[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Kabum tu conseguia a 1350 via NUPAY parcelando 10x sem juros ou PIX

2c7f79cd.jpg

galera da uma ajuda ai

to com 1 pc aqui com um 5800x3d e uma tuf b550m, vi q nas placas msi tem aquele kombo strick q diminui bem a temperatura o processador

tem algo parecido nas placas da asus? aqui jogando o processador fica em 80 graus

galera da uma ajuda ai

to com 1 pc aqui com um 5800x3d e uma tuf b550m, vi q nas placas msi tem aquele kombo strick q diminui bem a temperatura o processador

tem algo parecido nas placas da asus? aqui jogando o processador fica em 80 graus
Procura pela aba AMD OVERCLOCKING, curve optmizer e joga negative -30 all cores

Última edição:
Aqui em -30 all cores, PPT 100, TDC 70, EDC 100:
HR9ct14.png

Esses outros parâmetros que vc alterou será que não deram uma freiada no score aí? Alterei só o CO pra -30 aqui. Claro que a diferença é uma margem de erro, comentei só pra saber se alterar essas outras coisas tem algum benefício.

Última edição:
Esses outros parâmetros que vc alterou será que não deram uma freiada no score aí? Alterei só o CO pra -30 aqui. Claro que a diferença é uma margem de erro, comentei só pra saber se alterar essas outras coisas tem algum benefício.

Em multi-core pode afetar sim, pra single-core/jogos que é a maioria dos casos não, o 5950x por exemplo roda com 142w PPT e se subir pra 200w ou um pouco mais ganha uns 10-15% multi-core mas o single-core/desempenho em jogo continua a mesma coisa então depende bastante do uso de cada um, mesmo uma queda violenta de 20k pra 10-15k no Cinebench pode não afetar em nada em jogos então o ideal é sempre testar no uso real de cada um

Eu quando tinha o 5800x por exemplo, em stock ele fazia 6k~ no R20 batendo 82c de média, com 95w de PPT + CO ele fazia 5700~ e caía pra 62c, pro meu uso que é jogos e as vezes encode compensou bastante porque quando tô jogando tenho os benefícios do CO (temp pouco menor e/ou clocks minimamente mais altos) e quando tava usando all-core tinha uma redução de 20c e 33% de consumo (142w pra 95w), que pra esse uso fazia com que fosse possível rodar o 5800x em qualquer cooler xingling mesmo com 40c de temp ambiente, a perda de performance multi-core na prática entre stock vs 95w + CO era coisa de 3%~, bem irrelevante pra mim considerando a diferença de temperatura/consumo

Última edição:
cara q diferença esses -30 no 5800x3d, antes tava batendo 83 graus no cyberpunk e no emulador do ps3 RPCS3

agora no cyberpunk fica em 60 e pouco e no emulador 74

bom demais

esse -30 tbm serve no 7800x3d

alguem sabe se a pasta térmica do cooler box é boa? se não é melhor trocar por uma de 10w/mk?

alguem sabe se a pasta térmica do cooler box é boa? se não é melhor trocar por uma de 10w/mk?
Nunca vi ninguém comparando pasta do cooler box com outras porque a maioria das pessoas ou troca logo o cooler box ou mantém ele e fodase kkkkk, imagino que usar uma pasta térmica boa vá ser melhor sim mas não deve fazer milagres, no máximo uma pequena redução de temp, mas se for o wraith stealth vai rodar quente mesmo se botar metal líquido porque o cooler é bem fraquinho mesmo

A princípio sim, acabei testando 122,80,110 e aumentou o score, aumentando um pouco a temperatura(81). Usando o ryzen master pra ver onde estava limitando os valores, vi que era no EDC...consegui 14990 pontos no cinebench 23. Deixei assim pois ficou melhor.

galera uma duvida

esse -30 funciona em qualquer ryzen? quero testar num 5600x

No meu ficou estável somente com -20, comecei com -30 e tive erros, depois -25 também, e -20 faz um tempo que estou usando sem erros.

galera uma duvida

na verdade é bem raro ficar 100% estável com -30 sem diminuir o boost clock pra isso, mas a maioria das pessoas vai ver instabilidade somente no futuro e em alguma aplicação específica

Não. Vai de loteria do silício. Mas mesmo -15 ou -10 já ajuda.

Muito aleatório mesmo, o meu 5600 ficava instável com -5 e o meu 5800X3D só aguenta -10.

Muito aleatório mesmo, o meu 5600 ficava instável com -5 e o meu 5800X3D só aguenta -10.

Pois é.
Meu 3950X era estável em stock, mas -0.01V de undervolt já fazia ele falhar o Prime95.

resumindo, depende do chip do processador?

aqui no meu 5800x3d botei -30 e até agora nenhum problema. rodei cyberpunk no RT OVERDRIVER sem nehum problema

Aqui pegou -30 all core de primeira no 5800X3D, tem uns 6 meses, 0 erros. Porém parece que não aliviou tanto nas temps.

resumindo, depende do chip do processador?

aqui no meu 5800x3d botei -30 e até agora nenhum problema. rodei cyberpunk no RT OVERDRIVER sem nehum problema

Exato. Aqui mesmo eu não tive problemas com instabilidade em jogos (exceto no Tarkov) mas sim quando ia subir alguma virtualizar alguma coisa pra trabalhar e por mais que a carga na CPU nem seja tão alta assim, o PC se cagava todo quando subia o Ubuntu no WSL kkkkk

galera uma duvida

Aqui pegou -30 all core de primeira no 5800X3D, tem uns 6 meses, 0 erros. Porém parece que não aliviou tanto nas temps.
Nem sempre pegar -30 é ok, o meu processador mesmo funciona -30, mas ocorre que ele perde desempenho mesmo estando estável, atualmente uso -20, aquece mais, mas eu acabo tendo mais desempenho. Ainda mais se tratando de processadores com X3D que o clock é limitado, muitas vezes o limite máximo do clock é atingido e você não precisaria de -30.
Tem que ir fazendo bechmark pra descobrir onde vc tem mais desempenho, não é só estabilidade. Claro se a temperatura não for um problema.

o 7600x tbm é esquentadinho? to quase vendendo meu kit com o 5800x3d e pegando um 7600x

5800x3d é melhor que o 7600x...
mais ou menos igual na verdade

Users who are viewing this thread

Voltar