• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
testou ingame ?
quais voltagens usou?
e dps que afinar , verifica se "valeu" a pena..


aqui pra mim , eu consegui rodar todos os testes , benchs em 4000@16... mas era entrar ingame , e zuava os usb.
e pelo "relaxamento" das timmings , eu perdi desempenho no test do AIDA..

pergunto isso tudo , pq vc tbm usa uma B450M... e eu fico pensando que esse seria meu fator limitante.. no meu caso mais ainda , pq a Asrock só libera até 1.4V

com 3866@16-14-14-28-42 faço na casa de 52.X
qnd subi pro 4000@16-não lembro as demais ,subia pra 55.X

Esses números de samsung b-die são tão satisfatórios kkkkkkkk!

Cara, passei no TM5 1 hora e pouco de testes no perfil extreme 1 do anta777, mas fui entrar no jogo e abrir o HWinfo e boooom, uma tonelada de erros Whea. Não tive nenhum tipo de bug no jogo, estava tudo normal, mas não cheguei a fazer bench pra ver se houve melhora. Tentei aumentar um pouco meu SoC só para testar para 1.2v e meu VDDP para 950mV e mantive VDDG 1050mV mas não rolou, os erros continuaram. Estou utilizando a ultima bios da gigabyte com o agesa 1.2.0.0. Agora fica a dúvida se pode ser alguma configuração de bios, agesa/bios instável ou se meu 5800x não faz 2000 no IF estável. Voltei para 3800mhz cl16 por enquanto para ir usando o PC. Alguma sugestão?
 
Esses números de samsung b-die são tão satisfatórios kkkkkkkk!

Cara, passei no TM5 1 hora e pouco de testes no perfil extreme 1 do anta777, mas fui entrar no jogo e abrir o HWinfo e boooom, uma tonelada de erros Whea. Não tive nenhum tipo de bug no jogo, estava tudo normal, mas não cheguei a fazer bench pra ver se houve melhora. Tentei aumentar um pouco meu SoC só para testar para 1.2v e meu VDDP para 950mV e mantive VDDG 1050mV mas não rolou, os erros continuaram. Estou utilizando a ultima bios da gigabyte com o agesa 1.2.0.0. Agora fica a dúvida se pode ser alguma configuração de bios, agesa/bios instável ou se meu 5800x não faz 2000 no IF estável. Voltei para 3800mhz cl16 por enquanto para ir usando o PC. Alguma sugestão?
imaginei q vc ia falar dos erros rsrsrsrs
sugestão é manter no 3800 ou tentar ajustar um 3866 ae que o IF vai super bem..
3933 já bugou a poha toda aqui...
eu não tenho agesa 1.2.x.x ainda.. mas pelo visto não vai mudar nada..
vou esperar os amigos das x570/b550 com uma Agesa FINAL dar feedback para ver se UPO mb ou não.
 
imaginei q vc ia falar dos erros rsrsrsrs
sugestão é manter no 3800 ou tentar ajustar um 3866 ae que o IF vai super bem..
3933 já bugou a poha toda aqui...
eu não tenho agesa 1.2.x.x ainda.. mas pelo visto não vai mudar nada..
vou esperar os amigos das x570/b550 com uma Agesa FINAL dar feedback para ver se UPO mb ou não.

Acho que por 66mhz vou ficar mesmo em 3800mhz por enquanto 😆😆😆. Tava bom demais pra ser verdade mesmo. E uma coisa que nunca pesquisei, vale a pena utilizar por exemplo 4000mhz na memoria e 1800mhz no IF? Alias, tem como isso? Ou ao contrário pra quem tem memórias que não sobem muito, um IF mais alto que a memória.
 
q eu saiba.. ngm estável..
eu ja parei de tentar.. vou esperar bios , agesa.. dps repenso se faco swap de mb.
não vejo pq fazer troca da placa mãe se vc está pegando o mesmo que no caso uma b550 aqui faz, aliás minhas samsung b die são até ruins, só consigo estabilidade em 3866mhz com 16-16-16-32 em 1t e com 1.40v e tanto faz usar até 1.50v que não melhora em nada, é limitada tb no tfaw, só consigo estabilidade nele com 20, 16 como muitos pegam aí aqui não vai nem pensar, começa a dar perda de vídeo se usar assim

claro que estou considerando estabilidade total, sem erros de whea nem falhas no memtest, tem gente que não liga se der uma quantidade tal de erros mas aqui não rola usar assim não
 
Acho que por 66mhz vou ficar mesmo em 3800mhz por enquanto 😆😆😆. Tava bom demais pra ser verdade mesmo. E uma coisa que nunca pesquisei, vale a pena utilizar por exemplo 4000mhz na memoria e 1800mhz no IF? Alias, tem como isso? Ou ao contrário pra quem tem memórias que não sobem muito, um IF mais alto que a memória.
rsrsrs eu gosto de tirar o extremo do extremo... foram os 66hz que me ajudou ficar abaixo dos 53nS.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

não vejo pq fazer troca da placa mãe se vc está pegando o mesmo que no caso uma b550 aqui faz, aliás minhas samsung b die são até ruins, só consigo estabilidade em 3866mhz com 16-16-16-32 em 1t e com 1.40v e tanto faz usar até 1.50v que não melhora em nada, é limitada tb no tfaw, só consigo estabilidade nele com 20, 16 como muitos pegam aí aqui não vai nem pensar, começa a dar perda de vídeo se usar assim

claro que estou considerando estabilidade total, sem erros de whea nem falhas no memtest, tem gente que não liga se der uma quantidade tal de erros mas aqui não rola usar assim não
é o que tenho visto mesmo , por isso não troquei de mb..
e aguardar ver as AGESA mais madura.
 
rsrsrs eu gosto de tirar o extremo do extremo... foram os 66hz que me ajudou ficar abaixo dos 53nS.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


é o que tenho visto mesmo , por isso não troquei de mb..
e aguardar ver as AGESA mais madura.

Hahahah sei como é, mas da um trabalho. Vou ver depois se em 3933 eu tenho erroes WHEA, vou manter os mesmos timmings de 4000mhz a principio pra não ter que ficar rodando o TM5, que enche o saco kkkkkkkkk.... Fora quando tem que dar clear cmos também, é um trabalho sem fim! Se não tiver erros whea em 3933 eu tento apertar os timmings. Se não, sei lá, a vontade de mexer é sempre maior, o problema é o trabalho kkkkk...
 
Cara, passei no TM5 1 hora e pouco de testes no perfil extreme 1 do anta777, mas fui entrar no jogo e abrir o HWinfo e boooom, uma tonelada de erros Whea. Não tive nenhum tipo de bug no jogo, estava tudo normal, mas não cheguei a fazer bench pra ver se houve melhora. Tentei aumentar um pouco meu SoC só para testar para 1.2v e meu VDDP para 950mV e mantive VDDG 1050mV mas não rolou, os erros continuaram. Estou utilizando a ultima bios da gigabyte com o agesa 1.2.0.0. Agora fica a dúvida se pode ser alguma configuração de bios, agesa/bios instável ou se meu 5800x não faz 2000 no IF estável. Voltei para 3800mhz cl16 por enquanto para ir usando o PC. Alguma sugestão?

Por isso que ao mexer nos timmings primeiro faço um teste de 15min de OCCT que faz o teste de CPU+RAM, o TM5 só faz o teste de RAM então você não vai ver erros mesmo...
tenta pegar os timmings do DRAM Calculator 3866 modo fast e coloca os primários e secundários.
Testa também GDM desativado com cmd 2T caso passar baixa pra 1T e testa novamente.

Pelo que vi sua bios também é F60h, o que significa beta com Agesa 1.2.0.0, pode ser que o IF aumente com os updates, mas acho muito difícil porque pelo que andei vendo é limitação do CPU mesmo :(
 
Por isso que ao mexer nos timmings primeiro faço um teste de 15min de OCCT que faz o teste de CPU+RAM, o TM5 só faz o teste de RAM então você não vai ver erros mesmo...
tenta pegar os timmings do DRAM Calculator 3866 modo fast e coloca os primários e secundários.
Testa também GDM desativado com cmd 2T caso passar baixa pra 1T e testa novamente.

Pelo que vi sua bios também é F60h, o que significa beta com Agesa 1.2.0.0, pode ser que o IF aumente com os updates, mas acho muito difícil porque pelo que andei vendo é limitação do CPU mesmo :(

O Dram da como "não suportado" pra minhas memórias a cima de 3800mhz, então não me guiei por ele. O OCCT ele apresenta se há erroes whea por ele mesmo? Nunca utilizei... 15min de testes com ele já seria suficiente?

Eu vejo algumas pessoas conseguindo estabilidade com 2000IF, principalmente em foruns gringos. Eu usando 3800mhz 1:1 o desempenho já é monstruoso, eu to é querendo colocar agua no pote de shampoo para aproveitar as ultimas gotas kkkkkk...
 
O OCCT ele apresenta se há erroes whea por ele mesmo? Nunca utilizei... 15min de testes com ele já seria suficiente?
Apresenta sim e fala qual o core/thread, 15min inicialmente... faço no mínimo 1min dele em LARGE fora os outros programas.

O Dram da como "não suportado" pra minhas memórias a cima de 3800mhz
manda um print ai pra gente da sua tela do DRAM.
 
Apresenta sim e fala qual o core/thread, 15min inicialmente... faço no mínimo 1min dele em LARGE fora os outros programas.


manda um print ai pra gente da sua tela do DRAM.

Então o OCCT seria bom também para além de ver estabilidade da memória e possíveis erros WHEA, testar se o PBO + CO ficou estável também? Fora que se ele mostra por core/thread deve ser muito interessante para chegar na curva mais estável possível.

Print do dram:
GOukxF.png


Uso o perfil safe no manual. Quando tentei usar o "fast", tive problema com crashes, e ai fiquei com muita preguiça de descobrir qual timming tava dando esse problema, acredito que tRC, mas deixei pra lá...
 
Galera coloquei o 5600X para substituir os 3600X, fiz um undervolt pelo PBO2 com -25, estou usando Air Cooler, esta bom?
I51EiCa.png
 
Então o OCCT seria bom também para além de ver estabilidade da memória e possíveis erros WHEA, testar se o PBO + CO ficou estável também? Fora que se ele mostra por core/thread deve ser muito interessante para chegar na curva mais estável possível.

Isso mesmo! programa indispensável pra quem quer buscar o estável!

faz o teste ai no DRAM:
no PCB coloca: A1 (primeira opção) e tenta colocar 3866 se realmente não calcular tenta colocar na bios cmd2T e desativar o GDM pra testar
 
Então o OCCT seria bom também para além de ver estabilidade da memória e possíveis erros WHEA, testar se o PBO + CO ficou estável também? Fora que se ele mostra por core/thread deve ser muito interessante para chegar na curva mais estável possível.

Print do dram:
GOukxF.png


Uso o perfil safe no manual. Quando tentei usar o "fast", tive problema com crashes, e ai fiquei com muita preguiça de descobrir qual timming tava dando esse problema, acredito que tRC, mas deixei pra lá...

Será que é só a minha hynix CJR que não sobe 3800 com tfaw e twr assim?

Como está seu PROCODT , seu CAD_BUS BLOCK, suas tensões do dram, do soc, vddp, ccd e iod?
 
rsrsrs eu gosto de tirar o extremo do extremo... foram os 66hz que me ajudou ficar abaixo dos 53nS.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


é o que tenho visto mesmo , por isso não troquei de mb..
e aguardar ver as AGESA mais madura.
Suas memórias são ótimas Man... O que não sobe é o IF do seu processador infelizmente é loteria.... Seu desempenho está ótimo... Acima disso é sorte mesmo
 
Suas memórias são ótimas Man... O que não sobe é o IF do seu processador infelizmente é loteria.... Seu desempenho está ótimo... Acima disso é sorte mesmo
vlw mano.. realmente o desempenho do pc ta monstro.
esse seu 3800@14 consegue passar a spec total ?
to sem o que "brincar" enquanto não sai AGESA.
 
vlw mano.. realmente o desempenho do pc ta monstro.
esse seu 3800@14 consegue passar a spec total ?
to sem o que "brincar" enquanto não sai AGESA.
Vc diz 3800mhz CL14?
 
vlw mano.. realmente o desempenho do pc ta monstro.
esse seu 3800@14 consegue passar a spec total ?
to sem o que "brincar" enquanto não sai AGESA.

Hoje eu não sei, mas amanhã tem teste pra fazer!

EvaCNgfXEAY2he1
EvaCNgaXAAU6rYu


Mas queria a versão 2.1, porém somente para os membros do patreon dele :(
 
vlw mano.. realmente o desempenho do pc ta monstro.
esse seu 3800@14 consegue passar a spec total ?
to sem o que "brincar" enquanto não sai AGESA.
A sim vc está dizendo da minha assinatura era do antigo 3700x 100% estável latência no Aida à 60.03 era o canhão esse kit aí... Esqueci de mudar minha assinatura depois desse aí teve 5950x e agora estou usando o 5600x...
 
agora estou usando o 5600x...

o que conseguiu de IF no seu 5600x? meu não esta passando de 1800, acho que estou marcando em alguma voltagem, VDDP, VDDG... Gigabyte é triste de mexer :(
 
A sim vc está dizendo da minha assinatura era do antigo 3700x 100% estável latência no Aida à 60.03 era o canhão esse kit aí... Esqueci de mudar minha assinatura depois desse aí teve 5950x e agora estou usando o 5600x...
lembro todos os dias daquele video test do BFV do seu 5950x... um monstro enjaulado dentro de um chip @_@
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A sim vc está dizendo da minha assinatura era do antigo 3700x 100% estável latência no Aida à 60.03 era o canhão esse kit aí... Esqueci de mudar minha assinatura depois desse aí teve 5950x e agora estou usando o 5600x...
meu record com o 3800x ( porem com as memorias antigas 3533 ) era na casa de 64ns
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vc diz 3800mhz CL14?
vc tem anotado o spec completo?
 
Acho que por 66mhz vou ficar mesmo em 3800mhz por enquanto 😆😆😆. Tava bom demais pra ser verdade mesmo. E uma coisa que nunca pesquisei, vale a pena utilizar por exemplo 4000mhz na memoria e 1800mhz no IF? Alias, tem como isso? Ou ao contrário pra quem tem memórias que não sobem muito, um IF mais alto que a memória.

Existe penalidade em latência por sair da sincronia 1:1.

Pra compensar a latência, a memória tem que rodar em frequência bem alta (4600+).

Por isso via de regra o recomendado é 3800 com latência apertada.

3866, 3933 ou 4000 somente se teu IF conseguir de forma estável sem erros.
 
Só eu que nao consigo subir minha memória? Ela é 18-22-22-22-XX (esqueci) e 3600Mhz.
Não sobe de jeito nenhum
 
Será que é só a minha hynix CJR que não sobe 3800 com tfaw e twr assim?

Como está seu PROCODT , seu CAD_BUS BLOCK, suas tensões do dram, do soc, vddp, ccd e iod?


Cara o que eu literalmente fiz foi, mexer no VDDG e VDDP (acho que aaté conseguia valores menores depois que atualizei a BIOS pro Agesa 1.2.0.0, SoC e timmings. Estou utilizando 1.4v no dram voltage, 1.12 no SoC (acho que ainda conseguiria reduzir, a preguiça fala maior) VDDG 1050mV (também acho que da para reduzir, estou utilizando por ser o recomendável no dram calculator) e VDDP 900mV. tFAW e tWR não tentei apertar, estou utilizando o que o dram me gerou mesmo, por pura preguiça mais uma vez, rsrs...
WvTYYX.png
]

Isso mesmo! programa indispensável pra quem quer buscar o estável!

faz o teste ai no DRAM:
no PCB coloca: A1 (primeira opção) e tenta colocar 3866 se realmente não calcular tenta colocar na bios cmd2T e desativar o GDM pra testar
Vou baixar o OCCT então. Tem algum segredo pra rodar ele? Algum perfil ou sei lá? O PCB só tem opção A3/A2/B2 ou A0/B0 e nas duas opções, a partir de 3866 já aparece como "não suportado". No caso deixar CMD 2T e desativar o GDM para testar se aparece no dram? Não saquei!!
Existe penalidade em latência por sair da sincronia 1:1.

Pra compensar a latência, a memória tem que rodar em frequência bem alta (4600+).

Por isso via de regra o recomendado é 3800 com latência apertada.

3866, 3933 ou 4000 somente se teu IF conseguir de forma estável sem erros.

Saquei mestre, então 4000mhz e latencias mais soltas com IF em 1800mhz já não compensaria né? Só se eu tivesse algum chip b die e subisse bem mais com isso com timmings mais legais né? E pra galera que tem memórias que não sobem muito, por exemplo 3200mhz não rola aumentar o IF e ter algum ganho?
 
Cara o que eu literalmente fiz foi, mexer no VDDG e VDDP (acho que aaté conseguia valores menores depois que atualizei a BIOS pro Agesa 1.2.0.0, SoC e timmings. Estou utilizando 1.4v no dram voltage, 1.12 no SoC (acho que ainda conseguiria reduzir, a preguiça fala maior) VDDG 1050mV (também acho que da para reduzir, estou utilizando por ser o recomendável no dram calculator) e VDDP 900mV. tFAW e tWR não tentei apertar, estou utilizando o que o dram me gerou mesmo, por pura preguiça mais uma vez, rsrs...
WvTYYX.png
]


Vou baixar o OCCT então. Tem algum segredo pra rodar ele? Algum perfil ou sei lá? O PCB só tem opção A3/A2/B2 ou A0/B0 e nas duas opções, a partir de 3866 já aparece como "não suportado". No caso deixar CMD 2T e desativar o GDM para testar se aparece no dram? Não saquei!!


Saquei mestre, então 4000mhz e latencias mais soltas com IF em 1800mhz já não compensaria né? Só se eu tivesse algum chip b die e subisse bem mais com isso com timmings mais legais né? E pra galera que tem memórias que não sobem muito, por exemplo 3200mhz não rola aumentar o IF e ter algum ganho?

Não rola...

A penalidade por sair da sincronia com 1:1 é grande, no Zen 2 lembro que a memória precisava subir quase 800MHz para compemsar.

No Zen 3 não vi conteúdo específico, mas a penalidade ainda existe.
 
q eu saiba.. ngm estável..
eu ja parei de tentar.. vou esperar bios , agesa.. dps repenso se faco swap de mb.

Aqui tb tenho enfrentado problemas tb, mal consigo passar de 3000Mhz com as memos, como citei em outros post a memo não é certificada, mobo X470 mesmo assim me contentei.

Cansei de fica travado em post toda hora com a placa dando bip. Ai fica a dúvida no meu caso se é MB ou as memórias que não são certificadas.

cachemem.png


zenn

Não ta ruim, mas como comentei com um amigo mês passado, parece que gastei atoa em memos 3600Mhz, tenho a impressão que me senti lesado por não passar dos 3000Mhz.

Tinha um Xeon 1650V2 X79 que fazia 55049 mb/s em quad channel , sinto a diferença na memoria, mas o processador como HunS disse é brutal, gospe quadros no BFv.

A vida toda mexendo com plataforma intel, overs derretendo placas por ai, mas não entendi muito bem a logica do AMD e o wall do IF, me parece ser algo como os FSB WALL que tinha nos S775, quando colocava em 1:1 e algumas séries de processador não subiam nem a pau
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo