É tudo uma questão de equilíbrio. Se seu processador perde 20% de performance em 1440p com uma 4090, então compra uma 4080 que vai fazer os mesmos fps.Sim, se avaliar os dados brutos sem qualquer tipo de filtro e ponderação, a tendência éfazer cagadase decepcionar com expectativas irreais. Utilizando como exemplo a resolução que jogo hoje (1440p), um 7800X3D/14900K consegue tranquilamente perto dos 20% mais desempenho com uma 4090. Não é um número muito baixo, mas na prática é como sair de 60 pra 72fps ou de 120 pra 144, a diferença existe, mas pelo menos pra mim é insuficiente. Se me tirasse dos 60fps pra 90fps e dos 120 pra 180, aí eu consigo ver sentido, inclusive 90fps é um bom parâmetro, acho suficiente pra rodar suave qualquer joguinho não competitivo. E claro, tudo isso no mundo do Bob. Agora pra minha realidade e pra 99% das pessoas que não possuem uma fucking 4090, aí que faz zero sentido mesmo decidir algo com base nesses reviews puramente técnicos. Antes eu caía no papo da longevidade, aí vi que quase ninguém fica com o mesmo PC muito tempo, só criam esse argumento pra justificar uma aquisição, principalmente se foi muito cara, então hoje em dia cago grandão pra esses terrorismos envolvendo gargalo. Vou usar o CPU até onde minha percepção notar que não tá legal jogar e não se um gráfico tá me dizendo que tô perdendo X, Y ou Z % de fps.
Cada placa tem o seu sistema ideal.