[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Muito obrigado BrunoA7 e desculpa minha ignorância, mas o meu processador é um Ryzen 5 4600G Renoir e só vi as listagens de memórias para CPU Vermeer e Matisse.
Os Renoir (Ryzen 4000G) são basicamente os Matisse (Ryzen 3000) porém com gráfico integrado, ambos são arquitetura Zen2. As listas de suporte das fabricantes de placas mãe geralmente são desatualizadas mesmo. O seu processador suporta 3200MHz nativamente, logo todas as placas mãe para ele também vão suportar.
 
Olá, pessoal.
Minha irmã quer comprar um gabinete completo, e ultra custo/Benefício abaixo dos 2K, só para jogar The Sims 3 e The Sims 4. Ela já tem o monitor e teclado/mouse.
Eu sugeri para ela um kit com ryzen 5 5600g, MOBO A520 e 16GB de DDR4 3200mhz. Mas como faz tempo que não jogo com placa de video Onboard, gostaria de algumas sugestões e quais peças comprar para tirar o melhor proveito da placa gráfica.

OBS.: A última vez que ela jogou decentemente esses games foi com minha finada R9 290. Vi que a Vega 7 do Ryzen ainda não chegou no nível desta placa.
 
Acho que vou acabar pegando um 5800X3D...

Na Newegg.com estão dando uma placa mãe B450M da ASRock de graça na compra do CPU.
Vou testar e vender a placa depois.

Alguém tem link ou guia de otimização, se existir, do 5800X3d nas B450?
Não manjo quase nada de OC, undervolt, etc.
Queria saber o que configurar para manter o CPU mais frio.
 
Acho que vou acabar pegando um 5800X3D...

Na Newegg.com estão dando uma placa mãe B450M da ASRock de graça na compra do CPU.
Vou testar e vender a placa depois.

Alguém tem link ou guia de otimização, se existir, do 5800X3d nas B450?
Não manjo quase nada de OC, undervolt, etc.
Queria saber o que configurar para manter o CPU mais frio.
 
Na tera

l8LuE90.png
 
AMD Chipset Drivers
Revision Number
6.01.25.342
File Size
66 MB
Release Date
31/1/2024
DOWNLOAD*
Driver Details
Release Notes
Supports:
AMD Ryzen™ Threadripper™ PRO Processor
AMD Ryzen™ 8000 Series Desktop Processors
AMD Ryzen™ 7040 Series Desktop Processors
AMD Ryzen™ 7000 Series Desktop Processors
AMD Ryzen™ 7000 Series Mobile Processors
AMD Ryzen™ 5000 Series Desktop Processor
3rd Gen AMD Ryzen™ Threadripper™ Processors
3rd Gen AMD Ryzen™ Desktop Processor
2nd Gen AMD Ryzen™ Threadripper™ Processor
2nd Gen AMD Ryzen™ Desktop Processor
AMD Ryzen™ Desktop Processor
AMD Ryzen™ Threadripper™ Processor
AMD Ryzen™ Desktop Processor with Radeon™ Graphics
AMD Ryzen™ Mobile Processor with Radeon™ Graphics
7th-Gen AMD A-Series Processors
AMD X670E/X670 Chipset
AMD B650E/B650 Chipset
AMD B350 Chipset
AMD A320 Chipset
AMD X370 Chipset
AMD X399 Chipset
AMD B450 Chipset
AMD X470 Chipset
AMD X570 Chipset
AMD B550 Chipset
AMD A520 Chipset
AMD A620 Chipset
AMD TRX40 Chipset
AMD TRX50 Chipset
AMD WRX80 Chipset
AMD WRX90 Chipset

Package Includes:
AMD Chipset Drivers
AMD Ryzen™ Power Plans (required for UEFI CPPC2 in Windows® 10 May 2019 Update)
 
Pessoal, vendo que os 8600/700g batem próximos dos 7600\700 não x, os 5800\700x3d são próximos ou batem as novas APUs?
 
Foda de ser ansioso é isso, meti o louco e comprei o 5700x3d na terabyte, 5 dias uteis pra entrega.
Sair de um 3600 deve dar uma melhora :bem:
 

AMD Ryzen 7 5700X3D agora disponível, CPU AM4 de US$ 249 para jogos​


A AMD lançou ontem vários novos CPUs, mas apenas a série Ryzen 8000G recebeu destaque por meio de análises.
vcjLwhT.png

Há uma notável ausência de análises para as séries Ryzen 7 5700X3D e Ryzen 5000GT. O novo modelo X3D é particularmente interessante, servindo como uma variante mais acessível do 5800X3D, considerado o melhor processador AM4 para jogos. Apesar do 5700X3D apresentar velocidades de clock mais baixas, ele mantém a mesma configuração central.

Não há análises oficiais de lançamento porque a AMD não forneceu amostras deste CPU. No entanto, em plataformas chinesas como Bilibili já existem alguns testes rápidos e iniciais. O crédito é devido a essas mídias, que fornecem análises de hardware de forma consistente, mesmo sem amostragem oficial da AMD. Isto só é possível porque muitas destas pessoas colaboram estreitamente com grandes retalhistas, garantindo-lhes acesso antecipado a novos componentes.

Infelizmente, os vídeos disponíveis não apresentam uma comparação direta entre o 5700X3D e o 5800X3D. Em vez disso, o foco está na série Core i5-12600/13600, com preços próximos. O Core i5-13600KF custa US$ 285 e o 12600KF custa US$ 229.


MvuRSHT.jpeg

De acordo com estes testes, o 5700X3D supera o último e compete de perto com o 13600KF. No entanto, o impacto do 3D V-Cache varia entre os títulos, com alguns jogos apresentando melhorias substanciais, enquanto outros mostram menos impacto. Em essência, as especificações sugerem que o desempenho do CPU deve ser de 7 a 9% inferior ao do 5800X3D, principalmente devido a uma redução de frequência de 400 MHz, sem outras alterações relatadas.
t8TyH1b.jpeg

Ofertas AMD Ryzen 7 5700X3D (links afiliados):​

O AMD 5700X3D já está disponível em todos os principais varejistas no MSRP. Este é o terceiro processador baseado em Vermeer (Zen3) com 3D V-Cache, após o lançamento do 5800X3D (8 núcleos) e 5600X3D (6 núcleos). Este último está disponível exclusivamente através de um revendedor.

Fonte: Bilibili
 
Última edição:
Amazonas, Novo Ovo :bwahaha:
 
Foda de ser ansioso é isso, meti o louco e comprei o 5700x3d na terabyte, 5 dias uteis pra entrega.
Sair de um 3600 deve dar uma melhora :bem:
Você não joga mais CS, né? Me interessei nesse processador pra ver se os fps ficam acima de 300 constantes.

Faz um teste quando chegar :mr:
 
Você não joga mais CS, né? Me interessei nesse processador pra ver se os fps ficam acima de 300 constantes.

Faz um teste quando chegar :mr:
to jogando sim, com o povo aqui da cidade
na config atual fica entre 120 a 200 fps
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



A diferença de preço do 5700x3d pro 5800x3d é em torno de 20% e na performance fica na faixa de 5 a 10%.
O autor do video ainda comentou sobre as temperaturas:
@TechLipton
159W vs 202W Temperaturas em média 10-12 graus mais baixos.
 
Última edição:

AMD Ryzen 7 5700X3D agora disponível, CPU AM4 de US$ 249 para jogos​


A AMD lançou ontem vários novos CPUs, mas apenas a série Ryzen 8000G recebeu destaque por meio de análises.
vcjLwhT.png

Há uma notável ausência de análises para as séries Ryzen 7 5700X3D e Ryzen 5000GT. O novo modelo X3D é particularmente interessante, servindo como uma variante mais acessível do 5800X3D, considerado o melhor processador AM4 para jogos. Apesar do 5700X3D apresentar velocidades de clock mais baixas, ele mantém a mesma configuração central.

Não há análises oficiais de lançamento porque a AMD não forneceu amostras deste CPU. No entanto, em plataformas chinesas como Bilibili já existem alguns testes rápidos e iniciais. O crédito é devido a essas mídias, que fornecem análises de hardware de forma consistente, mesmo sem amostragem oficial da AMD. Isto só é possível porque muitas destas pessoas colaboram estreitamente com grandes retalhistas, garantindo-lhes acesso antecipado a novos componentes.

Infelizmente, os vídeos disponíveis não apresentam uma comparação direta entre o 5700X3D e o 5800X3D. Em vez disso, o foco está na série Core i5-12600/13600, com preços próximos. O Core i5-13600KF custa US$ 285 e o 12600KF custa US$ 229.


MvuRSHT.jpeg

De acordo com estes testes, o 5700X3D supera o último e compete de perto com o 13600KF. No entanto, o impacto do 3D V-Cache varia entre os títulos, com alguns jogos apresentando melhorias substanciais, enquanto outros mostram menos impacto. Em essência, as especificações sugerem que o desempenho do CPU deve ser de 7 a 9% inferior ao do 5800X3D, principalmente devido a uma redução de frequência de 400 MHz, sem outras alterações relatadas.
t8TyH1b.jpeg

Ofertas AMD Ryzen 7 5700X3D (links afiliados):​

O AMD 5700X3D já está disponível em todos os principais varejistas no MSRP. Este é o terceiro processador baseado em Vermeer (Zen3) com 3D V-Cache, após o lançamento do 5800X3D (8 núcleos) e 5600X3D (6 núcleos). Este último está disponível exclusivamente através de um revendedor.

Fonte: Bilibili
Para ajudar a quem não entende as runas do povo de olho mais puxado, os jogos das duas imagens são:
- 1ª imagem (com as tabelas) = Cyberpunk 2077, Naraka Bladepoint e PUBG;
- 2ª imagem (com as barras) = League of Legends, CS:GO 2, Naraka Bladepoint, PUBG, Red Dead Redemption 2, Cyberpunk 2077, Forza Horizon 5.
 
Alguém mais não conseguiu instalar o componente AMD PSP Driver do driver de chipset mais recente? Aqui não atualiza da versão 5.24.0.0 pra 5.26.0.0 nem a pau:

Código:
AMD Chipset Software Install Summary

Name             : AMD PSP Driver
Version          : 5.26.0.0
Install          : Fail
 
Alguém mais não conseguiu instalar o componente AMD PSP Driver do driver de chipset mais recente? Aqui não atualiza da versão 5.24.0.0 pra 5.26.0.0 nem a pau:

Código:
AMD Chipset Software Install Summary

Name             : AMD PSP Driver
Version          : 5.26.0.0
Install          : Fail
no release notes diz que o psp driver não instala em ryzen 2000, é o seu caso?
 
no release notes diz que o psp driver não instala em ryzen 2000, é o seu caso?

Sim, é um 1600AF, mas eu conferi o Release Notes e diz que suporta sim: "2nd Gen AMD Ryzen™ Desktop Processor". Tanto é que já tem a versão 5.24.0.0 instalada.
 
Última edição:
Sim, é um 1600AF, mas eu conferi o Release Notes e diz que suporta sim: "2nd Gen AMD Ryzen™ Desktop Processor". Tanto é que já tem a versão 5.24.0.0 instalada.

Release Highlights​

  • New program support and some new drivers added.
  • Bug fixes.

Known Issues​

  • Some driver names may appear in English on a non-English OS.
  • Uninstall summary log may incorrectly show the uninstall status as failed.
  • When the region format is set to Bulgaria, the chipset installer upgrade may fail. To avoid this situation, please uninstall the existing driver and install the latest driver package.
  • AMD PSP Driver may not install on AMD Ryzen™ 2000 series processors.
leia o release notes

 
Realmente não vi, obrigado. Pior que desinstalei a versão 5.24.0.0 e agora não consigo reinstalar, instala mas o Gerenciador de Dispositivos não carrega o driver. Antes aparecia como "AMD PSP Driver 2.0", agora é "AMD PSP Driver 3.0", mas uma versão muito antiga (4.11.0.0), de 2019, instalada pelo próprio Windows. Já restaurei backup mais recente com o Macrium, restaurou a versão 5.24.0.0, mas a mesma mensagem. Agora acho que só me resta reinstalar o Windows mesmo.
 
Realmente não vi, obrigado. Pior que desinstalei a versão 5.24.0.0 e agora não consigo reinstalar, instala mas o Gerenciador de Dispositivos não carrega o driver. Antes aparecia como "AMD PSP Driver 2.0", agora é "AMD PSP Driver 3.0", mas uma versão muito antiga (4.11.0.0), de 2019, instalada pelo próprio Windows. Já restaurei backup mais recente com o Macrium, restaurou a versão 5.24.0.0, mas a mesma mensagem. Agora acho que só me resta reinstalar o Windows mesmo.
Pra que esse trabalho todo? Vc não vai morrer com um driver de PSP antigo, pode relaxar aí e esperar uma próxima atualização pra ver se funciona.
 
Pra que esse trabalho todo? Vc não vai morrer com um driver de PSP antigo, pode relaxar aí e esperar uma próxima atualização pra ver se funciona.

Pode ser, mas restaurei um backup do dia 18/01 feito com o Macrium Reflect, bem antes de desinstalar o driver, e por algum motivo não restaurou a versão 5.24.0.0 do driver, e sim essa antiga. Vou fazer uma instalação limpa e tentar instalar a versão 5.25.0.0 do driver PSP fornecido pela fabricante da minha placa-mãe.

Se ainda assim não der certo, eu vou restaurar um backup mais recente que fiz hoje, e ficar nessa versão desatualizada mesmo.
 
Pode ser, mas restaurei um backup do dia 18/01 feito com o Macrium Reflect, bem antes de desinstalar o driver, e por algum motivo não restaurou a versão 5.24.0.0 do driver, e sim essa antiga. Vou fazer uma instalação limpa e tentar instalar a versão 5.25.0.0 do driver PSP fornecido pela fabricante da minha placa-mãe.

Se ainda assim não der certo, eu vou restaurar um backup mais recente que fiz hoje, e ficar nessa versão desatualizada mesmo.
não precisa restaurar backups, no station-drivers tem várias versões de driver da chipset da amd, vc lá pode baixar um referente ao psp 5.24 ou 5.25 e instalar aí somente ele
 
não precisa restaurar backups, no station-drivers tem várias versões de driver da chipset da amd, vc lá pode baixar um referente ao psp 5.24 ou 5.25 e instalar aí somente ele

Eu já tentei instalar manualmente pelo arquivo amdpsp.inf que fica na pasta C:/AMD, tentei procurando o driver pelo Gerenciador de Dispositivos e não instala, simplesmente bugou geral.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo