• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
obrigado pelo video, apesar de ver ele sem o audio vi que a performance é igual. só to com o pc do trabalho aqui e tenho que ver na miuda kkkk

o cooler dos dois são iguais ?

Sua configuração é praticamente a mesma da minha assinatura.

Vou trocar o meu atual processador, o i5 6600k está tendo gargalo em alguns jogos, mesmo com a GTX 1050 TI.

Estava esperando os RYZEN 3000, não dá para adiar mais.

Vou trocar o gabinete também, não possui filtro de poeria no topo e acaba entrando muito pó.

E a placa de vídeo também.

Agora é esperar os preços baixarem.

O cooler do RYZEN 5 3600x é superior ao RYZEN 5 3600

X vem com Wraith Spire
Não X vem com Wraith Stealth

Você pode pegar o kit de suporte do AM4 e usar o cooler Hyper 212x no RYZEN 5 3600
Precisa pesquisar como você consegue isso com a fabricante



3lBIVTQ.png


3cd94mB.png
 
Hoje tentei colocar meu ryzen 1600 a 4.0... Mesmo com 1.41v não ficou estável :(

Estranho que ele fica estável com 3.9Ghz / 1.356v

Será que 3.9 é meu limite mesmo?
 
Estou pensando em pedir p um amigo me trazer um ryzen de fora, p garantia, preciso de nota ou a garantia não funciona aqui?
 
Hoje tentei colocar meu ryzen 1600 a 4.0... Mesmo com 1.41v não ficou estável :(

Estranho que ele fica estável com 3.9Ghz / 1.356v

Será que 3.9 é meu limite mesmo?


90% dos Ryzen X1k o limite é 3.9, nos Ryzen X2K é 4.25 e pelo que parece os Ryzen X3K é 4.4 a 4.6.
 
Estou pensando em pedir p um amigo me trazer um ryzen de fora, p garantia, preciso de nota ou a garantia não funciona aqui?

Tem que ter nota , mas manda e-mail perguntando pra AMD pra ter certeza. Placa mãe sei que a msi da garantia desde que tenha a nota
 
Tinha comprado o 3600x + b450 Tomahawk, mas agora com esses problemas de tamanho do BIOS, e vendo que o 3700x vem com um cooler melhor, acho que vou cancelar e adiar um pouco mais a compra.
Vou gastar mais e pegar o 3700x logo e uma placa mãe boa pra ficar um bom tempo sem ter que trocar.
 
Vou trocar o meu atual processador, o i5 6600k está tendo gargalo em alguns jogos, mesmo com a GTX 1050 TI.

Estava esperando os RYZEN 3000, não dá para adiar mais.

Estava eu dando uma lida no reddit da AMD e me deparei com um tópico onde um cara saiu de um i5 6500 pra um 3900x e fez uns testes no pubg, ele postou o gerenciador de tarefas e antes com o i5 o processador ficava topado em 100% e a vga (uma 2070) apenas com 60% de uso. Depois com o 3900x, o processador ficava em média em 15~20% de uso e a vga 100%.

Os ganhos em fps, no pubg, segundo ele foram os seguintes:

i5 - 110 max, mínimos em torno de 80 e as vezes abaixo disso
r9 - 200 max, mínimos em torno de 140, média de 170

Depois que li esse tópico resolvi fazer um teste meio porco aqui em casa mas que poderia mostrar resultados similares, e pra aumentar ainda mais a ansia de quem está em qualquer processador 4/4, os resultados foram esses:

Jogando Path of Exile, 1080p, graficos no custom (alguns very high, outros low) no meu desktop i5 4690k @ 4.4Ghz, 8gb 1866 e rx 570 4gb:



Ou seja, processador topado em 100% e minha rx 570 rodando a 70% com média de 120 fps no jogo.

E depois fui no meu notebook que uso pra trabalho, um i7 8750H 6/12, 16gb 2666, 1050ti e o resultado foi esse:



Processador em 50% de uso, 1050ti topada em 100%, e dando média de 150 fps no jogo (isso que a 1050ti é pior que a rx570).

Tudo bem que os cenários são bem diferentes, vgas diferentes, quantidade e frequência das memórias diferentes. Mas só pra ter uma ideia da diferença de um 4/4 hoje pra um 6/12 (de notebook vale ressaltar). Único problema foi que ter feito esse teste só me deixou com mais vontade ainda de trocar meu 4690k logo, seja por um 3700x ou por um 3600 mesmo.
 
Alguem achou testes de air coolers nos Ryzen 3000? Queria saber como meu Lucifer v2 vai ficar no 3700x se vale ficar com o cooler box ou usar ele já que tenho a bracket pra am4 dele
 
Estava eu dando uma lida no reddit da AMD e me deparei com um tópico onde um cara saiu de um i5 6500 pra um 3900x e fez uns testes no pubg, ele postou o gerenciador de tarefas e antes com o i5 o processador ficava topado em 100% e a vga (uma 2070) apenas com 60% de uso. Depois com o 3900x, o processador ficava em média em 15~20% de uso e a vga 100%.

Os ganhos em fps, no pubg, segundo ele foram os seguintes:

i5 - 110 max, mínimos em torno de 80 e as vezes abaixo disso
r9 - 200 max, mínimos em torno de 140, média de 170

Depois que li esse tópico resolvi fazer um teste meio porco aqui em casa mas que poderia mostrar resultados similares, e pra aumentar ainda mais a ansia de quem está em qualquer processador 4/4, os resultados foram esses:

Jogando Path of Exile, 1080p, graficos no custom (alguns very high, outros low) no meu desktop i5 4690k @ 4.4Ghz, 8gb 1866 e rx 570 4gb:



Ou seja, processador topado em 100% e minha rx 570 rodando a 70% com média de 120 fps no jogo.

E depois fui no meu notebook que uso pra trabalho, um i7 8750H 6/12, 16gb 2666, 1050ti e o resultado foi esse:



Processador em 50% de uso, 1050ti topada em 100%, e dando média de 150 fps no jogo (isso que a 1050ti é pior que a rx570).

Tudo bem que os cenários são bem diferentes, vgas diferentes, quantidade e frequência das memórias diferentes. Mas só pra ter uma ideia da diferença de um 4/4 hoje pra um 6/12 (de notebook vale ressaltar). Único problema foi que ter feito esse teste só me deixou com mais vontade ainda de trocar meu 4690k logo, seja por um 3700x ou por um 3600 mesmo.



Eu falava desses i5 4/4 desde o lançamento da 1070..
Eu tinha um na época e peguei a vga.. o gargalo era gigantesco... Por isso comprei o 4790k..
A diferença é brutal....

Esse 4790k é forte até hoje..




Eu estou vendendo pq nao quero esperar desvalorizar mto... hehe
Lembro q eu falei aqui no fórum e quase fui linchado.. haaha
Sem falar nos fps mínimos... um cpu parrudo segura um framerate mto mais estável e com pouquíssimas quedas..
 
 



 
Estou pensando em pedir p um amigo me trazer um ryzen de fora, p garantia, preciso de nota ou a garantia não funciona aqui?
pelo que sei não precisa de nota.

edit:
Precisa de nota sim, eu olhei aqui um processo de RMA que abri com eles e precisa da nota. Um inscrito lá do meu canal recentemente fez um RMA e disse que não pediram, porém no meu caso, pediram sim.
Segue o email:

Você vais estar sendo contatado em dois dias úteis referente ao
próximos passos necessários para continuar com seu processo de
garantia. Por favor saiba de que os seguintes itens devem ser incluídos
no pacote, no momento da coleta.

1. Processador
2. Heatsink original
3. Uma cópia da nota fiscal de compra original

Se o pacote não estiver disponível na data combinada para coleta,
instruções serão deixadas no local do coleta solicitando que você ligue
para um determinado número de telefone para agendar uma segunda
tentativa de coleta. Se você não estiver disponível no segundo
agendamento para coleta, sua solicitação de RMA será negada e será
necessário solicitar um novo RMA.

É recomendado que a caixa original fornecida com o processador no ato
da compra seja utilizada para embalar seu processador para coleta. Se a
caixa não estiver mais disponível, a melhor forma de embalá-lo é
colocá-lo em um saco anti-estático (para evitar exposição a carga
eletroestática) e envolvê-lo com plástico bolha, a fim de proteger os
pinos para que não haja nenhum dano antes do coleta e inspeção da peça.

Observe que qualquer dano físico que ocorrer ao processador devido a
empacotamento impróprio irá invalidar a garantia para o seu processador
PIB (Processor in a Box).
 
Última edição:
Aqui nesse tópico da Hardwareluxx (https://www.hardwareluxx.de/community/f12/ultimative-am4-uefi-bios-ubersicht-08-07-19-a-1228903.html) tem a BIOS Beta para a X370 Gaming Pro Carbon com AGESA ComboAM4 1.0.0.1, que teoricamente já dá suporte aos Ryzen 3000. Se eu não estiver enganado, essas BIOS ComboAM4 1.0.0.1 foram disponibilizadas no site oficial da MSI por algum tempo, depois removidas. Acredito que o AGESA ComboAM4 1.0.0.1 vem com o suporte a Overclock de memória travado, por isso da remoção. De qualquer forma, se for flashear, faça por sua conta assumindo os riscos :eek: ou aguarde mais um pouco. O fato de haver uma BIOS Beta com ComboAM4 1.0.0.1 para sua placa-mãe significa que muito em breve deve sair uma com ComboAM4 1.0.0.3/1.0.0.3AB ;)
Um pouco antes da MSi remover todas as versoes beta com AGESA 1.0.0.1 ela deiXou escrito em todas essas BIOS o seguinte: "ESSA VERSAO DE BIOS NAO SUPORTAR OS CPUS RYZEN 3000)
 
Meio Off, mas até a Nvidia reconheceu o lançamento da série 3000 para jogos.


Não demorou muito para começar a zoação :D


Criaram até a/o Jensen Su / Lisa Huang xD
 
Um pouco antes da MSi remover todas as versoes beta com AGESA 1.0.0.1 ela deiXou escrito em todas essas BIOS o seguinte: "ESSA VERSAO DE BIOS NAO SUPORTAR OS CPUS RYZEN 3000)

Estranho, imaginei que todas as BIOS com AGESA prefixo "Combo-AM4" já davam suporte aos Ryzen 3000, me baseei nessa tabela (que está no tópico da Hardwareluxx que postei):

bJZUfXF.png


Mas enfim, se a MSI diz que o Combo-AM4 1.0.0.1 não dá suporte aos Ryzen 3000, não vou questionar :D
 
Estranho, imaginei que todas as BIOS com AGESA prefixo "Combo-AM4" já davam suporte aos Ryzen 3000, me baseei nessa tabela (que está no tópico da Hardwareluxx que postei):

bJZUfXF.png


Mas enfim, se a MSI diz que o Combo-AM4 1.0.0.1 não dá suporte aos Ryzen 3000, não vou questionar :D
Deve ter algo a ver com a luta que a MSi ta enfrentando pra fazer caber a BIOS no chips dela hehe..
Acredito que ela retirou pra evitar essa confusao.. todas as outras BIOS com AGESA 1.0.0.1 tem suporte ao Ryzen 3000
 
SSD PCIe Gen 4 mais rápidos que os atuais somente no final de 2020

Na verdade, nem os recursos nem as especificações do controlador PCIe 4x4 da SMI são confirmados pela Silicon Motion neste momento, mas há um plano claro para tornar as unidades habilitadas para PCIe 4.0 com tecnologia Silicon Motion disponíveis em algum momento do segundo trimestre de 2020.

https://www.anandtech.com/show/14433/silicon-motion-pcie-40-x4-ssd-controller-in-development

O PCIe 5.0 não virá para as placas de consumo. É uma tecnologia estritamente orientada ao servidor.
O problema é que mesmo o PCIe 4.0 está no limite do que é possível em configurações atuais de placa-mãe para o consumidor, já que o comprimento do sinal é de apenas 16 cm (6 polegadas) sem um repetidor. Para o PCIe 5.0 que é reduzido pela metade, você precisa de um repetidor com muita energia para cada 8 cm (3 polegadas).
Para tornar o PCIe 5.0 mais realista em placas de consumo, o atual padrão ATX terá que ser usado, e as placas-mãe terão que ter o soquete da CPU centralizado na placa com slots de expansão PCIe em ambos os lados, em vez da configuração atual com o soquete da CPU. fim do tabuleiro.

Devido à complexidade adicional da placa sobre PCI-e 4.0, necessidade de retimers, e custo eu não vejo a maioria dos consumidores vendo PCI-e 5.0 por muitos anos. PCI-e 5.0 Eu acho que será usado exclusivamente no lado da empresa / servidor, enquanto os consumidores usarão o PCI-e 4.0. O custo e a complexidade são muito grandes para abandonar o PCI-E tão rapidamente

Limitações do tamanho da ROM do BIOS Quase desestimulam a promessa de compatibilidade com versões anteriores do Zen2 da AMD


https://www.techpowerup.com/257201/...ail-amds-zen2-backwards-compatibility-promise

A AMD conseguiu cumprir sua promessa de compatibilidade retroativa para os processadores Ryzen de 3ª geração em placas-mães baseadas nos chipsets AMD série 300 e série 400. Esta promessa foi muito perto de ser descarrilado sugere um segmento da comunidade em fóruns da MSI. De acordo com representantes da MSI ativas no fórum, a capacidade do chip EEPROM flash da SPI que armazena o firmware UEFI da placa-mãe está lamentavelmente limitada a empinar no microcódigo AGAMAS ComboAM4 1.0.0.3a em muitas de suas placas-mãe.

A empresa teve que fazer várias alterações em seu pacote UEFI BIOS que está circulando atualmente como um "beta", para acomodar o suporte para processadores Ryzen de 3ª geração junto com o AGESA ComboAM4 1.0.0.3a. Primeiro, teve que dar suporte aos processadores da série A e Athlon baseados no silício "Bristol Ridge" de 28 nm. Segundo, tinha que [e este é um grande problema], chutar o módulo RAID, quebrando o SATA RAID em muitas de suas placas-mãe. Terceiro, ele teve que substituir seu programa de instalação Click BIOS 5, rico em recursos, por um programa BIOS Click "GSE Lite" barebones, que não possui muitos recursos do programa original, e vem com uma interface de usuário de baixa resolução. Este programa ainda inclui alguns recursos essenciais exclusivos da MSI, como o A-XMP (que traduz perfis do Intel XMP para configurações compatíveis com o AMD), Smart Fan e M-Flash.

fBHnxsC6DzJvjDCB.jpg


A parte assustadora? Muitas outras marcas de placas-mãe parecem estar usando EEPROMs de 16 megabytes em suas placas-mães soquete AM4 mais antigas. Essas empresas são obrigadas a ter problemas de capacidade de ROM semelhantes, a menos que mantenham seus programas de configuração UEFI leves. Placas-mãe baseadas no mais recente chipset X570 apresentam EEPROMs de 32 megabytes. O chipset AMD X570 não tem suporte não apenas para o "Bristol Ridge", mas também para os processadores Ryzen "Summit Ridge" e "Raven Ridge" da primeira geração.

Recomendamos que, a menos que você possua literalmente um processador Ryzen de terceira geração, não atualize o BIOS da sua antiga motherboard soquete AM4. Você pode se arriscar a perder recursos e quebrar seus volumes RAID. Descubra a versão mais recente do BIOS que tem o microcódigo clássico AGESA PinnaclePI 1.0.0.6 e use isso.





























Ele não obteve problema na BIOS e teve alguma melhoria de desempenho, agora resta esperar os review dos reviews daqueles que tiveram problema




 
Discussão interessante no reddit

SSD PCIe Gen 4 podem evoluir muito mais em questões de velocidade






que tal bios estilo ms-dos como era
funciona faz seu papel da mesma fora e ainda libera espaço e so tira o fru fru que cabe tudo
 
3900X em B350...não recomendável por conta do VRM, mas rodou :olho:

EDIT: já postaram o video kkk
mais na pratica ele gasta um pouquinho a mais que o 2700x e menos que o 1800x
então por que não usar se e tudo a mesma coisa (limite de consumo em 105W)?
 
Eu com um i5 4440 e 8gb de ram querendo fazer um upgrade mais se eu vender meu pc completo só dá pra comprar o processador, tenso.
 
VRM nem vai toscar

G2HIA6v.png


mZzsEQF.png
ou seja ao usar o 3900x nas mob mais humildes com wc tem que colocar um cooler soprando pra evitar drop de segurança
o adrena tinha ganhado uma maquina térmica dessa quando eles começarão a fazer esses tipos de testes ?
link de onde pegou as fotos tem ?
 
Minha msi B450 Tomahawk está vindo, devo me preocupar?
:chan:
Essa é a unica B450 da MSi que ja tem BIOS final. Nao ta mais em BETA.
Acredito que nao tenha oq se preocupar..
 
Os cara tbm quer fazer Review de mobo que nem tem dissipador no VRM com o 3900x, tá de sacanagem né?
 
  • Curtir
Reações: GSJ

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo