[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Novas informações sobre o 5nm, 3nm e além da TSMC

Produção de risco do 5nm+ no segundo trimestre de 2020.
Produção de risco do 3nm previsto para começo de 2021 ou começo de 2022.
Para efeito de comparação, a produção de risco do 5nm começou no início de 2019.

Processo 7nm da TSMC foi otimizado primeiro na plataforma mobile de baixa potência e depois para (HPC — High Performance Computing)
(HPC — High Performance Computing) é o que a AMD usa nos RYZEN, NAVI e etc.
Nos 5nm HPC está sendo otimizado desde o início, ou seja ao mesmo tempo com a plataforma mobile.
AMD agradece.

@dayllann @user101


N5

N5 é o próximo 'nó completo' do TSMC. O TSMC espera que o N5 acelere e alcance alto rendimento ainda mais rápido que o N7. Uma pequena mudança em relação ao N7 é o fato de esse nó ter sido otimizado antecipadamente para dispositivos móveis e HPC. Nos últimos nós, o TSMC costumava introduzir um processo móvel de baixa potência e depois voltar e otimizar para HPC. Com o N5, o TSMC afirma que está otimizando o processo para o HPC desde o início. Comparado ao nó N7 padrão, o N5 fornece desempenho cerca de 15% maior na iso-potência ou, alternativamente, até 30% de redução de energia na iso-performance. O N5 também apresenta novos dispositivos eLVT (Extreme-LVT) para aplicativos de alto desempenho, que podem elevar o desempenho a até 25% a mais na iso-potência em comparação ao N7.



A TSMC iniciou a produção de risco do N5 em março de 2019. A TSMC disse que já distribuiu vários produtos por clientes líderes e mais fitas são esperadas nos próximos dois trimestres. A TSMC espera aumentar a N5 no primeiro semestre do próximo ano - provisoriamente agendada para o primeiro trimestre de 2020.

Comparado ao N7, o N5 fornece uma taxa de compactação de 1,84x. O TSMC disse que uma das principais características do N5 é a melhoria da densidade dos dispositivos analógicos, algo que eles realmente não foram otimizados nos últimos nós. Para esse fim, ele relata uma compactação 1,2x de circuitos analógicos. Com base no que ouvimos, o WikiChip estima que o pitch de polietileno esteja em torno de 48 nm, juntamente com um pitch de metal de 30 nanômetros para uma densidade de transistor estimada de 171,3 MT / mm².

7 nm5 nm
Regras de projeto estimadas para 5 nm
CPP57 nm48 nm
MMP40 nm30 nm
Densidade91,2 MTr / mm²171,3 MTr / mm²


Densidade (Análise do WikiChip)

A TSMC também divulgou seu bitcell de 5 nanômetros 6T SRAM . A célula N5 6T de alta densidade é de 0,021 µm², tornando-a a célula de produção mais densa relatada até o momento. Assumindo uma sobrecarga de circuito auxiliar de aproximadamente 30%, isso resulta em ~ 32 Mib / mm² de cache. Isso representa um aumento de 30% em relação ao N7, que fica em torno de 24,7 Mib / mm².


Tamanhos SRAM HD (WikiChip)

O TSMC tocou em vários aprimoramentos que foram feitos no nó N5. Como a resistência do fio e via resistência continua a piorar no N5, para aplicações de alto desempenho, o N5 oferece um passo de metal levemente relaxado e vias mais amplas. Além disso, dentro de uma célula padrão, a saída pode ser otimizada usando custom via pilares (VP).



Os pilares da via são espaçados de forma idêntica, através de pares colocados na direção principal das linhas de metal em uma estrutura de treliça. Os VPs ajudam a reduzir o transistor, o metal e a resistência, o que ajuda a reduzir o atraso de RC através da promoção da camada (ou seja, subindo a pilha de metal) e via redução de resistência. A técnica em si não é particularmente nova. O suporte inicial de VPs auxiliado pela EDA foi introduzido no N7, no entanto, a ativação total do VP, incluindo a geração total de VP e os recursos do roteador, está sendo totalmente implementada com os novos fluxos de design do N5 HPC EDA que oferecem suporte a VPs nas ferramentas de P&R que podem gerar VPs baseados no contexto ao seu redor, a fim de reduzir a resistência e melhorar o desempenho.


Empilhamento único via Vs. Via pilar (TSMC)

N5P, N3

A TSMC disse que por volta do segundo trimestre de 2020 iniciará a produção de risco do N5P. O N5P é uma versão planejada do N5 com aprimoramento de desempenho e está planejado aumentar um ano após o N5. Embora os números ainda não sejam concretos, a TSMC disse que espera que o N5P ofereça uma melhoria de desempenho de 7% em iso-potência ou, alternativamente, redução de até 15% em potência em iso-desempenho.

Olhando um pouco mais adiante, o TSMC começou a falar um pouco sobre o N3. Atualmente, a produção de risco da N3 está planejada provisoriamente para o início de 2022 (mas disse que poderia ser no início de 2021). Dependendo de quando a produção de risco começa, eles esperam que ela acelere em torno do prazo de 2023.



Análise do WikiChip

TL; DR Redução total do nó, 171,3 MT r / mm², 0,21um SRAM, rampa no primeiro trimestre de 2020, HVM a tempo dos iPhones 2020 da Apple.

É bastante interessante o fato de 7nm ser um sram encolhedor massivo e um encolhimento normal na lógica. 5nm É uma lógica de encolhimento normal, mas um pequeno encolhimento no sram. Também é bastante preocupante que o desempenho não seja tão alto, apesar da densidade ter aumentado enormemente. A densidade de calor continuará a explodir. Vemos chips como o Navi 10 desenhando o que os chips de Turing com o dobro do tamanho em um nó antigo estão desenhando. Deve haver uma mudança radical na arquitetura da AMD quando eles encolherem 5 nm, caso contrário, teremos placas de 250 W abaixo de 200 mm 2. Isso fará com que os processadores Intel pareçam fáceis de esfriar.

Também é bastante preocupante que o desempenho não seja tão alto, apesar da densidade ter aumentado enormemente.
Eu não acho que isso seja um grande negócio. A densidade aumentada por si só acrescenta muito espaço para melhoria de desempenho por meio de mais recursos de arquitetura ou simplesmente adicionando 'mais' do que já existe.

Vemos chips como o Navi 10 desenhando quais chips de Turing com o dobro do tamanho em um nó antigo estão desenhando. Tem que haver uma mudança radical na arquitetura da AMD quando eles encolherem 5nm, caso contrário, teremos placas de 250W abaixo de 200mm2.
??? 5nm ainda traz grandes economias de energia.

Densidade de transistor 80% mais alta e 30% menos energia ainda representam um aumento de 26% na densidade térmica.

Ótimo artigo. N5 sendo otimizado para HPC mais cedo .. parece-me o tipo de mudança que eles não fariam a menos que a AMD tivesse manifestado interesse em tirar vantagem do N5 mais cedo. Por que se preocupar? (A menos que as alterações do processo tornem mais econômico fazê-lo).

3nm não chegando até o final de 2022-2023, acredito que a AMD lançará chips no N5 (eles não podem esperar tanto tempo e pular um nó). Se você deseja despejar capital no design e na validação de chips de qualquer maneira, pode fazê-lo mais cedo no ciclo ou mais tarde. Com 3nm chegando cerca de 42 meses após o lançamento do Ryzen 7nm. O Zen 3 usará 7nm +, portanto, espero que o Zen 4 use 5nm 2021. Não vejo muito sentido usar o TSMC 6N para Zen4, quando o 5N já estará disponível e um pouco maduro.
 
Última edição:
Eu não sei mais o que fazer.....essa é a verdade. Montei tudo fora do gabinete. As luzes da placa acendem....o cooler coloquei o box .....a placa de vídeo tá com os cooler rodando....já testei com uma...com as duas memórias ...e nada..... Fica somente a mensagem no monitor Entada Não Suportada.

Na caixa da minha placa ainda tá em português escrito na frente: Pronto Para AMD Ryzen Desktop 3000 !!!!! Que merda !!!!
 
Eu não sei mais o que fazer.....essa é a verdade. Montei tudo fora do gabinete. As luzes da placa acendem....o cooler coloquei o box .....a placa de vídeo tá com os cooler rodando....já testei com uma...com as duas memórias ...e nada..... Fica somente a mensagem no monitor Entada Não Suportada.

Na caixa da minha placa ainda tá em português escrito na frente: Pronto Para AMD Ryzen Desktop 3000 !!!!! Que merda !!!!
Desculpe a pergunta, mas você ligou o cabo do monitor na placa de video né?
 
Eu não sei mais o que fazer.....essa é a verdade. Montei tudo fora do gabinete. As luzes da placa acendem....o cooler coloquei o box .....a placa de vídeo tá com os cooler rodando....já testei com uma...com as duas memórias ...e nada..... Fica somente a mensagem no monitor Entada Não Suportada.

Na caixa da minha placa ainda tá em português escrito na frente: Pronto Para AMD Ryzen Desktop 3000 !!!!! Que merda !!!!
Se bios está atualizada para o Ryzen 3000, deveria entrar no setup bios normalmente.

Algumas sugestões:
Retire o cabo de força da tomada
Execute um "clear cmos"
Aperte o botão de power durante alguns segundos
Coloque o cabo de força na tomada

Não custa nada:
Testar outras "saídas" DP/HDMI da placa de vídeo
Testar com outro cabo
Verificar montagem do cooler/processador
Verificar se ligou todos os conectores da placa de vídeo

Caso nada funcione, pode ser bios desatualizada ou algo com defeito de fábrica.
 
pessoal, uma dúvida.... tenho o R5 2400G, e pra atualizar o driver do vídeo integrado eu posso usar o Radeon Settings? tipo, apareceu um driver novo e é só atualizar por cima mesmo ou tenho que desinstalar o anterior como se fosse numa placa off board? vlw
 
Desculpe a pergunta, mas você ligou o cabo do monitor na placa de video né?

Sim amigo...no HDMI pois meu monitor não tem display port.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se bios está atualizada para o Ryzen 3000, deveria entrar no setup bios normalmente.

Algumas sugestões:
Retire o cabo de força da tomada
Execute um "clear cmos"
Aperte o botão de power durante alguns segundos
Coloque o cabo de força na tomada

Não custa nada:
Testar outras "saídas" DP/HDMI da placa de vídeo
Testar com outro cabo
Verificar montagem do cooler/processador
Verificar se ligou todos os conectores da placa de vídeo

Caso nada funcione, pode ser bios desatualizada ou algo com defeito de fábrica.

Já fiz tudo isso amigo....fogo que se na caixa está falando que está pronta não deveria precisar atualizar a BIOS .
 
Monitore pelo Ryzen Master. Só ele te mostra os clocks reais. Que aliás, vai mostrar que as vezes alguns cores caem para 100, 50 Mhz. Tudo normal.

Opa valeu pela dica, vou monitorar!

Então os clocks cairem abaixo do 3600Mhz que é o "Stock" do Cpu enquanto está em carga, é normal? Pois se eu abro o hwmonitor e fico apenas navegando, sem exigir do CPU, ele não cai dos 3600Mhz, mas se vou para jogos, essas coisas, acontece isso que postei nas imagens acima, alguns cores caindo dos 3600Mhz.
 
Sim amigo...no HDMI pois meu monitor não tem display port.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Já fiz tudo isso amigo....fogo que se na caixa está falando que está pronta não deveria precisar atualizar a BIOS .

Se diz entrada não suportada e porque a resolução ou o protocolo não e suportado pelo monitor, já mencionaram antes se voce tava ligando na placa de video porque umas placas mãe tem os conectores mas eles só funcionam com processador com gpu integrada.
 
Se diz entrada não suportada e porque a resolução ou o protocolo não e suportado pelo monitor, já mencionaram antes se voce tava ligando na placa de video porque umas placas mãe tem os conectores mas eles só funcionam com processador com gpu integrada.

Estou ligando na saída HDMI da placa de vídeo.
 
Opa valeu pela dica, vou monitorar!

Então os clocks cairem abaixo do 3600Mhz que é o "Stock" do Cpu enquanto está em carga, é normal? Pois se eu abro o hwmonitor e fico apenas navegando, sem exigir do CPU, ele não cai dos 3600Mhz, mas se vou para jogos, essas coisas, acontece isso que postei nas imagens acima, alguns cores caindo dos 3600Mhz.
tem que habilitar um recurso avançado na parte da cpu na bios vem desativado por padrão
 
Naquele momento que vc já acha que já fez tudo....e não vai dar mais em nada....levei a máquina para o quarto de casal....e liguei na tv....e pronto....funcionou....agora pergunto a vocês ....que merda tá acontecendo com esse monitor....kkkk
 
Estou ligando na saída HDMI da placa de vídeo.

Então só sobrou o monitor.....

Vou contar aqui o meu caso, eu tenho ryzen e uma gtx 1080ti, as vezes quando ficava muito tempo ligado o computador sem fazer nada o video sumia e dava como sem sinal, isso acontecia tanto usando HDMI na TV como display port no monitor. Nesse caso so voltava a funcionar quando eu desligava tudo da tomada.
 
Naquele momento que vc já acha que já fez tudo....e não vai dar mais em nada....levei a máquina para o quarto de casal....e liguei na tv....e pronto....funcionou....agora pergunto a vocês ....que merda tá acontecendo com esse monitor....kkkk
Tem coisas que não dá pra explicar na informática.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vc pode também tentar restaurar as configurações de fabrica do monitor e tentar novamente conectar o monitor no PC.
Se não der certo deve ser uma incompatibilidade com o monitor ( nunca ouvi isso.)
 
Última edição:
Comentários interessantes sobre o 7nm e 5nm da TSMC:

@dayllann @user101

A TSMC já declarou que a AMD é um parceiro muito importante da HPC.

O que significa que a AMD deve poder usar o processo no início do ciclo de lançamento do processo, em 7nm eles seguiram o pessoal móvel por cerca de um ano. Isso permitiria que a AMD usasse 5 nm mais rapidamente para produtos que possam usá-lo (servidores e datacenter AI / GPUs). Em breve, poderíamos ver uma bifurcação das ofertas do cliente de computação e do servidor de computação, mas isso negaria um pouco a vantagem de usar matrizes que "não podem ser cortadas" nos produtos de servidor para computação do cliente. Embora, eu acho que o Ryzen 9 & TR ainda possa passar para 5 nm com servidores e o Ryzen 7 e abaixo do 7N (P) ou 6N, já que todos os chiplets conversam com um dado de E / S. Você pode até misturar chiplets especializados em um pacote, desde que "conversem" com o hub / matriz de E / S.

Portanto, as coisas serão interessantes em 2021 e como tudo se agita e a rapidez com que a AMD tira vantagem dos 5nm.

Ótimo artigo. N5 sendo otimizado para HPC mais cedo .. parece-me o tipo de mudança que eles não fariam a menos que a AMD tivesse manifestado interesse em tirar vantagem do N5 mais cedo. Por que se preocupar? (A menos que as alterações do processo tornem mais econômico fazê-lo).

3nm não chegando até o final de 2022-2023, acredito que a AMD lançará chips no N5 (eles não podem esperar tanto tempo e pular um nó). Se você deseja despejar capital no design e na validação de chips de qualquer maneira, pode fazê-lo mais cedo no ciclo ou mais tarde. Com 3nm chegando cerca de 42 meses após o lançamento do Ryzen 7nm. O Zen 3 usará 7nm +, portanto, espero que o Zen 4 use 5nm 2021. Não vejo muito sentido usar o TSMC 6N para Zen4, quando o 5N já estará disponível e um pouco maduro.

Uhh pessoal, vocês notaram o número da densidade do defeito? 0.09 Isso é incrível. Isso significa que cada bolacha de 300 mm pode produzir 737 chiplets zen 2 perfeitos com um rendimento de 93%.

737 perfeito 8 núcleos zen 2 chiplets por bolacha. Isso é o suficiente para 92 processadores Epyc Rome principais.

Pressupostos: o chip Zen 2 tem 7,4 mm de largura x 10 de altura

https://caly-technologies.com/die-yield-calculator/

Obrigado pelo artigo. Uma coisa a observar, embora seja ótimo que o HPC agora seja uma prioridade maior do que antes para o TSMC, não espero que os prazos mudem muito (eles permanecerão como a AMD já orientou). Isso ocorre porque há o problema de rendimento nas primeiras execuções de produção de alto volume que existem para cada novo nó e os socs móveis ainda permanecem minúsculos em relação aos hpc cpus / socs. No entanto, o HPC não é mais uma reflexão tardia é uma mudança fundamental.

Isso pode ser verdade para as GPUs, mas um chiplet Zen2 (estimado em ~ 74-80mm 2. ) É menor que um Apple A12 SOC (~ 83-84 mm 2 ). Além disso, os chiplets da CPU se prestam à reutilização com danos parciais ... ou seja, 6 núcleos de trabalho ou velocidades mais baixas, etc. Não é possível usar o SOC do telefone se o sensor da câmera ou alguma outra parte crítica não funcionar.

Como outra pessoa também mencionou, por que o TSMC o lançaria ao mesmo tempo, a menos que alguns de seus maiores clientes o usassem?

A AMD deve ser um dos maiores clientes de HPC com todas as partes de CPU e GPU que estão construindo.

Então, quem precisará do processo HPC ao mesmo tempo que o celular?

A AMD ainda pode reutilizar muitos dos chiplets "com baixo desempenho" em servidores ou desktops de baixo desempenho e gerar um número maior de chips utilizáveis por wafer do que um Apple SOC. A AMD deve render cerca de US $ 500 a US $ 800 por chiplet em uma CPU de servidor, você está dizendo que não é rentável o suficiente para atingir 5 nm quando está disponível e o design está pronto?

Ainda não sabe qual é o seu ponto?

Ok, mesmo se você estiver certo e eles fizerem menos líquido por chiplet (ignorarei o fato de que não vejo nenhuma evidência do que as pessoas estão pagando por seus processadores não-varejo), você está dizendo que não seria lucrativo ganhar a implantação antecipada de 5nm se eles tivessem projetos prontos? Eles deveriam apenas esperar e ver se a Intel ganha vantagem competitiva? A AMD não corre o risco de perder a cabeça? Além disso, sua premissa original de "existe o problema de rendimento nas primeiras execuções de produção de alto volume" está errada. O TSMC já declarou que 5nm estão aumentando mais rapidamente que 7nm.

https://www.anandtech.com/show/15016/tsmc-5nm-on-track-for-q2-2020-hvm-will-ramp-faster-than-7nm

e "O TSMC demonstrou um rendimento muito alto e afirmou que está em uma trajetória semelhante, em termos de D0, ao processo N7" do artigo vinculado neste post.

A AMD afirmou apenas que o Zen3 terá 7nm + e não fez nenhum comentário adicional. Espero que o Zen4 seja de 5 nm para servidores. Também espero que eles desenvolvam alguns núcleos especializados ou se unam a alguém como o Xilinx para incorporar chiplets sem CPU em um módulo de processador. Quando chegarmos a 5 nm, algumas das novas tecnologias de pacotes podem estar disponíveis, portanto a AMD tem muitas opções no mesa. A alavancagem de 5nm o mais cedo possível apenas acelerará essas opções. Se a AMD acredita que 5nm lhes dará um produto que poderia ultrapassá-los à frente da Nvidia na computação GPU / AI, então eles deveriam aproveitá-lo para fazer isso? A Nvidia parece estar ganhando bastante dinheiro com o Tesla V100, não acha?
 
Tem coisas que não dá pra explicar na informática.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vc pode também tentar restaurar as configurações de fabrica do monitor e tentar novamente conectar o monitor no PC.
Se não der certo deve ser uma incompatibilidade com o monitor ( nunca ouvi isso.)
Eu tenho um monitor antigo que não pega 1080p em HDMI nem a pau, mesmo tendo a resolução, só funcionou 1x com um cabo em especifico. Só funciona bem mesmo em DVI.
Pode ser o cabo HDMI que esteja ruim também....
 
Então, eu comprei um Ryzen 1600 + B350 Gigabyte + 8Gb Hyperx 2666 + Fonte Gamemax 600W + RX 570

Desde então, congelava ao renderizar no vray e na aba "sensor" do AIDA64, sem falar nos testes de estresse do AIDA que nunca passaram de 5min. (tanto em stock quanto em OC)

Aí, arrumei uma memória hyperx 2400Mhz emprestada e o problema persistiu.

Solicitei a devolução da placa mãe e peguei uma Crosshair VI Hero (pensando ser a mobo a culpada)

Baixei o W10 mais recente do site da MS e os problemas são os mesmos

Bios eu nem atualizei, pois pesquisei em alguns fóruns e pro Ryzen 1600 as bios antigas são melhores

Estou com medo de ser problema de CPU. Ou talvez precise de um kit de memória dual channel pra rodar legal

Em games nunca travou, estava jogando BF1 agora.
Seu problema não é CPU, pode ser duas coisas, ou sua fonte não está aguentando suprir de energia o seu equipamento por isso só trava no stress e não em jogos (pois em jogos não usa 100% de todo equipamento como teste sintético) e o O Vray se não em engano usa a GPU para render ou pode ser realmente algum problema das MOBOs e precisaria de um upgrade de bios, mas não acredito nisso..

Você não consegue uma fonte melhor emprestada para realizar um teste?

Como você já trocou a memória e a mobo certamente o problema é fonte mesmo.. 95%, se fosse processador ele travaria nos games..

Posso estar errado, mas se fosse eu, tentaria pegar outra fonte para teste..

Quando trava a temperatura da CPU fica em quantos graus? só para saber.



Então, fiz mais alguns testes e o cenário melhorou.

Agora, consigo renderizar toda a imagem no vray, a Crosshair VI Hero dá uma melhor estabilidade pro conjunto, estou rodando o Ryzen a 3800Mhz e memórias 3133Mhz CL16. Ficou bom assim.

Mas o problema no AIDA64 continua. Só ao clicar na aba "sensores", o PC congela. Se eu abrir o app muito rápido e clicar em "teste de estabilidade do sistema", sem mesmo iniciar o teste, trava também. Ainda acho que seja memória RAM.

Fonte eu meio que descartei, pois segurou a renderização toda (uso render só com CPU mesmo).

Pelo menos, está dando pra usar o PC, mas me chateia demais essa situação do AIDA64.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém utiliza metal líquido no CPU e VGA?
Tenho dois lacrados aqui da época que eu fiz delid no meu 8600k, mas em Ryzen eu nunca usei.
Eu não falo nem em fazer delid, apenas aplicar em cima do IHS mesmo.
 
Última edição:
Boa tarde amigos.

Tenho um Asrock B450 Steel e to usando um cooler Gammaxx Gte RGB, o que eu preciso instalar para alterar a luz do cooler ?

Outra coisa, o que vcs instalam para verificar as temperaturas ?
 
Boa tarde.

Saberiam me informa se essas placas mães funcionam com estas memórias?

placas mães:



memórias:









grato.
 
Boa tarde amigos.

Tenho um Asrock B450 Steel e to usando um cooler Gammaxx Gte RGB, o que eu preciso instalar para alterar a luz do cooler ?

Outra coisa, o que vcs instalam para verificar as temperaturas ?
Já conectou o header rgb na sua placa mãe?
 
Alguém utiliza metal líquido no CPU e VGA?
Tenho dois lacrados aqui da época que eu fiz delid no meu 8600k, mas em Ryzen eu nunca usei.
Eu não falo nem em fazer delid, apenas aplicar em cima do IHS mesmo.

Aqui também tenho metal líquido. Já comprovei q a diferença para outras pastas térmicas é enorme.
Só não apliquei em nenhum ihs até agora pq sei q ele corroe o ihs e remove as inscrições do processador.
Aí se quiser vender, perde algum valor. Por isso que nunca usei.
Já na vga, vc pode usar sim. Aqui tb não uso na vga pq acho q não tem necessidade, pois uso um waterblock nela e as temperaturas não chegam a 60°.
 
Última edição:
Alguém aqui comprou recentemente um AMD e foi validado para resgatar xbox free + um jogo???? Eu resgatei o borderlands, mas agora não consigo achar mais o jogo, alguém pode dar uma luz.... valeu
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo