[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Bichinho do upgrade tá atacando aqui galera.

Ryzen 5 5600 + RTX 3060TI, recentemente peguei um 165hz pra jogar os competitivos PORÉM percebi um uso muito grande de cpu no Battlefield 2042 (99% o tempo todo, me dando por volta de 110fps) e Warzone 2 (Não usa tanto, porém segura pra caralho a 3060ti, roda por volta dos 90fps).
Como estou querendo passar um tempo com o PC sem passar raiva, me deu a ideia de pegar um Ryzen 7 5700x, o upgrade me custaria por volta de R$ 200,00 (com a venda do Ryzen 5600 aqui no BR e pegando o 5700x na china). Acham que vale a pena? Um ponto que acabei sentindo queda em relação ao 2700 que eu tinha antes é na virtualização, achei que as 4 threads a menos não fariam falta alguma, mas em alguns momentos a cpu sofre.

Peço perdão a todos que falaram pra eu não fazer o upgrade, mas eu sucumbi ao bichinho do Upgrade.

Acabei pegando o 5700x por R$ 860,00 (Uma porrada de desconto e gatilho) no Aliexpress. Bem ou mal devo pegar o mesmo valor no 5600x via OLX aqui em Goiás. Em performance creio que não vou ganhar muito, mas pelo menos vou poder rodar o Discord + BF 2042 + Spotify sem travar meu PC :limo:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Edit: Vou tentar pular o socket AM5, ou pegar bem no meio dele, igual eu fiz. Os preços das MOBOs me deixaram bem assustados por não ter tido queda até hoje, e intel é fora de cogitação.

Última edição:
Os preços das MOBOs me deixaram bem assustados por não ter tido queda até hoje, e intel é fora de cogitação.
Eu espero muito não ter problemas com minha mobo de novo, minha primeira B550 morreu pouco depois da garantia, mas dei sorte de comprar outra tão boa quanto por menos que tinha pago antes (paguei 1.7k na primeira, 1.2k na segunda), agora tá quase impossível de achar, e não queria mudar de plataforma nem tão cedo.

Eu espero muito não ter problemas com minha mobo de novo, minha primeira B550 morreu pouco depois da garantia, mas dei sorte de comprar outra tão boa quanto por menos que tinha pago antes (paguei 1.7k na primeira, 1.2k na segunda), agora tá quase impossível de achar, e não queria mudar de plataforma nem tão cedo.
esse e o problema e foi por isso que sai da b350 pra x570 vc não acha mob nova
eu tirei o termalpad dos mosfest e coloquei pasta térmica no lugar

Eu tava até pensando em garimpar numa promo aquelas B550 chinesas Soyo ou Maxsun pra deixar de "backup".

Quanto eu tive Intel no LGA 1155 foi menos de 6 meses de socket novo pra sumir as mobo do 1155, ai quando zoou a antiga os caras estavam cobrando quase 500 conto em h61 básica :olar:

Qual Marca era?

Não tive essa sorte, minha B350 morreu e tive q pagar quase 400 reais a mais pra pegar uma mobo de qualidade pior.

Troquei o 5900X pelo 5800X3D hoje.

Impressões iniciais positivas, parece que peguei um bom chip, consegui dar boot com FLCK de 2033MHz (meu 5900X não passava de 1900MHz nem com reza braba).

Impressões iniciais positivas, parece que peguei um bom chip, consegui dar boot com FLCK de 2033MHz (meu 5900X não passava de 1900MHz nem com reza braba).
mas suas memorias são Samsung b-die ? senão é muito difícil mesmo.

Nossa que demais. Isso quer dizer que o seu novo processador deixou seu sistema 0.3% mais rápido.
Parabéns pelo novo CPU agora seus jogos devem estar muito melhores, infelizmente, menos melhores do que a perda que você teve em uso de aplicações.
Se seu uso principal é jogos, vai ficar bem feliz até pq o 5900X dava muito gargalo na 3080ti.

Nossa que demais. Isso quer dizer que o seu novo processador deixou seu sistema 0.3% mais rápido.
Parabéns pelo novo CPU agora seus jogos devem estar muito melhores, infelizmente, menos melhores do que a perda que você teve em uso de aplicações.
Se seu uso principal é jogos, vai ficar bem feliz até pq o 5900X dava muito gargalo na 3080ti.

:limo::pense::nps:

Última edição:

Tô bem satisfeito com a troca, estou usando o computador somente para jogos.

E tenho jogado alguns MMOs que tem bons ganhos com o 5800X3D, esse foi o maior motivador da troca.

Não sei porque raios, mas MMO, via de regra, adoram cache grande.

mas suas memorias são Samsung b-die ? senão é muito difícil mesmo.

Sim, uso 4 pentes que tem o perfil XMP 3200c14 (todo kit com esse XMP é b-die garantido).

Por enquanto a prioridade é achar um perfil estável, já validei no tm5 extreme um perfil de 3800 CL16 flat.

Mais em breve devo começar a brincar e descobrir se essa CPU segura 2033MHz no FLCK de forma estável.

Última edição:
Sim, uso 4 pentes que tem o perfil XMP 3200c14 (todo kit com esse XMP é b-die garantido).

Por enquanto a prioridade é achar um perfil estável, já validei no tm5 extreme um perfil de 3800 CL16 flat.

Mais em breve devo começar a brincar e descobrir se essa CPU segura 2033MHz no FLCK de forma estável.
Ah tá, quad Channel é mais difícil mesmo, 2k FLCK já é algo difícil, eu não consegui passar de 2100 em dual Channel mas acredito que por ser 5600G já que a TUF aguenta 4400mhz, consegui taxa de leitura e tempo de resposta muito bom no AIDA, mas infelizmente tive que baixar para 2066 pois não estava estável nem com vsoc em 1.3v que já é o limite do limite para APU e também faço OC no chip gráfico e a voltagem da iGpu é atrelada ao Vsoc.

Última edição:

E tenho jogado alguns MMOs que tem bons ganhos com o 5800X3D, esse foi o maior motivador da troca.

Qual MMO isso fez diferença?

Segundo o site gpucheck seu novo setup é 1.25% mais rápido e por isso eu fiz uma sátira de seu upgrade.

Aqui tem uns 30 jogos, alguns MMOs, sei lá em qual deles isso fez a diferença. Deixei a qualidade em alto não ultra talvez em ultra seja menos de 1% mas eu não acredito que quem possui uma 3080ti jogue no low para ser mais competitivo e ter menos input lag.

Quer uma dica de gente mais velha?
Não jogue MMO, é um jogo de azar onde quem mais gasta no jogo vence (ptw). Não use drogas, não jogue MMO. No geral até quem paga perde. É um desperdício de tempo, o mesmo que usar drogas.

Espero que queime :fire:

Brincadeiras a parte, não dou sorte, já passou uns 4 zen3/3+ na minha mão e nunca consegui acima de 3800... Nem é tão raro assim pow :pepe:

Use o absolut, quando vc joga o que mais pega é os timings sensíveis a temperatura, o extreme não testa muito bem isso (o absolut tbm é do usmus, é o extreme melhorado, testa mais rápido e pega erro que o extreme não pegava). E estável menso é só umas 8h+, já tive erro com 6 horas de teste :bem:

Ah tá, quad Channel é mais difícil mesmo, 2k FLCK já é algo difícil, eu não consegui passar de 2100 em dual Channel mas acredito que por ser 5600G já que a TUF aguenta 4400mhz, consegui taxa de leitura e tempo de resposta muito bom no AIDA, mas infelizmente tive que baixar para 2066 pois não estava estável nem com vsoc em 1.3v que já é o limite do limite para APU e também faço OC no chip gráfico e a voltagem da iGpu é atrelada ao Vsoc.
Quad Channel :haa:
4 pentes em ryzen ainda é dual Channel,. só que tem 2 pentes em cada canal...

Última edição:
Verdade. De qualquer forma é mais difícil que só com 2.

Pesquisando aqui varia muito o IMC independente se é 59,58,5700x etc, alguém com 5900x relatou que teve piora após migrar para 5800x3d, enquanto tem gente com 5600G conseguiu 4400, não sei se uma Asus x570 teria diferença pra uma tuf b550m nesse caso.

Última edição:
Espero que queime :fire:

Brincadeiras a parte, não dou sorte, já passou uns 4 zen3/3+ na minha mão e nunca consegui acima de 3800... Nem é tão raro assim pow :pepe:

Use o absolut, quando vc joga o que mais pega é os timings sensíveis a temperatura, o extreme não testa muito bem isso (o absolut tbm é do usmus, é o extreme melhorado, testa mais rápido e pega erro que o extreme não pegava). E estável menso é só umas 8h+, já tive erro com 6 horas de teste :bem:

Definitivamente o IOD desse 5800X3D é superior ao do 5900X.

O 5900X precisava de 1.10v para fazer FLCK 1900 sem nenhum erro whea (hwinfo64 mostra esses erros).

O 5800X3D está fazendo 1900 sem erro com 1.06v.

Meta, assim que possível vou pegar esse processador, a chance de ter sucesso é melhor.
440016-16-16-1610000kigkmb.png

Esquece, não tem mais no aliexpress kkk acredito que era ediçao limitada.

Última edição:
Pesquisando aqui varia muito o IMC independente se é 59,58,5700x etc, alguém com 5900x relatou que teve piora após migrar para 5800x3d, enquanto tem gente com 5600G conseguiu 4400, não sei se uma Asus x570 teria diferença pra uma tuf b550m nesse caso.
As CPUs G são monolíticas, sobem memória muito mais fácil que os Ryzen comuns.

ainda tem isso ?
mais a G não tem um "chip" ha mais em uma parte da linhas pci-e

Alguém sabe se no futuro o 5800x3d vai baixar de preço ? eu n quero sair da plataforma am4

Que processador é esse???
5750ge, achei que estava escrito em algum lugar da imagem kkk é de uma planilha com vários testes de várias pessoas classificados por arquitetura e ordenados por tempo de resposta ai no final tem o print com as informações que foram fornecidas.

Última edição:
Eu li muito a respeito e tbm vi opiniões controvérsias sobre isso então não é garantido chegarem longe, as APU pode ter tendência de ser mais fácil porém outros CPU tbm vão longe se der sorte no IMC.

Users who are viewing this thread

Voltar