A feature criada pela PCI-SIG dizia respeito a usar todos os 4GB de memória das GPU PCI-e 2.0. Nessa época não tinha necessidade de um endereçamento 64bits para aumentar o BAR, mas ninguém (além da área de servidores) viu uso nisso e ficou esquecido, até o Linux e Windows adicionarem o suporte em 2017. Só para ter noção, o RBAR é de 2008, criado pela AMD a pedido da HP (que foi a única que usou o RBAR de 2008 até 2012, dai em diante a IBM passou a utilizar também):
No documento da primeira versão do RBAR fica claro que não é necessário nenhuma instrução mágica para fazê-lo acontecer, mas o acesso só se dá a no máximo 4GB de memória dessa maneira "arcaica". Em 2013 a Intel lança o Haswell e com ele chega o conjunto de instruções BMI2, que permite manipulação de bits avançada e assim surgiu a possibilidade de remapear um endereçamento 32bits em 64bits, mas para tal o SO precisaria oferecer suporte a esse processo, e isso só chegou em 2017.
Então a Intel não adicionou suporte desde 2014, isso é um problema mais do Windows do que da AMD, tanto que como já dito no Linux funciona até em Core2Duo e Bulldozers. A culpa da AMD vem em não implementar o BMI2 cedo por não achar ele necessário, inclusive dá para contar nos dedos a quantidade de programas que usam essa extensão, e a quantidade de rotinas otimizadas com o PDEP deve chegar aos milhares, se muito, o que é pouco visto que existe desde 2014.
A AMD escolheu economizar silício para isso no Zen1, implementou via software no Zen2 e trouxe ao hardware no Zen3, então se o Windows pede BMI2 para o RBAR, será possível fazer de forma plena no Zen3, funcionará no Zen2 mas sem ganhos ou com perdas (em jogos) e não funcionará no Zen1, reforçando novamente que isso se aplica ao Windows.
Decisão certa ou errada da AMD? Foi um trade-off, errado foi o marketing em cima do SAM e a forma fechada de evitar explicar ou falar sobre os porquês, tanto que agora temos esse esquema funcionando em algumas Z490 e entregando o mesmo resultado de rodar numa AM4, e futuramente funcionará com processadores Intel e GPUs da NVIDIA (RTX 3000), tornando a vitória do SAM em derrota por uma exclusividade falha, mais um marketing furado da AMD.
Como já dito e explanado pelo
@igormp a AMD pode sim trazer o suporte aos Ryzen 3000, mas provavelmente não fará isso porque o marketing de uma opção gamer não funcionaria, já que no Zen2 o SAM funcionaria de forma bem mais lenta, a ponto de haver perda de desempenho. Para aplicações profissionais poderia ser útil, mas para jogos melhor "deixar quieto".