[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Pode ser, mas restaurei um backup do dia 18/01 feito com o Macrium Reflect, bem antes de desinstalar o driver, e por algum motivo não restaurou a versão 5.24.0.0 do driver, e sim essa antiga. Vou fazer uma instalação limpa e tentar instalar a versão 5.25.0.0 do driver PSP fornecido pela fabricante da minha placa-mãe.

Se ainda assim não der certo, eu vou restaurar um backup mais recente que fiz hoje, e ficar nessa versão desatualizada mesmo.
É bem mais fácil e pratico você desinstalar o driver de chipset via painel de controle e instalar o chipset anterior ao novo que saiu dia 31. Não precisa ficar mexendo com backup do Windows, tá tendo trabalho atoa.
 
É bem mais fácil e pratico você desinstalar o driver de chipset via painel de controle e instalar o chipset anterior ao novo que saiu dia 31. Não precisa ficar mexendo com backup do Windows, tá tendo trabalho atoa.

Já fiz também, até desinstala, mas ao reinstalar o PSP Driver, continua falhando, o driver bugou em um nível generalizado. Pra falar a verdade, já nem sei sei já não estava com problema antes mesmo de desinstalar, não conferi se estava funcionando corretamente.
 
Estou na dúvida entre 3 placas. Duas são bem parecidas.

https://www.neweletronicos.com.br/placa-mae-msi-mag-b650-tomahawk-wi-fi-amd-soquete-am5 (não conheço essa loja)



O que vcs acham? Pela garantia estou pendendo para MSI. Mas tenho que achar em uma loja confiável, essa não conheço.

Qual outra opção nessa faixa de preço vcs indicam?
 
Já fiz também, até desinstala, mas ao reinstalar o PSP Driver, continua falhando, o driver bugou em um nível generalizado. Pra falar a verdade, já nem sei sei já não estava com problema antes mesmo de desinstalar, não conferi se estava funcionando corretamente.
no seu lugar eu relaxaria, colocaria o último sem o psp mesmo, e esperaria o próximo que vai vir com isso corrigido
 
Rapaz, nem mesmo instalação do zero resolveu, acabei restaurando o backup. O driver PSP f.... mesmo em baixo nível, se instalar qualquer outra versão mais recente que a 4.11.0.0 (AMD PSP 3.0 Device), dá esse erro:

Código:
Este dispositivo não pode ser iniciado. (Código 10)

STATUS_DEVICE_POWER_FAILURE

Pesqusando no Google tem milhares de reclamações idênticas, principalmente na plataforma AM5. Alguns relataram sucesso revertendo o driver pra uma versão anterior, que não funcionou pra mim, ou atualizando BIOS, que não pretendo fazer no momento. Nem mesmo usando o AMD Cleanup Utility em modo seguro resolveu, não desinstalou nenhum driver e nem apagou nenhuma entrada no registro, dessa vez a AMD se superou.

no seu lugar eu relaxaria, colocaria o último sem o psp mesmo, e esperaria o próximo que vai vir com isso corrigido

O problema é que não instala nem as versões mais antigas, pelo visto é permanente. Por hora vai ficar com o driver desatualizado, se eu for fazer upgrade de processador eu vou atualizar a BIOS antes e ver se resolve. Obrigado a todos que tentaram ajudar.

edit: o driver teoricamente até instala pelo instalador oficinal, mas no status do driver diz "Não há drivers instalados para este dispositivo." Eu desisto de tentar atualizar essa bagaça.
 
Última edição:
Pessoal, estou considerando fazer um upgrade de CPU em breve e tenho dúvida de qual desses dois seria melhor.


Não uso o PC pra trabalho, só pra jogos e tarefas normais do dia a dia.


Considerando que o meu processador atual é um Ryzen 5 3600 e minha placa de vídeo é uma RX 7600 8GB, qual é a melhor opção? Vale a pena pagar a mais pelo 5700x?


Agradeço a quem puder ajudar. Valeu!
 
Isso... mas processador mesmo. Placa mãe, não deve sair chipset novo tão cedo então é meio indiferente.
Mas será que o 7800x3d vai cair muito? Não acredito. E estou de olho apenas nele na AMD.

Mas já ia esperar para comprar em maio de qualquer forma, e não estou achando a placa mãe que quero nas lojas mais confiáveis.
 
Mas será que o 7800x3d vai cair muito? Não acredito.

Se for ver que o 7600X em jogos não é tão diferente de 5800X3D... não duvido um 9600X fazer frente a um 7800X3D.

Mas, vai vir com preço de lançamento. Então o "cair muito" é difícil mesmo.
 
Mas será que o 7800x3d vai cair muito? Não acredito. E estou de olho apenas nele na AMD.

Mas já ia esperar para comprar em maio de qualquer forma, e não estou achando a placa mãe que quero nas lojas mais confiáveis.

Se tiver paciência, essas placas são sempre repostas.
Pichau tava com quase toda a linha Asus com preço decente faz poucas semanas.

Quanto a ser confiável, procurando na net dá pra ter uma boa ideia (reclame aqui, outros fóruns, facebook, instagram). Uma dica importante é ver o preço de diversos itens, se tiver tudo bem abaixo do esperado, tem boa chance de ser golpe. Se for só 1 item, pode ser promoção.

Montei meu PC com peças compradas em várias lojas pouco conhecidas (venturi, gigantec, elite player, nova líder informática). Só tive problema com a Pichau (entrega extremamente atrasada) e Kabum (anúncio errado).
 
carai, maluco, nenhum review do 5700x3D ainda :mesa:
 
carai, maluco, nenhum review do 5700x3D ainda :mesa:
Saíram dois, um chinês e outro francês, ambos você encontra na página anterior, mas resumindo o 5700X3D é ~7% mais lento que o 5800X3D mas consome ~40W a menos em testes de stress (basicamente 90W em full-load, contra ~130W do 5800X3D). Interessante mesmo é o 5600X3D mas esse acho que nunca vai sair da exclusividade da Microcenter (ele é ~10% mais lento que o 5800X3D).
 
Saíram dois, um chinês e outro francês, ambos você encontra na página anterior, mas resumindo o 5700X3D é ~7% mais lento que o 5800X3D mas consome ~40W a menos em testes de stress (basicamente 90W em full-load, contra ~130W do 5800X3D). Interessante mesmo é o 5600X3D mas esse acho que nunca vai sair da exclusividade da Microcenter (ele é ~10% mais lento que o 5800X3D).
Obrigado.

O chinês eu estava descartando. O francês de fato não tinha visto

Mas quis dizer review do mainstream. Pq não estão dando bola?!?
 
Guys, hello! Long time no see.

Minha mobo só acende o botão Power que fica no PCB, ao tentar ligar, nada ocorre, não gira fan, nada (tanto faz usar o botão do gabinete ou o botão da placa mãe).

Testei somente com a CPU, com cabo 24pin da placa mãe e cabo 8pin da cpu (menos que isso não tem como) e comportamento persiste.

Sem a CPU o led de CPU acende, a placa mãe pelo menos identifica que fisicamente tem uma CPU ali.

Fonte tenho certeza que não é.

Placa mãe ou CPU foi de base na opinião de vocês?

Tô tentando um último tiro, fazer flashback na bios com pen-drive sem ligar o PC, mas sem muitas esperanças.

Edit: 15 minutos fazendo bios flashback, até agora a luz não apagou.

A luz do bios flashback deveria apagar quando o procedimento é concluído, o tempo de procedimento é até 8 minutos de acordo com o site da Asus.

Tô quase certo que seja a mobo. Kek.
 
Última edição:
Obrigado.

O chinês eu estava descartando. O francês de fato não tinha visto

Mas quis dizer review do mainstream. Pq não estão dando bola?!?
Porque a AMD não deu o processador para ninguém testar. No caso, se um site mainstream quiser, terá que comprar e por isso ninguém deu bola. Talvez apareça algum reviewer confiável mas irá demorar, com certeza não está na prioridade da maioria deles.
 
Saíram dois, um chinês e outro francês, ambos você encontra na página anterior, mas resumindo o 5700X3D é ~7% mais lento que o 5800X3D mas consome ~40W a menos em testes de stress (basicamente 90W em full-load, contra ~130W do 5800X3D). Interessante mesmo é o 5600X3D mas esse acho que nunca vai sair da exclusividade da Microcenter (ele é ~10% mais lento que o 5800X3D).

Então quem tem um 5600x não vale nem a pena sair pro 5700x3d ?
 
Guys, hello! Long time no see.

Minha mobo só acende o botão Power que fica no PCB, ao tentar ligar, nada ocorre, não gira fan, nada (tanto faz usar o botão do gabinete ou o botão da placa mãe).

Testei somente com a CPU, com cabo 24pin da placa mãe e cabo 8pin da cpu (menos que isso não tem como) e comportamento persiste.

Sem a CPU o led de CPU acende, a placa mãe pelo menos identifica que fisicamente tem uma CPU ali.

Fonte tenho certeza que não é.

Placa mãe ou CPU foi de base na opinião de vocês?

Tô tentando um último tiro, fazer flashback na bios com pen-drive sem ligar o PC, mas sem muitas esperanças.

Edit: 15 minutos fazendo bios flashback, até agora a luz não apagou.

A luz do bios flashback deveria apagar quando o procedimento é concluído, o tempo de procedimento é até 8 minutos de acordo com o site da Asus.

Tô quase certo que seja a mobo. Kek.
Quanto tempo meu caro! Uma pena que tenha voltado com um pepino nas mãos, ainda mais uma placa-mãe dessas =/

Bios Flashback não precisa de processador, não é? Se ele não completar, realmente, resta apelar para algum mosfet, chipset, trocar o chip do BIOS ou uma análise mais avançada com quem repare placas-mãe.

Então quem tem um 5600x não vale nem a pena sair pro 5700x3d ?
Vale, ele é melhor que o 5600X em todos os testes que vi (empata no consumo em jogos). Qual jogo ou aplicativo que o 5600X cola tão perto assim no 5800X3D, para o 5700X3D não valer a pena? Creio que, como já deve estar careca de saber, o 5700X3D vale mais para jogos do que outros aplicativos, e os 400MHz a menos dele vai pesar negativamente, mas ainda são 8 núcleos contra 6, então se for um programa single ou dual-core que não se aproveita do cache extra grande, o 5600X3D será melhor.
 
Quanto tempo meu caro! Uma pena que tenha voltado com um pepino nas mãos, ainda mais uma placa-mãe dessas =/

Bios Flashback não precisa de processador, não é? Se ele não completar, realmente, resta apelar para algum mosfet, chipset, trocar o chip do BIOS ou uma análise mais avançada com quem repare placas-mãe.

Vou comprar essa aqui na loja que explode.


R$900
3 anos de garantia
Formato ATX completo
Suporta USB Tipo C frontal/gabinete, pouquíssimas placas desse custo tem essa feature.

Se a MSI subir o OC de memória igual eu uso na Asus, acho que nem vou atrás da consertar a Asus kkkkk

Só quero ver como vô fazer OC de memória sem o DebugCode (os códigos), fica difícil saber quando foi problema no Infinity Fabric e quando foi na RAM. As placas mãe com LED de quatro cores apontam problemas no IF e RAM usando o mesmo LED, não dá pra diferenciar apenas com isso.

Detalhe... A MSI deixa aplicar offset negativo na tensão dos X3D, além do Curve Optimizer.

A Asus numa placa mãe topo de linha só liberou o Curve Optimizer.

Piada pronta.

Acho que a única coisa que vou perder nessa placa mãe é meu 980 Pro (segundo ssd nvme) vai cair pra Gen 3. :bem:
 
Última edição:
Com o lançamento dos Ryzen 8000, é previsto que os modelos da linha 5000 sejam descontinuados em breve? 🫤
Voltei a pesquisar o 5700G há algumas semanas e os preços em geral estão péssimos (mesmo no Ali). Não sei se é só por falta de estoque, ou se a época boa dele (com os preços do fim de 2023) já acabou e vão sumir.
 
Com o lançamento dos Ryzen 8000, é previsto que os modelos da linha 5000 sejam descontinuados em breve? 🫤
Voltei a pesquisar o 5700G há algumas semanas e os preços em geral estão péssimos (mesmo no Ali). Não sei se é só por falta de estoque, ou se a época boa dele (com os preços do fim de 2023) já acabou e vão sumir.
Creio que não, os 8000G são AM5, os 5000G são AM4. O que pode ocorrer é diminuir a oferta deles para dar lugar aos 5600GT e 5500GT, que acabaram de lançar.
 
AM4 vai até o começo de 2026 na minha opinião.

Quando começar a aparecer os leak substanciais de AM6 aí o AM4 vai estar morto.

O plano da AMD é lançar Zen 5 e "Zen 5D" no AM5 em 2024 e 2025 respectivamente, correto?

Particularmente escolhi pular Zen 4, se Zen 5D for muito foda talvez migre, senão pulo AM5 completamente.
 
Estou na dúvida entre 3 placas. Duas são bem parecidas.

https://www.neweletronicos.com.br/placa-mae-msi-mag-b650-tomahawk-wi-fi-amd-soquete-am5 (não conheço essa loja)



O que vcs acham? Pela garantia estou pendendo para MSI. Mas tenho que achar em uma loja confiável, essa não conheço.

Qual outra opção nessa faixa de preço vcs indicam?

Peguei essa semana, no link que você passou, esta ASUS TUF GAMING X670E-PLUS WIFI. "Até o momento", estou satisfeito!

Gostei deste Chipset X670E, pelo número de linhas PCI-ex, o que pode me ajudar futuramente, caso instale mais NVme m.2, sem perder desempenho ...

Whats-App-Image-2024-02-03-at-08-59-56.jpg

...

Whats-App-Image-2024-02-03-at-09-03-54.jpg

...

Whats-App-Image-2024-02-03-at-09-00-29.jpg

...

Whats-App-Image-2024-02-03-at-09-01-21.jpg

...


Obs.: Rolou um cupozinho de 5% nessa placa mãe! :vinho:
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo