Use o absolut, quando vc joga o que mais pega é os timings sensíveis a temperatura, o extreme não testa muito bem isso (o absolut tbm é do usmus, é o extreme melhorado, testa mais rápido e pega erro que o extreme não pegava). E estável menso é só umas 8h+, já tive erro com 6 horas de teste
Quando chegar fala qual chip chegou,to coçando pra decidir se pego essa da pichau msm ou importo uma corsair do ali custando próximo.
Meu problema eh que preciso ver de passar as minhas crucial e-die pra frente, abatendo o valor,mês que vem já tenho que pagar ipva
Outra opção que to pensando eh pegar mais 2 crucial de 8gb 3200mhz por uns 300 e tentar subir depois pra 3600,mas não sei se dá pra manter 4x8gb 3600mhz cl16 com a b450m +5600x
A memória é meio alta (dissipador) e tive que desligar um dos fans do WC . Vou voltar pro Gammaxx 400 e vender o WC, nem fudendo que compro fan slim (R$ 110,00 pila cada). Os dois fans slim fica mais caro que o proprio WC na alta.
Mas de qualquer forma:
Gloway 3000MHZ (ram antiga)
Teamgroup 3600mhz
Ram antiga no CS-GO:
Ram nova:
Battlefield 2042 ganhei um pouco de frames (por volta de 10) e está bem mais estável.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Edit: Quando estiver com tempo e saco, vou atrás de apertar os timings pra ver até onde consigo. CL16 nos 3600mhz ia ser bacana, ainda mais pelo preço pago.
A memória é meio alta (dissipador) e tive que desligar um dos fans do WC . Vou voltar pro Gammaxx 400 e vender o WC, nem fudendo que compro fan slim (R$ 110,00 pila cada). Os dois fans slim fica mais caro que o proprio WC na alta.
Mas de qualquer forma:
Teamgroup 3600mhz
Ram antiga no CS-GO:
Ram nova:
Battlefield 2042 ganhei um pouco de frames (por volta de 10) e está bem mais estável.
Edit: Quando estiver com tempo e saco, vou atrás de apertar os timings pra ver até onde consigo. CL16 nos 3600mhz ia ser bacana, ainda mais pelo preço pago.
Mas de qualquer forma:
Teamgroup 3600mhz
Ram antiga no CS-GO:
Ram nova:
Mas de qualquer forma:
Teamgroup 3600mhz
Ram antiga no CS-GO:
Ram nova:
Infelizmente vou ficar devendo, que mexer na bios das b450, é uma aventura...
Mas tão logo devo pegar um 5800x3d, ai quando atualizar posso fazer pra você.
Isso que me desanima em brincar de over de memória. A gente fica horas mexendo nessa bagaça pra essencialmente aumentar número no AIDA. Nos jogos (não gpu bound né) a diferença é mínima ou não existente.
Uma coisa é vc estar na lama, com 2666Mhz CL18. Outra é estar na faixa do 3600/3800 CL16. Os ganhos que tinham que acontecer parece que já foram e não tem muito mais pra onde ir. A menos que o objetivo seja aumentar numero no AIDA.
Isso que me desanima em brincar de over de memória. A gente fica horas mexendo nessa bagaça pra essencialmente aumentar número no AIDA. Nos jogos (não gpu bound né) a diferença é mínima ou não existente.
Uma coisa é vc estar na lama, com 2666Mhz CL18. Outra é estar na faixa do 3600/3800 CL16. Os ganhos que tinham que acontecer parece que já foram e não tem muito mais pra onde ir. A menos que o objetivo seja aumentar numero no AIDA.
Não só de memória mas como o resto também, você passa horas, dias e semanas tentando achar estabilidade no over, esquenta mais o componente, aumenta o consumo de energia e em troca ganha 2fps nos jogos e 500 pontos em programas de benchmark. Os hardware de uns tempos pra cá são decentes e não tem mais o que extrair. Único lugar que você verá uma diferença relevante é em over de placa gráfica integrada.
Ganho pode ter, mas não é certeza, vc aumentando um pouco o clock e precisando reajustar os timings pra mais pode dar na mesma, também tem o fato de algumas peças de Processadores serem inferiores a outras, eu por exemplo não consegui 4000 igual outra pessoa usando os mesmos timings e modelo de processador, ambas memória Samsung b-die, pois quem controla a memória é o processador. Outra coisa é que memória só poderá dar diferença no fps em ajustes pequenos se for APU.
Qualquer memória que vem de fabrica vc já ativa XMP e sobe o clock/voltagem da Ram e Vsoc até onde der boot e for seguro com estabilidade, sem ficar travando, aí sim vc mexe nos timings para tentar melhorar desempenho ou corrigir possíveis erros no TM5, o que dá mais ganho é aumento de frequência porém se seus timings estiverem muito altos vc acaba perdendo em vez de ganhar, eu acho que CL18 já é o máximo otimizado para DDR4, isso se vc conseguir bem mais frequência do que com CL16, eu por exemplo consegui 4200 CL16 1.45v mas 4266 não vai nem com CL18 1.5v e Vsoc 1.3v (sei que tava alto), então aí é o limite do meu processador, talvez nesse caso vc pode precisar diminuir a frequência para um nível inferior, eu precisei diminuir para 4133 pois vsoc altíssimo não estava sendo suficiente pra manter estabilidade, as vezes reiniciava, quando vc chega no limite do que seu processador aguenta a energia que precisa no controlador parece ser muito maior. Já perdi muitas horas nisso com pesquisas e tentativa pra tentar pegar o máximo de fps possível com APU, aprendi tanto na teoria como na prática. Não indico mexer nos timings secundários a princípio, além de ser mais complicado, tive muitos erros para achar o ideal e o ganho mínimo não vale o trabalho, única exceção é o tFrc vai mais baixo onde conseguir mas checando a temperatura da memória pois das coisas que mexi é o que mais influenciava.
Added support for AMD Ryzen™ 7000X3D Series Desktop Processors
Added support for AMD Ryzen™ 7045HX Series Desktop Processors
Known Issues
Sometimes custom install fails to upgrade to latest drivers.
Manual system restart required on Non-English OS after the installation is complete.
Uninstall summary log may incorrectly show uninstall status as fail on non-English OS.
Chipset Support
Windows 10
Windows 11
AMD WRX80
Yes
Yes
AMD TRX40
Yes
Yes
AMD X670E / X670
Yes
Yes
AMD B650E / B650
Yes
Yes
AMD X570
Yes
Yes
AMD B550
Yes
Yes
AMD A520
Yes
Yes
AMD X399
Yes
Yes
AMD X470
Yes
Yes
AMD B450
Yes
Yes
AMD X370
Yes
Yes
AMD B350
Yes
Yes
AMD A320
Yes
Yes
Processor Support
Windows 10
Windows 11
AMD Ryzen™ Threadripper™ PRO Processors
Yes
Yes
AMD Ryzen™ 7000 Series Desktop Processors
Yes
Yes
AMD Ryzen™ 5000 Series Desktop Processors
Yes
Yes
2nd/3rd Gen AMD Ryzen™ Threadripper™ Processors
Yes
Yes
1st Gen AMD Ryzen™ Threadripper™ Processors
Yes
No
2nd/3rd Gen AMD Ryzen™ Desktop Processors
Yes
Yes
1st Gen AMD Ryzen™ Desktop Processors
Yes
No
AMD Ryzen™ 3000G/4000G/5000G Series Desktop Processors with Radeon™ Graphics
Yes
Yes
AMD Ryzen™ 2000G Series Desktop Processors with Radeon™ Graphics
Yes
No
AMD Ryzen™ Mobile 3000U/C, 4000U/H, 5000U/H/HS, 6000U/H/HS/HX Series Processors with Radeon™ Graphics
Yes
Yes
AMD Ryzen™ Mobile 2000U Series Processors with Radeon™ Graphics
Yes
No
7th Gen AMD A-Series Processors
Yes
No
Package Contents
The AMD Ryzen™ Chipset Driver installation package contains various independent drivers designed to support the following Microsoft® Windows® platforms. Operating System support may vary depending on your specific AMD product
Driver Name
Windows
10
Windows
11
Change Details
AMD Ryzen Power Plan / AMD Processor Power Management Support
8.0.0.13
8.0.0.13
No change
AMD PCI Device Driver
1.0.0.90
1.0.0.90
Bug fixes
AMD I2C Driver
1.2.0.120
1.2.0.120
ReStore Bus Clear Feature Control Bit
AMD UART Driver
1.2.0.114
1.2.0.114
No change
AMD GPIO2 Driver
2.2.0.130
2.2.0.130
No change
PT GPIO Driver
3.0.0.0
3.0.0.0
No change
AMD PSP Driver
5.22.0.0
5.22.0.0
No change
AMD IOV Driver
1.2.0.52
Not Applicable
No change
AMD SMBUS Driver
5.12.0.38
5.12.0.38
No change
AMD AS4 ACPI Driver
1.2.0.46
Not Applicable
No change
AMD SFH I2C Driver
1.0.0.86
1.0.0.86
No change
AMD USB Filter Driver
2.1.11.304
Not Applicable
No change
AMD SFH Driver
1.0.0.332
1.0.0.332
No change
AMD CIR Driver
3.2.4.135
Not Applicable
No change
AMD MicroPEP Driver
1.0.40.1
1.0.40.1
Support up to 256 devices/controllers
New program(s) support added
Fixed low SW/HW DRIPS issue observed during stress test
AMD Wireless Button Driver
1.0.0.2
1.0.0.2
No change
AMD PMF-6000 Series Driver
22.0.3.0
22.0.3.0
No change
AMD PPM Provisioning File Driver
8.0.0.19
8.0.0.19
New program support added
AMD USB4 CM Driver
1.0.0.25
Not Applicable
Stability improvements
AMD AMS Mailbox Driver
2.0.0.572
2.0.0.572
Fixed NCC warnings
AMD S0i3 Filter Driver
1.0.0.16
1.0.0.16
Fix for BSOD during S4 when AMD USB4 CM is involved
AMD 3D V-Cache Performance Optimizer Driver
1.0.0.7
1.0.0.7
New driver added
AMD Ryzen™ Chipset Driver 5.02.19.2221 installation package can be downloaded from the following link:
By clicking the Download button, you are confirming that you have read and agreed to be bound by the terms and conditions of the End User License Agreement (“EULA”). If you do not agree to the terms and conditions of these licenses, you do not have a license to any of the AMD software provided by this download.
Fiz um upgrade de Ryzen 1600 para 5600.
BIOS atualizada e temps corretas.
Quando chegava no windows o PC freezava (congelar) completamente sem sinal de vida... resetei o pc várias vezes e mesmo problema... as vezes freezava na telinha de carregamento do windows. Fiquei preocupado com a situação...
Resolvi fuçar na bios e notei que a frequência das RAM estavam setadas em 2133mhz, mas possuo 2x8 Geil 3200mhz. Aumentei para 3200MHZ e o problema de freezar não aconteceu mais.
A pergunta é a seguinte: 2133mhz não é compatível com ryzen 5600 ou são as memórias que não funcionam nesta frequencia.?
Fiz um upgrade de Ryzen 1600 para 5600.
BIOS atualizada e temps corretas.
Quando chegava no windows o PC freezava (congelar) completamente sem sinal de vida... resetei o pc várias vezes e mesmo problema... as vezes freezava na telinha de carregamento do windows. Fiquei preocupado com a situação...
Resolvi fuçar na bios e notei que a frequência das RAM estavam setadas em 2133mhz, mas possuo 2x8 Geil 3200mhz. Aumentei para 3200MHZ e o problema de freezar não aconteceu mais.
A pergunta é a seguinte: 2133mhz não é compatível com ryzen 5600 ou são as memórias que não funcionam nesta frequencia.?
2133MHz é o padrão JEDEC (órgão responsável pela padronização da indústria de microeletrônicos), se você não ativar o XMP ficará em 2133MHz mesmo (Nas placas Asus o XMP se chama DOCP porque a Asus não quis pagar royalties para a Intel). Sobre seu PC congelar não era para acontecer isso, 2133MHz era pra funcionar de boa. As memórias estão instaladas nos slots 2 e 4? Porque já vi na internet a fora memórias instaladas nos slots 1 e 3 e o PC ficava louco.