[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,023
Bom..ninguém respondeu se valia a pena,acabei pegando 3200mhz G.skill sem Rgb.
Na pratica,já se nota muita diferença de 8 gb x 16gb?
Se começar a dar muito trabalho e conflito,eu vou revender o outro pente de 8 gb.

Demais, hoje em dia 8 GB ta no limite em varias circunstancuias. Alguns jogos vão ter frame drop com 8 GB, Just Cause 3 é um deles.
 
Demais, hoje em dia 8 GB ta no limite em varias circunstancuias. Alguns jogos vão ter frame drop com 8 GB, Just Cause 3 é um deles.

unico na verdade.
 
Será que poderia me mandar o tutorial que usou ?
Tenho uma placa mãe parada aqui.

esse aqui é bom,

.

qualquer coisa me manda mp com seu email que te passo o software e driver da mesmo, de um trabalho danado para achar o software funcional.
 
Demais, hoje em dia 8 GB ta no limite em varias circunstancuias. Alguns jogos vão ter frame drop com 8 GB, Just Cause 3 é um deles.

Valeu, e quanto aos 200 mhz a mais?
Foi 60 reais de diferença,na verdade,em comparação com as memorias 3000mhz. 3400mhz já saltava pra 205 dolares porque só tinha Rgb.
 
5870 aqui!
 
AMD está dando 100 de desconto para quem comprar kits ou computadores com seus processadores na loja dos 1000gigas:

ddU4Cht.jpg

são os computadores montados
 
Acho que occt mostra a temperatura real, to usando o hw monitor, teoricamente teria que descontar 20 graus a menos, mas ainda to em duvida sobre isso rsrsrs

Acho que tambem depende muito da mobo, falam que a da msi não sobe tanto..... Até consegui 1.35 pelo intel burn test, pelo occt vou testar hoje. E ainda to na duvida sobre a instalação do cooler. Vale a pena tentar o 4.0?

Tem alguma outra configuração ou dica para o overclock? Aquele programa da amd master vale a pena usar?
O Ryzen Master é o melhor para medir a temperatura porque ele tira o offset do 1700x/1800x. Comparei lado a lado com HwInfo e a temperatura é exatamente igual em um dos parâmetros... não lembro qual porque eu desabilitei todos que medem com +20C.

Ainda não testei 4.0 porque não queria passar de 1.35v, um dia eu testo. Se usar Ryzen Master tem que deixar a bios em configurações padrão. Eu fiz todo OC pela BIOS mesmo, poderia te ajudar mais se você tivesse a mesma placa mãe.
 
O Ryzen Master é o melhor para medir a temperatura porque ele tira o offset do 1700x/1800x. Comparei lado a lado com HwInfo e a temperatura é exatamente igual em um dos parâmetros... não lembro qual porque eu desabilitei todos que medem com +20C.

Ainda não testei 4.0 porque não queria passar de 1.35v, um dia eu testo. Se usar Ryzen Master tem que deixar a bios em configurações padrão. Eu fiz todo OC pela BIOS mesmo, poderia te ajudar mais se você tivesse a mesma placa mãe.

E a memória RAM, tu tá usando nessa velocidade da sua assinatura mesmo? Qual os timmings que vc colocou?
 
HWMonitor 20ºC a menos? Aqui uso em Intel e mostra a temperatura certa.. se eu baixar 20ºC do core mais quente, meu processador estaria a 3ºC com ambiente em 15ºC :coolface:
É um offset, isso é para controle do cooler e os softwares de monitoramento deveriam considerar o offset ou então ignorar o sensor Tctl. O Tdie é o sensor que se deve prestar atenção, independente do modelo do processador.

Eu já falei 1 bilhão de vezes que o HWmonitor é uma porcaria mas parece que o pessoal ama ele.
 
Bom pessoal, consegui regravar a bios da taichi depois de brickada em um update, comprei aqueles gravadores de epron no ml, ch341a o mais barato, e tive que retirar a bios da placa mãe e soldar direto no gravador, comprei um clipe sop 8 para não precisar fazer isso mais não funcionou, a Taichi voltou a vida e evitei um rma demorado, fica a dica.
Você é doido mas eu admiro a sua sagacidade.:mr2:

A AsRock podia ao menos ter colocado uma bios soquetável né.
 
Última edição:
Estou com meu PC montado

GA-AB350-GAMING 3 DDR4
R5 1600
Kit Geil EVO X RGB LED DDR4 2x8GB 16GB 3200Mhz GEX416GB3200C16DC

Algum tutorial de como utilizar o XMP? Minhas memórias estão em 2133 porem não sei como aumento a frequência.

Estas memórias estão na lista da Gigabyte alcançando os 3200.

OBS: Coloquei as memórias em slots alternados para não ficar próxima do cooler box nem uma da outra. Tem problema?


Para colocar as memórias em 3200 é necessário over no processador também?
 
Última edição:
Galera meu ryzen chegou, montei tudo bonitinho. Porém to com problema na temperatura no qual eu tenho quase certeza que é o water cooler, tudo foi instalado corretamente, bomba funcionando 100%, troquei de portas e nada.

A instalação do water cooler para am4 é bem facil , pois não precisa fazer nada na placa mãe....

Olhem as fotos que irei postar, to cismado que essas 2 presilhas laterias que prendem na placa mae estão tortas, onde parafusa para mim teria que estar reto e não está. O pc funciona perfeitamente, mas tá agindo 50-70 graus em stock e idle ou usando a internet. Ou então o problema é o do proprio water cooler, o cooler parece estar bem preso e não sei move, já tentei diversas vezes e não acredito que é erro de instalação, uns dos parafusos dessas presilhas parece estar meio solto, sempre que tiro e ponho ele anda mais que o outro.

Estou meio desesperado porque já é sexta e passou da hora de falar com a loja.

Alguém sabe o que pode ser? As fotos abaixo.

Outra coisa que notei é essa voltagem muito alta, mesmo setando em 1.35 por exemplo para teste, ele fica em 1.55 , muito alto não?

Estou fazendo os devido testes, mas se algum puder dar uma dica eu agradeço. Estou com duvida no water cooler (instalação) e essa voltagem alta.

Edit: Confundi o vid com vcore kkkk mesmo assim, eu coloquei 1.30 manual que sei que é baixo, ou uso stock, mas ainda tá lendo 46 a 56 graus pelo menos.

Li em algum lugar que há um erro faz subir 20 graus a temperatura. Mas sei la to meio desesperado, o que pode ser?

Você abriu o loop ?
 
Você abriu o loop ?

Desculpa a ignorância, mas o que seria esse loop? tem a ver com o water cooler?

Aqui estou em teste ainda, a principio esta estabilizando em 1,365 com 3.9 agora to usando o hw info que dá a temperatura oficial e chegou no máximo a 65-70 e a media 65, do T-die.

Agradeço


Edit: A minha memoria que não uso ( é de venda) tá chegando facilmente nos 2933 a fury agora a platinum dominator de 3200 mhz nao passa de 2687.
 
Última edição:
Galera meu ryzen chegou, montei tudo bonitinho. Porém to com problema na temperatura no qual eu tenho quase certeza que é o water cooler, tudo foi instalado corretamente, bomba funcionando 100%, troquei de portas e nada.

A instalação do water cooler para am4 é bem facil , pois não precisa fazer nada na placa mãe....

Olhem as fotos que irei postar, to cismado que essas 2 presilhas laterias que prendem na placa mae estão tortas, onde parafusa para mim teria que estar reto e não está. O pc funciona perfeitamente, mas tá agindo 50-70 graus em stock e idle ou usando a internet. Ou então o problema é o do proprio water cooler, o cooler parece estar bem preso e não sei move, já tentei diversas vezes e não acredito que é erro de instalação, uns dos parafusos dessas presilhas parece estar meio solto, sempre que tiro e ponho ele anda mais que o outro.

Estou meio desesperado porque já é sexta e passou da hora de falar com a loja.

Alguém sabe o que pode ser? As fotos abaixo.







 
asasa.png


Outra coisa que notei é essa voltagem muito alta, mesmo setando em 1.35 por exemplo para teste, ele fica em 1.55 , muito alto não?

Estou fazendo os devido testes, mas se algum puder dar uma dica eu agradeço. Estou com duvida no water cooler (instalação) e essa voltagem alta.

Edit: Confundi o vid com vcore kkkk mesmo assim, eu coloquei 1.30 manual que sei que é baixo, ou uso stock, mas ainda tá lendo 46 a 56 graus pelo menos.

Li em algum lugar que há um erro faz subir 20 graus a temperatura. Mas sei la to meio desesperado, o que pode ser?

No meu caso, essa presilha da foto com a rosca maior também fica torta, mas todos os parafusos ficam bem fixos.

Talvez a diferença na temperatura seja realmente os 20º a mais que sempre mostra.
 
GA-AB350-GAMING 3 DDR4
R5 1600
Kit Geil EVO X RGB LED DDR4 2x8GB 16GB 3200Mhz GEX416GB3200C16DC

Coloquei a memória em 3200 como podem ver nas imagens abaixo porem quando inicia o PC ou reinicia, acontece que o PC reinicia varias vezes seguidas mesmo assim a memória continua em 3200, agora pouco a BIOS foi resetada
WP_20170603_18_10_16_Pro.jpg


WP_20170603_18_15_03_Pro.jpg


WP_20170603_18_15_48_Pro.jpg
 
Pessoal, alguém sabe se dá p/ fazer over na Asus Prime X370 via Pstates?

Não achei na bios. :p
 
E a memória RAM, tu tá usando nessa velocidade da sua assinatura mesmo? Qual os timmings que vc colocou?
Estou rodando a 3200mhz desde o lançamento da bios 1107, fui dimininuindo os timings pouco a pouco. Cheguei em 14-14-14-34, não sei se vale a pena tentar timings menores até porque a bios com agesa 1006 deve sair do BETA em breve e ai vou setar 3866mz direto pelo XMP

zgEJc4D.png
 
5870 aqui!
 


são os computadores montados

Computador ou kit upgrade, que são formados por processador + memória + placa mãe pré-determinados por eles, para quem não liga para escolher as peças sozinhas é uma chance de ganhar desconto, no meu caso não serviria, mas para alguém igual meu tio já cairia como uma luva.
 
Coloca a bios L2.36 que passa

Cara, MUITO OBRIGADO!!!! Baixei a beta naquele site que tu indicou algumas paginas atras e consegui 3200 sem esforço nenhum! Sem alterar latência ou voltagem. Muito bom!
 
Estou rodando a 3200mhz desde o lançamento da bios 1107, fui dimininuindo os timings pouco a pouco. Cheguei em 14-14-14-34, não sei se vale a pena tentar timings menores até porque a bios com agesa 1006 deve sair do BETA em breve e ai vou setar 3866mz direto pelo XMP

zgEJc4D.png

Quais memórias está usando?
 
Estou com meu PC montado

GA-AB350-GAMING 3 DDR4
R5 1600
Kit Geil EVO X RGB LED DDR4 2x8GB 16GB 3200Mhz GEX416GB3200C16DC

Algum tutorial de como utilizar o XMP? Minhas memórias estão em 2133 porem não sei como aumento a frequência.

Estas memórias estão na lista da Gigabyte alcançando os 3200.

OBS: Coloquei as memórias em slots alternados para não ficar próxima do cooler box nem uma da outra. Tem problema?


Para colocar as memórias em 3200 é necessário over no processador também?
Eu tenho quase o mesmo kit,exceto que minha geil é de 3000mhz e com a bios F6 não consegui usar XMP e só subiu até 2666mhz manual 15-17-17-17-36 com 1.35v
 
eu ia comprar um 1500x, mas vou tentar segurar ate 2019/2020, quem sabe ate la tem alguma alternativa de SO
fiquei horrorizado com windows 10 e nao quero usar ele de forma alguma (por favor nao vamos entrar neste assunto)


alem do mais posso quase apostar que meu SSD intel 320 sata 2 nao vai funcionar direito no novo hardware/windows 10 (obsolencia programada) - 4 anos de uso e ainda esta perfeito, trocar para que??
 
Qual Water Cooler vocês estão usando nos Ryzen?
Estou em dúvida entre esses modelos:
http://www.gamerstorm.com/product/CPULIQUIDCOOLER/2016-04/1286_5090.shtml
http://www.coolermaster.com/cooling/cpu-liquid-cooler/masterliquid-240/

O CM já suporta am4. O Deepcool por enquanto não.
Amigo o Deepcool suporta sim, apenas não vem com o Kit para AM4. Entrei em contato com eles, pediram para enviar um e-mail com a Nota solicitando o Kit. Enviaram sem nenhum custo.
Só estou esperando chegar, para montar.. Por enquanto está adaptado...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo