[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Bdie funciona sem degradação até 1.55v se tiver refrigeração suficiente.
Existe até alguns módulos com xmp de 1.6v.
caramba isso tudo
mais ram normalmente não tem dissipador

Mudando um pouco de assunto mas ainda em relação ao cache, vc que tá mais por dentro do funcionamento sabe dizer se nos processadores com vídeo integrado como 5600/5700g, se desativar o vídeo integrado na bios haverá alguma melhora em algum dos cache, ou a parte de vídeo integrado no processador é totalmente isolada e o circuito não pode ser aproveitado, pergunto isso pois o espaço do L3 cache é o dobro no 5600 o que interfere muito nos jogos, queria comprar uma placa de vídeo recente, atualmente não uso, sem precisar trocar de processador por causa do cache limitado.
Os núcleos da iGPU ocupam um espaço no chiplet, e para este não sair muito grande a AMD cedeu o espaço da metade da L3 para os núcleos da placa de video. Ativar ou desativar a iGPU não vai mudar isso.

Logo a cachê é isolada, uma APU vai ter um desempenho inferior em jogos com uma dGPU porque só tem metade da L3 em relação à uma CPU sem iGPU, e não dá para mudar este fato.

Só a nível de curiosidade/arquitetura: A cachê L3 dos Ryzens não é compartilhada entre CPU e iGPU (ao contrário de como é na Intel), ela é do tipo vítima da L2, logo a iGPU acessa apenas suas próprias cachês, e se precisar compartilhar um dado com o CPU eles fazem isso direto no barramento do UMC (já que a iGPU está no IOD).

Pessoal. Não pretendo mudar pra AM5 por um bom tempo mas vi que os am4 cairam bem de preço. Será que vale a pena mudar de 5600x pra um 5800? Eu jogo bastante jogos com uso intenso do processador como Warhammer Total War.

Pessoal. Não pretendo mudar pra AM5 por um bom tempo mas vi que os am4 cairam bem de preço. Será que vale a pena mudar de 5600x pra um 5800? Eu jogo bastante jogos com uso intenso do processador como Warhammer Total War.
Eu diria que não, se o objetivo é mais jogos melhor pegar um 5800x3D logo, ou então segurar o facho.

Pensando no presente o 5800x3d pra jogar atualmente é o CxB graças ao L3 cache de 96mb, porém tá mais caro que 5900x, se estiver pensando em ficar com processador por muitos anos o 5900x terá sobrevida maior por ter mais clock e core/thread.

Pensando no presente o 5800x3d pra jogar atualmente é o CxB graças ao L3 cache de 96mb, porém tá mais caro que 5900x, se estiver pensando em ficar com processador por muitos anos o 5900x terá sobrevida maior por ter mais clock e core/thread.
mais la fora ta mais caro ?
aqui e loucura

Eu já perdi a chance de comprar um 5800X3D, não consigo ficar no PC direto esperando uma promoção legal.

Se alguém aí tiver afim de vender é só mandar MP. Hehehe

Eu já perdi a chance de comprar um 5800X3D, não consigo ficar no PC direto esperando uma promoção legal.

Se alguém aí tiver afim de vender é só mandar MP. Hehehe
Coloca aleta no pelando coisa mais fácil que tem kkk uma hora aparece, mas pela procura alta os preços não estão baixando, o que resta é uma promoção do Ali de alguma data especial, geralmente dão um cupom maroto.

Coloca aleta no pelando coisa mais fácil que tem kkk uma hora aparece, mas pela procura alta os preços não estão baixando, o que resta é uma promoção do Ali de alguma data especial, geralmente dão um cupom maroto.

No Ali tem 7600X por 1200 e pouco... Oq lasca é o resto. Hehehe

Mas tava querendo migrar pra 8/16 e permanecer.

Vou por o alerta... E sempre dou uma olhada em grupos de venda no face tbm, filtro aqui por perto pra pegar em mãos e tals, mas tá uma naba de aparecer.

Gente meu 5800x ta batendo jogando 90c-91c, e meu aircooler eh mto bom, nao sei oq fazer, falaram na gringa pra mexer nele na bios, alguém ja fez e resolveu ? vi gente que falou que caiu 20c-30c
O PBO irá resolver seu problema.

No Ali tem 7600X por 1200 e pouco... Oq lasca é o resto. Hehehe

Mas tava querendo migrar pra 8/16 e permanecer.

Vou por o alerta... E sempre dou uma olhada em grupos de venda no face tbm, filtro aqui por perto pra pegar em mãos e tals, mas tá uma naba de aparecer.
Ontem teve 5700X por menos de 900 pilas no Aliexpress (com cupom).

Ja que ninguem me respondeu la no opico de vga amd, vai aqui entao, alguem sabe porque faz mais de 60 dias sem AMD lançar driver novo?tenho a rx 6600, olha que eu compro uma nvadia vai brincando :velho:

Ja que ninguem me respondeu la no opico de vga amd, vai aqui entao, alguem sabe porque faz mais de 60 dias sem AMD lançar driver novo?tenho a rx 6600, olha que eu compro uma nvadia vai brincando :velho:

Porque no lançamento das RX7900 houve problemas urgentes a serem resolvidos e deixaram um pouco de lado as placas antigas. Nos próximos dias vão lançar um novo driver para as linhas antigas e o ritmo normal de lançamento deve ser restabelecido.

Seca de drivers kkkkkkk, mas o drive da amd é ruim, meu pai tem aqui o 5600g sem vga, tela preta tempo limite de drive ocorre varias vezes no dia, da nao viu
Aqui eu nunca notei isso já estou com o 5600g uns 5 meses, e olha que faço overclock nele na iGPU pra 2400mhz e estou no Windows 11 beta tester e é mais comum dar bugs, único que notei por enquanto é a barra pesquisar as vezes não funciona.

Seca de drivers kkkkkkk, mas o drive da amd é ruim, meu pai tem aqui o 5600g sem vga, tela preta tempo limite de drive ocorre varias vezes no dia, da nao viu
Isso de driver é relativo, já tive uma RX 570 por mais de um ano e zero problemas de driver, tudo 100%. Tem dois anos que estou usando uma RTX 2060 e já tive problemas de drivers. Tudo tem problema, resta saber se você será o premiado ou não.

Estou com o boleto desse processador por 862, pior que nem preciso já tenho o 5600X...mas é tentador :)
Você consegue vender o 5600X por 700~900, então o up pro 5700X sairia de graça

Voces acham que compensa sair de um 1600af em stock para um 5500 ou 5600 para jogar sempre a 60fps ? uso uma rtx 2060 12gb, perguntando pois tem um jogo ou outro que estou tendo uns stuttering, o fps minimo as vezes caindo bem abaixo de 60 mesmo sobrando desempenho, so que fico com medo de trocar o cpu e não melhorar isso

Voces acham que compensa sair de um 1600af em stock para um 5500 ou 5600 para jogar sempre a 60fps ? uso uma rtx 2060 12gb, perguntando pois tem um jogo ou outro que estou tendo uns stuttering, o fps minimo as vezes caindo bem abaixo de 60 mesmo sobrando desempenho, so que fico com medo de trocar o cpu e não melhorar isso

5600 vai da uma sobrevida boa na plataforma, podendo trocar a vga mais pra frente sem se preocupar muito.

Vai melhorar bastante sim.

Users who are viewing this thread

Voltar