[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,023
Estava pesquisando sobre a disparidade acima do normal entre os resultados de performance e térmicos dos diversos reviews sobre o 8700K.

Inicialmente achei que fosse culpa das diferentes metodologias utilizadas nos teste mas me deparei novamente com o comentário sobre a questão do turbo, dessa vez confirmada pela própria Intel. Eis que na nova política de especificação da Intel, vários exemplares do mesmo modelo de CPU podem e vão ter clocks turbo totalmente diferentes para todos os cores - literalmente a loteria do silício.

"We’re no longer disclosing this level of detail as its proprietary to Intel. Intel only specifies processor frequencies for base and single-core Turbo in our processor marketing and technical collateral, such as ARK, and not the multi-core Turbo frequencies. We’re aligning communications to be consistent. All Turbo frequencies are opportunistic given their dependency on system configuration and workloads."

Em resumo, a Intel só vai especificar o clock base e o turbo máximo, este que opera em um core. Tudo que ficar no meio dos dois é loteria.

Comparativamente:

7700K
Turbo SIngle Core: 4.5GHz
Turbo todos os Cores ( não AVX ): 4.4GHz
Clock base ( Turbo AVX ): 4.2GHz

8700K
Turbo Single Core: 4.7GHz
Turbo todos os Cores ( não AVX ): loteria
Clock base ( Turbo AVX ): 3.7GHz

Basicamente os clocks para multi-core ficam em suspenso e não há como comparar performance entre processadores do mesmo modelo neste cenário, ainda que se tenha sistemas exatamente iguais.
Eu fico pensando em como ficarão os processadores da série que não é destravada para overclock, como o i5 8400.

https://www.extremetech.com/computi...quencies-making-motherboard-tuning-impossible
Anota aí: não tardará para apresentarem uma class action contra a Intel.
 
Vai ficar filé com esse r5 1600. Tenho um 1600x com uma A320 e so satisfação até agora. Mercado brasileiro é uma desgraça pra produtos de tecnologia, poucas opções e preços altíssimos.
Com essa A320 não rola nem de dar aquela subida no clock sem mexer nas tensões? (Não que eu preciso de OC, mas só pra saber mesmo)
 
Com essa A320 não rola nem de dar aquela subida no clock sem mexer nas tensões? (Não que eu preciso de OC, mas só pra saber mesmo)
Se não em engano é travado para over.
 
Com essa A320 não rola nem de dar aquela subida no clock sem mexer nas tensões? (Não que eu preciso de OC, mas só pra saber mesmo)

Sim. É possivel dar so uma mexida no multiplicador. Mas, sinceramente nem lembro na minha placa A320 o que tem de opção disponível. O que não tem de certeza são os vários ajustes finos que se pode fazer numa placa com chipset superior.
 
Sim. É possivel dar so uma mexida no multiplicador. Mas, sinceramente nem lembro na minha placa A320 o que tem de opção disponível. O que não tem de certeza são os vários ajustes finos que se pode fazer numa placa com chipset superior.
Ah, maravilha então. Se der pra dar uma mexida, vou fazer como o colega acima fez. Só colocar o clock no nível do turbo boost e deixar.
 
Huhauhau, preferia esse turbo aqui. esse sim funcionava. :mr2::mr2::mr2::mr2::mr2::mr2:

286Frontal.png

Hahahahahaha...
Mas olha isso aí é Heresia... KKKKKK minha barriga tá doendo kkkkkk
 
Hahahahahaha...
Mas olha isso aí é Heresia... KKKKKK minha barriga tá doendo kkkkkk
Pelo meno o LED ligava, aí já acionava o moto psicológico e pra gente tudo ficava mais rápido. kkkkkkkkkk
 
Bem isso, mas pra placa pra 1151 (Z270, B250, H270), vejo um monte, com vários designs, várias faixas de preço e mesmo algumas baratas com cover IO e leds.
A segunda leva de chipset 1151 (200) foi baseada na série 100 que foi lançada em 2015. Aí fica mais fácil ter vários modelos com diferentes faixas de preço. Em alguns casos pode ter redução de preço.

Por exemplo, pegue o modelo Asus Z170-K e Asus Prime Z270K. A 270K tem features adicionais, troca de posição de slot PCI e mudança "cosmética", porém na essência é a mesma placa-mãe:
https://www.asus.com/us/Product-Compare/?products=xymqYnwgg4Ptsz2I,T9GZEtCCnD2qhVnU&b=0

No caso do chipset do Ryzen é a primeira leva. Além disso por aqui o preço está com "gordura" excessiva. A segunda leva de chipset para o Ryzen+ 12nm deve ser baseada na série atual e até lá teremos mais opções.


Com essa A320 não rola nem de dar aquela subida no clock sem mexer nas tensões? (Não que eu preciso de OC, mas só pra saber mesmo)
Tinha placa-mãe da Asrock B350 por 380-400 reais em promoção um tempo atrás. Só que acabou rápido o estoque.
Se ficar de olho nas lojas sempre tem promo semanalmente.
 
Última edição:
É...deu ruim . Tem um amigo vindo do exterior em novembro e eu ia aproveitar pra pegar mais 2x4gb totalizando 16gb, porém dei uma olhada no QVL da B350 Prime e lá diz que não rola 4 slots no modelo da Corsair LPX que tenho

Bom dia/Boa tarde
Exato, se não está marcada na lista de slots (últimas colunas), logo não é compatível neste número de slots preenchidos com tal Memória RAM e seu respectivo Part Number.

Segue a lista QVL (Qualified Vendors List) de marcas/modelos de Memória RAM testados e certificados conforme slots instalados, chips utilizados e part numbers, para total compatibilidade desde que marcadas nos slots que irá instalar. Lembrando que tal lista é presente no manual do produto (para alguns modelos) e atualizações (quando existentes), em nosso site:

Somente as listas “Memory”, "DIMM", "DRAM" ou "QVL"...

http://dlcdnet.asus.com/pub/ASUS/mb...60.688337982.1506947180-1448349156.1479905316

Marcas/modelos ausentes da lista, não podemos afirmar quanto a compatibilidade.

O uso de memórias ausentes, misturadas, diferentes da lista, de diferentes chips fica ao risco do usuário, podendo ser ou não compatíveis. Caso não seja, sempre é recomendado trocá-las no prazo determinado pela revenda da qual adquiriu o produto, de preferência por modelos presentes na lista QVL.

O jeito vai ser anunciar minhas 2x4 e pedir pra ele trazer um kit 2x8 :feelbad:
 
É...deu ruim . Tem um amigo vindo do exterior em novembro e eu ia aproveitar pra pegar mais 2x4gb totalizando 16gb, porém dei uma olhada no QVL da B350 Prime e lá diz que não rola 4 slots no modelo da Corsair LPX que tenho
Qual modelo Corsair LPX (código) ?
 
E por falar em jogos. Vejo vários review e não entendo algumas coisas... O cara compara um i7 7700K VS R7 1800X, ai fala assim:
- Vc viu o desempenho dele em 1080p? cara o intel espanca o AMD.

Sim é verdade, em muitos jogos isso é fato. Mas ai me pergunto o seguinte:
- O cara que monta um PC GAMER, pra jogar em 1080p e escolhe um i7 7700K tem problemas mentais sérios. Por deus do céu, em 2017 se o cara quer jogar em 1080p um Pentium atende ele tranquilamente.

Mas pera ai.. num é pra 1080p que quanto "mais forte" o processador melhor?
Pra 1080P o 7700K é sim uma boa opção com seu ipc forte já que em 1080P processador dá uma BOA DIFERENÇA nos fps.
Não vejo é sentido em pegar processador forte pra jogar em alta resolução (4K) já que ai tudo fica pra GPU.
Não é atoa que i7, i5, R7, R5 em 4K todos tem o mesmo fps, coisa BEM diferente em 1080P.
Apesar de eu não gostar de Intel, o 7700K é sim um bom processador pra quem almeja FPS e em 1080P o processador é quem dá a grande diferença.
 
Mas pera ai.. num é pra 1080p que quanto "mais forte" o processador melhor?
Pra 1080P o 7700K é sim uma boa opção com seu ipc forte já que em 1080P processador dá uma BOA DIFERENÇA nos fps.
Não vejo é sentido em pegar processador forte pra jogar em alta resolução (4K) já que ai tudo fica pra GPU.
Não é atoa que i7, i5, R7, R5 em 4K todos tem o mesmo fps, coisa BEM diferente em 1080P.
Apesar de eu não gostar de Intel, o 7700K é sim um bom processador pra quem almeja FPS e em 1080P o processador é quem dá a grande diferença.

Mais o melhor negócio hoje pra qm gosta de 4k é ir de Pentium + h110 com uma 1080ti :bwahaha:

mais é sério
 
Mais o melhor negócio hoje pra qm gosta de 4k é ir de Pentium + h110 com uma 1080ti :bwahaha:

mais é sério

Isso eu sei, pra 4K processador ta lá só pra fazer nada kkkk
Mas ele ai diz que não sabe como alguem compra processador forte pra Full HD..
Que eu saiba processador forte é pra Full HD mesmo, pra 4K qualquer um tem mesmo fps já que a gpu é quem vai mandar.
Generalizando no mundo dos games kkkk
 
Isso eu sei, pra 4K processador ta lá só pra fazer nada kkkk
Mas ele ai diz que não sabe como alguem compra processador forte pra Full HD..
Que eu saiba processador forte é pra Full HD mesmo, pra 4K qualquer um tem mesmo fps já que a gpu é quem vai mandar.
Generalizando no mundo dos games kkkk

Sim, e hoje no mercado infelizmente o melhor proc pra full hd é o i7, obviamente falando só de altas taxas pra quem vai usufruir desse aspecto.
 
Isso eu sei, pra 4K processador ta lá só pra fazer nada kkkk
Mas ele ai diz que não sabe como alguem compra processador forte pra Full HD..
Que eu saiba processador forte é pra Full HD mesmo, pra 4K qualquer um tem mesmo fps já que a gpu é quem vai mandar.
Generalizando no mundo dos games kkkk
Não é tão simples assim abiguinhos, o processador vai fazer o mesmo trabalho que faria me 1080p se ele for rodar em 4k 60fps, quando altera a resolução e os efeitos gráficos quem sofre é a placa de vídeo, agora se vc for jogar o mesmo jogos no mesmo local com mesma quantidade de NPC e só mudar resolução e efeito o processador vai ter o mesmo trabalho só jogando todo o trabalho para a GPU. Não é que se vc jogar um jogo com um processador que não conseguiu rodar em 60fps em 1080p que se colocar uma 1080TI e rodar a 4k que daí ele vai conseguir rodar. Acontece que o processador vai rodar na mesma quantidade de frames. As vezes falando assim vocês podem confundir alguns leitores mais leigos.
Experimenta colocar um the witcher 3 na praça de novigradi a 30 fps travado e depois a 60 pra vc ver como o trabalho do processador e da GPU cai pela metade só limitando os quadros. O processador ai trabalhar mais para rodar mais FPS, a GPU vai na qualidade, Então se tiver uma placa de vídeo que rode a 8k em 60fps o trabalho do processador é o mesmo, não que vai jogar o trabalho do processador para a GPU é que ela não consegue gerar grande quantidade de FPS em 4K ai o processador tem uma folga.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo