[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
lsFLeOI.jpg


7OIStNP.jpg





Rapaz, sai no lucro, ta bom demais auheuahea foi uma troca com troco.

Fonte real da Dell


wgA3rPY.jpg


MARdafE.jpg


SQn8WF4.jpg




Minsina Elvilsaum

WTF suflê :sefu:, q porra de placa mãe é essa ae?
 
WTF suflê :sefu:, q porra de placa mãe é essa ae?

Me fodi, achei que fosse vir ao menos uma Asrock pro pai, esqueci completamente que a Dell fabrica as próprias placas-mãe...
 
Sem Over, escolha pelos recursos, a que lhe agradar mais, pra over que é necessário um VRM parrudo no caso de aplicações de uso intenso como a sua, escolha memorias dentro do QVL da placa mãe, em renderização a frequência faz diferença, mas não é tão crucial como os jogos, se a diferença de preço for pequena, vá na RAM mais rápida.
Eu não ligo mto pra over. Pelo o q andei vendo nas análises, o ganho é pouco pro tipo de trabalho que eu pretendo fazer. Então, a diferença na Kabum de uma memória pra outra é de uns 50 reais pra memória de 3000mhz. Queria saber se vale mesmo essa diferença. Economizando na memo e placa mãe já ajuda na compra da fonte tbm.
Falar em fonte, to de olho na EVGA 500W 80 Plus Bronze e na PCYES 600W Shocker Plus White. Indicam alguma das 2? Eu tenho uma CX430, mas queria trocar por ela já ter um tempo e tenho medo dela dá problema justamente com o setup novo.
bota mais um pouquinho ou espera promoção => Asus Prime B350 Plus, GB AB350M Gaming 3, AsRock Ab350-Pro4. Nessa ordem.

.
Então, vou comprar o processador na Kabum. Queria aproveitar o frete e já comprar tudo junto. Dessas 3, na Kabum só está disponível a primeira. E achei ela meio exagerada pra mim. Só pretendo usar um slot PCIe x16 e outro PCIe x1.
Fiquei de olho na "Asus Prime B350M-E", "ASUS PRIME B350M-A", "MSI B350M GAMING PRO" e principalmente a "MSI B350M PRO-VDH" por ter 4 slots de memória e ser barata. Futuramente se algumas coisas derem certo, pretendo expandir a memória.
 
Última edição:
Nos PC's Dell que ja tive em mãos, nenhuma mobo era fabricada por ela... ela colocava BIOS personalizada por ela, nas placas.

Normalmente era alguma Foxconn remarcada, mas agora ja nao sei como ela tem feito.
 
Pessoal estou com uma dúvida de upgrade de memórias, atualmente tenho 2x4GB 1600 MHz, excelente memória, e agora estou querendo aumentar a potência, quero pegar um novo pente, mas agora de 8GB, mesma marca e velocidade.

Então ficaria 2x4GB e 1x8GB trabalhando a 1600MHz, total 16GB. Compensaria essa compra?

Decidi comprar esse novo pente, por que andei olhando os jogos que ando jogando, e eles consomem muita RAM, como por exemplo o ARK e recente o Forza Horizon 3.
 
Boa Noite pessoal, tem algum parâmetro que ajuda a estabilizar o overclock fora as voltagens? To tentando colocar o 1700 a 4GHz, mas ta em 1.4v e ainda apagando no prime.

AMD ZEN - Informações técnicas

"Voltagens

CPU Vcore

Atende nas bios pelo nome de CPU Vcore Voltage ou VDDCR_CPU.Para o Vcore 24/7 o recomendado pela a AMD são até 1.35V. Em condições controladas a AMD afirma que é possível sustentar 1.45V mas indica também que nesta voltagem se inicia a degradação rápida. Estabiliza overclock no processador.
Para longevidade fique esperto e não passe de 1.4V2 no total, incluindo correções LLC.
Entre 0.750 e 1.420V - Máximo de 1.45V

SOC Voltage
Atende nas bios por Vcore SOC, SOC Voltage, VDDCR_SOC ou SOC_VDDIO. É a voltagem responsável pela alimentação da porção I/O que se encontra na CPU; Canais DDR4, parte das Lanes PCIE, USB. Esta voltagem estabiliza overclock nas memórias, postas USB, PCI-E. Esta voltagem indiretamente estabiliza também a CPU uma vez que o usuário pode achar que falta estabilidade na CPU quando na realidade o problema é na porção SOC.
Entre 0.920V e 1.200V - Máximo de 1.250V

CLDO_VDDP Voltage
Geralmente localizada dentro de AMD/CBS, esta voltagem pode ser o ponto que define um OC instável e um OC estável. É interessante deixar esta voltagem por último, é útil principalmente quando se tem o sistema com Cold boot ou Q-code 08 que se caracteriza por tela preta, onde o sistema não trava, reinicia ou dá tela azul. Inicie com 820mV e vá subindo gradualmente até encontrar o ponto de equelíbrio. Os valores estão em mV, não passar de 975mV - Nem sempre mais é melhor.
Entre: 780mV e 975mV.

DRAM Voltage - Voltagem da Memória
Atende por DRAM Voltage, DDR Voltage, MEM_VDDIO. É a voltagem responsável pela alimentação da memória. Aqui os limites são impostos pela memória e sendo assim não é recomendado passar de 1.45V
Ajuda a estabilizar a memória no sistema. Sempre em sincronia com VVT e DRam Boot Voltage.
Recomendado entre 1.180V e 1.380V - Máximo de 1.450V

VDDP CPU
Ajuda a estabilizar CPU e memória. É uma voltagem que atua de maneira um tanto misteriosa - invariavelmente mais nem sempre é melhor.
Entre 0.700 e 0.920V - Máximo de 0.990V

Voltagem IMC
DRAM Boot Voltage VTT_MEM, VTT_DDR ou VTT_DRAM
Sempre metade da voltagem utilizada na memória. Pode se utilizar um pouco acima de metade da voltagem da ram. Exemplo: Ram 1.35V e VTT em 0.685V.
Sempre metade da voltagem setada para ram - Máximo de 0.730V


VPPM
2.5V - Fixa

2.50V_PROM Voltage
2.5V - Fixa

1.05V_PROM Voltage
1.05V - Fixa

+1.8 Voltage
1.8V -Fixa"
 
Última edição:
Pensando em trocar minha RX 460 por uma RX 570 ou 580 futuramente, qual ryzen vocês me recomendariam, 1400 ou 1600x?

Levando em conta que o foco do PC é games.
 
Dificilmente seria a fonte o seu problema. O que está acontecendo ai ?
Eu não excluiria 100% a fonte não, já que em uso com overclock os ryzen se mostraram vorazes por potência e agora amperagem.
O usuário já respondeu que o problema era um pente de memória, mas creio que do ryzen 5 1600 para cima, em over, requer sim uma fonte robusta, ainda mais se for um hard user.
Menos mal que era só um pente de memória, mas eu trocaria essa fonte para uma com pelo menos 550Watts de uma boa marca.
Abraços!
 
Mano meu 1500x na frente do 1400...vou parar de chorar pensando que fiz a pior compra do mundo :haha:

R5 1500X tem um cooler melhor e (teoricamente devido a "binagem") precisa de menos tensão para determinado clock (no OC).

Note que a comparação é baseada no CB, porém é uma boa maneira de verificar uso multi-core:

"Heck the Ryzen 5 1600 can even be spotted for 200 bucks. I once again made a plot, this is purely based on the Cinebench multi-threaded score matched back to price versus relative multi-core performance:"
http://www.guru3d.com/articles_pages/intel_core_i7_8700k_processor_review,28.html



Para quem estiver procurando uma placa-mãe micro-ATX, a Asus TUF B350M-Plus Gaming já está sendo vendida por aqui (faixa de 500 reais). Só procurar nas diversas lojas.
https://www.asus.com/us/Motherboards/TUF-B350M-PLUS-GAMING/

Só precisa verificar como é o VRM e se a placa-mãe atende sua necessidade. Infelizmente não veio com codec ALC1220.
 
Última edição:
Mano meu 1500x na frente do 1400...vou parar de chorar pensando que fiz a pior compra do mundo :haha:
Pelo que entendi do gráfico, eles estão na mesma posição rs
 
Galera alguém pode me ajudar a colocar minhas memórias pra rodar a 3200 sem conflito?

Tipo já tentei com o XMP mas ele fica instável, hora boota hora não!

Veja as imagens das opções de configuração da mobo.

XMP à 2933 funciona muito bem, mas à 3200 fica instável demais.

AGLUÉM PODE ME PASSAR UMA CONFIGURAÇÃO??

menconfig_zps7itltlkh.jpg
MSI_SnapShot_02_zpsvesrkz4r.png
MSI_SnapShot_00_zpso1mgmuio.png
MSI_SnapShot_03_zpssqm79sos.png
MSI_SnapShot_zpsbcgy1qa0.png
MSI_SnapShot_01_zpsionjkcrr.png
Lamento informar, mas esses chips da Hynix não vão muito longe não.
Tenho um 3000mhz, e com muita pesquisa e tentativas e acertos, consegui deixar estável a 3066mhz com timings apertados, mas com 1,2 volts de SOC e 1,4 volts de DRAM.
Isso vai depender de placa e de alguns detalhes que o pessoal aqui te ajude, mas Hynix infelizmente não é o melhor chip para conseguir bons resultados!
 
Clica nela.


Pronto.

-120, aproximadamente.

Custou R$4300 no Extra.
Ganhei 65 mil milhas da Avianca.
-R$1820 vendendo 1k a R$28
Veio uma RX570, como tenho a 1060 6GB, vou ficar com ela e vender a AMD por R$1200
-3020
Espero pegar:
R$350 i5 2500k
R$500 H77
R$200 8GB Kingston 1600 HyperX
R$150 Fonte da Dell
R$50 gabinete?
R$150 HD de 1TB que veio com ele.
1400 total + 3020 = 4420

4300? e não veio nem um um SSD, entendi nada.
 
Testa com as memórias em stock e vê se tem alguma melhora. Outra coisa, roda o HCI Mem Test.
É um teste de memória, como você tem 16 threads, precisa abrir 16 instâncias do teste, coloque mais ou menos 90% da sua RAM disponível e deixe rodar até atingir no mínimo 400%. Se não der nenhum erro, sua memória será considerada estável. O ideal é deixar 1000%, mas leva mais tempo. Quando for rodar o HCI, rode com as suas settings de overclock na memória pra ver se ele encontra algum erro. Por exemplo, a minha memória em alguns overclocks deixava meu sistema mais lento, às vezes era pouco, às vezes era claramente perceptível. Precisa levar tudo isso em consideração.

Verdade kra,farei isso...
Se puder depois posta as fotos ai tb bro![/QUOTE]
Interessante, pois até acertar minhas memos aqui, realmente em over das memórias, notei que tudo ficou bem lento, até para abrir a página meus documentos, demorava para as miniaturas carregarem.
Realmente um over de menos mal sucedido, tem reflexos negativos sobre tudo o sistema!!!
Mas depois que tu acerta o over, fica muito rápido, ryzen gosta de boas memórias!
Meu próximo investimento e trocar essas Corsair 3000mhz com chip Hynix, por memórias de pelo menos 3600mhz ✌️
 
Hoje saiu os benchmarks do i5 8400 que lá fora tem a mesma faixa de preço do ryzen 1600x, tava só esperando pra decidir qual comprar e vou no ryzen 1600x mesmo. O i5 leva vantagem em poucos jogos single core mas o ryzen ganha no multitarefa, só pelo suporte que amd vai dar no am4 pra gerações futuras do ryzen já é uma grande diferença.
 
Eu não excluiria 100% a fonte não, já que em uso com overclock os ryzen se mostraram vorazes por potência e agora amperagem.
O usuário já respondeu que o problema era um pente de memória, mas creio que do ryzen 5 1600 para cima, em over, requer sim uma fonte robusta, ainda mais se for um hard user.
Menos mal que era só um pente de memória, mas eu trocaria essa fonte para uma com pelo menos 550Watts de uma boa marca.
Abraços!
É, por isso que não exclui mas perguntei dos capacitores. ;)
Analisando assinatura dele ele teria ainda folga para mais um SSD, 4 fans de 120mm, R7 1700 em 4GHz e ainda um AIO de 240mm para chegar no limite da fonte. Seria algo próximo de 38A na linha +12V para o sistema, limite da fonte. Neste contexto, potência e amperagem são a mesma coisa.:p
Na configuração que ele dispõe está mais para 430W.
 
Última edição:
Asrock B350 Pro 4 R$499,90
MSI B350 Tomahawk R$574,90
MSI B350 Gaming Plus R$599,90
Gigabyte B350 Gaming R$509,90
Asus B350 Prime Plus R$584,07
MSI X370 Gaming Plus R$709,90

Qual vale mais a pena? Quero utilizar com um 1600x mas não quero fazer over até 3.9-4.0, uma coisa mais básica como 3.6-3.7-3.8.
Não vou utilizar áudio onboard.
Qual seria o melhor custo benefício? Vale a pena investir numa X370 mesmo se não for fazer um over pesado e nem usar cross/SLI?
 
Eu já desisti, fiquei nos 3.85 a 1.35, mais que isso, usando llc pra segurar o Vdrop, reforçando a corrente e tal, consumo tava chegando em 200w, tava instável, dando erro no prime e o cooler master 240v não deu conta de esfriar.
 
To com a bios original de fábrica, vi relatos de placas morrendo após atualizar, âmbito com paciência de acontecer isso e ter que trocar a placa.

Atualizar BIOS é sempre um risco, melhor evitar de fazer pelo Windows.
Outra coisa a se considerar é que fazer uma atualização sem um nobreak será sempre uma loteria.
Eu quando vi fazer aqui em casa, até saio do quarto para não ficar olhando para aquela barra de "processo".
 
É, por isso que não exclui mas perguntei dos capacitores. ;)
Analisando assinatura dele ele teria ainda folga para mais um SSD, 4 fans de 120mm, R7 1700 em 4GHz e ainda um AIO de 240mm para chegar no limite da fonte. Seria algo próximo de 38A na linha +12V para o sistema, limite da fonte. Neste contexto, potência e amperagem são a mesma coisa.:p
Na configuração que ele dispõe está mais para 430W.

Então VultureX, eu fiquei traumatizado com fontes, quando perdi quase um sistema inteiro Intel 4690K em 4.5ghz, por conta de uma fonte Antec Neo Eco 620C, que era uma fonte fonte com avaliações positivas para sua época!
Como o preço de fontes não modulares varia muito pouco de preço, e tão somente por isso, indiquei uma fonte melhorzinha para o usuário, mas de eletrônica eu não entendo realmente nada, mas foi mais pelo que ocorreu comigo
 
4300? e não veio nem um um SSD, entendi nada.

A com SSD ficava R$4800, mas eu já tenho um de 240GB, daí não compensava pagar R$500 a mais pelo SSD de 120GB.

Mas, só vendendo as milhas, sairia por R$2500. Fow total pelo 1700x+Motherboard+8GB+RX570. Fiquei triste por essa placa-mãe =/
 
Pessoal estou com uma dúvida de upgrade de memórias, atualmente tenho 2x4GB 1600 MHz, excelente memória, e agora estou querendo aumentar a potência, quero pegar um novo pente, mas agora de 8GB, mesma marca e velocidade.

Então ficaria 2x4GB e 1x8GB trabalhando a 1600MHz, total 16GB. Compensaria essa compra?

Decidi comprar esse novo pente, por que andei olhando os jogos que ando jogando, e eles consomem muita RAM, como por exemplo o ARK e recente o Forza Horizon 3.

Considerando que você vai manter o dual channel, não vejo problemas.
 
Pessoal oque acharam da resposta da Intel aos Ryzen?

Achei que o Adrena babou o ovo um poquinho nas notas...
https://adrenaline.uol.com.br/2017/10/05/52147/analise-processador-intel-core-i7-8700k/

Bixinho em 5Ghz bateu 100 Graus.
Achei no geral uma cpu muito boa , mas não é a melhor de todas como diz o adrena, me baseio nisso pela minha experiencia com o 1700 e pelos testes do guru3d que é bem mais completo , a intel conseguiu igualar as coisas o 8700k é um porcessador que se sai muito bem em single thread que não é novidade e conseguiu chegar muito perto dos r7 mesmo tendo 2 nucleos a menos, em over a 5.0 ele passa com uma margem até que boa porem com ryzen a 4.0 leve vantagem pra AMD novamente em multitask , fora que teve corte de 100 dolares nos r7 continuando com cbx imvativel, um ponto muito negativo que não da ignorar e essa mudança ridicula a todo momento de socket isso pra mim é o peso que faltava para desbalancear negativamenta essa geraçao 8 frente a AMD, lembrando tambem que ano que vem tem update do ryzen
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo