[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Sim, se avaliar os dados brutos sem qualquer tipo de filtro e ponderação, a tendência é fazer cagada se decepcionar com expectativas irreais. Utilizando como exemplo a resolução que jogo hoje (1440p), um 7800X3D/14900K consegue tranquilamente perto dos 20% mais desempenho com uma 4090. Não é um número muito baixo, mas na prática é como sair de 60 pra 72fps ou de 120 pra 144, a diferença existe, mas pelo menos pra mim é insuficiente. Se me tirasse dos 60fps pra 90fps e dos 120 pra 180, aí eu consigo ver sentido, inclusive 90fps é um bom parâmetro, acho suficiente pra rodar suave qualquer joguinho não competitivo. E claro, tudo isso no mundo do Bob. Agora pra minha realidade e pra 99% das pessoas que não possuem uma fucking 4090, aí que faz zero sentido mesmo decidir algo com base nesses reviews puramente técnicos. Antes eu caía no papo da longevidade, aí vi que quase ninguém fica com o mesmo PC muito tempo, só criam esse argumento pra justificar uma aquisição, principalmente se foi muito cara, então hoje em dia cago grandão pra esses terrorismos envolvendo gargalo. Vou usar o CPU até onde minha percepção notar que não tá legal jogar e não se um gráfico tá me dizendo que tô perdendo X, Y ou Z % de fps.
É tudo uma questão de equilíbrio. Se seu processador perde 20% de performance em 1440p com uma 4090, então compra uma 4080 que vai fazer os mesmos fps.

Cada placa tem o seu sistema ideal.

Chegou o 5700X3D, confesso que achei que fosse fazer menos em multithread.
Isso em stock, curve optimizer -10 all e todos os controles automáticos da mobo desabilitados.

pSSPtuYl.png

Chegou o 5700X3D, confesso que achei que fosse fazer menos em multithread.
Isso em stock, curve optimizer -10 all e todos os controles automáticos da mobo desabilitados.

pSSPtuYl.png
O meu já chegou também mas vou poder brincar com ele somente no próximo final de semana.

Chegou o meu 5700x3d na sexta, usando na X370 aqui, -30 em all cores no CO
nrsG6oc.png

Preciso dar uma fuçada, estou conseguindo 761.

AMD-V pode deixar off se não uso nada que trabalhe com virtualização, certo?
Isso. Eu desliguei também todos os auxílios automáticos da mobo (x570 Strix E Gaming).
Se tiver alguma opção relacionada a overclock/consumo/perfil tira do auto e coloca None/Default.
Nada de LLC para aumentar a corrente e o CO setado em -30 all.

Aqui em -30 all cores, PPT 100, TDC 70, EDC 100:
HR9ct14.png

Última edição:
Chegando em casa vou testar no cinebench, acabei esquecendo. Testei só com o y-cruncher pra ver se o CO estava batendo.
No CPU-Z deu 545 ST / ~5700 MT.

DfmrHUb.png

Última edição:
Vcs que tem os 3D, é só pra jogar joguinho fps tipo cs2, pubg, warzone...
Faz muita diferença o 3d pro não 3d com suas respectivas placas de vídeo 3070, 3060TI?

As opções de PBO na BIOS sumiram :shrug:
Na minha Asus TUF B550M plus, as opções de PBO estão na aba AI Tweaker, não fica no advanced/amd overclock mais para esse modelo de processador.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Faz muita diferença o 3d pro não 3d com suas respectivas placas de vídeo 3070, 3060TI?
É só ver uns Benchmarks no Youtube. Tem diferença boa mas não para todos os jogos.

Sim faz muita diferença, depois que tive o 5800x3D decidi que nunca mais pegava cpu sem ser 3D

CS2 bate 500+ fps em alguns cenários. Média fica 300-350 (eu sempre limitei em 400, talvez fique na casa dos 400 a media). O que mais impactou foi o fps minimo, não oscila nada.

Já até comentei aqui esses dias, tinha 5700xt com um 5800x, achei que não iria mudar nada com X3D. Mesmo assim as mínimas e médias subiram muito.

Mudei os limits para 122,80 e 110 e consegui melhorar o score no cinebench 23, 14990 pontos. Notei que subindo o EDC pra 110, consegui manter o boost por mais tempo até chegar nos 80 graus. É o que meu cooler consegue segurar. Acima disso já começa a sair dos 80 e começa a perder desempenho.

Já até comentei aqui esses dias, tinha 5700xt com um 5800x, achei que não iria mudar nada com X3D. Mesmo assim as mínimas e médias subiram muito.
Mano, pelo menos a diferença aqui foi gritante do 5600x para o 5800x3d
sem comparação
Na minha Asus TUF B550M plus, as opções de PBO estão na aba AI Tweaker, não fica no advanced/amd overclock mais para esse modelo de processador.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É só ver uns Benchmarks no Youtube. Tem diferença boa mas não para todos os jogos.

Bah eu joguei cs2 o clássico a uns 10 anos atrás ou mais...
Instalei ontem só pra ver como é o jogo.
Credo, o que tem de cheater... é fodz.
Até pra quem é nooba iniciante igual eu.
Os caras saem da parede já mirando na tua cabeça e te matam com 1 hit com qualquer arma.
Fora os cara gritando sem parar cruzes credo
Que raios!

Botei 1080p. o preset no médio e desativei o fsr, acho que é assim que se joga né?
Aqui em casa rodou a 357 ~ 436 de média depende do mapa com mínimas de 180~211.
Sei lá, acho que se eu sou ruim é pq sou ruim mesmo.
Tipo eu acho que não é ganhar 60 fps de média e 100 de mínima que iria me fazer ficar mais competitivo com os caras que olham pelas paredes e matam com 1 tiro sempre headshot.

2024

Edit: tentei um -30 all cores e ficou bom:

rxbEP6kl.png

Qual era o seu CPU anterior, deu boa a diferença com a 3070? Estava pensando em fazer um ultimo upgrade no AM4 aqui e pegar um 5700X3D, depois uma vga melhor e mudar tudo em 2026.:bem:

Qual era o seu CPU anterior, deu boa a diferença com a 3070? Estava pensando em fazer um ultimo upgrade no AM4 aqui e pegar um 5700X3D, depois uma vga melhor e mudar tudo em 2026.:bem:

Mano, pega esse 5700x3d ai enquanto tem promoção, ainda consegue pegar o preço de a vista pelo nupay e parcelar em 10x sem juros.

Vai ser gritante mano

Eu tinha um 3900x. Perdi um pouco em MT, mas ganhei bastante em jogos, pelo menos nos que testei. O undervolt dele é melhor que o do R9, tenho temperaturas melhores...sem falar nos 3 anos de garantia renovada. Achei um win win, fiz o upgrade sem gastar 1 centavo.

Mano, pega esse 5700x3d ai enquanto tem promoção, ainda consegue pegar o preço de a vista pelo nupay e parcelar em 10x sem juros.

Vai ser gritante mano
Onde que tá em promo, to mei perdido haha

Users who are viewing this thread

Voltar