[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
B-Die 3200 é 14-14-14 ou abaixo , e 3600 16-16-16 ou abaixo. Ou seja, CL em 9ns pra baixo no primário no XMP. E em OC manual perto de 7ns no CL a 1.5v

Tua Memo é C-Die aparentemente.

Ele já parte nessa frequência e timings em 1.35v, provável que deixando como tá e ao subir pra 3600 deve ir pra cima de 1.4v, mas aí teria que ver a voltagem de segurança de um C-Die.

4 pentes vai precisar de mais paciência. Ainda mais em uma B450 da AsRock... Hehehe

Já tentou 3466mhz? É uma boa frequendia... Se der com esses timings primários e dando uma ajustada nós secundários e terciários pode ser que fique bom.

Ou tente melhorar antes em 3200mhz mesmo, só pesquisar voltagem de segurança de uma C-Die.

Pra consulta:

https://semiconductor.samsung.com/dram/ddr/ddr4/

Achei isso...

https://www.hardwareluxx.de/communi...c-ergebnisse-im-startbeitrag-updated.1198323/
Testei tudo e não foi, só o XMP mesmo que funciona :rub3:

O jeito é deixar assim mesmo

B-Die 3200 é 14-14-14 ou abaixo , e 3600 16-16-16 ou abaixo. Ou seja, CL em 9ns pra baixo no primário no XMP. E em OC manual perto de 7ns no CL a 1.5v

Tua Memo é C-Die aparentemente.

Ele já parte nessa frequência e timings em 1.35v, provável que deixando como tá e ao subir pra 3600 deve ir pra cima de 1.4v, mas aí teria que ver a voltagem de segurança de um C-Die.

4 pentes vai precisar de mais paciência. Ainda mais em uma B450 da AsRock... Hehehe

Já tentou 3466mhz? É uma boa frequendia... Se der com esses timings primários e dando uma ajustada nós secundários e terciários pode ser que fique bom.

Ou tente melhorar antes em 3200mhz mesmo, só pesquisar voltagem de segurança de uma C-Die.

Pra consulta:

https://semiconductor.samsung.com/dram/ddr/ddr4/

Achei isso...

https://www.hardwareluxx.de/communi...c-ergebnisse-im-startbeitrag-updated.1198323/

Aqui tanto na B450M Steel Legend, quanto na atual B550 Rog, consegui o mesmo over com 4x8GB.
Foi até mais fácil na Asrock por que tinha menos opções:bem:

Aqui tanto na B450M Steel Legend, quanto na atual B550 Rog, consegui o mesmo over com 4x8GB.
Foi até mais fácil na Asrock por que tinha menos opções:bem:
Aqui não consigo pelo fato de 1 kit de 2x8 ser chip samsung, e o chip ainda é uma bela de uma b0sta :bem:
O outro hynix é tranquilo de mexer

Aqui não consigo pelo fato de 1 kit de 2x8 ser chip samsung, e o chip ainda é uma bela de uma b0sta :bem:
O outro hynix é tranquilo de mexer
Cara, se soubéssemos que ia dar esse xabú, hein?!.. Eu tinha catado aqueles 2x16GB 3600 C18 que falei e e jogava na tua mão por 600. Bom pra tu e pra mim.
De repente, pintava até um rolo com essa suas antigas. Mas, amarelei $$$ ... Putz! "Oportunidade Única" sem grana é phodis!

.

Cara, se soubéssemos que ia dar esse xabú, hein?!.. Eu tinha catado aqueles 2x16GB 3600 C18 que falei e e jogava na tua mão por 600. Bom pra tu e pra mim.
De repente, pintava até um rolo com essa suas antigas. Mas, amarelei $$$ ... Putz! "Oportunidade Única" sem grana é phodis!

.
E eu ainda pensei em comprar 2x16 valkyrie v5 lá dos chinas, saia 100 reais a mais só
Como eu vi muito relato no youtube de incompatibilidade, resolvi arriscar aqui na teamgroup mesmo
Mas ta bom, queria só brincar de over mesmo, só alguns jogos beneficiam do clock maior

Pessoal , estou tentando comprar placa mãe AM4 e vi que os modelos mais baratos como A320nem tem mais nas grandes lojas (apenas 2 modelos na terabyte)

os modelos B450 não acho em lugar nenhum por um preço bom

lembro que no meio do ano passado os modelos A320 custavam uns 320 reais na kabum e os moelos B450custavam 389 reais

Agora a placa mãe AM4 mais barata vendida na pela KABUM (não markplace) é um simples B450 que custa 872 reais, é isso mesmo ? Não teremos mais reposição de placas AM4 ?

Pessoal , estou tentando comprar placa mãe AM4 e vi que os modelos mais baratos como A320nem tem mais nas grandes lojas (apenas 2 modelos na terabyte)

os modelos B450 não acho em lugar nenhum por um preço bom

lembro que no meio do ano passado os modelos A320 custavam uns 320 reais na kabum e os moelos B450custavam 389 reais

Agora a placa mãe AM4 mais barata vendida na pela KABUM (não markplace) é um simples B450 que custa 872 reais, é isso mesmo ? Não teremos mais reposição de placas AM4 ?

Bem-vindo ao novo normal... 😕
Realmente os preços desde a BF 2022 até agora não fazem muito sentido, seja pelo dólar baixando, novo hardware entrando, sem pandemia, krlho a4...
O que encontrei de cara via Google foi essa A320 na Pichau por modestos 500.. Nada barato mesmo, considerando que é placa de entrada. Na pesquisa veio tbm a minha X570, e hoje ela tá mais cara do que quando comprei no período "pós-BF" de 2020 e na época achando que paguei caro. 😐
Talvez pelas placas AM5 estarem entrando tão caras, deixa margem pra AM4 não baixar ou até subir o preço. Quem se lasca é o consumidor correr atrás desses aumentos. Próxima "grande" fase de preços baixos é no "Mega Maio" que as lojas fazem, mas é pagar pra ver. Como você não procura hardware "high-end", talvez A320 e B450 se encontre por preços mais racionais lá em Maio. 😉

@alefim

Coloquei os 2 pentes no a2 e b2 novamente para testar que hoje to com mais tempo

Realmente, o que muda nos "B-DIES" para os 4 pentes juntos são os RTTNOM, RTTWR e RTTPARK

Edit: jesus, o chip é muito ruim :bem:

Já tentei inumeras combinações de subir o clock e não vai, depois vou tentar manter os 3200 e descer para cl14

Sem-t-tulo.jpg

Última edição:
Boa tarde galera, alguém que tenha uma b550m mortar e nvme pci-e 4.0 de 7200mb, consegue confirmar se o tempo médio de boot é de 12/13s? eu acho que a mobo demora "muito" pra acessar o windows após a tela inicial com o logo MAG, tendo em vista que o nvme é rápido o suficiente pra carregar o windows mais rápido.

Bem-vindo ao novo normal... 😕
Realmente os preços desde a BF 2022 até agora não fazem muito sentido, seja pelo dólar baixando, novo hardware entrando, sem pandemia, krlho a4...
O que encontrei de cara via Google foi essa A320 na Pichau por modestos 500.. Nada barato mesmo, considerando que é placa de entrada. Na pesquisa veio tbm a minha X570, e hoje ela tá mais cara do que quando comprei no período "pós-BF" de 2020 e na época achando que paguei caro. 😐
Talvez pelas placas AM5 estarem entrando tão caras, deixa margem pra AM4 não baixar ou até subir o preço. Quem se lasca é o consumidor correr atrás desses aumentos. Próxima "grande" fase de preços baixos é no "Mega Maio" que as lojas fazem, mas é pagar pra ver. Como você não procura hardware "high-end", talvez A320 e B450 se encontre por preços mais racionais lá em Maio. 😉

encontrei A320 da:

colorful por 309 reais
biostar por 329 reais

ambas na terabyte SÓ QUE ambas sem conexão m2 nvme e a colorfull não tem suporte aos novos ryzen como 5 5500 e 5 5600

fui obrigado a pegar uma A320 da msi por 364 + frete na itxgamer, essa também não tem suporte ao nvme contudo não deve me fazer muito falta já que não

DICA: a placa mãe da marca MSI possui 3 ANOS , sim , 3 anos, só a marca msi tem esse tempo em placa mãe, por conta disso achei por bem pegar essa da loja itx gamer,

aqui eu tinha uma B450msi e completou 1 ano agora dia 14 de janeiro, ela estragou dia 18 , se fosse qualquer outra marca eu teria me dado mal

Boa tarde galera, alguém que tenha uma b550m mortar e nvme pci-e 4.0 de 7200mb, consegue confirmar se o tempo médio de boot é de 12/13s? eu acho que a mobo demora "muito" pra acessar o windows após a tela inicial com o logo MAG, tendo em vista que o nvme é rápido o suficiente pra carregar o windows mais rápido.
12/13s é quase o tempo que demora o meu depois da tela da BIOS. Mas tenho SSD 500Mbps 🤔
Qual o modelo desse seu NVMe? Uma pesquisa rápida me levou a este conteúdo gringo, onde o pessoal tbm reclama do tempo necessário. Pelo que vi a MSI tem uma série de utilitários para instalar além da recomendação de atualização da BIOS.

Eu uso o MSI Fast Boot. Com ele habilitado ele pula a bios. Eu usava um NVME e passei pra uma M2 Sata por causa dos conectores aqui e não senti diferença nenhuma no boot.

Qual o menor preço que já viram o Ryzen 7 5800X3D por aí? Vi que atualmente o menor preço é 2149,99

Qual o menor preço que já viram o Ryzen 7 5800X3D por aí? Vi que atualmente o menor preço é 2149,99
Ontem na Pichau chegou a ficar por 1500,00.... acho que foi o mais baixo que eu vi.

6Zqnthkm.jpg

1499,00 na pichau
só ficar de olho nas lives que eles fazem durante a semana porém é aquilo pior que black friday tem que ficar logado e ser rapido no gatilho ja deixar o item que você quer na pagina e durante a live apertar f5
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ontem na Pichau chegou a ficar por 1500,00.... acho que foi o mais baixo que eu vi.

6Zqnthkm.jpg
minha mão coçou pra pegar mas acho que pra jogos gastar mais 1500 pra ter uns 30fps a mais nem compensa pra mim

6Zqnthkm.jpg
Caramba estava bem mais baixo, qual grupo é esse aí do telegram? kkkkkkk

Caramba estava bem mais baixo, qual grupo é esse aí do telegram? kkkkkkk
deve ser o do próprio adrenaline,eles possuem grupo de ofertas no telegram.

deve ser o do próprio adrenaline,eles possuem grupo de ofertas no telegram.
Entendi, vou procurar aqui, e tentar dar uma olhada nas lives da Pichau tbm, valeu

essas ofertas de live soh quem pega sao os bots. ja desisti de concorrer com eles, 2 no maximo 5 pecas e ja era.

Pessoal, essas placas A520 costumam vir com bios atualizada?
Tô vendo uma aqui pra um amigo que tem um Ryzen 5 4500 e as informações de alguns sites mencionam suporte para a 3ª geração. Um ou outro fala que suporta acima.
Claro que tem a opção de upgrade de bios, mas aí tem que ter um processador mais antigo pra fazer. Outra opção é pedir o upgrade na loja, mas já tive problema com isso (a bosta da loja simplesmente mandou a placa sem atualizar).

Pessoal, essas placas A520 costumam vir com bios atualizada?
Tô vendo uma aqui pra um amigo que tem um Ryzen 5 4500 e as informações de alguns sites mencionam suporte para a 3ª geração. Um ou outro fala que suporta acima.
Claro que tem a opção de upgrade de bios, mas aí tem que ter um processador mais antigo pra fazer. Outra opção é pedir o upgrade na loja, mas já tive problema com isso (a bosta da loja simplesmente mandou a placa sem atualizar).
Pede pela Aeroluz, eles fazem atendimento pelo Whatsapp e oferecem esse serviço gratuito, a loja é muito confiável.

Pede pela Aeroluz, eles fazem atendimento pelo Whatsapp e oferecem esse serviço gratuito, a loja é muito confiável.
se e 0800 pede pra atualizar

Segue testes de memória que fiz aqui em casa, espero que ajude vocês a desistir de buscar o timing perfeito.

O teste dos vídeos possui as seguintes definições de memória:
2666MHz, 3200mhz, 3600mhz e 4000mhz.

As definições de timings estão no overlay do RTSS, os quadros seguem a sequencia acima descrita.

Você precisa realmente de uma memória DDR4 4666Mhz para seu processador Ryzen? Provavelmente não, pelo menos, para jogos (talvez esse conceito não valha para o 5800X3D).

Note que está escrito provavelmente. Este item depende essencialmente de sua placa de vídeo. Se uma memória de alta frequência e baixa latência em conjunto com uma 4090, certamente a memória irá auxiliar nessa busca por desempenho.

Agora, em equipamentos balanceados, não fará a mínima diferença efetiva.

Nos testes do vídeo foram feitas medições em 720p e 1440p, na menor resolução o teste foi realizado apenas dentro do jogo Dying Light 2, na maior resolução o jogo Forspoken foi incluído.

Tire suas próprias conclusões ou use as demonstradas aqui ^^.

Users who are viewing this thread

Voltar