• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Eu não me apego mto pra marca. Inclusive CHINA..

ficaria bem contente em encontrar algo que fizesse 3800@cl16 XMP OU MANUAL , não importa , independe de marca ou modelo , a custo baixo.

porem na contramão , entra a questão da limitação de MB , que tenho receio não tankar algo assim.

Memória é um item que vende fácil no mercado de usados, tu pode sempre tentar a sorte, se o resultado não te agradar, passar o kit pra frente.
 
Precisei comprar memórias para usar no 5600X. Como uso um Noctua D15, queria algo barato e perfil baixo para caber. Aí achei umas corsair LPX 3000Mhz C15. Creio que são mais antigas. São dois pentes de 16Gb. Será que vai dar pra subir um pouco? Alguém manja dessas? Paguei 800 nesse kit, achei em conta.
 
Precisei comprar memórias para usar no 5600X. Como uso um Noctua D15, queria algo barato e perfil baixo para caber. Aí achei umas corsair LPX 3000Mhz C15. Creio que são mais antigas. São dois pentes de 16Gb. Será que vai dar pra subir um pouco? Alguém manja dessas? Paguei 800 nesse kit, achei em conta.
Achei caro, tem essas Ballistix perfil baixo, são de modelo novo...

 
Verdade, então esses 32Gb saíram bem em conta, mas não devem subir em OC não, devem parar no @3200 CL16.
Eu até olhei essas. Mas mesmo perfil baixo, eu precisaria usar o Noctua só com uma fan. Pq elas são um pouco mais altas que as LPX e meu gabinete não tem espaço para subir a fan do Noctua um pouco mais. E os 16Gb extra tbm achei em um bom Custo Beneficio. De todo jeito, 3200 C16 eu estou satisfeito pelo preço.
 
No Kabum tinha umas XPG 3600 17-19-19-39 que vinham com Hynix ou se der sorte, com Samsung B-die.

Essa G.skill é Hynix CJR (por isso a letra C no final do modelo).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



O que entrega é a tensão baixa (1.2v), não deve ser um chip que escale bem com tensões maiores.

3533@cl16 1.4v 16-19-16-21-36-64
1.4v


já tentei abaixar qlq um dos timmings individualmente e sempre algum bug / crash ou reset bios acontece.
E a steel legends so puxa a voltagem redonda 1.3 1.35 1.4 ( e nao passa de 1.4v )

acha que tem algum erro ae nos numeros que possa inverter que consiga melhorar os numeros , ou ate que compense "relaxar" para fazer um 3600estável ?

sinceramente ,comecei a brincar com OC de memoria a uns 4 meses.

Sempre gostei de CPU , desdes os AMD FX 6300 , 8150, 8320 , dps 2700k , 3770k , 4790k , 8700k , 3800x e agora no 5800x.
 
Pesquisei o modelo e só encontrei que vem maioria Hynix. Algumas já vieram Samsung B Die. Chegando a minha vou ver. Mas 3200 C16 já está ok. O número dela é CMK32GX4M2B3000C15. Não achei muita coisa na net. Espero que o Ryzen se dê bem com ela.
 
Samsung C-Die constuma a chegar a quanto? Estou com um par Gskill TridentZ de 3200Mhz
 
Bom pessoal, vou encher o saco de novo, acho qu vai ter cupom de 10% na americanas hj (recebi popup).

Ai fiz as contas aqui considerando todos cashback, o 5600x sairia 2122 e o 5800x 3158.

Eu costumo trocar o processador a cada 2/3 anos, e até pelas DDR5, eu devo troacr dentro desse intervalo.
E 1000 reais é uma boa diferença pensando em 1-2% de performance.

Nesse caso estou tentado pelo 5600x, mas pra garantir:
Considerando que vou 90% do tempo só jogar e Discord, o 5600x vai empurrar TUDO possível na 3080 né?
 
Bom pessoal, vou encher o saco de novo, acho qu vai ter cupom de 10% na americanas hj (recebi popup).

Ai fiz as contas aqui considerando todos cashback, o 5600x sairia 2122 e o 5800x 3158.

Eu costumo trocar o processador a cada 2/3 anos, e até pelas DDR5, eu devo troacr dentro desse intervalo.
E 1000 reais é uma boa diferença pensando em 1-2% de performance.

Nesse caso estou tentado pelo 5600x, mas pra garantir:
Considerando que vou 90% do tempo só jogar e Discord, o 5600x vai empurrar TUDO possível na 3080 né?
Sim, pra esse uso tanto faz um ou outro, melhor economizar.
 
Samsung C-Die constuma a chegar a quanto? Estou com um par Gskill TridentZ de 3200Mhz

Não costuma subir muito pois não escala bem com tensões acima de 1.35v.

3533MHz já é um bom resultado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bom pessoal, vou encher o saco de novo, acho qu vai ter cupom de 10% na americanas hj (recebi popup).

Ai fiz as contas aqui considerando todos cashback, o 5600x sairia 2122 e o 5800x 3158.

Eu costumo trocar o processador a cada 2/3 anos, e até pelas DDR5, eu devo troacr dentro desse intervalo.
E 1000 reais é uma boa diferença pensando em 1-2% de performance.

Nesse caso estou tentado pelo 5600x, mas pra garantir:
Considerando que vou 90% do tempo só jogar e Discord, o 5600x vai empurrar TUDO possível na 3080 né?

Na média de frames não tem diferença perceptível, talvez tenha 1% low melhor / perceptível em jogos muito CPU bound.

Eu te indicaria o 5800X ou o futuro 5800 normal/5700X pra ficar mais balanceado com a 3080.

Mas o complicado são os preços. 5600X tá custando o que um "5700X" deveria custar.
 
Não costuma subir muito pois não escala bem com tensões acima de 1.35v.

3533MHz já é um bom resultado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Na média de frames não tem diferença perceptível, talvez tenha 1% low melhor / perceptível em jogos muito CPU bound.

Eu te indicaria o 5800X ou o futuro 5800 normal/5700X pra ficar mais balanceado com a 3080.

Mas o complicado são os preços. 5600X tá custando o que um "5700X" deveria custar.
Então, o que pesa muito pra mim, é que montei um PC bacana de ponta a ponta.
Mas no cenário que uso 1440p@144hz e 4k@120hz, o 5600x vai me entregar igual o 5800x, não?

E eu gosto bastante de jogar jogo AAA, Cyberpunk, RDR2, etc.
 
Bom pessoal, vou encher o saco de novo, acho qu vai ter cupom de 10% na americanas hj (recebi popup).

Ai fiz as contas aqui considerando todos cashback, o 5600x sairia 2122 e o 5800x 3158.

Eu costumo trocar o processador a cada 2/3 anos, e até pelas DDR5, eu devo troacr dentro desse intervalo.
E 1000 reais é uma boa diferença pensando em 1-2% de performance.

Nesse caso estou tentado pelo 5600x, mas pra garantir:
Considerando que vou 90% do tempo só jogar e Discord, o 5600x vai empurrar TUDO possível na 3080 né?
Tbm estava nesse dilema. E achei melhor ir no 5600X. Economizei mais de 1K que deu pra pegar um Kit de memórias. E considerando que a DDR5 está chegando e não costumo passar de 3 anos sem fazer UP. Para quem vai só jogar, o 5600X é a melhor opção mesmo.
 
Ajudei um amigo ( a distancia ) finalizar um setup de 5800x+3070+ essa x570-plus/br..
ele é totalmente leigo , e ajudei ele facilmente mexer em toda a bios , via video chamada do whats.
gostei bastante da bios dela , e tbm muito boas temperaturas dos VRMs. ( o sensor mais quente da minha mb que fica na casa de 70º em full , o dele foi 58º )
não sei responder certamente ,se é devido ao chip , ou a estabilidade melhor das phases da MB dele em relação a minha , mas aqui aonde faço 4.55@1.20 , na dele fizemos com 1.185

como é um usuário casual e sem experiência alguma , acabei não entrando na brincadeira de O.C , apenas undervolt e um clock fixo e XMP padrão 3466.

Cara, valeu pela resposta. 4.5 já é interessante, ainda mais que sou leigo em AMD, rs. E ela já aguenta nativamente o 5600X ou tem que mexer na bios?


Eu peguei a Strix B550-F. Tinha comprado uma TUF X570 na loja dos 1000GB, mas aí falaram que não atualizavam mais a bios e fiquei preocupado, pois não tenho outro ryzen, nem conheço ninguém que tenha aqui perto. Preferi cancelar a compra e gastar mais na Strix B550-F por ter o bios flashback que da para atualizar sem cpu.

Ponto interessante... eu também não conheço ninguém que tenha Ryzen. ELa já não suporta nativamente o 5600X? Tem que fazer alguma coisa?

Outra pergunta... uma memória a 3000MHz CL16 já está de bom tamanho para fazer overclock? Não pesquisei a fundo, mas percebi que AMD tem fome por memórias boas, certo?

Cumprimentos.
 
Cara, valeu pela resposta. 4.5 já é interessante, ainda mais que sou leigo em AMD, rs. E ela já aguenta nativamente o 5600X ou tem que mexer na bios?




Ponto interessante... eu também não conheço ninguém que tenha Ryzen. ELa já não suporta nativamente o 5600X? Tem que fazer alguma coisa?

Outra pergunta... uma memória a 3000MHz CL16 já está de bom tamanho para fazer overclock? Não pesquisei a fundo, mas percebi que AMD tem fome por memórias boas, certo?

Cumprimentos.
ele comprou da KABUM , a bios já veio compatível com os 5000.

o dele eh o 5800x rodando a 4.550 Fixo..

não sei quais números vc irá encontrar no 5600x.
 
3533@cl16 1.4v 16-19-16-21-36-64
1.4v


já tentei abaixar qlq um dos timmings individualmente e sempre algum bug / crash ou reset bios acontece.
E a steel legends so puxa a voltagem redonda 1.3 1.35 1.4 ( e nao passa de 1.4v )

acha que tem algum erro ae nos numeros que possa inverter que consiga melhorar os numeros , ou ate que compense "relaxar" para fazer um 3600estável ?

sinceramente ,comecei a brincar com OC de memoria a uns 4 meses.

Sempre gostei de CPU , desdes os AMD FX 6300 , 8150, 8320 , dps 2700k , 3770k , 4790k , 8700k , 3800x e agora no 5800x.

Pelo Ryzen DRAM Calculator o que perfil suportado mais próximo do teu é Hynix AJR.

Mas não sei exatamente qual o IC da tua memória. Os timings secundários mudam muito de um IC para o outro.
 
Cara, valeu pela resposta. 4.5 já é interessante, ainda mais que sou leigo em AMD, rs. E ela já aguenta nativamente o 5600X ou tem que mexer na bios?




Ponto interessante... eu também não conheço ninguém que tenha Ryzen. ELa já não suporta nativamente o 5600X? Tem que fazer alguma coisa?

Outra pergunta... uma memória a 3000MHz CL16 já está de bom tamanho para fazer overclock? Não pesquisei a fundo, mas percebi que AMD tem fome por memórias boas, certo?

Cumprimentos.

Então, no site da asus diz que é a partir da bios 2607, a loja no inicio falou que a placa vem pronta para a nova geração, depois falaram que a atualização da bios fica por conta do comprador que ele não atualiza, eu preferi não arriscar, até pq o processador irá demorar a chegar. Pensando nisso achei mais prudente gastar mais numa Strix B550-F que permite atualizar sem a necessidade dda cpu.
 
Pessoal, estou ajudando um amigo montar um setup novo para games e até então, foi decidido uma B550-F e um 5600x.

Porém, estou meio perdido quanto as memórias... Vocês poderiam me auxiliar?

O dono do computador não tem intenção de fazer OC (nem no CPU nem nas memórias) agora no começo, mas como ele quer que o setup dure um bom tempo (~4 anos), possivelmente ele venha fazer OC num futuro, se necessário.
 
Pessoal, estou ajudando um amigo montar um setup novo para games e até então, foi decidido uma B550-F e um 5600x.

Porém, estou meio perdido quanto as memórias... Vocês poderiam me auxiliar?

O dono do computador não tem intenção de fazer OC (nem no CPU nem nas memórias) agora no começo, mas como ele quer que o setup dure um bom tempo (~4 anos), possivelmente ele venha fazer OC num futuro, se necessário.
Olá! Vi aqui no fórum que esse processador é “esquentadinho” e que o cooler que vem junto não dá conta. Então ele precisa de algo parrudo/grande. Aí o tamanho físico das memórias precisa ajudar. Vi que essas aqui são indicadas por terem um perfil bem baixo: Memória Aorus RGB, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4
Na “loja que explode” esse par está por R$889,90.
Sei essas coisas pois estou em situação parecida, então vou buscando informação de todo lado... ;)
2 abraços, Álvaro Coutinho.

P.S.: Aproveito para lhe perguntar qual o tamanho do armazenamento que pretende usar só para os jogos.
 
Olá! Vi aqui no fórum que esse processador é “esquentadinho” e que o cooler que vem junto não dá conta. Então ele precisa de algo parrudo/grande. Aí o tamanho físico das memórias precisa ajudar. Vi que essas aqui são indicadas por terem um perfil bem baixo: Memória Aorus RGB, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4
Na “loja que explode” esse par está por R$889,90.
Sei essas coisas pois estou em situação parecida, então vou buscando informação de todo lado... ;)
2 abraços, Álvaro Coutinho.

P.S.: Aproveito para lhe perguntar qual o tamanho do armazenamento que pretende usar só para os jogos.

Opa! Esse meu amigo já tem um WC: H100x, então acho que não vai ter problema com o tamanho do cooler.

Putz, não sei se essas memórias são legais... Lembro de ter lido que o sweet spot do Ryzen 5000 era 4000MHz, ou estou enganado? Tinha um lance de memórias dual-rank também...

Outro detalhe que eu esqueci de dizer é: ele vai querer 32GB.

Sobre o armazenamento, ele vai usar um m2 de 1TB, gen4.
 
Opa! Esse meu amigo já tem um WC: H100x, então acho que não vai ter problema com o tamanho do cooler.

Putz, não sei se essas memórias são legais... Lembro de ter lido que o sweet spot do Ryzen 5000 era 4000MHz, ou estou enganado? Tinha um lance de memórias dual-rank também...

Outro detalhe que eu esqueci de dizer é: ele vai querer 32GB.

Sobre o armazenamento, ele vai usar um m2 de 1TB, gen4.
Legal! Sem problema de cooler então. Mas sobre as memos vc parece saber mais do que eu, então vai fundo. Quanto à querer 32 é só completar os slots, claro.
Maravilha a info do armazenamento! Porque a minha dúvida era se 1TB estaria de bom tamanho, então já vi que está. Também vou de M.2.
 
Para reduzir a temperatura sem perder performance tem que usar o otimizador de curva (undervolt) e o PBO2.

Configure o maior valor negativo que conseguir de forma estável nos núcleos. Tu pode configurar o mesmo valor para todos os núcleos ou o menor valor para cada núcleo individualmente, essa última forma dá melhor resultado mas é mais trabalhoso descobrir o valor de cada núcleo.

No PBO2 você vai configurar manualmente o PPT do processador. No caso do 5900X o valor padrão é 142W dá para reduzir até 100~110W dependendo da qualidade do chip sem perder performance.

No 5600X senão me engano o PPT padrão é 88W, creio que algo entre 60W e 70W deva trazer valores próximos a performance stock.

Quanto mais agressivo o undervolt, mais você pode baixar o PPT sem perder performance e consequentemente as temperaturas.

Eu não estou incomodado pelas temperaturas então optei por somente fazer o undervolt e aumentar a performance sem aumentar a temperatura.

Eu coloquei -20 no PBO e o processador aumentou a voltagem para 1.350 com picos pra 1.4v. Em stock não passa de 1.250v. A temperatura aumentou 9 graus e clock aumentou de 4650mhz e ficou oscilando entre 4750 e 4850
 
Eu coloquei -20 no PBO e o processador aumentou a voltagem para 1.350 com picos pra 1.4v. Em stock não passa de 1.250v. A temperatura aumentou 9 graus e clock aumentou de 4650mhz e ficou oscilando entre 4750 e 4850

Os limites do PBO são maiores que stock, por isso suas temperaturas subiram.

Se tu quer manter as temperaturas dentro do normal, reduza o PPT para o padrão (142W nos processadores com TDP de 105W).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo