[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Amigos,

Chegou o menino r7 1700 + x370 gaming pro carbon.

Ja começaram os problemas, não sei se o chip e ruim ou eu sou ruim, tomara qu seja eu!
Entrei na Bios e coloquei 3,7 com vcore stock (1.2v) e me deu black screen. Só consegui estabilizar 3.7 com 1.25v na bios com LLC em mode 1 (as vezes joga para 1.28v) durante um cinebench da vida, com temperaturas de 55 graus.
Tentei 3.8 e o menino so ficou estavel com 1,32v na bios com LLC em mode 1 jogando para 1.34v, porem quando entrei no BF o jogo tava horrivel, tinha uns master stturerings dos fps cairem de 100 - 60-55 e depois voltava a 70 e do nada subia para 100, estranho.
Memorias sao Dual Rank 2400 Corsair, consegui 2666 com 1.28v, ta certo isso produção??
Estas voltagens estão normais? ou o chip é ruim mesmo?
O que eu posso fazer para subir mais essas memórias, timmings, voltagem?

obs;Fiz 6300 pontos com 3.8 no Time Spy, to achando muuuuito pouco, na net a galera faz cerca 8300 a 3.9, sera que é o meu Windows (formatado)

Valeu a Ajuda!
 
a placa mae eh ruim e eu tentei avisar...

Cara, pode até ser mesmo, mas inadmissivel todos os problemas serem derivados dela.
No YT varias pessoas jogam a 4.0 com 1.35-1.38v com msi B350 e X370 tanto igual a minha quanto titanium
 
Cara, pode até ser mesmo, mas inadmissivel todos os problemas serem derivados dela.
No YT varias pessoas jogam a 4.0 com 1.35-1.38v com msi B350 e X370 tanto igual a minha quanto titanium

youtube eh piada, nao significa nada, vc viu algum video de alguem rodando algum teste de estabilidade confiavel nessas placas? passa esse 1700 pra cá deixa eu ver
 
youtube eh piada, nao significa nada, vc viu algum video de alguem rodando algum teste de estabilidade confiavel nessas placas? passa esse 1700 pra cá deixa eu ver

Eu tava vendo esse video, e nao desabilitei no *turbo boost*, não sei o quanto isso influencia, mas já é um caminho a se tentar.
Queria chegar a 2933 nas memórias, no meu antigo 7700k, jogava elas a 3000 com voltagem 1.24v.


obs: como assim passa prá cá? kkkkkkkkkkk
 
Amigos,

Chegou o menino r7 1700 + x370 gaming pro carbon.

Ja começaram os problemas, não sei se o chip e ruim ou eu sou ruim, tomara qu seja eu!
Entrei na Bios e coloquei 3,7 com vcore stock (1.2v) e me deu black screen. Só consegui estabilizar 3.7 com 1.25v na bios com LLC em mode 1 (as vezes joga para 1.28v) durante um cinebench da vida, com temperaturas de 55 graus.
Tentei 3.8 e o menino so ficou estavel com 1,32v na bios com LLC em mode 1 jogando para 1.34v, porem quando entrei no BF o jogo tava horrivel, tinha uns master stturerings dos fps cairem de 100 - 60-55 e depois voltava a 70 e do nada subia para 100, estranho.
Memorias sao Dual Rank 2400 Corsair, consegui 2666 com 1.28v, ta certo isso produção??
Estas voltagens estão normais? ou o chip é ruim mesmo?
O que eu posso fazer para subir mais essas memórias, timmings, voltagem?

obs;Fiz 6300 pontos com 3.8 no Time Spy, to achando muuuuito pouco, na net a galera faz cerca 8300 a 3.9, sera que é o meu Windows (formatado)

Valeu a Ajuda!
Ja tá na ultima versão de BIOS?
Essa ultima leva de att que a MSi soltou recentemente tem descrito um aumento de opções na BIOS.


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Junto com a leva "mensal" saiu att pra minha placa tb. Alguém com placa MSI ja testou a BIOS "do mes"?
Sempre tenho receio de att pois meu sistema ta estável e nao quero estragar tudo com BIOS cagada.

Eu procurei na net mas não ficou muito claro a utilidade desse" Above 4G Decoding" e quais melhoras seriam nas funções da BIOS

- Improved Intel 600P M.2 compatibility.
- Enhanced board explorer function.
- Improved post time.
- Support "Above 4G Decoding" function.
 
Ja tá na ultima versão de BIOS?
Essa ultima leva de att que a MSi soltou recentemente tem descrito um aumento de opções na BIOS.


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Junto com a leva "mensal" saiu att pra minha placa tb. Alguém com placa MSI ja testou a BIOS "do mes"?
Sempre tenho receio de att pois meu sistema ta estável e nao quero estragar tudo com BIOS cagada.

Eu procurei na net mas não ficou muito claro a utilidade desse" Above 4G Decoding" e quais melhoras seriam nas funções da BIOS

- Improved Intel 600P M.2 compatibility.
- Enhanced board explorer function.
- Improved post time.
- Support "Above 4G Decoding" function.


Sim ultima BIOS!
O tempo de post melhorou absurdamente!

O que seria esse att?
 
Sim ultima BIOS!
O tempo de post melhorou absurdamente!

O que seria esse att?
att = era pra ter escrito atualização

Poisé.. sobre o tempo de post: Qual o seu tempo de post? A minha placa, com bios antiga já, ainda AGESA 1.0.0.4, demora 5 segundos. O Boot uns mais uns 10. Não vejo muito espaço pra melhorar o post.
Sabe aquele cagaço de atualizar e fazer oq tava perfeito começar a dar problema?
Aki as memos estao a 3200mhz via XMP, nao tenho problema de instabilidade e tal, nem o post ( ou ate mesmo o boot) me encomoda.
 
att =atualização

Poisé.. sobre o tempo de post: Qual o seu tempo de post? A minha placa, com bios antiga já, ainda AGESA 1.0.0.4, demora 5 segundos. O Boot uns mais uns 10. Não vejo muito espaço pra melhorar o post.
Sabe aquele cagaço de atualizar e fazer oq tava perfeito começar a dar problema?
Aki as memos estao a 3200mhz via XMP, nao tenho problema de instabilidade e tal, nem o post ( ou ate mesmo o boot) me encomoda.

Aqui as memos é 2400 por xpm, para subir mais e over, teve ter algum tweek para fazer isso. Na minha antiga Z170 era só setar e ser feliz, agora essa, ta meio dificil, ainda mais pelo fato de ser dual rank e talz!
Eu não aceito o fato de a placa mae ser "ruim" e o over sair tosco, deve ser configuração, todos os reviews elogiaram essa placa, so alertaram que os vrm eram esquentados para deixar em 4.0 semum gabinete com boa refrigeração.
A sua MSI, como ela faz o over?
 
Aqui as memos é 2400 por xpm, para subir mais e over, teve ter algum tweek para fazer isso. Na minha antiga Z170 era só setar e ser feliz, agora essa, ta meio dificil, ainda mais pelo fato de ser dual rank e talz!
Eu não aceito o fato de a placa mae ser "ruim" e o over sair tosco, deve ser configuração, todos os reviews elogiaram essa placa, so alertaram que os vrm eram esquentados para deixar em 4.0 semum gabinete com boa refrigeração.
A sua MSI, como ela faz o over?
Não faço ideia, não tenho paciência pra overclock :haha::haha::haha:. Só de pensar em entrar em BIOS mudar Vcore, isso e aquilo e ficar testando estabilidade.. nsc nsc nsc.. tem muito conteúdo no XVIDEOS pra ver!!!

Mas pelo que eu vi pela internet toda, é exatamente como vc falou. Com certeza vc deve ter um cuidado maior na refrigeração dos VRMs dessa placa, ainda mais fazendo over num 8core, mas subir um ryzen pra 3.8Ghz não é nada demais. A maioria consegue, mesmo com VRMs piores que o da sua placa. Infelizmente alguns chips sao bem famintos e pedem o VCORE bem alto. 4GHZ com 1.35V de VCORE - serio pra vc que nem em TAICHI eu vi. E os R7 costumam pedir muitooo VCORE qdo passam de 3.8ghz.
Tenta começar com over no CPU com as memorias em 2133Mhz msm pra vc comecar a separa oq q ta pegando.. se a instabilidade e sua memo a 2666 ou o CPU.

outra coisa, vc testou o BF1 com tudo em stock pra ver se vc tem esse mesmo frame drop ai?
 
Não faço ideia, não tenho paciência pra overclock :haha::haha::haha:. Só de pensar em entrar em BIOS mudar Vcore, isso e aquilo e ficar testando estabilidade.. nsc nsc nsc.. tem muito conteúdo no XVIDEOS pra ver!!!

Mas pelo que eu vi pela internet toda, é exatamente como vc falou. Com certeza vc deve ter um cuidado maior na refrigeração dos VRMs dessa placa, ainda mais fazendo over num 8core, mas subir um ryzen pra 3.8Ghz não é nada demais. A maioria consegue, mesmo com VRMs piores que o da sua placa. Infelizmente alguns chips sao bem famintos e pedem o VCORE bem alto. 4GHZ com 1.35V de VCORE - serio pra vc que nem em TAICHI eu vi. E os R7 costumam pedir muitooo VCORE qdo passam de 3.8ghz.
Tenta começar com over no CPU com as memorias em 2133Mhz msm pra vc comecar a separa oq q ta pegando.. se a instabilidade e sua memo a 2666 ou o CPU.

outra coisa, vc testou o BF1 com tudo em stock pra ver se vc tem esse mesmo frame drop ai?

Xvideos :bwahaha::bwahaha::bwahaha::bwahaha::bwahaha:

Cara eu vou tentar, sou Brasileiro!
No BF1 nao testei em stock, foi um erro. To achando que versao do windows e ruim, pq tem umas modifcações manja, de inciar e talz.
1.34v para 3.8 entao esta na média, a temp nem passa de 55-60 rodando um prime95 da vida.

Valeu Brother, vou postando o progresso aqui!


Se eu tiver :thatfeel:
 
Xvideos :bwahaha::bwahaha::bwahaha::bwahaha::bwahaha:

Cara eu vou tentar, sou Brasileiro!
No BF1 nao testei em stock, foi um erro. To achando que versao do windows e ruim, pq tem umas modifcações manja, de inciar e talz.
1.34v para 3.8 entao esta na média, a temp nem passa de 55-60 rodando um prime95 da vida.

Valeu Brother, vou postando o progresso aqui!


Se eu tiver :thatfeel:

Poiseh, pq pelo que vc falou ai, seu VCORE ta de boas.. nego pra chegar em 4.0Ghz joga 1.4V+ ( ja vi ate 1.45V)
Mas pra ser sincero, acho que nessa MoBo sua não é muito recomendado vc deixar acima de 3.8Ghz pra uso diario, a nao ser que vc mora nas Serras Gauchas ou então vc coloque vento em cima do VRM

Esse problema do jogo ai tem muito mais cara de Software do que Hardware
 
Pessoal, boa noite, tudo bem?
To com meu R7 1700 numa Aorus K7 gaming... seguinte, quando fui montar... percebi que tinha evaporado todo meu alcool isopropilico, dessa forma acabei aplicando o stock cooler com elastomero mesmo... kkkkkk ( vou comprar alcool e trocar obviamente depois).
Mas por enquanto to usando a frequencia em stock... queria saber como funciona isso exatamente, quando ele faz o turbo (boost) ele faz um OC ou na verdade ele faz um boost em alguns cores?

Agora eu quero fazer um over, vou desativar o boost... e quero saber quanto eu devo levar meu R7 pra ter um over bacana e um desempenho, usando cooler box com elastomero... o que acham?
Lembrando que logo menos vou comprar alcool isopropilico pra trocar a pasta termica...
 
Imagina... BF1 nem é bugado... hahaha... eu aposto no jogo. :D
 
Pessoal, boa noite, tudo bem?
To com meu R7 1700 numa Aorus K7 gaming... seguinte, quando fui montar... percebi que tinha evaporado todo meu alcool isopropilico, dessa forma acabei aplicando o stock cooler com elastomero mesmo... kkkkkk ( vou comprar alcool e trocar obviamente depois).
Mas por enquanto to usando a frequencia em stock... queria saber como funciona isso exatamente, quando ele faz o turbo (boost) ele faz um OC ou na verdade ele faz um boost em alguns cores?

Agora eu quero fazer um over, vou desativar o boost... e quero saber quanto eu devo levar meu R7 pra ter um over bacana e um desempenho, usando cooler box com elastomero... o que acham?
Lembrando que logo menos vou comprar alcool isopropilico pra trocar a pasta termica...

Galera num anda reclamando do cooler box mesmo coma basta termica que vem nele nao.
o Ryzen joga ate 2 cores pra frequencia de Boost dele, o meu aki chega com 2 cores ate 4.1ghz e os outros permanecem em 3.6ghz
 
Pessoal, boa noite, tudo bem?
To com meu R7 1700 numa Aorus K7 gaming... seguinte, quando fui montar... percebi que tinha evaporado todo meu alcool isopropilico, dessa forma acabei aplicando o stock cooler com elastomero mesmo... kkkkkk ( vou comprar alcool e trocar obviamente depois).
Mas por enquanto to usando a frequencia em stock... queria saber como funciona isso exatamente, quando ele faz o turbo (boost) ele faz um OC ou na verdade ele faz um boost em alguns cores?

Agora eu quero fazer um over, vou desativar o boost... e quero saber quanto eu devo levar meu R7 pra ter um over bacana e um desempenho, usando cooler box com elastomero... o que acham?
Lembrando que logo menos vou comprar alcool isopropilico pra trocar a pasta termica...

Elastômetro você diz, thermal pad? Era melhor pasta de dente...

Não vai fazer muita diferença desabilitar o turbo. O ryzen roda bem frio em jogos em clock padrão. Mas eu não arriscaria fazer nada mais pesado com ele enquanto não botar uma pasta térmica decente.

Só dá pra fazer over significante no 1700 com cooler stock se você tiver um golden chip. Talvez com uma pasta térmica higher end, e boa voltagem você consiga 3.75ghz abaixo de 80 graus num ambiente com baixa temperatura e gabinete com boa ventilação, mas vai de sorte de ter um bom exemplar.

O Ryzen na prática roda em 3200 nos 8 cores, e boost em 1 único thread para 3.75, não dá pra customizar turbo independente por quantidade de cores em uso. O que eu achei uma das maiores desvantagens do Ryzen. Pra piorar, se você aplicar overclock, o turbo de single core desliga. Ou seja, se você não fizer over nos 8 cores para pelo menos 3.75ghz, você vai perder performance single thread.
O máximo de over que consegui no meu 1700 com cooler stock sem que ele passasse de 80 graus foi 3.6ghz. Para multithread, para jogos pesados, Ok, mas para outras aplicações estava perdendo um pouco de performance single thread.

Sabe o que é pior? Se você desfizer o over no Ryzen Master, o turbo single thread não reabilita, precisa reiniciar o computador.

Realistamente no 1700 espere um over de 3.8ghz abaixo de 1.4volts com um bom cooler air ou Water 240mm. 3.9 abaixo de 1.4 volts (que é o limite de segurança) só se tiver sorte.

Tenho um péssimo exemplar que não segura 3.9ghz abaixo de 1.4 volts.
A 3.8ghz com 1.375 volts a temperatura chega a 73 num cryorig h5 com um gabinete com ventilação EXCELENTE e 21 graus ambiente. Portanto, um Noctua U12s, Deepcool V2 ou Cryorig H7 é o mínimo ar que eu recomendo pra ter um over garantido pra 3.8ghz. Um hyper 212x vai rodar quente.

WC não manjo muito porque não gosto então não posso opinar.

Dito isso, você pode tentar jogar com um over semi-estável com voltagem bem menor. Diferente do meu antigo i5, rodar abaixo da voltagem que sabia ser a minima pra ficar estável causava travamentos aleatórios mesmo com pouco uso. Mas isso não acontece com o Ryzen. Abaixo de uma voltagem comprovada com alta carga, o processador parece estar estável em cargas leves sem travar. Por isso muita gente que não fez testes adequados de estresse tem relatado voltagens tão otimistas em seus overs sem terem travado apenas jogando.
 
Última edição:
Poiseh, pq pelo que vc falou ai, seu VCORE ta de boas.. nego pra chegar em 4.0Ghz joga 1.4V+ ( ja vi ate 1.45V)
Mas pra ser sincero, acho que nessa MoBo sua não é muito recomendado vc deixar acima de 3.8Ghz pra uso diario, a nao ser que vc mora nas Serras Gauchas ou então vc coloque vento em cima do VRM

Esse problema do jogo ai tem muito mais cara de Software do que Hardware

Imagina... BF1 nem é bugado... hahaha... eu aposto no jogo. :D

Cara , eu tava na hora da janta, testei em 3.7 vcore 1.25v, as memorias 2666 com 1.3v e o BF1, está inviavel, quedas absurdas até 30 fps, sttuterings monstros, nossa decepcionado mesmo. Pegando como base meu i7 nao dava sttutering nem stock, sem falar que performance ta baixa d+, rodando a 65-75 fps num 1080Ti.
Vi agora que tem uma bios nova, to com a 1.7, vamos tentar essa 1.8 e ver qual que vai ser.
Aqui em casa ta muito errado, a performance nao tem nada a ver com o que deveria ser. To ficando sem saber o que fazer brother!

Será que é driver 384.94?
Ou aquelas tranqueiras que vem da MSI?
 
Cara , eu tava na hora da janta, testei em 3.7 vcore 1.25v, as memorias 2666 com 1.3v e o BF1, está inviavel, quedas absurdas até 30 fps, sttuterings monstros, nossa decepcionado mesmo. Pegando como base meu i7 nao dava sttutering nem stock, sem falar que performance ta baixa d+, rodando a 65-75 fps num 1080Ti.
Vi agora que tem uma bios nova, to com a 1.7, vamos tentar essa 1.8 e ver qual que vai ser.
Aqui em casa ta muito errado, a performance nao tem nada a ver com o que deveria ser. To ficando sem saber o que fazer brother!

Será que é driver 384.94?
Ou aquelas tranqueiras que vem da MSI?
Pode ser updates de drivers zoados do windows 10. Da uma.jogada em modo janela monitorando o uso do cpu e memoria com processos rodando no fundo. Eu desabilitaria o windows update e atualizaria manualmente todos os drivers, desabilitaria serviços rodando no fundo e o antinvirus. Veja se os jogos realmente não tão saturando as threads que eles usam, mas acho que não.
 
Cara , eu tava na hora da janta, testei em 3.7 vcore 1.25v, as memorias 2666 com 1.3v e o BF1, está inviavel, quedas absurdas até 30 fps, sttuterings monstros, nossa decepcionado mesmo. Pegando como base meu i7 nao dava sttutering nem stock, sem falar que performance ta baixa d+, rodando a 65-75 fps num 1080Ti.
Vi agora que tem uma bios nova, to com a 1.7, vamos tentar essa 1.8 e ver qual que vai ser.
Aqui em casa ta muito errado, a performance nao tem nada a ver com o que deveria ser. To ficando sem saber o que fazer brother!

Será que é driver 384.94?
Ou aquelas tranqueiras que vem da MSI?
Vc disse q tá com versão de Win mexida. Essa versão q vc tá é baseada em qual versao do win? 1703 - Creators update?
Tiveram varios relatos de problemas com versoes mais antiga do win 10, aindamasi mexida.
tem como colocar a versao mais atual do Win sem MODs ai pra ver nao?
 
Pode ser updates de drivers zoados do windows 10. Da uma.jogada em modo janela monitorando o uso do cpu e memoria com processos rodando no fundo. Eu desabilitaria o windows update e atualizaria manualmente todos os drivers, desabilitaria serviços rodando no fundo e o antinvirus. Veja se os jogos realmente não tão saturando as threads que eles usam, mas acho que não.

Eu uso oafterburner, o processador trabalha frio e aliviado e a vga com pouco uso, isso que ta estranho. O pior de tudo é aquele temo do tyme spy, roda a 18-25fps, ja no bench vai "normal".

Vc disse q tá com versão de Win mexida. Essa versão q vc tá é baseada em qual versao do win? 1703 - Creators update?
Tiveram varios relatos de problemas com versoes mais antiga do win 10, aindamasi mexida.
tem como colocar a versao mais atual do Win sem MODs ai pra ver nao?

Eu to tão puto que ja to fazendo isso, to colocando uma versão 1703 com updates de agosto 2017.
Também atualizei a bios, o vcore do processador ja apareceu a 1.11v em stock.. mas como voltei agora para o trabalho nem consegui mexer direito.
 
Ja tá na ultima versão de BIOS?
Essa ultima leva de att que a MSi soltou recentemente tem descrito um aumento de opções na BIOS.


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Junto com a leva "mensal" saiu att pra minha placa tb. Alguém com placa MSI ja testou a BIOS "do mes"?
Sempre tenho receio de att pois meu sistema ta estável e nao quero estragar tudo com BIOS cagada.

Eu procurei na net mas não ficou muito claro a utilidade desse" Above 4G Decoding" e quais melhoras seriam nas funções da BIOS

- Improved Intel 600P M.2 compatibility.
- Enhanced board explorer function.
- Improved post time.
- Support "Above 4G Decoding" function.
4G em placa amd ?
 
Upgrade pra isso aí é a reciclagem eletrônica, sem querer ofender. Qualquer coisa que comprar para encaixar aí terá de garimpar muito para achar peças usadas que não vão melhorar quase nada no desempenho por ser uma arquitetura muito antiga.
Se está ruim de grana pode tentar pegar:
- FX-4300
- GA-78LMT-USB3
- Kingston HyperX FURY
Total <R$1000

Se precisar de algo mais barato só falar. Qual o uso do PC?

O uso é para games e dia a dia. Vou ver sobre essas peças que você indicou, vlw
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo