• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Rola um 3700x em stock com essa MSI B450M Pro-VDH Plus? Como estão as bios da MSI e Gigabyte em relação a estabilidade com a nova geração?
Roda tranquilo.

A última bios da MSI está bem decente, voltaram as features que tinha tirado e a única questão é que está com o layout GSE-Lite que é mais simples, mas eu até prefiro.
Ela ainda não lançou bios com a última agesa ABB.

Da Gigabyte não sei
 
Outra duvida, sera q rola colocar esses novos processadores 3xxx em uma biostar x370gt7?
 
Outra duvida, sera q rola colocar esses novos processadores 3xxx em uma biostar x370gt7?

Atualiza bios e boa.
Aqui eu coloquei na msi x370 pro carbon e esta sendo só alegria!
 
Amigos eu estava vendo uns comparativos de cpu's aqui e notei que a intel no geral se da melhor quando o assunto é jogo.
Porque isso acontece ?
 
Amigos eu estava vendo uns comparativos de cpu's aqui e notei que a intel no geral se da melhor quando o assunto é jogo.
Porque isso acontece ?
Defino melhor com um grande entre "aspas" a diferença é muito pequena na gen atual 5-6% em media , utilizando a melhor placa de video do mercado em uma resolução de imagem tecnicamente baixa aonde a placa de vídeo sobra performance , e essa diferença ainda existe devido a jogos serem aplicações do ponto de vista técnico muito mau otimizadas ,jogos depende de uma grande desempenho single core e uma troca de dados extremamente rápidas entre cpu e memoria , hoje a intel ainda tem uma leve vantagem por conseguir clocks maiores, na pratica qualquer cpu atual empurra com folga qualquer jogo , e por parte da AMD ainda tem um melhor custo beneficio e entrega maior desempenho em produtividade .
 
Amigos eu estava vendo uns comparativos de cpu's aqui e notei que a intel no geral se da melhor quando o assunto é jogo.
Porque isso acontece ?
Clock alto, e single-core muito forte.
 
Defino melhor com um grande entre "aspas" a diferença é muito pequena na gen atual 5-6% em media , utilizando a melhor placa de video do mercado em uma resolução de imagem tecnicamente baixa aonde a placa de vídeo sobra performance , e essa diferença ainda existe devido a jogos serem aplicações do ponto de vista técnico muito mau otimizadas ,jogos depende de uma grande desempenho single core e uma troca de dados extremamente rápidas entre cpu e memoria , hoje a intel ainda tem uma leve vantagem por conseguir clocks maiores, na pratica qualquer cpu atual empurra com folga qualquer jogo , e por parte da AMD ainda tem um melhor custo beneficio e entrega maior desempenho em produtividade .
Entendi, então o futuro na teoria favorece a amd. Será que vai demorar muito até que os jogos façam mais uso de multicore ? Ja ouvi gente dizendo que a intel "controla" o mercado para se favorecer, será que tem alguma relação ?
Aliás tinha um vídeo em inglês muito bom de um cara comentando isso mas eu perdi.
 
Meu 3700X finalmente foi entregue, mas estou passando uma raiva tremenda aqui.

Minha GTX 1070 não dá vídeo de jeito nenhum pelo Display Port, só pelo HDMI.

O boot é extremamente lento, leva uns 10 segundos só para aparecer o POST.

O BIOS é muito limitado, estranhamente as portas SATA 1 e 2 não suportam hot plug, e as que suportam, quando ativados, não funcionam.

Não tem opção nenhuma para desativar o fast boot, nem o SMART self test.

Sinto como se estivesse usando uma BIOS na versão alfa (MSI X570 GAMING PLUS).

Já testei a placa de vídeo num PC pirento aqui com uma MSI H110, i5-6400 e 12GB de RAM e o display port funciona normalmente.

Já troquei o PCI-E para Gen3 e não muda nada.

Os perfis XMP das memórias funcionaram normalmente, mas nem vou testar OC que é capaz de explodir tudo aqui.

Meu 3700X dá boost para 4.375GHz durante incríveis 1 segundo. Não só não chega no boost de 4.4GHz, como dura apenas um piscar de olhos.

Tá tenso aceitar algumas coisas nessa migração de Intel para AMD.

Parece um problema mais da MSI mesmo




Seria bom você relatar esse problema no reddit da MSI




 
Parece um problema mais da MSI mesmo




Seria bom você relatar esse problema no reddit da MSI






Realmente, MSI anda bem fraquinha de BIOS. Tô tendo algumas dessas dificuldades do colega também.
Infelizmente eu sou cagão, ainda mais com chipset de early adopter e deixei a Asus de lado pra pegar a MSI por conta da suposta garantia de 3 anos que dão, mesmo trazendo de fora.
 
Eu perguntei lá atras e ninguém respondeu este 3700X é mesmo assim esquentado?, estou usando o mesmo setup anterior com o 2700 e não passava em idle entre 40, 45 e agora com esta cpu em torno de 50, 55 graus, o cooler é o Noctua NH-U12S, com a pasta Térmica Master Gel Maker da Cooler Master. Em Load chega perto da placa de vídeo 2060, 60, 70º, isto sem over sem mexer em nada, eu nunca esperava tal temperatura.
 
Eu perguntei lá atras e ninguém respondeu este 3700X é mesmo assim esquentado?, estou usando o mesmo setup anterior com o 2700 e não passava em idle entre 40, 45 e agora com esta cpu em torno de 50, 55 graus, o cooler é o Noctua NH-U12S, com a pasta Térmica Master Gel Maker da Cooler Master. Em Load chega perto da placa de vídeo 2060, 60, 70º, isto sem over sem mexer em nada.

Achei bem esquentado (e aqui não foge muito). Eu não me preocuparia muito no seu lugar, caso não esteja dando throttling.
 
Última edição:
Eu perguntei lá atras e ninguém respondeu este 3700X é mesmo assim esquentado?, estou usando o mesmo setup anterior com o 2700 e não passava em idle entre 40, 45 e agora com esta cpu em torno de 50, 55 graus, o cooler é o Noctua NH-U12S, com a pasta Térmica Master Gel Maker da Cooler Master. Em Load chega perto da placa de vídeo 2060, 60, 70º, isto sem over sem mexer em nada, eu nunca esperava tal temperatura.
É sim, essa temperatura está normal.
 
The AMD 2nd Gen EPYC "Roma" Lançamento Blog Ao Vivo

Artigo completo: https://www.anandtech.com/show/14724/the-amd-epyc-rome-launch-live-blog

Slides essenciais fora do spoiler.

Outros slides mais importantes dentro do spoiler, só clicar em cima.

Todos os slides no link acima.

0AA111DB-E64E-45F7-9B79-272B3E62922B.jpeg

78648B0B-C669-4EBE-B6D7-22CB20667039.jpeg

12D0AF84-50CF-4679-95B6-28AC9134800D.jpeg

49D6F1E2-B6F1-4029-A765-37959697F8FB.jpeg

8DC930A0-223F-4C43-B186-23A6C02EFD05.jpeg

D146C187-5B64-4D7A-A203-0BE8B14EC130.jpeg

65D80465-A0CF-4114-93EF-E4DA53D1FED8.jpeg

164640C5-D799-45D7-A835-467D9BEC0D46.jpeg

053AEFA4-D437-4FD1-A8AC-8B94344F8321.jpeg

80414A80-93BF-4948-ACE5-00285B91E010.jpeg

B9926B51-EC3E-4269-8AFC-F902E0B2C561.jpeg

8D411CD7-B340-4074-A822-76D27E456DA2.jpeg

76E184D1-F201-406B-87D0-1A539823CAD6.jpeg

074FB2A4-9230-4EC8-9E4E-1FC9E4BEEE71.jpeg

E5F87B30-968E-40C2-BF0B-A8D0311447C3.jpeg

796A5D3D-56F7-4C94-8449-190DCD696162.jpeg

3F8E6552-1C1D-4B0D-B4CC-A482EA91A093.jpeg

DE24F486-FE0D-4998-9426-188C1ED48BD3.jpeg

C3DC03AD-7A57-4B46-937F-2A131BFE7B90.jpeg

0E1A783E-BC4E-4C7D-A1CC-06F0B3CF873F.jpeg

51C5AFB0-8228-42B6-85FC-CF90308DF40B.jpeg

6D8CD6E4-1A45-403F-8F85-62AD16023366.jpeg

B0BD813F-F8A7-4CDA-802F-38E53C7652DF.jpeg

ED26265B-CA51-4C1D-B4A1-246998972BF0.jpeg

3F7FC593-06BD-45A5-B923-DC742E7A6039.jpeg

FB43112D-17E1-4C83-99C7-39526A97FEB4.jpeg

98418D2C-AE0C-4873-B6E9-B8AE9FDEAF12.jpeg
 
Eu perguntei lá atras e ninguém respondeu este 3700X é mesmo assim esquentado?, estou usando o mesmo setup anterior com o 2700 e não passava em idle entre 40, 45 e agora com esta cpu em torno de 50, 55 graus, o cooler é o Noctua NH-U12S, com a pasta Térmica Master Gel Maker da Cooler Master. Em Load chega perto da placa de vídeo 2060, 60, 70º, isto sem over sem mexer em nada, eu nunca esperava tal temperatura.

Com a última BIOS, drivers de chipset atualizados, plano de energia Ryzen balanceado, Global C-States ativo e PBO desligado, a temperatura deve ficar em torno de 30C em idle, mas por "idle" entenda como absolutamente sem fazer nada, nem mesmo mexer no mouse. Em uso leve, só de mexer o mouse, deve dar picos de 50C, porque o single boost é muito agreviso com vcore, esse comportamento é normal e esperado.

The AMD 2nd Gen EPYC "Roma" Lançamento Blog Ao Vivo

Artigo completo: https://www.anandtech.com/show/14724/the-amd-epyc-rome-launch-live-blog

Slides essenciais fora do spoiler.

Outros slides mais importantes dentro do spoiler, só clicar em cima.

Todos os slides no link acima.


Algo incrível que eles conseguiram foi a Microsoft com Azure e os futuros desktops virtuais.

Não sei se vcs estão por dentro, mas a Microsoft está trabalhando numa versão do Windows totalmente na nuvem, nos moldes do que o Stadia é para jogos. Vai ser uma espécie de Desktop Online (assim como temos Office online). Espera-se que esse seja o padrão num futuro a médio e longo prazo, especialmente para ambientes corporativos, onde não será mais necessário ter o gerenciamento local de licenças e investimento alto em equipamentos. Vai estar tudo na nuvem, até nossos desktops.
 
AMD Zen 2 EPYC "Roma" Lançamento Evento Live Blog

Artigo completo: https://www.techpowerup.com/258050/amd-zen-2-epyc-rome-launch-event-live-blog

Outros slides essenciais.

Todos os slides no link acima.

uwYjQ5aETbQ8pCx5.jpg

KR5PdqOgWduXClbR.jpg

9Lya0YsoW10yMGZz.jpg

rwGLf6wvbmzL8UB8.jpg

fAfdoWElZbiTfxis.jpg

mbbpOyBKX5hYyx4T.jpg

RQTuO36uYCwih7nV.jpg

sIanqg3ewPjZmMGy.jpg

cy0SNpxYhGXCOpGJ.jpg

BWj3erQxy9t6eXWN.jpg

wMhcKYrbyxClAbph.jpg

kGspvbOd9YQM7PrQ.jpg

ZuZ6i0d4m1xpCp6i.jpg

iQ1SOD5tXSZdJdjm.jpg


Com a última BIOS, drivers de chipset atualizados, plano de energia Ryzen balanceado, Global C-States ativo e PBO desligado, a temperatura deve ficar em torno de 30C em idle, mas por "idle" entenda como absolutamente sem fazer nada, nem mesmo mexer no mouse. Em uso leve, só de mexer o mouse, deve dar picos de 50C, porque o single boost é muito agreviso com vcore, esse comportamento é normal e esperado.

Algo incrível que eles conseguiram foi a Microsoft com Azure e os futuros desktops virtuais.

Não sei se vcs estão por dentro, mas a Microsoft está trabalhando numa versão do Windows totalmente na nuvem, nos moldes do que o Stadia é para jogos. Vai ser uma espécie de Desktop Online (assim como temos Office online). Espera-se que esse seja o padrão num futuro a médio e longo prazo, especialmente para ambientes corporativos, onde não será mais necessário ter o gerenciamento local de licenças e investimento alto em equipamentos. Vai estar tudo na nuvem, até nossos desktops.

Com esse monstro também

164640C5-D799-45D7-A835-467D9BEC0D46.jpeg
 
" MELHOR PLACA- MÃE (CUSTO-BENEFÍCIO) para QUALQUER RYZEN! ASSISTA! GIGABYTE AB350M DS3H V2 "


Procede ?
 
AMD EPYC 7002 Series Rome oferece um nocaute

Artigo completo: https://www.servethehome.com/amd-epyc-7002-series-rome-delivers-a-knockout/

Partes mais importantes desse review, muitas informações interessantes

Tudo dentro do spoiler

Hoje temos o lançamento da série AMD EPYC 7002. O último dígito "2" representa que é o produto de segunda geração, anteriormente chamado de "Roma". Dizer que esse é um lançamento altamente antecipado talvez seja o eufemismo da década. Como eu tenho viajado por aí falando para fornecedores, clientes, ISVs, até mesmo equipes projetando hardware para futuras missões espaciais, há um tema comum: tontura sobre Roma.

Pessoas de meia-idade de todo o mundo, que viram a indústria estagnar durante anos, ficaram aturdidas com antecipação. É como a primeira vez que você dirige em um automóvel Tesla e a tela gigante olha para você enquanto se lança quase silenciosamente a 60 km / h mais rápido que a maioria dos carros esportivos. Temos visto os primeiros clientes de navios expressarem esse nível de entusiasmo com a nova plataforma. Se o Intel Xeon for o BMW Série 3, o AMD EPYC é o Tesla Model 3 da indústria. Pergunte às pessoas automotivas onde o momento está lá.

Vamos ter uma visão abrangente dos novos chips neste artigo, abordando o que os novos processadores podem fazer, e por que a AMD EPYC está agora firmemente à frente da Intel Xeon em termos de trazer o futuro das arquiteturas de servidor para o mercado. A série AMD EPYC 7002 vai muito além de apenas mais núcleos, memória mais rápida e PCIe mais rápido. Em vez disso, é a primeira transição para a forma como os servidores serão construídos no futuro, uma vez que uma mudança de paradigma atingirá o mercado de servidores. Em nossa análise, mostraremos por que essa é agora a plataforma mais interessante do mundo para quem quer construir um produto para servidor.

AMD-EPYC-7002-v-2nd-Gen-Intel-Xeon-Scalable-Top-Line-Comparison-Chart.jpg


AMD-EPYC-7002-v-2nd-Gen-Intel-Xeon-Scalable-Top-Line-Comparison.jpg


A AMD está agora envolvida em um ataque assimétrico contra as arquiteturas herdadas do Intel Xeon.

Core-Counts-and-Change-Rates-2009-through-2019-Mainstream.jpg


Ao aumentar o IPC, adicionando uma enorme quantidade de cache, adicionando PCIe Gen4 e duplicando a contagem de núcleos por soquete, a AMD mudou o jogo na Intel. O que está fazendo vai além de apenas um upgrade de contagem de núcleo. A AMD está construindo a melhor plataforma de servidores, com muitos núcleos de CPU x86 conectados.



O mundo certamente mudou. O AMD EPYC 7002 “Rome” agora traz um design melhor para o chiplet.

Quando entramos no terceiro trimestre de 2019, algumas coisas estão claras:
  • CPUs de matriz grande monolítica estão se movendo para multi-chip
  • Servidores estão se tornando mais desagregados
  • Servidor de socket dual pode dar lugar a servidores de socket único
Com o novo design de chip I / O e chiplet, o AMD EPYC 7002 segue essa tendência. Tornar seu chip de E / S o centro de um servidor significa que a AMD possui maior flexibilidade de design e fabricação, o que está mudando o jogo para fornecedores de servidores, fornecedores de periféricos e clientes no mercado.

Nesta seção, vamos mostrar os recursos do processador AMD EPYC 7002. Só para dar aos nossos leitores um visual, aqui está o que parece.
AMD-EPYC-7002-Top-Cover.jpg
Comparando-os com a versão anterior, talvez a maior diferença seja a operadora. O azul é o AMD EPYC 7001. O verde é o AMD EPYC 7002. O vermelho é o mercado chinês Hygon Dhyana .
AMD-EPYC-7002-and-EPYC-7001.jpg
A série AMD EPYC 7002 vem em 8 a 64 núcleos por soquete. Há SKUs com capacidade de soquete único e soquete duplo.
Quando se trata de SKUs de alto escopo, a proposta de valor é simples, basta obter um SKU de ponta e consolidar mais servidores para economizar dinheiro. A AMD está extraindo valor para as SKUs de maior número de núcleos. Para a AMD, um chip com 64 núcleos, 256MB de cache L3, 128x PCIe Gen4 a pouco menos de 7000 dólares se compara favoravelmente quando os concorrentes Intel Xeon mais próximos são dois SKUs Intel Xeon Platinum 8280M (M para maior capacidade de memória) que custam pouco mais de US $ 13.000,00 cada. A AMD, por volta de US $ 7 mil, está basicamente dizendo que a Intel precisa começar seu desconto em 73% para se tornar competitiva, e isso não está levando em conta o uso de menos servidores.

AMD-EPYC-7742-Windows-256-Threads-Running.jpg


No lado do AMD EPYC 7702P, a AMD está chamando a Intel de que, se quiser ser competitiva em termos de desempenho, ela precisa reduzir em 83% a Platinum 8280M, além do custo incremental de um servidor de dois soquetes contra um servidor de soquete único. Isso é um grande negócio.

AMD-EPYC-7002-Overview.jpg


AMD-EPYC-7002-Chiplet-Evolution.jpg

Chave para isso, é que a AMD está apresentando uma arquitetura de plataforma mais moderna. A AMD está projetando a matriz de E / S como o centro do servidor. Os núcleos de x86 comptue pendurados neste die como dispositivos PCIe Gen4 e memória do sistema. Em contraste, a Intel parece como o x86 die como o centro de um computador. Sabemos que o futuro levará à desagregação com recursos como interconexões CXL, nas quais os modelos de acesso direto à memória funcionarão em um sistema. A AMD já está enviando uma arquitetura que segue esse princípio de design futuro, mesmo que não suporte o CXL nesta geração. O design da AMD é entre moderno e voltado para o futuro. A atual linha de produtos Xeon da Intel é o que vamos analisar em cinco anos e contar histórias que soam como “antigamente nós costumávamos ter processadores de matrizes monolíticos”.
AMD-EPYC-7002-Chiplet-Multi-Die-Evolution.jpg

A AMD está sendo muito agressiva porque, sendo uma das primeiras a adotar a arquitetura de sistema moderna, tem uma enorme vantagem em expandir em um soquete e sistema pela Intel.

AMD-EPYC-7002-v-2nd-Generation-Intel-Xeon-Scalable-Comparison.jpg


Queríamos notar aqui, a Intel está se movendo para chiplet. Você pode ler sobre o Intel Foveros como a direção em que a Intel está se movendo. A AMD está lá apenas neste segmento à frente da Intel.

Essa mudança significa que há apenas 104 ns para a mesma latência de soquete e soquete para soquete. Esta é uma melhoria de 15 a 19% em relação à geração anterior.
AMD-EPYC-7002-Architecture-NUMA-Reduction-to-104ns-Close-201ns-Far.jpg

Nesta geração, a AMD tem o PCIe Gen4 oferecendo uma melhoria de 2x por faixa em relação ao Intel Xeon. A AMD também possui significativamente mais faixas
AMD-EPYC-7002-Platform-PCIe-Gen4.jpg
No lado da memória, a AMD também supera a Intel Xeon. Os processadores escaláveis Intel Xeon de segunda geração suportam até DDR4-2933 quando o Intel Optane DCPMM não é usado e somente o DDR4-2666 quando o Optane DCPMM é usado. A Intel também é baseada em um design de seis canais em seus principais processadores.

AMD-EPYC-7002-Architecture-Memory-Speed-and-Bandwidth-Benefits.jpg


A AMD agora tem suporte a velocidade de memória DDR4-3200 e oito canais. Com 33% a mais de canais de memória e velocidades mais altas, a geração AMD EPYC 7002 tem até 45% mais largura de banda de memória teórica. Há mais. A série AMD EPYC 7002 também suporta até 4 TB de memória por soquete. A segunda geração Intel Xeon escalonável suporta apenas até 1 TB em SKUs padrão. A Intel cobra cerca de US $ 3.000 a mais para endereçar até 2TB por soquete (M SKUs) e US $ 7.000,00 a mais por CPU para ir até 4.5TB

Em um nível de plataforma, é isso que o AMD EPYC 7002 se parece com os mais novos CPUs Intel Xeon:

AMD-EPYC-7002-v-2nd-Gen-Intel-Xeon-Scalable-Top-Line-Comparison.jpg


Aqui estão as vantagens do AMD EPYC mostradas no gráfico.

AMD-EPYC-7002-v-2nd-Gen-Intel-Xeon-Scalable-Top-Line-Comparison-Chart.jpg


Quando falamos sobre a AMD ter uma plataforma mais expansiva do que a Intel, e por uma grande margem, é exatamente por isso. Estes não são 10-15% de melhorias geracionais. Estes são mais que o dobro em muitas áreas. É por isso que estamos dizendo que a AMD tem uma plataforma disruptiva.

Além disso, a AMD está construindo plataformas especificamente para segurança.
Parte disso é um processador de segurança Arm Cortex-A5 dentro do chip AMD EPYC I / O. Isso fornece uma raiz de hardware de confiança para as plataformas AMD. Já vimos exemplos de uso dos recursos de segurança da AMD. Isso inclui o HPE ProLiant DL385 Gen10 e o DL325 Gen10 que a empresa diz serem seus servidores mais seguros quando combinados com os recursos do iLO5. Esse é o segundo fornecedor de servidores do mundo, dizendo que suas plataformas AMD EPYC são mais seguras do que seus servidores Intel Xeon de maior volume.

Com a primeira geração do AMD EPYC, a empresa anunciou Secure Secure Encryption (SME) e Secure Encrypted Virtualization (SEV). Na 2ª geração do AMD EPYC, a empresa está expandindo essas capacidades.

Toda a memória pode ser criptografada por uma única chave, o que torna a memória de ataque um vetor mais difícil na AMD. Nesta geração, a AMD também pode acessar dispositivos PCIe para acessar páginas criptografadas.

Outro exemplo de melhoria geracional, a geração AMD EPYC 7002 possui 509 chaves de memória criptografadas que permitem significativamente mais VMs convidadas. Na primeira geração do AMD EPYC 7001, a SEV conseguiu 15 chaves para 15 convidados. Nesta geração, o chip pode lidar com 509 chaves, o que é um número muito mais utilizável, especialmente em sistemas com até 128 núcleos / 256 segmentos.

AMD-EPYC-7002-Platform-Secure-Processor.jpg

No geral, a AMD está empurrando sua história de segurança porque diz que os clientes estão pedindo plataformas mais seguras. Se isso é algo que seu cluster de virtualização pode se beneficiar e está em seu RFP, a AMD tem uma vantagem.

O Zen 2 da AMD é um derivado do Zen original, mas a AMD diz que alcançou um aumento de 15% no IPC. Isso é um grande negócio. O aumento de 15% está no topo do que estamos acostumados na geração em melhorias de desempenho de geração na última década. Esses 15% não aconteceram em conjunto com a duplicação das contagens do núcleo da CPU. A AMD está obtendo muitos benefícios ao mudar para 7nm.

O Zen 2 é mais profundo e mais amplo no lado inteiro do cálculo do que a arquitetura original do Zen. Isso ajuda no lado inteiro do desempenho.

Além disso, os caches são maiores com menor latência. Isso é algo que a AMD poderia adicionar com a mudança para 7nm e a densidade adicional que ele fornece.

Para reiterar, as partes de cache mais altas da AMD agora têm até 256 MB de cache L3. Combinado com 512KB por núcleo significa que a AMD está colocando ~ 300MB de cache em chips. Isso é enorme comparado ao que a Intel está colocando no chip.

Nós apenas fizemos uma breve visão geral da microarquitetura, mas a AMD está avançando com o aumento do IPC, juntamente com as contagens do núcleo.

Você pode ter ouvido a Intel e outros comentaristas mencionarem como a AMD precisou usar múltiplos nós NUMA para atingir altas contagens de núcleos devido ao seu projeto chiplet EPYC 7001. Isso mudou. Agora a Intel precisa de mais nós NUMA para atingir uma determinada contagem de núcleos.

A Intel não pode colocar 64 núcleos em uma plataforma mainstream de dois soquetes. Em vez disso, é preciso abranger quatro nós NUMA. O exemplo abaixo é apenas 4x12 CPUs core, mas a Intel com um máximo de 56 núcleos em dual-socket precisa de pelo menos quatro nós NUMA (4 × 16 core) para acertar o que a AMD pode agora fazer em um.

Desprezar o design de quatro nós NUMA da AMD para um nó NUMA na Intel agora mostra as tabelas girando em 64 núcleos. A Intel precisa de quatro nós NUMA, a AMD só precisa de um.

Ficando grande: topologia de 128 núcleos / 256 segmentos

Isso aumenta também. Com 64 núcleos / 128 encadeamentos por soquete, a AMD agora pode fazer isso em apenas dois soquetes:

Intel só pode obter 112 núcleos / 224 threads em soquetes quad. Se você quisesse esses núcleos com o Intel Xeon Platinum 8200, precisaria migrar para um design exótico (e caro) de 8 soquetes.
AMD-EPYC-7002-Linux-Kernel-Compile-Benchmark-Result.jpg
Tentamos usar uma cor por geração de CPU ao longo desta série. O segundo item importante é que trouxemos soluções de Intel Xeon com quatro soquetes para esse gráfico. Francamente, nós precisávamos. Sem as soluções de soquete quad-a serem adicionadas, a Intel estaria muito atrasada.

Ao mesmo tempo, caches massivos, mais largura de banda de memória e mais núcleos significam que a série AMD EPYC 7002 faz mais do que acompanhar. Não é apenas um concorrente da Intel Xeon Platinum. Em vez disso, a questão é se a AMD tem uma taxa de consolidação de 2: 1 sobre o Intel Xeon Platinum. Estes são resultados surpreendentes.

AMD-EPYC-7002-c-ray-8K-1P-Only-benchmarks.jpg

O AMD EPYC 7402P com 24 núcleos tem o preço de concorrente Intel Xeon Gold 5218. Com mais núcleos, consegue avançar duas vezes mais rápido. Isso é um grande negócio. O Intel Xeon Gold 6209U é uma versão de US $ 1350 da CPU Intel Xeon Gold 6230, que é de apenas um soquete. Aqui, o AMD EPYC 7402P é cerca de dois terços mais rápido, mas 10% mais barato.

Como vamos continuar a ver, os 64 núcleos do AMD EPYC 7002 estão em um nível diferente do que a Intel está usando em projetos de CPU com soquetes.

Muitos núcleos, caches maiores, mais largura de banda de memória e uma microarquitetura mais recente ajudam a AMD um pouco aqui.

Por outro lado, o dual AMD EPYC 7502 é mais rápido e usa US $ 2.600 cada SKU de preço de tabela, enquanto o Intel Xeon Platinum 8280 é um SKU de preço de lista de US $ 10.007. A AMD fornece mais quatro núcleos por soquete, o que ajuda no desempenho, mas eles estão fazendo isso com um desconto inicial de preço de tabela de cerca de 74%. Isso é um grande problema se você considerar que os preços de tabela do Intel Xeon Platinum foram projetados para que os fornecedores de servidores possam utilizar grandes descontos de 60%. A AMD ainda tem a melhor plataforma, mas achamos que o Xeon Platinum 8280 pode ser muito competitivo, com um desconto de 80% sobre o preço de tabela.

O AMD EPYC 7402P e o EPYC 7401P têm a mesma contagem de núcleos, mas o novo chip é cerca de 25% mais rápido.

Mesmo no midrange de uma pilha de servidores de 3 anos de idade, estamos vendo uma taxa de consolidação de soquete de 6: 1 ou mais da AMD. Se você estiver usando o licenciamento por soquete VMware, isso é no ponto em que você pode ver a redução de custos no primeiro dia removendo um cluster de servidores de três anos e continuar a economizar mais com o tempo. Nós quase nunca vimos isso na indústria.

Comparado com o IBM Power9, as coisas ficam interessantes. Apesar de ainda mantermos que o Power9 está em um segmento diferente, aqui um processador PowerC 40 core de oito soquetes, 8 threads por núcleo, está chegando a pouco mais de 400 . Isso não está muito longe do AMD EPYC 7502 dual de 32 núcleos.

A AMD simplesmente tem uma plataforma incrível para a virtualização, já que é possível utilizar de forma mais eficiente grandes pools de RAM e núcleos por nó NUMA. Achamos que este será um ponto de vendas extremamente forte para a série AMD EPYC 7002.

Resumindo, o PCIe Gen4 é importante e permitirá uma nova classe de desempenho em sistemas, mesmo usando armazenamento, rede e aceleradores legados do PCIe Gen3. Os criadores de sistemas podem criar os sistemas usando uma única CPU AMD EPYC 7002 que não é possível com até dois processadores Intel Xeon.

Vamos apresentar alguns pontos de dados em um min / max. O mínimo é o sistema inativo. Máximo é máximo observado através de testes para o sistema. A AMD nos pediu especificamente para não usar o consumo de energia do servidor de teste 2P com o firmware de controle de ventilador de pré-produção que usamos para nossos testes. Também não podemos nomear porque a Intel pressionou o OEM que o construiu para que a AMD não divulgasse essa informação, apesar de o OEM ter seu logotipo estampado em todo o sistema. Sim, a Intel está indo para esse nível de pressão competitiva sobre seus parceiros do setor antes do lançamento da AMD.
AMD-EPYC-7002-Power-Consumption.jpg
Ainda assim, não há partes TDP abaixo de 100W na lista de SKUs da AMD. A AMD está impulsionando uma história de consolidação e isso faz todo o sentido.

Essa é a parte importante a ser lembrada: desempenho por watt. A Intel absolutamente martelou a AMD nisso nas gerações anteriores de produtos para servidores e clientes. Agora, as tabelas mudaram, especialmente no high-end. O AVX-512 é um recurso especial que absolutamente impulsiona o consumo de energia do Intel Xeon. Parece que a decisão da AMD de omitir o AVX-512 nesta geração significa que ele é mais eficiente em termos de energia. Em cada teste de soquete duplo, estamos vendo o AMD EPYC 7742 superar a configuração dual Intel Xeon Platinum 8280 às vezes em ~ 2x, e ainda assim a potência máxima é menor.

Você pode ter visto alguns dos resultados dessa configuração vazarem em nossos resultados de desempenho. Nós estamos olhando em algum lugar entre 3-4 desses sistemas dual Xeon E5 V4 dual-socket de um ano atrás, consolidando em um único sistema AMD EPYC 7702P soquete.

Francamente, isso interrompe completamente os ciclos de compras corporativas de TI. Consolidar 6-8 soquetes em 1 tem um imenso impacto de licenciamento VMware. Além disso, estamos usando cerca de um quarto do poder, mesmo com algumas das eficiências que obtivemos indo de 4U 4-node. Para seu pessoal de aquisição de TI, esta é a visão:

Supermicro-1U-WIO-AMD-EPYC-7002-and-4x-Intel-2U4N-Xeon-E5-2630-V4-Nodes.jpg

Supermicro 1U WIO AMD EPYC 7002 e 4x nós Xeon E5 2630 V4 Intel 2U4N

O TDP do AMD EPYC 7702P é superior ao do Intel Xeon E5-2630 V4, mas quando você está substituindo 6-8 soquetes por 1 soquete, a economia de energia é imensa. Nós não vimos 6: 1 taxas de consolidação em menos de 2,5 anos de avanço tecnológico acontecer na indústria.

Em seguida, discutiremos o posicionamento de mercado da solução e, então, daremos nossos pensamentos finais.

Este é o grande problema. Em nossos benchmarks, mostramos que o AMD EPYC 7002 tem mais capacidade de memória (em SKUs padrão), mais inteiros de propósito geral e desempenho de ponto flutuante, e mais largura de banda de memória por soquete. Também mostramos que, em nível de plataforma, a série AMD EPYC 7002 possui PCIe Gen4 e mais pistas PCIe, tornando-a uma solução mais escalonável do que os processadores escaláveis Intel Xeon.

O outro impacto aqui é que a execução da AMD é forte. Fornecer 2x mais núcleos, 2x o cache, mais largura de banda de memória e 2x mais largura de banda PCIe no mesmo soquete em uma cadência de 2 anos é excelente para o mercado x86.

Se você estiver instalando um novo cluster VMware ESXi, poderá adquirir uma CPU AMD EPYC série 7002, como um AMD EPYC 7702P, e consolidar servidores legados em proporções não piores do que 2: 1, mas em alguns casos taxas de consolidação de soquete 6: 1 início de geração de peças de 2017.

Da mesma forma, se você está embarcando no NVMe sobre o Fabric usando um servidor x86 como um bloco de construção, então a série AMD EPYC 7002 é agora o processador a ser superado.

Se os custos de licença por núcleo forem de algumas centenas de dólares por núcleo, existe uma boa chance de que a série AMD EPYC 7002 ainda esteja à frente com base em TCO, uma vez que os custos de energia, refrigeração, espaço de rack e sistema estejam incluídos.

Entre as arquiteturas, ainda é possível fazer uma VM / shutdown de desligamento rápido na migração de outro nó de maneira automatizada, geralmente em poucos segundos. Uma organização pode, de maneira realista, criar um cluster AMD EPYC 7002 e migrar todos os clusters da primeira geração dos designs Intel Xeon Scalable que ainda estavam em funcionamento há dois trimestres, sem muita reflexão.

Arm-Neoverse-N1-SoC-Dawn-Ares-Platform-7nm.jpg

Braço Neoverse N1 SoC Dawn Ares Plataforma 7nm

Os núcleos Next Gen N10 e E1 da Arm Neoverse vão mudar isso, mas o agressivo PCIe Gen4 da AMD e o push da contagem de núcleos limitarão a vantagem desses designs futuros no mercado.
Por outro lado, o Arm possui um dos principais ecossistemas que a AMD não consegue acessar facilmente: o desenvolvimento de IoT e Edge. Toda empresa que precisa de uma estratégia IoT provavelmente tem, ou está começando a construir, um pipeline Arm CI / CD. Para esses pipelines, comprar servidores Arm faz muito sentido.

Considerando que, há três anos, a Power era a alternativa de alto desempenho da Intel Xeon, a AMD agora está nessa posição com um chip x86.

Neste ponto, o que a AMD precisa é duplo:
  1. Sistemas parceiros devem estar prontamente disponíveis e em breve.
  2. Os clientes devem mudar de comportamento e comprar o AMD EPYC.
Comparado às nossas aventuras testando a série AMD EPYC 7001 no lançamento, os sistemas que temos no laboratório projetados para a 2ª geração da série AMD EPYC 7002 com PCIe Gen4 são muito mais refinados. Em agosto de 2017, seria difícil instalar um servidor AMD EPYC em um ambiente de produção. Hoje, eu não teria problemas em adicionar aos servidores AMD EPYC em nosso ambiente de produção com a nova geração de CPUs e plataformas EPYC 7002. Isso diz muito sobre o trabalho nos últimos dois anos fazendo o ecossistema funcionar. Ao mesmo tempo, a AMD precisa desses sistemas parceiros em breve, porque agora está operando em um ambiente onde a Intel não possui um produto competitivo por vários trimestres.

O segundo é importante. Os clientes precisam adotar o AMD EPYC. Para nossos leitores, é importante que você faça uma cotação para, pelo menos, citar uma alternativa AMD EPYC em cada pedido. Mais importante, siga adiante e compre aqueles em que a Intel não é competitiva. Se o AMD EPYC 7002, com uma contagem de núcleos massiva, largura de banda de memória, geração de PCIe e contagem de faixas, consumo de energia e vantagem de preço não puderem ter uma participação significativa, estamos basicamente prontos. Se a AMD não obtiver uma participação enorme com essa vantagem e compatibilidade fácil, a Intel oficialmente detém o monopólio do mercado e empresas como a Ampere e a Marvell devem fechar seus projetos da Arm. Se a AMD não ganhar participação significativa, não há mérito em ter um produto globalmente melhor que a Intel.

Ganhar essa parcela exige que os clientes tenham a coragem e a coragem para perceber que existe uma alternativa no mercado, perceberem que ela é significativamente melhor (salvo em alguns casos de uso não mainstream) e acompanhar suas citações e solicitações de propostas. Como indústria, precisamos de produtos que sejam objetivamente melhores em quase todos os aspectos para ganhar participação. Para as organizações de TI, essa é uma excelente oportunidade para também reavaliar o ROI de trazer mais infraestrutura de Linux e VMware de volta da nuvem, onde muitos provedores de nuvem ficam presos a servidores Intel Xeon de gerações mais antigas.

A conclusão é a seguinte: para a grande maioria do mercado, a história do TCO para o AMD EPYC 7702P e outros SKUs é boa demais para ser ignorada. A Intel não tem um produto competitivo disponível até 2020.

Fique atento ao STH à medida que nos aprofundamos em mais detalhes sobre a nova geração do AMD EPYC 7002 em artigos futuros. Isso pode parecer estranho depois desse artigo de mais de 11.000 palavras, mas há muito mais nessa história que abordaremos a tempo. Neste momento, estamos dando o nosso prêmio STH Editor's Choice para o AMD EPYC 7002, que é apenas a terceira vez que concedemos o prêmio.



A AMD nos pediu especificamente para não usar o consumo de energia do servidor de teste 2P com o firmware de controle de ventilador de pré-produção que usamos para nossos testes. Também não podemos nomear porque a Intel pressionou o OEM que o construiu para que a AMD não divulgasse essa informação, apesar de o OEM ter seu logotipo estampado em todo o sistema. Sim, a Intel está indo para esse nível de pressão competitiva sobre seus parceiros do setor antes do lançamento da AMD.
 
Última edição:
The AMD 2nd Gen EPYC "Roma" Lançamento Blog Ao Vivo

Artigo completo: https://www.anandtech.com/show/14724/the-amd-epyc-rome-launch-live-blog

Slides essenciais fora do spoiler.

Outros slides mais importantes dentro do spoiler, só clicar em cima.

Todos os slides no link acima.




E o desempenho deles é brutal. Em alguns testes, tiveram q colocar plataformas XEON quadsockt para conseguir ficar em segundo lugar.


 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo