
Tem gente que acha o absolut exagerado pq ele da muito erro por causa de temperatura, mas o pessoal esquece que vc tá só testando ram, jogando é bem pior pq ainda tem a gpu e a cpu tacando calor no gabinete.
Da pra testar voltagens menores tbm, vddp usam entre 900~950, ccd 950~1000, iod 1000~1050, vsoc 1050~1150.
No sei caso eu testaria uns 10 ciclos do Absolut já com uns 48 de procodt pra ver se passa, aí se passasse iria abaixando até dar erro. Aí começaria a abaixar as voltagens começando pelo vddp.
Aqui com 4 sticks de memória não consigo estabilizar nada acima de 3200 que é o padrão do xmp :(
 
Aqui com 4 sticks de memória não consigo estabilizar nada acima de 3200 que é o padrão do xmp :(

Esquema é testar essas duas novas somente, ver quanto elas pegam.
Aí quando colocar as 4, se basear pela "pior" e usar mais voltagem, pois requer mais da controladora.

Eu tive "sorte", aqui minha cpu não teve muita treta com 4 pentes, mas elas são chips iguais também.
 
Esquema é testar essas duas novas somente, ver quanto elas pegam.
Aí quando colocar as 4, se basear pela "pior" e usar mais voltagem, pois requer mais da controladora.

Eu tive "sorte", aqui minha cpu não teve muita treta com 4 pentes, mas elas são chips iguais também.
É, vou fazer isso
Engraçado que mostra como SAMSUNG B-DIE no thaipon
No xmp em 3200 fica de boas, queria somente subir um pouco o clock dela
 
É, vou fazer isso
Engraçado que mostra como SAMSUNG B-DIE no thaipon
No xmp em 3200 fica de boas, queria somente subir um pouco o clock dela

Se no Speed Grade estiver escrito depois da frequência base Downbin é B-die de baixa qualidade... Geralmente B-die da china são essas...

Aqui com 4 pentes precisei subir o RttWR pra 80Ω até 3800 mhz, ou 120Ω acima disso.
 
Última edição:
Se no Speed Grade estiver escrito depois da frequência base Downbin é B-die de baixa qualidade... Geralmente B-die da china são essas...

Aqui com 4 pentes precisei subir o RttWR pra 80Ω até 3800 mhz, ou 120Ω acima disso.
Aqui ta escrito assim

Deve ser alguma C/D-DIE que o taiphon não lê


Part Number
K4A8G085WB-BCPB


Speed Grade
DDR4-2400R
 
Última edição:
Aqui ta escrito assim

Deve ser alguma C/D-DIE que o taiphon não lê


Part Number
K4A8G085WB-BCPB


Speed Grade
DDR4-2400R
K4A8G085WB-BCPB é B-die das primeiras .. agora.. teve umas variantes que mudava apenas o final -BCPB pra alguma coisa que não lembro.
Eu cheguei a ver reviews de umas B-die assim. Tive a Viper Elite 3200 e Steel 3866 5WB-BCPB e aproveitei que o dissipador veio descolado e chequei o IC.
Aí um colega catou elas meses depois e "sifu'.. veio Hynix " ?-TFC ". Acho até que postei no review da Amazon (onde comprei). Se achar, posto aqui.

Edit:
achei meu 'review' - https://www.amazon.com/gp/customer-...=cm_cr_getr_d_rvw_ttl?ie=UTF8&ASIN=B07KXLKXJB
Variante B-die -5WB-BCRC : https://semiconductor.samsung.com/dram/ddr/ddr4/k4a8g085wb-bcrc/
Variante B-die -5WB-BCTD : https://semiconductor.samsung.com/dram/ddr/ddr4/k4a8g085wb-bctd/
User na Amazon : https://www.amazon.com/gp/customer-...iewpnt?ie=UTF8&ASIN=B08PXRQQX1#R3JIUFTAV7P991

Não sabia dessa BCTD, mas, já tinha visto - acho que foi nessas V-Color - reviews com BCRC. Esse lance de "Downbin" que o colega falou, não sabia, não vi ainda.

.
 
Última edição:
Aqui ta escrito assim

Deve ser alguma C/D-DIE que o taiphon não lê


Part Number
K4A8G085WB-BCPB


Speed Grade
DDR4-2400R

Você está usando 2 pares dea pentes de modelos diferentes é isso? Olhe os dois modelos....

Final BCPB é frequência base de 2133mhz. Se a tua for 2400mhz de base teria que ser BCRC. Então tem algo que não bate. Podes tentar ver se tás com a última versão do programa.

Qual sua placa mãe? Deixe tudo em stock do xmp e me manda o zentiming
 
Última edição:
Você está usando 2 pares dea pentes de modelos diferentes é isso? Olhe os dois modelos....

Final BCPB é frequência base de 2133mhz. Se a tua for 2400mhz de base teria que ser BCRC. Então tem algo que não bate. Podes tentar ver se tás com a última versão do programa.

Qual sua placa mãe? Deixe tudo em stock do xmp e me manda o zentiming
De acordo com o thaiphoon esse chip é de 2022
Tentei usar só os 2 pentes em 3600 com os timmings do xmp com 1.35v e nem ligou
no caso 16-18-18-18-38

Então já vi que é chip ruim e vou deixar em 3200 mesmo, já que é o jeito

Os valores dados pelo zentiming é o mesmo de 2/4 pentes, incluindo os samsungs somente.

Edit: peguei o thaiphon mais novo

taiphon.jpg


Sem-t-tulo.jpg


K4A8G085WB-BCPB é B-die das primeiras .. agora.. teve umas variantes que mudava apenas o final -BCPB pra alguma coisa que não lembro.
Eu cheguei a ver reviews de umas B-die assim. Tive a Viper Elite 3200 e Steel 3866 5WB-BCPB e aproveitei que o dissipador veio descolado e chequei o IC.
Aí um colega catou elas meses depois e "sifu'.. veio Hynix " ?-TFC ". Acho até que postei no review da Amazon (onde comprei). Se achar, posto aqui.

Edit:
achei meu 'review' - https://www.amazon.com/gp/customer-...=cm_cr_getr_d_rvw_ttl?ie=UTF8&ASIN=B07KXLKXJB
Variante B-die -5WB-BCRC : https://semiconductor.samsung.com/dram/ddr/ddr4/k4a8g085wb-bcrc/
Variante B-die -5WB-BCTD : https://semiconductor.samsung.com/dram/ddr/ddr4/k4a8g085wb-bctd/
User na Amazon : https://www.amazon.com/gp/customer-...iewpnt?ie=UTF8&ASIN=B08PXRQQX1#R3JIUFTAV7P991

Não sabia dessa BCTD, mas, já tinha visto - acho que foi nessas V-Color - reviews com BCRC. Esse lance de "Downbin" que o colega falou, não sabia, não vi ainda.

.
É, eu não manjo muito dessas terminações das memórias b-die
Dei uma pesquisada e não achei muito sobre

Como eu disse ali em cima, tentei colocar pelo menos 3600 cl 16 e 18-18-18-38 e nem subiu
 
Não tenho a disposição dos senhores para extrair o maximo dos huezen porém, eu tenho uma b350 ela pega 3200mhz maximo imagino que c cl16 deve ficar bem proximo do que o 5600x poderia oferecer né?
 
De acordo com o thaiphoon esse chip é de 2022
Tentei usar só os 2 pentes em 3600 com os timmings do xmp com 1.35v e nem ligou
no caso 16-18-18-18-38

Então já vi que é chip ruim e vou deixar em 3200 mesmo, já que é o jeito

Os valores dados pelo zentiming é o mesmo de 2/4 pentes, incluindo os samsungs somente.

Edit: peguei o thaiphon mais novo

taiphon.jpg


Sem-t-tulo.jpg



É, eu não manjo muito dessas terminações das memórias b-die
Dei uma pesquisada e não achei muito sobre

Como eu disse ali em cima, tentei colocar pelo menos 3600 cl 16 e 18-18-18-38 e nem subiu

B-Die 3200 é 14-14-14 ou abaixo , e 3600 16-16-16 ou abaixo. Ou seja, CL em 9ns pra baixo no primário no XMP. E em OC manual perto de 7ns no CL a 1.5v

Tua Memo é C-Die aparentemente.

Ele já parte nessa frequência e timings em 1.35v, provável que deixando como tá e ao subir pra 3600 deve ir pra cima de 1.4v, mas aí teria que ver a voltagem de segurança de um C-Die.

4 pentes vai precisar de mais paciência. Ainda mais em uma B450 da AsRock... Hehehe

Já tentou 3466mhz? É uma boa frequendia... Se der com esses timings primários e dando uma ajustada nós secundários e terciários pode ser que fique bom.

Ou tente melhorar antes em 3200mhz mesmo, só pesquisar voltagem de segurança de uma C-Die.

Pra consulta:

https://semiconductor.samsung.com/dram/ddr/ddr4/


Achei isso...

https://www.hardwareluxx.de/communi...c-ergebnisse-im-startbeitrag-updated.1198323/
 
Última edição:
B-Die 3200 é 14-14-14 ou abaixo , e 3600 16-16-16 ou abaixo. Ou seja, CL em 9ns pra baixo no primário no XMP. E em OC manual perto de 7ns no CL a 1.5v

Tua Memo é C-Die aparentemente.

Ele já parte nessa frequência e timings em 1.35v, provável que deixando como tá e ao subir pra 3600 deve ir pra cima de 1.4v, mas aí teria que ver a voltagem de segurança de um C-Die.

4 pentes vai precisar de mais paciência. Ainda mais em uma B450 da AsRock... Hehehe

Já tentou 3466mhz? É uma boa frequendia... Se der com esses timings primários e dando uma ajustada nós secundários e terciários pode ser que fique bom.

Ou tente melhorar antes em 3200mhz mesmo, só pesquisar voltagem de segurança de uma C-Die.

Pra consulta:

https://semiconductor.samsung.com/dram/ddr/ddr4/


Achei isso...

https://www.hardwareluxx.de/communi...c-ergebnisse-im-startbeitrag-updated.1198323/
Vou tentar mexer mais na segunda, vou ter mais tempo para testar
 
Vou tentar mexer mais na segunda, vou ter mais tempo para testar
Team Group seguindo as aula da Patriot ??.. negando infos ou confundindo o consumidor com esse lance de colocar " 5W(B/C/D)-BCBP" ou " Hynix ?-TFC " ou " hynix A/C/M-TFC ".
Lamentável! :thatass:

.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo