[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,022
Tudo que tu falou é verdade, mas nada serve de contraponto ao que reclamei: que o Ryzen 7600 é o processador mais fraco da linha e que não existe placa-mãe bem dimensionada para ele.

Existe sim e vou colocar alguns exemplos aqui de placas mãe B650 abaixo de 200 dolares que deverão chegar no Brasil com preço entre 1000 e 1500 reais (caro, eu sei, mas menos que as X670)

https://www.newegg.com/asrock-b650m...iption=B650&cm_re=B650-_-13-162-083-_-Product $170
https://www.newegg.com/gigabyte-b65...iption=B650&cm_re=B650-_-13-145-413-_-Product $200
https://www.newegg.com/asus-prime-b...iption=B650&cm_re=B650-_-13-119-607-_-Product $200
https://www.newegg.com/gigabyte-b65...iption=B650&cm_re=B650-_-13-145-414-_-Product $155
https://www.newegg.com/asrock-b650m...iption=B650&cm_re=B650-_-13-162-095-_-Product $183
 
Rico n reclama mesmo, só compra kkkk

Quem dera eu fosse rico.

É aquela estória:
queria ser bonito igual minha mãe achava que eu era; pegar mulher igual minha esposa achava que eu pegava; rico igual as outras pessoas acham que eu sou...
 
Quem dera eu fosse rico.

É aquela estória:
queria ser bonito igual minha mãe achava que eu era; pegar mulher igual minha esposa achava que eu pegava; rico igual as outras pessoas acham que eu sou...
Pobre não teria dinheiro sobrando pra um upgrade desse... Se tu se individou ou deixou de comprar outra coisa por isso ou precisa de muito hardware no trabalho ou foi trouxa.
 
Pobre não teria dinheiro sobrando pra um upgrade desse... Se tu se individou ou deixou de comprar outra coisa por isso ou precisa de muito hardware no trabalho ou foi trouxa.

Não tenho nenhuma dívida e jamais faria dívida para comprar um computador (mesmo se precisasse para o trabalho).


Mas apenas satirizei seu comentário pois achei extramemente desnecessário o tal "rico não reclama mesmo, só compra".
 
Não tenho nenhuma dívida e jamais faria dívida para comprar um computador (mesmo se precisasse para o trabalho).


Mas apenas satirizei seu comentário pois achei extramemente desnecessário o tal "rico não reclama mesmo, só compra".
Resumindo, é rico mas modesto kkkk acho um upgrade um tanto desnecessário, mas claro que cada um faz com seu dinheiro o que lhe agrada.
 
Gente meu 5800x ta batendo jogando 90c-91c, e meu aircooler eh mto bom, nao sei oq fazer, falaram na gringa pra mexer nele na bios, alguém ja fez e resolveu ? vi gente que falou que caiu 20c-30c
 
Gente meu 5800x ta batendo jogando 90c-91c, e meu aircooler eh mto bom, nao sei oq fazer, falaram na gringa pra mexer nele na bios, alguém ja fez e resolveu ? vi gente que falou que caiu 20c-30c
Se o gabinete está bem ventilado então não é bom o suficiente ou a pasta térmica não foi bem aplicada. Mexer na BIOS é para melhorar a temperatura e não corrigir.
 
Se o gabinete está bem ventilado então não é bom o suficiente ou a pasta térmica não foi bem aplicada. Mexer na BIOS é para melhorar a temperatura e não corrigir.
o gabinete tem mto vidro, a saída de ar eh meio precária, coloquei 2 coolers em cima e 1 na traseira (claro kkkk), e ta nisso, ate no navegador ele vai pra 80c as vezes. eh o processador mesmo
 
o gabinete tem mto vidro, a saída de ar eh meio precária, coloquei 2 coolers em cima e 1 na traseira (claro kkkk), e ta nisso, ate no navegador ele vai pra 80c as vezes. eh o processador mesmo
Mesmo assim não é normal 80c só em navegador, sei que é versão oc de fabrica mas não era pra trabalhar nessa temperatura nem com o cooler box da AMD, só se for problema de fabrica do processador mesmo ou entao a placa mãe está passando mais voltagem que o normal.
 
Última edição:
Mesmo assim não é normal 80c só em navegador, sei que é versão oc de fabrica mas não era pra trabalhar nessa temperatura nem com o cooler box da AMD, só se for problema de fabrica do processador mesmo ou entao a placa mãe está passando mais voltagem que o normal.
então meus processadores sempre foram esquentadinhos nessa placa mae, menos o 2600x. ja tive o 3700x tbm era bem quente, e era wcooler, tem alguma solução sera ?
 
então meus processadores sempre foram esquentadinhos nessa placa mae, menos o 2600x. ja tive o 3700x tbm era bem quente, e era wcooler, tem alguma solução sera ?
Aumentar rotação do cooler ao Máximo antes de chegar em temperaturas mais altas e diminuir voltagem do processador, tenta diminuir 0,1v. Qual sua placa mãe?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Outra coisa, os cooler no gabinete estão jogando o ar pra fora né?
 
Última edição:
Aumentar rotação do cooler ao Máximo antes de chegar em temperaturas mais altas e diminuir voltagem do processador, tenta diminuir 0,1v. Qual sua placa mãe?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Outra coisa, os cooler no gabinete estão jogando o ar pra fora né?
isso, o problema tbm eh a entrada de ar, na frente eh 90% vidro e deve ter uns 10% pra entrada pelas beiradinhas, se der ve o meu gabinete no google ai, e tem 3 cooler na frente que puxa ar, mas bem pouco ! qndo eu abro o vidro lateral baixa 10-20c
 
isso, o problema tbm eh a entrada de ar, na frente eh 90% vidro e deve ter uns 10% pra entrada pelas beiradinhas, se der ve o meu gabinete no google ai, e tem 3 cooler na frente que puxa ar, mas bem pouco ! qndo eu abro o vidro lateral baixa 10-20c

Baixa o Ryzen Master e trava o CPU em 4200/4300 e mexe na voltagem... vai abaixando aos poucos até ficar estável (o próprio Ryzen Master ajuda nisso).
 
Gente meu 5800x ta batendo jogando 90c-91c, e meu aircooler eh mto bom, nao sei oq fazer, falaram na gringa pra mexer nele na bios, alguém ja fez e resolveu ? vi gente que falou que caiu 20c-30c
Por quanto tempo? Tipo, abre o browser e ele bate isso e depois volta rapido pra temp mais baixa?
 
Baixa o Ryzen Master e trava o CPU em 4200/4300 e mexe na voltagem... vai abaixando aos poucos até ficar estável (o próprio Ryzen Master ajuda nisso).

Gente meu 5800x ta batendo jogando 90c-91c, e meu aircooler eh mto bom, nao sei oq fazer, falaram na gringa pra mexer nele na bios, alguém ja fez e resolveu ? vi gente que falou que caiu 20c-30c
Leia -> https://forum.adrenaline.com.br/thr...temperaturas-e-aumentar-a-performance.680507/

Eu aqui uso o 5800X a 4,2 GHZ a 1,1125V de vcore, há 4,4GHZ a 1,2V.
 
Qual foi o menor preço do 5800X3D que já rolou, mas q durou pelo menos 1h? Excluindo essas promoções-sorteio de 3 unidades
 
Por quanto tempo? Tipo, abre o browser e ele bate isso e depois volta rapido pra temp mais baixa?
Sim, exatamente ai baixa pra 55-60c que eh o idle dele.

agora jogando game pesado ele fica 90-91c.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Leia -> https://forum.adrenaline.com.br/thr...temperaturas-e-aumentar-a-performance.680507/

Eu aqui uso o 5800X a 4,2 GHZ a 1,1125V de vcore, há 4,4GHZ a 1,2V.
o seu baixou qnto a temperatura ?
 
qndo eu abro o vidro lateral baixa 10-20c
Bem comum com gabinetes bem fechados, se mesmo com mais fans não ajudou e retirando o painel lateral/frontal tem tanta redução assim eu partiria logo pra troca de gabinete, reduzir o clock como citaram também é uma opção, vai ter uma leve perda de desempenho dependendo do cenário (jogo, GPU, resolução etc), um teste rápido é limitar o uso máximo de CPU no perfil de energia do Windows em 99%, vai desativar o clock boost e ficar na faixa dos 3,7-3,8ghz, já dá pra dar uma ideia da diferença que vai ter em temperatura e desempenho, aí seria subir o clock (por bios ou ryzen master) até o ponto que achar ideal
 
Sim, exatamente ai baixa pra 55-60c que eh o idle dele.

agora jogando game pesado ele fica 90-91c.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


o seu baixou qnto a temperatura ?
Uso aqui entre 50 a 60 graus em carga. Antes batia perto dos 90 graus fácil.
 
Vou fazer uma postagem a título de curiosidade mesmo:

Já faz algum tempo troquei um Ryzen 5800x por um 5900x, e mais nada. Fiz os vários testes do Aida64 e o desempenho da CPU subiu exatamente o que seria o esperado.

Mas, o que me deixou meio surpreso foi o grande aumento de desempenho nas operações de escrita da RAM. Sei que o cache da CPU maior (L3 é o dobro, 32 contra 64 MB) realmente deveria dar alguma diferença, mas pensei que fosse mais na leitura, só que na leitura mesmo mudou pouco e na verdade na escrita que quase dobrou. Achei curioso isso!

As operações dos caches L1 L2 e L3 eu já suspeitava que seriam muito afetadas mesmo, minha surpresa foi a operação de Write na memória RAM.

Não uso overclock nenhum, deixo todas as opções da BIOS sempre no padrão, está tudo nominal de cada CPU. Vejam os valores abaixo:

nps5upH.png
 
Por quanto tempo? Tipo, abre o browser e ele bate isso e depois volta rapido pra temp mais baixa?
Vou fazer uma postagem a título de curiosidade mesmo:

Já faz algum tempo troquei um Ryzen 5800x por um 5900x, e mais nada. Fiz os vários testes do Aida64 e o desempenho da CPU subiu exatamente o que seria o esperado.

Mas, o que me deixou meio surpreso foi o grande aumento de desempenho nas operações de escrita da RAM. Sei que o cache da CPU maior (L3 é o dobro, 32 contra 64 MB) realmente deveria dar alguma diferença, mas pensei que fosse mais na leitura, só que na leitura mesmo mudou pouco e na verdade na escrita que quase dobrou. Achei curioso isso!

As operações dos caches L1 L2 e L3 eu já suspeitava que seriam muito afetadas mesmo, minha surpresa foi a operação de Write na memória RAM.

Não uso overclock nenhum, deixo todas as opções da BIOS sempre no padrão, está tudo nominal de cada CPU. Vejam os valores abaixo:

nps5upH.png
Agora tá hora de fazer o upgrade da ram pq tá bem ruim esses valores
 
Vou fazer uma postagem a título de curiosidade mesmo:

Já faz algum tempo troquei um Ryzen 5800x por um 5900x, e mais nada. Fiz os vários testes do Aida64 e o desempenho da CPU subiu exatamente o que seria o esperado.

Mas, o que me deixou meio surpreso foi o grande aumento de desempenho nas operações de escrita da RAM. Sei que o cache da CPU maior (L3 é o dobro, 32 contra 64 MB) realmente deveria dar alguma diferença, mas pensei que fosse mais na leitura, só que na leitura mesmo mudou pouco e na verdade na escrita que quase dobrou. Achei curioso isso!

As operações dos caches L1 L2 e L3 eu já suspeitava que seriam muito afetadas mesmo, minha surpresa foi a operação de Write na memória RAM.

Não uso overclock nenhum, deixo todas as opções da BIOS sempre no padrão, está tudo nominal de cada CPU. Vejam os valores abaixo:

nps5upH.png
É pq o 5900x tem 2 CCDs, aí ambos conseguem trabalhar em paralelo por cima do IF, algo assim.

O @dayllann sabe explicar melhor.
 
Minha memória é 3600 18-22-22-42, essa latências são padrão para 3600. O que seriam valores bons?
16-18-18-36-54 pelo menos, talvez precisará aumentar a voltagem da memória. O resto são timings secundários é mais complicado mexer e muita chance de dar erro então deixa em auto, exceto o tRFC deixa em 440 se ele tiver acima disso (veja no aida64 o valor real), pois quanto mais alto pior. O meu por exemplo fica 600 e pouco por padrão, desnecessário.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo