[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

De fato.

Vou acabar indo de 2700x mesmo, nessa eu "ganho" a oportunidade de ir para o Am3 sem precisa me preocupar com placa mae e memória. Até pensando nisso ja vou pegar uma MOBO melhorzinha, a x470-Pro, que ainda será mais barata que alguma que eu pegue no combo do 9700k
AM3 já foi ate descontinuado, vc quer dizer ZEN2 ou Ryzen 3, neh?
 
Será que a próxima geração dos Ryzen (3xxx) será compatível com os chipsets atuais? Porque de nada adianta ser o mesmo soquete se não for compatível no resto.

Todas as placas com AM4 vão receber os ryzen lançados até 2020

O que além dos Ryzen 3xxx deve incluir um futuro Ryzen 3xxx +
 
Isso já foi mais batido do que fundo pilão... vai! O que pode limitar é o TDP de algumas placas, caso tenhamos CPUs de TDP > 105W
 
Todas as placas com AM4 vão receber os ryzen lançados até 2020

O que além dos Ryzen 3xxx deve incluir um futuro Ryzen 3xxx +

Ótimo. Upgrade garantido então.

Isso já foi mais batido do que fundo pilão... vai! O que pode limitar é o TDP de algumas placas, caso tenhamos CPUs de TDP > 105W

É porque eu tô bem atualizado. Sei inclusive que a Intel tá pra lançar os Cores de 6ª geração :haha:

Sim, mas devem depender de atualização de firmware.

Firmware? Não seria bios?
 
Quase prevendo o futuro... :coolface:
:joia:
 
Até vai ser compatível com atualização de bios, mas cade o pci-e 4.0? Deve vir no chipset novo, no final vc acaba capando usando as placas com chipsets mais antigos, mas funciona. Agora depois de tanto trabalho pra achar uma memória que funcione e esteja na lista de compatibilidade da placa mãe, trocar o combo novamente de modo algum.

Depois que comprei a gaming 7 x470 com as memórias hyperx 3466, meus problemas de tela azul acabaram. Com aquelas trident Z era um parto, um dia estava estável, no outro não etc, também sofri com aquela crosshair x370.

Só me falta uma bom cooler, pq o box do 2700x é muito barulhento e pra uma cidade quente, nem adianta, ele parece uma turbina e não aguenta. Sei que o bichinho do upgrade é implacável, o 2700x deve rodar em breve, mas o resto do combo vai permanecer.
 
Última edição:
Até vai ser compatível com atualização de bios, mas cade o pci-e 4.0? Deve vir no chipset novo, no final vc acaba capando usando as placas com chipsets mais antigos, mas funciona. Agora depois de tanto trabalho pra achar uma memória que funcione e esteja na lista de compatibilidade da placa mãe, trocar o combo novamente de modo algum.

Depois que comprei a gaming 7 x470 com as memórias hyperx 3466, meus problemas de tela azul acabaram. Com aquelas trident Z era um parto, um dia estava estável, no outro não etc, também sofri com aquela crosshair x370.

Só me falta uma bom cooler, pq o box do 2700x é muito barulhento e pra uma cidade quente, nem adianta, ele parece uma turbina e não aguenta. Sei que o bichinho do upgrade é implacável, o 2700x deve rodar em breve, mas o resto do combo vai permanecer.

As principais linhas PCI-E estarão no CPU, mas em termos de performance, sua GPU, que é o que realmente se beneficiaria do PCI-E 4.0, a priori estaria em PCI-E 3 mesmo, não?
 
4.png


Agora é reduzir os Timmings
 
tudo indica que os Ryzen 7nm no teste de Cinebench contra o 9900k estava com clock baixo, ou seja, nada de 5.0GHz e eu chutaria 4.4GHz naquele teste, no máximo. E a quantidade núcleos a mesma do intel.

provavelmente os modelos mais fortes do Ryzen 7nm exigirá um chipset novo para tirar proveito de algumas tecnologias aperfeiçoadas e overclock mais confiável. Talvez forcem a aquisição de placas mais robustas nos modelos de processadores mais potentes. De toda forma a AMD precisa ter um estoque muito alto para atender a demanda porque muita gente vai ficar no x300-400, também acredito que a AMD está esperando os estoques de Ryzen atuais baixar e as mobos x300-400 desaparecerão por completo (porque nosso mercado nacional somente é abastecido quando há sobra, depois nem o principal haverá) devido os estoques reduzidos dos chipsets para entrada dos x500
 
Senhores, tenho algumas dúvidas e sem alguém tiver alguma resposta eu agradeceria.

1 - Tem muita diferença entre uma Crosshair VI Extreme e uma Crosshair VII Hero? Não tô achando a Crosshair VII Hero em lugar nenhum mas achei uma da gen anterior.
2 - Caso a Crosshair VI esteja com BIOS sem suporte para Ryzen 2000 eu conseguiria atualizar a BIOS dela pelo flashback sem um processador de primeira gen?
3 - Existe alguma outra alternativa de placa no mesmo nível atualmente no Brasil?
4 - Tem algum fabricante que de garantia em mobo importando elas?
5 - Alguém sabe dizer se essa falta da placas mãe no mercado vai continuar por muito tempo?

O projeto das placas é muito parecido. As diferenças (questão 1) são, basicamente, as diferenças impostas pelo chipset, a saber: melhor suporte à memória RAM, recurso StoreMI e suporte aprimorado ao Ryzen 2000 (XFR 2.0 e Precision Boost 2.0). Quanto à questão 2, fique tranquilo... essas placas ASUS ROG permitem atualizar a BIOS até mesmo sem um processador instalado. Não consigo responder as questões 3 e 5, mas quanto a 3 eu imagino que todos oferecem a garantia, desde que a placa tenha sido adquirida por meios legais e que você tenha um comprovante disso.
 
Cara tá foda pagar 800 conto em processador intermediário, me helpa com ofertas aí de Ryzen
 
Será que uma b350gt3 da conta de um 2700x stock?
 
Tentei algo aqui e cheguei no 3000, mas vou aguardar a outra memoria chegar e continuar com os testes depois, fazer na unha é chatinho.


bZLBqRN.jpg

Cara, quando vc colocar dual channel a leitura / escrita / cópia vão dobrar o desempenho.
Meu AIDA 64 é trial, mas os valores são os seguintes:
Read: 48.358 MB/s
Write: 47.599 MB/s
Copy: 44.528 MB/s
Latência: 67.6ns

Minha experiência de OC - HyperX 3600Mhz HX436C17PB3
Estou rodando um par de HyperX 3600MHz 8GB (HX436C17pb3) em 14-14-14-30 @3200Mhz., pois a mobo não aceitou 3600Mhz (Asus Prime B450 Gaming/BR).
O default da Bios para 3200Mhz é 18-17-18-39.
A única coisa que mudou com CL 14 a foi latência que caiu de 70.0ns para 67.6ns (+/- 1ns).
Preferiria ter ela rodando em 3600Mhz com CL17-18-18-39...

TesteTurbo.jpg

 
Cara tá foda pagar 800 conto em processador intermediário, me helpa com ofertas aí de Ryzen

Kabum tá com R5 2600X por 999 reais.
 
Cara, quando vc colocar dual channel a leitura / escrita / cópia vão dobrar o desempenho.
Meu AIDA 64 é trial, mas os valores são os seguintes:
Read: 48.358 MB/s
Write: 47.599 MB/s
Copy: 44.528 MB/s
Latência: 67.6ns

Minha experiência de OC - HyperX 3600Mhz HX436C17PB3
Estou rodando um par de HyperX 3600MHz 8GB (HX436C17pb3) em 14-14-14-30 @3200Mhz., pois a mobo não aceitou 3600Mhz (Asus Prime B450 Gaming/BR).
O default da Bios para 3200Mhz é 18-17-18-39.
A única coisa que mudou com CL 14 a foi latência que caiu de 70.0ns para 67.6ns (+/- 1ns).
Preferiria ter ela rodando em 3600Mhz com CL17-18-18-39...

TesteTurbo.jpg

A minha é 2400mhz, consegui estabilizar em 3400, mas vi que esquentou muito o processador quando fiz o memtest64 por algumas horas, deixei em 3133 estável CL16, talvez deixe em 3000 CL15 ja que a diferença é pouca e folgar o processador, ainda sou bem iniciante em OC, li por cima alguns tutoriais.

bHPAjoL.png
 
A minha é 2400mhz, consegui estabilizar em 3400, mas vi que esquentou muito o processador quando fiz o memtest64 por algumas horas, deixei em 3133 estável CL16, talvez deixe em 3000 CL15 ja que a diferença é pouca e folgar o processador, ainda sou bem iniciante em OC, li por cima alguns tutoriais.

bHPAjoL.png

Agora ficou massa! Parabéns! Depois vou tentar essa configuração 18-21-21-39 com 3600Mhz!
Ontem eu tentei de novo 3600Mhz com 17-18-18-39, mas o Windows deu tela azul. Voltei pra 3.200 @17-18-18-39 - a performance dele está mais do que satisfatória pra mim nessa configuração 3200Mhz com CL 17/18.
A meta é 3600Mhz, mas acho que vou ter que esperar uma atualização de bios...
 
Cara tá foda pagar 800 conto em processador intermediário, me helpa com ofertas aí de Ryzen

ryzen 2600 por 900; faz um OC leve e transforma em um 2600X
 
Até vai ser compatível com atualização de bios, mas cade o pci-e 4.0? Deve vir no chipset novo, no final vc acaba capando usando as placas com chipsets mais antigos, mas funciona. Agora depois de tanto trabalho pra achar uma memória que funcione e esteja na lista de compatibilidade da placa mãe, trocar o combo novamente de modo algum.

Depois que comprei a gaming 7 x470 com as memórias hyperx 3466, meus problemas de tela azul acabaram. Com aquelas trident Z era um parto, um dia estava estável, no outro não etc, também sofri com aquela crosshair x370.

Só me falta uma bom cooler, pq o box do 2700x é muito barulhento e pra uma cidade quente, nem adianta, ele parece uma turbina e não aguenta. Sei que o bichinho do upgrade é implacável, o 2700x deve rodar em breve, mas o resto do combo vai permanecer.

memórias hyperx 3466 são boas ?conseguiu ativando o xmp deixar estável ???Comprou onde e pegou quanto?Tenho a trident Z e um parto pra rodar nos 3200
 
Será que uma b350gt3 da conta de um 2700x stock?

Estou de olho nessa MB também, pela tabela dos VRMs deste tópico, ela é uma boa opção. Problema é que é chipset de primeira geração precisa de update de firmware para funcionar com os Ryzen 2000. Não sei se as remessas mais novas dessas placas-mãe já saem com o firmware mais novo ou se vai ter que atualizar primeiro...
 
Estou de olho nessa MB também, pela tabela dos VRMs deste tópico, ela é uma boa opção. Problema é que é chipset de primeira geração precisa de update de firmware para funcionar com os Ryzen 2000. Não sei se as remessas mais novas dessas placas-mãe já saem com o firmware mais novo ou se vai ter que atualizar primeiro...

No site da Terabyte tem a informação que ela já vem atualizada para 2200G/2400G/2600/2600X/2700/2700X
 
Galera, um ryzen 5 1600 leva uma RX 580 8gb de boas? Tenho como comprar o ryzen 2600x( mesmo preço do 2600 na promoção da Kabum) mas comprando o R5 1600 sobra grana pra uma MoBo melhor e um ssd.
O R5 2600x vai com uma MoBo A330M.
Não pretendo fazer overclock.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo