[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,023
esse negócio do processador vai funcionar ou não vai funcionar se não tiver a bios dando suporte é bem incerta, pode funcionar, pode não funcionar, é aleatório, o ideal mesmo é a bios ter o suporte adicionando o processador que aí é certo de funcionar, isso é igual memória ram da china, vc compra sem sua placa dizer que é compatível, pode funcionar como pra muitos funciona mas pra alguns não como foi meu caso que vivi uma vez com uma asgard samsung bdie
 
mas nao é assim que acontece, todo novo processador tem que ser adicionado na bios
Depende, se forem só algumas mudanças bem leves, tipo clocks diferentes, não precisa de tanto.
Acho que esse suporte dos IDs vem da Agesa, então basta a AMD já adicionar de antemão possíveis variações de CPU com relação aos clocks e TDP.
 
É porque eu estou pensando que elas podem não dar conta do "poder do processador" (entre aspas) se é que vcs me entendem. Tem algumas que mesmo dizendo que suportam esse processador, não são tão boas assim. É essa minha dúvida.

Cara, as B550 costumam ter um bom projeto no geral, se você pega a ASUS TUF B550m e a B550m Steel Legend por exemplo, conseguem empurrar até os CPU`s mais tops...
O VRM dessas placas melhoram muito comparado as B450 (que foram lançadas juntos com os Zen+), se você só usa um M.2 e a GPU, é besteira investir numa X570, a não ser que faça questão dos recursos e conexões extras.
 
As b550 em geral são bem parrudinhas, e o 1600x tem apenas 95W de TDP, tá tranquilo.
Vlw pela ajuda gente. Agora a última. Eu tenho um Gamemax GX600W 80plus gold. Vou Usar em uma RTX 3060ti Galax e no meu novo Ryzen 9 5900x, mas só pretendo fazer overclock quando eu pegar um fonte mais parruda 750w pra cima. Então gostaria de saber: Faço edições de vídeo no vegas pro e uso o Topaz Vídeo Enanced AI. Pode gerar um sobrecarga?
 
Vlw pela ajuda gente. Agora a última. Eu tenho um Gamemax GX600W 80plus gold. Vou Usar em uma RTX 3060ti Galax e no meu novo Ryzen 9 5900x, mas só pretendo fazer overclock quando eu pegar um fonte mais parruda 750w pra cima. Então gostaria de saber: Faço edições de vídeo no vegas pro e uso o Topaz Vídeo Enanced AI. Pode gerar um sobrecarga?
Maioria das 3060ti tem limite padrão de 200W, com alguns modelos específico indo até uns 275W, se não me engano (acho difícil ser seu caso). O 5900x é estourando ums 200W, então se vc colocasse ambos socados em 100% (cenário bem difícil), mesmo com memórias, discos e tudo mais deve nem chegar nos 500W, então diria que tá super tranquilo.
 
Gente o 5700x3d deu BO aqui porém acho que consegui resolver :)

Segunda:

Instalei, testei, tudo certo

Terça:

Tudo normal, porém à noite deu BSOD aqui : critical process died
E ficou assim a cada reinicialização, desliguei e fui dormir pensando no que fazer hoje...

Quarta (hj)
Formatei o PC e até então tudo ok, quando conectei na internet para atualizar o SO, deu o mesmo BSOD.

"Resolvi" fazendo:

1- Desmontei o PC todo, todos os cabos, retirei até a CPU
2- Atualizei a BIOS para a versão F7 (Estava na F4)
3- Coloquei CO nos best cores de -15 e -20 nos demais

Até agora, tudo bem.

Mas se acontecer de novo, o que pode ser ?

Não tem pinos tortos na CPU....

E quando usava o 5600 no mesmo sistema nunca deu BSOD.

Será que se acontecer pode ser a CPU ?
 
3- Coloquei CO nos best cores de -15 e -20 nos demais
Se continuar, primeira coisa que eu faria seria desligar o CO e ver se em stock dá problema.
 
Se continuar, primeira coisa que eu faria seria desligar o CO e ver se em stock dá problema.
Mas ai que tá irmão, antes, na BIOS F4, não estava disponível o CO para essa CPU. Então os travamentos aconteciam sem CO.

Quando atualizei para a versão F7, o CO agora está disponível e sem travamentos até agora.
 
Mas ai que tá irmão, antes, na BIOS F4, não estava disponível o CO para essa CPU. Então os travamentos aconteciam sem CO.

Quando atualizei para a versão F7, o CO agora está disponível e sem travamentos até agora.
Ah, pode ter sido algum problema da versão da bios mesmo então. É seguir usando e ver se dá bronca. Se der, tenta desligar o CO e também desligar o XMP pra ver se o problema se repete ou não.

Se rolar mesmo assim, pode ser alguma bronca na CPU mesmo.
 
Gente o 5700x3d deu BO aqui porém acho que consegui resolver :)

Segunda:

Instalei, testei, tudo certo

Terça:

Tudo normal, porém à noite deu BSOD aqui : critical process died
E ficou assim a cada reinicialização, desliguei e fui dormir pensando no que fazer hoje...

Quarta (hj)
Formatei o PC e até então tudo ok, quando conectei na internet para atualizar o SO, deu o mesmo BSOD.

"Resolvi" fazendo:

1- Desmontei o PC todo, todos os cabos, retirei até a CPU
2- Atualizei a BIOS para a versão F7 (Estava na F4)
3- Coloquei CO nos best cores de -15 e -20 nos demais

Até agora, tudo bem.

Mas se acontecer de novo, o que pode ser ?

Não tem pinos tortos na CPU....

E quando usava o 5600 no mesmo sistema nunca deu BSOD.

Será que se acontecer pode ser a CPU ?
provavelmente era a bios o problema, a f4 não tinha suporte nem ao 5800x3d ainda, ainda era agesa 1.2.0.7
 
3- Coloquei CO nos best cores de -15 e -20 nos demais

Não era pra ser ao contrário? Posso tá falando merda, mas offset negativo mais agressivo teria que ser aplicado nos melhores cores já que eles conseguem lidar melhor com essa relação clock x vcore.
 
Fala Galera! To pretendendo comprar esse processador no inicio de 2025, mas a placa-mãe estou pensando em comprar até agosto e listei duas opções de placas-mãe que achei interessantes pra esse processador. Porem tenho que ficar de olho na BIOS em relação aos processadores suportados, porque tenho um Ryzen 5 1600x em uma BIOSTAR B350GT5 Racing. Então gostaria de saber a opinião de vcs! Será que com algumas alterações na BIOS (se possível) eu conseguiria usar meu Ryzen 5 1600X em uma dessas duas opções ou compro o processador junto com a placa-mãe porque não vai dá? (obs.: não vou usar meu pc só pra jogos)

https://www.kabum.com.br/produto/113870/placa-mae-asus-prime-b550m-a-amd-am4-matx-ddr4
https://www.pichau.com.br/placa-mae-msi-pro-b550m-p-gen3-ddr4-socket-am4-m-atx-chipset-amd-b550-pro-b550m-p-gen3
Também pensei o seguinte. Tenho um SSD M.2 de 2tb da Kingspec e como ambas as placas tem 2 slots para M.2 então pensei: "Será que comprar junto um SSD M.2 de 240gb para o sistema operacional e o outro deixar para os programas e games em geral não ajudaria a melhorar o desempenho de leitura de dados das jogos, loadings, performance e por ai vai?"
 
Gente o 5700x3d deu BO aqui porém acho que consegui resolver :)

Segunda:

Instalei, testei, tudo certo

Terça:

Tudo normal, porém à noite deu BSOD aqui : critical process died
E ficou assim a cada reinicialização, desliguei e fui dormir pensando no que fazer hoje...

Quarta (hj)
Formatei o PC e até então tudo ok, quando conectei na internet para atualizar o SO, deu o mesmo BSOD.

"Resolvi" fazendo:

1- Desmontei o PC todo, todos os cabos, retirei até a CPU
2- Atualizei a BIOS para a versão F7 (Estava na F4)
3- Coloquei CO nos best cores de -15 e -20 nos demais

Até agora, tudo bem.

Mas se acontecer de novo, o que pode ser ?

Não tem pinos tortos na CPU....

E quando usava o 5600 no mesmo sistema nunca deu BSOD.

Será que se acontecer pode ser a CPU ?

Eu chuto que era o BIOS o problema, vi muitos reclamando sobre isso inclusive...
Para esses últimos lançamentos o ideal é já instalar com o BIOS atualizado para evitar estresse, ter um CPU mais simples para isso as vezes é uma mão na roda inclusive.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A minha mobo está funcionando com uma bios anterior ao lançamento do 5700X3D, logo, essa afirmação de que tem que ser adicionado na bios não é correta.
Mas cada CPU tem o seu perfil de frequências e tensões de operação, o ideal é sempre utilizar uma versão de BIOS que suporte nativamente o CPU para evitar problemas.
Ainda mais no AM4 que tem modelos para todos os gostos kk
 
Última edição:
Ah, pode ter sido algum problema da versão da bios mesmo então. É seguir usando e ver se dá bronca. Se der, tenta desligar o CO e também desligar o XMP pra ver se o problema se repete ou não.

Se rolar mesmo assim, pode ser alguma bronca na CPU mesmo.

provavelmente era a bios o problema, a f4 não tinha suporte nem ao 5800x3d ainda, ainda era agesa 1.2.0.7

Eu chuto que era o BIOS o problema, vi muitos reclamando sobre isso inclusive...
Para esses últimos lançamentos o ideal é já instalar com o BIOS atualizado para evitar estresse, ter um CPU mais simples para isso as vezes é uma mão na roda inclusive.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Mas cada CPU tem o seu perfil de frequências e tensões de operação, o ideal é sempre utilizar uma versão de BIOS que suporte nativamente o CPU para evitar problemas.
Ainda mais no AM4 que tem modelos para todos os gostos kk

Tudo OK aqui, boto fé que era a versão da BIOS mesmo...

O interessante é que entrei em contato com a gigabyte (antes de comprar o 5700x3d) perguntando:

"Bom dia.Por favor, me tira essa dúvida: Para usar o processador 5700X3D será necessário atualizar a BIOS da minha placa mãe? No momento estou usando a versão F4 junto com uma cpu 5600."

E recebi a seguinte resposta:

"Prezado(a), boa tarde!
O senhor está se referindo ao Ryzen 7 5700X3D? caso sim, não será necessário fazer atualização de Bios.

Atenciosamente,
GIGABYTE"

Não era pra ser ao contrário? Posso tá falando merda, mas offset negativo mais agressivo teria que ser aplicado nos melhores cores já que eles conseguem lidar melhor com essa relação clock x vcore.

Você tá certo, eu escrevi errado. Tá -15 nos dois melhores cores (0 e 1) e -10 nos demais.
 
Também pensei o seguinte. Tenho um SSD M.2 de 2tb da Kingspec e como ambas as placas tem 2 slots para M.2 então pensei: "Será que comprar junto um SSD M.2 de 240gb para o sistema operacional e o outro deixar para os programas e games em geral não ajudaria a melhorar o desempenho de leitura de dados das jogos, loadings, performance e por ai vai?"
Então gente! O que vcs acham? Será que vai dar no mesmo ou vai ser melhor para o Hardware ler o Games e Softwares?
 
Fala galera, beleza? Me tirem uma dúvida, atualmente possuo as seguintes config:
-Ryzen 5 5600
-Placa de vídeo RTX 2060 ROG STRIK
-Memória ram Corsair Vengeance 2x8gb 3600mhz
-Placa mãe b450m gaming plus da ASUS
-Fonte 600w 80 plus bronze
-1 m.2 1tb de espaço
-1 hd de 1tb
-1 ssd de 120gb

A dúvida é: Quero trocar minha placa e processador, minha placa mãe é AM4 então queria um processador AM4, vi algumas análises do RYZEN 7 5800X e o RYZEN 7 5700X3D, estou em dúvida sobre qual comprar, visto que também vou trocar minha placa de vídeo para uma RTX 4070 ou 4070 SUPER já que ambas estão com uma diferença de 200$ no valor final. Também vou pegar uma fonte, pensando na Corsair CV750W. Qual processador encaixaria melhor com uma 4070? Costumo jogar COD Warzone e CS2.
 
Fala galera, beleza? Me tirem uma dúvida, atualmente possuo as seguintes config:
-Ryzen 5 5600
-Placa de vídeo RTX 2060 ROG STRIK
-Memória ram Corsair Vengeance 2x8gb 3600mhz
-Placa mãe b450m gaming plus da ASUS
-Fonte 600w 80 plus bronze
-1 m.2 1tb de espaço
-1 hd de 1tb
-1 ssd de 120gb

A dúvida é: Quero trocar minha placa e processador, minha placa mãe é AM4 então queria um processador AM4, vi algumas análises do RYZEN 7 5800X e o RYZEN 7 5700X3D, estou em dúvida sobre qual comprar, visto que também vou trocar minha placa de vídeo para uma RTX 4070 ou 4070 SUPER já que ambas estão com uma diferença de 200$ no valor final. Também vou pegar uma fonte, pensando na Corsair CV750W. Qual processador encaixaria melhor com uma 4070? Costumo jogar COD Warzone e CS2.
R7 5700x3d sem duvidas, mas atualize a bios antes
Sobre a fonte se ela for de QUALIDADE ela aguenta uma 4070 ou 4070 Super sem problemas, que modelo é?
Em vez de trocar a fonte se ela for de qualidade venda essas ram e pegue um kit 2 x 16gb 3200Mhz
 
Então gente! O que vcs acham? Será que vai dar no mesmo ou vai ser melhor para o Hardware ler o Games e Softwares?
Eu diria que é praticamente indiferente em termos de desempenho.
 
R7 5700x3d sem duvidas, mas atualize a bios antes
Sobre a fonte se ela for de QUALIDADE ela aguenta uma 4070 ou 4070 Super sem problemas, que modelo é?
Em vez de trocar a fonte se ela for de qualidade venda essas ram e pegue um kit 2 x 16gb 3200Mhz
Salve mestre, vlw por ter respondido, sobre a fonte é da gamemax, mas tenho ela a um bom tempo, também estou pensando em um water cooler, tem alguma indicação?.
Sobre as memórias vou dar uma olhada, pois comprei essas que falei ano passado, então queria esperar um pouco.
 
Salve mestre, vlw por ter respondido, sobre a fonte é da gamemax, mas tenho ela a um bom tempo, também estou pensando em um water cooler, tem alguma indicação?.
Sobre as memórias vou dar uma olhada, pois comprei essas que falei ano passado, então queria esperar um pouco.
eu manteria a gamemax se ela for daquelas com projeto descente
WC eu recomendo um LS520, XPG LEVANTE, H100i
E as memorias pra CS ok, mas tem muito jogo que usa até 28gb de ram (tarkov e hogwarts legacy), outros como the last of us, warzone ... podem usar até 20gb
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo