[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

RnvI1a.jpg

FmYSeJ.jpg

Agora estou em um momento muito duvidoso. O que vcs acham? Pensando em devolver e já pedir outra da mesma na kabum e que apesar de ter um desconto lá ainda ficará um tico mais cara. Ou então ficar com a placa, rasgar o lacre .
Pode ser que eles tenham casos de clientes que ao instalar danificam a placa por incompetência e pedem devolução por arrependimento , ou para segurança deles nesse processo de devolução, ou itens faltando dentro da caixa.
Acredito não ser openbox de cliente, que realmente eles só abriram para conferir e filmar. Mas agora é um openbox da própria loja. E esses "técnicos" deles com as mãos cheias de dedos mexendo em tudo sem autorização do cliente , o correto seria comunicar sobre isso não ?
 
  • Curtir
Reações: AGT
RnvI1a.jpg

FmYSeJ.jpg

Agora estou em um momento muito duvidoso. O que vcs acham? Pensando em devolver e já pedir outra da mesma na kabum e que apesar de ter um desconto lá ainda ficará um tico mais cara. Ou então ficar com a placa, rasgar o lacre .
Pode ser que eles tenham casos de clientes que ao instalar danificam a placa por incompetência e pedem devolução por arrependimento , ou para segurança deles nesse processo de devolução, ou itens faltando dentro da caixa.
Acredito não ser openbox de cliente, que realmente eles só abriram para conferir e filmar. Mas agora é um openbox da própria loja. E esses "técnicos" deles com as mãos cheias de dedos mexendo em tudo sem autorização do cliente , o correto seria comunicar sobre isso não ?
Sei lá, eu usaria a placa-mãe e veria se funciona o XMP certinho das memórias, etc. Ao menos do lado da Intel essas Z790 estão bem problemáticas, tem muita variância de placa-mãe pra placa-mãe, tem loteria em placa-mãe tbm, já vi gente que trocou placa-mãe e uma era melhor que a outra no OC de memória, como a minha achei boa e estou satisfeito nem me encanei com isso. Mas eu acho que só abriram pra certificar mesmo que funciona, não creio que seja devolvida por outro cliente (apesar que rola isso, quando alguém devolve eles vendem tbm), mas como é uma placa-mãe recente, cara, acho difícil alguém devolver assim.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A minha ao menos estava com todos plastiquinhos, todos acessórios lacrados, não tinha sinal nenhum de uso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se vc tirar da caixa vc ainda pode devolver dentro dos 7 dias, se vc tirar vai ver se tem o plastiquinho que cobre ali no LED e outros lugares dela, se o dissipador que vai em cima do M2 vai ter o thermalpad intacto também com plastiquinho nunca removido, nesses detalhes vc consegue saber se foi usada antes.
 
Última edição:
Uma loja manda openbox com placa oxidada dizendo que tem "ótimo estado", agora outra manda openbox no lugar de produto lacrado....
Estamos bem arrumados com esses lojistas... Infelizmente é entrar na briga e torcer pra não apanhar muito.. 😒
Daqui a pouco vão começar a enviar smarpphone com a caixa rompida dizendo que só ligaram pra ver se o tik tok estava funcionando... :alan: :bem:
 
RnvI1a.jpg

FmYSeJ.jpg

Agora estou em um momento muito duvidoso. O que vcs acham? Pensando em devolver e já pedir outra da mesma na kabum e que apesar de ter um desconto lá ainda ficará um tico mais cara. Ou então ficar com a placa, rasgar o lacre .
Pode ser que eles tenham casos de clientes que ao instalar danificam a placa por incompetência e pedem devolução por arrependimento , ou para segurança deles nesse processo de devolução, ou itens faltando dentro da caixa.
Acredito não ser openbox de cliente, que realmente eles só abriram para conferir e filmar. Mas agora é um openbox da própria loja. E esses "técnicos" deles com as mãos cheias de dedos mexendo em tudo sem autorização do cliente , o correto seria comunicar sobre isso não ?

Minha ProArt veio com esse selo também, sinceramente nem me importei, essa é uma prática normal deles. Eles metem o HueBR em muitas coisas e possuem algumas práticas bem questionáveis, mas às vezes deve aparecer um cliente mais HueBR que eles querendo devolver placa-mãe com o Socket todo fodido.

Além disso, como o Alessandro1994 mencionou, a placa chega com todos os plásticos de proteção e acessórios lacrados.

Particularmente sou tranquilo quanto a isso, faço uma inspeção visual na placa e checo o Socket com uma lupa 😂 De qualquer forma, se sentir incomodado, devolve ela - não tenho problemas dos caras checarem a placa antes do envio, mas concordo que eles deveriam avisar o cliente sobre isso no anúncio.
 
Última edição:
então seria por isso que nos intel vem baixando bem a temperatura?

::EDIT:::


Inclusive ta ai o relato.
O que o @Keiji Kawamori quis dizer é que, na plataforma AM5, esses frames são inúteis. Na Intel serve para evitar o empenamento do socket, e assim permitir um contato ótimo entre o IHS e o dissipador, mas o socket AM5 não sofre deste mal, já que o tamanho do processador é menor e quadrado, e a força aplicada pela trava do socket e das presilhas é bem menor que o existente no LGA1700.

O que eu vejo neste lançamento da Thermalright é apenas um oportunismo, pois a propaganda desses frames na concorrência fará leigos correrem para comprá-los na plataforma da AMD, pois deduzem que irão obter um resultado semelhante quando na verdade verão um ganho dentro da margem de erro... mas ei, é bonito xD
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sei lá, eu usaria a placa-mãe e veria se funciona o XMP certinho das memórias, etc. Ao menos do lado da Intel essas Z790 estão bem problemáticas, tem muita variância de placa-mãe pra placa-mãe, tem loteria em placa-mãe tbm, já vi gente que trocou placa-mãe e uma era melhor que a outra no OC de memória [...]
No lado azul a culpa é dos fabricantes das placas, e não da Intel, mas quando esse tipo de problema ocorre no lado vermelho a culpa é da AMD e sua AGESA :shrug:

PS: Não estou criticando ou atacando, apenas ressaltando uma outra forma de enxergar este problema.
 
No lado azul a culpa é dos fabricantes das placas, e não da Intel, mas quando esse tipo de problema ocorre no lado vermelho a culpa é da AMD e sua AGESA :shrug:

PS: Não estou criticando ou atacando, apenas ressaltando uma outra forma de enxergar este problema.
kkkkkk se trocando a placa-mãe resolve os bugs todos da AMD, aí sim podemos culpar as placas-mãe, que é o que aconteceu/acontece no caso da Intel. Agora se trocar e não resolver, só resta ser AMD e AGESA :shrug:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas pera AGESA é BIOS da placa-mãe AMD, correto? Quem faz as BIOS são as fabricantes ou a própria AMD? Pq no caso da Intel quem faz as BIOS são os fabricantes de placa-mãe, claro que deve ter um contato mais próximo com a própria Intel pra algumas questões, acho que a maior parte do trabalho em uma criação de BIOS vem das fabricantes da placa-mãe (Asus, MSI, etc).
 
Mas pera AGESA é BIOS da placa-mãe AMD, correto? Quem faz as BIOS são as fabricantes ou a própria AMD? Pq no caso da Intel quem faz as BIOS são os fabricantes de placa-mãe, claro que deve ter um contato mais próximo com a própria Intel pra algumas questões, acho que a maior parte do trabalho em uma criação de BIOS vem das fabricantes da placa-mãe (Asus, MSI, etc).
AGESA é como se fosse uma biblioteca comum que a AMD faz e que as fabricantes usam pra construir suas BIOS por cima. O equivalente da intel acho que seria o FSP.
 
kkkkkk se trocando a placa-mãe resolve os bugs todos da AMD, aí sim podemos culpar as placas-mãe, que é o que aconteceu/acontece no caso da Intel. Agora se trocar e não resolver, só resta ser AMD e AGESA :shrug:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas pera AGESA é BIOS da placa-mãe AMD, correto? Quem faz as BIOS são as fabricantes ou a própria AMD? Pq no caso da Intel quem faz as BIOS são os fabricantes de placa-mãe, claro que deve ter um contato mais próximo com a própria Intel pra algumas questões, acho que a maior parte do trabalho em uma criação de BIOS vem das fabricantes da placa-mãe (Asus, MSI, etc).
Na verdade é a mesma coisa para ambas: O firmware é feita pela AMD/Intel, mas eles são dados às AIBs para eles modificarem de acordo com seu projeto. Ou seja, nas mobos da AMD o AGESA não é o puro, e sim o modificado pelo fabricante, e esta modificação acaba rendendo problemas (no mesmo molde que anda ocorrendo com as Z790, onde uma memória funciona a frequência em uma placa, e não em outra).

A diferença aqui é que a Intel impõe uma meta alta de QC, após a modificação ela tem que atestar se está tudo funcional e se passar, ela dá o aval de venda da placa, enquanto que a AMD não faz isso com tanto rigor, ela dá o AGESA e a AIB que se vire. Isso implica em prazos de lançamento e muita coisa, então ambos os lados têm seus prós e contras.

Como a meta da Intel sempre foi alta, os AIBs recebem o código com bastante antecedência, então até para mim é uma surpresa isso estar ocorrendo com as Z490, o que leva à possibilidade de ser um problema do BIOS, ou seja da Intel, e não da AIB, entende?
 
Na verdade é a mesma coisa para ambas: O firmware é feita pela AMD/Intel, mas eles são dados às AIBs para eles modificarem de acordo com seu projeto. Ou seja, nas mobos da AMD o AGESA não é o puro, e sim o modificado pelo fabricante, e esta modificação acaba rendendo problemas (no mesmo molde que anda ocorrendo com as Z790, onde uma memória funciona a frequência em uma placa, e não em outra).

A diferença aqui é que a Intel impõe uma meta alta de QC, após a modificação ela tem que atestar se está tudo funcional e se passar, ela dá o aval de venda da placa, enquanto que a AMD não faz isso com tanto rigor, ela dá o AGESA e a AIB que se vire. Isso implica em prazos de lançamento e muita coisa, então ambos os lados têm seus prós e contras.

Como a meta da Intel sempre foi alta, os AIBs recebem o código com bastante antecedência, então até para mim é uma surpresa isso estar ocorrendo com as Z490, o que leva à possibilidade de ser um problema do BIOS, ou seja da Intel, e não da AIB, entende?
Mas os problemas que estão tendo na Intel são problemas físicos na placa-mãe em si e não tem nada a ver com a Intel, e sim o processo de fabricação da própria placa-mãe, por exemplo a Z690 Apex da Asus foi uma vergonha, várias placas não passavam de 6400Mhz no OC com DDR5 (existiam raras Z690 Apex que eram boas de OC, principalmente de fabricação de 2022 em diante), corrigiram essa falha da fabricação nas Z790 Apex, isso nada tem a ver com BIOS ou com Intel e sim somente com a Asus e seu processo de fabricação, loteria de placa-mãe sempre existiu, tanto é que no XOC LN2 a galera profissional faz binagem até de placa-mãe, compram várias da mesma e vêem qual sobe mais no OC ou tem menos discrepância de frequência entre os canais de RAM (outra coisa muito comum, um slot vc conseguir um frequência muito maior do que no outro em um mesmo pente de RAM). Veja o meu caso, recebi uma placa-mãe MSI Z790 Edge que não deixava ativar o XMP e nem passar de 2133Mhz nas memórias, devolvi e recebi uma Asus que consigo rodar 4300CL15, esmagando a grande maioria das DDR5 em performance, a culpa é da Intel ou da BIOS? Não, foi uma placa-mãe que não veio perfeita em seu processo de fabricação.
 
Última edição:
RnvI1a.jpg

FmYSeJ.jpg

Agora estou em um momento muito duvidoso. O que vcs acham? Pensando em devolver e já pedir outra da mesma na kabum e que apesar de ter um desconto lá ainda ficará um tico mais cara. Ou então ficar com a placa, rasgar o lacre .
Pode ser que eles tenham casos de clientes que ao instalar danificam a placa por incompetência e pedem devolução por arrependimento , ou para segurança deles nesse processo de devolução, ou itens faltando dentro da caixa.
Acredito não ser openbox de cliente, que realmente eles só abriram para conferir e filmar. Mas agora é um openbox da própria loja. E esses "técnicos" deles com as mãos cheias de dedos mexendo em tudo sem autorização do cliente , o correto seria comunicar sobre isso não ?
Vc fez o que nós dissemos de verificar se o link do qual vc comprou a placa era placa nova ou open box?
 
7700X > 5900X ?

Preciso montar uma máquina nova para trabalho, com boa performance multicore.
Fico na dúvida o que tem de opção melhor que 5900X hoje ? Preciso de estabilidade com 128Gb (4x 32Gb).

Nada de OC, rodando tudo 100% stock.

To na dúvida se o 13600KF (vulgo 12700KF) seria uma alternativa superior ao 5900X.
 
7700X > 5900X ?

Preciso montar uma máquina nova para trabalho, com boa performance multicore.
Fico na dúvida o que tem de opção melhor que 5900X hoje ? Preciso de estabilidade com 128Gb (4x 32Gb).

Nada de OC, rodando tudo 100% stock.

To na dúvida se o 13600KF (vulgo 12700KF) seria uma alternativa superior ao 5900X.
Quando se trata de equipamento pra trabalho, longevidade de plataforma começa a ser algo bem relevante no planejamento do hardware. Por isso talvez AM4 não seja uma opção interessante nesse cenário, visto que até o momento a AMD só prometeu que ainda terá alguma coisa pra ela, mas nada de concreto foi apresentado. Ir de AM5 de largada seria uma opção, mas seria caro. Pois pra bater de lado com um 13600K acho que teria que colocar o 7700X no mínimo.
Pra AM4 o topo do momento é o 5950X, que é 16C/32T, enquanto o 5900X é 12C/24T.

Pra igualar o 5900X, o Intel 13500 já é suficiente. Nem precisa ser K ou KF. o 13400F chega bem perto já, segundo o comparador do UserBenchmark em pontuação multi-thread. Pensando em longevidade, poderia usar o 13400F de início e quando a Intel anunciar a troca de soquete, investe pra pegar o melhor processador multi-thread do LGA1700.
 
7700X > 5900X ?

Preciso montar uma máquina nova para trabalho, com boa performance multicore.
Fico na dúvida o que tem de opção melhor que 5900X hoje ? Preciso de estabilidade com 128Gb (4x 32Gb).

Nada de OC, rodando tudo 100% stock.

To na dúvida se o 13600KF (vulgo 12700KF) seria uma alternativa superior ao 5900X.
128gb? Fuja de ddr5, não vai conseguir clocks estáveis a não ser que rode abaixo de 4000MHz

Melhor pegar um 13600k (que empata até com um 5950x em alguns cenários multi thread) com Ddr4, ou até mesmo um 5950x se achar por preço bom.
 
128gb? Fuja de ddr5, não vai conseguir clocks estáveis a não ser que rode abaixo de 4000MHz

Melhor pegar um 13600k (que empata até com um 5950x em alguns cenários multi thread) com Ddr4, ou até mesmo um 5950x se achar por preço bom.
Então, o que me preocupa hj é a estabilidade do DDR5 no AMD com todos slots ocupados. Como o foco é trabalho, a estabilidade é o mais importante.

Estou avaliando o 13600K + 128Gb DDR4. Talvez seja um combo até mais barato.
Não me preocupo com a longevidade curta do LGA1700, pois qdo precisa de máquina, se compra nova optando pelo que tiver de melhor opção no momento do que se importar em reutilizar o máximo a arquitetura do sistema anterior.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Quando se trata de equipamento pra trabalho, longevidade de plataforma começa a ser algo bem relevante no planejamento do hardware. Por isso talvez AM4 não seja uma opção interessante nesse cenário, visto que até o momento a AMD só prometeu que ainda terá alguma coisa pra ela, mas nada de concreto foi apresentado. Ir de AM5 de largada seria uma opção, mas seria caro. Pois pra bater de lado com um 13600K acho que teria que colocar o 7700X no mínimo.
Pra AM4 o topo do momento é o 5950X, que é 16C/32T, enquanto o 5900X é 12C/24T.

Pra igualar o 5900X, o Intel 13500 já é suficiente. Nem precisa ser K ou KF. o 13400F chega bem perto já, segundo o comparador do UserBenchmark em pontuação multi-thread. Pensando em longevidade, poderia usar o 13400F de início e quando a Intel anunciar a troca de soquete, investe pra pegar o melhor processador multi-thread do LGA1700.
O 5950X não tem um custo bom hoje em dia.
No trampo tem 5900X com bom resultado e Threadripper também, mas não irão mais investir em TR.
Agente precisa de algo superior ao 5900X, mas DDR5 me incomoda alguns relatos com AMD, qdo usado 4 slots e 128Gb.

To vendo opção Intel com DDR4.
 
Última edição:
Então, o que me preocupa hj é a estabilidade do DDR5 no AMD com todos slots ocupados. Como o foco é trabalho, a estabilidade é o mais importante.

Estou avaliando o 13600K + 128Gb DDR4. Talvez seja um combo até mais barato.
O 13600k fica justamente entre o 5900x e o 5950x, encostando em um ou outra ao depender da atividade, vide:

Pra que exatamente vc vai usar a CPU? Ficaria melhor de dar pitaco assim.
Agente precisa de algo superior ao 5900X, mas DDR5 me incomoda alguns relatos com AMD, qdo usado 4 slots e 128Gb.
DDR5 com intel e 128gb é mais dor de cabeça ainda. Com a 12th gen é difícil sequer sair de 3600MHz. Isso mesmo, mesma frequência de ddr4.
 
Pra que exatamente vc vai usar a CPU? Ficaria melhor de dar pitaco assim.
Edição de vídeo, composição, VFX.

DDR5 com intel e 128gb é mais dor de cabeça ainda. Com a 12th gen é difícil sequer sair de 3600MHz. Isso mesmo, mesma frequência de ddr4.
To pensando no DDR4 mesmo, acho o DDR5 tem muito chão pra evoluir, acabou de sair do forno...igual as DDR4 2133Mhz qdo saiu,...
 
Edição de vídeo, composição, VFX.
FIca de igual pra melhor que o 5950x na maioria dos casos então, só vai.
To pensando no DDR4 mesmo, acho o DDR5 tem muito chão pra evoluir, acabou de sair do forno...igual as DDR4 2133Mhz qdo saiu,...
E o bom é que economiza uma grana. Daqui a uns anos podem pensar em ir de TR com as DDR5 já maduras.
 
Eu vejo + investimento indo nos am5 logo. No intel você vai economizar agora, em memória. Mas quando for trocar vai gastar em motherboard+cpu e memória.
No am5, você troca motherboard e memória agora e até 2025 só precisa trocar cpu.
 
Eu vejo + investimento indo nos am5 logo. No intel você vai economizar agora, em memória. Mas quando for trocar vai gastar em motherboard+cpu e memória.
No am5, você troca motherboard e memória agora e até 2025 só precisa trocar cpu.
Para trabalho se compra máquina nova completa, não ficamos fazendo upgrade na mesma, a antiga vai pro render farm.

Tem que encontrar um equilíbrio entre custo e resultado, pela experiência na prática não compensa nem pegar os modelos tops de um novo lançamento ou mudança de arquitetura e nem os modelos de entrada mais baratos, a performance ganha no top não traz o resultado financeiro do job, é uma conta complexa e apostar no futuro nunca compensou, sempre tem que olhar a fotografia do momento na hora da compra.

Se fosse uma compra para uso em casa, talvez fosse diferente a lógica e pensamento.
 
Última edição:
Edição de vídeo, composição, VFX.


To pensando no DDR4 mesmo, acho o DDR5 tem muito chão pra evoluir, acabou de sair do forno...igual as DDR4 2133Mhz qdo saiu,...

Cheguei um pouco tarde no tópico, pelo o que vi você está com uma ideia do setup já no papel, apenas reforçando que concordo com o que foi discutido, a AMD está bastante competitiva no single core, mas performance multicore a Intel está indiscutivelmente à frente. Quanto as memórias foi o que disseram também, DDR5 está cagado em ambas as plataformas quando falamos de colocar mais de 2 módulos, dessa forma um 13600K/KF + 4x32 DDR4 seria a melhor pedida sem dúvidas.

Aqui um comparativo do 13600K vs 7600x vs 5900x em testes de produtividade, é indiscutível que o 13600K entrega mais:

 
Não tenho acompanhado notícias ou rumores sobre o Zen 5, mas espero que a AMD finalmente aumente o número de núcleos. O fato de não terem aumentado nessa geração é o principal motivo da Intel estar entregando melhor performance multicore, com a AMD tendo que fazer um Ryzen 9 (7900X) competir com um i7 (13700K), por exemplo.

12 núcleos por CCD já ficaria excelente!
 
Última edição:
Cheguei um pouco tarde no tópico, pelo o que vi você está com uma ideia do setup já no papel, apenas reforçando que concordo com o que foi discutido, a AMD está bastante competitiva no single core, mas performance multicore a Intel está indiscutivelmente à frente. Quanto as memórias foi o que disseram também, DDR5 está cagado em ambas as plataformas quando falamos de colocar mais de 2 módulos, dessa forma um 13600K/KF + 4x32 DDR4 seria a melhor pedida sem dúvidas.

Aqui um comparativo do 13600K vs 7600x vs 5900x em testes de produtividade, é indiscutível que o 13600K entrega mais:
O i5 13600K é a mesma contagem de núcleos de um i7 12700K, por isso na prática são idênticos com mesma performance, e no BR colocaram o mesmo preço para ambos, sendo que lá fora não é...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não tenho acompanhado notícias ou rumores sobre o Zen 5, mas espero que a AMD finalmente aumente o número de núcleos. O fato de não terem aumentado nessa geração é o principal motivo da Intel estar entregando melhor performance multicore, com a AMD tendo que fazer um Ryzen 9 (7900X) competir com um i7 (13700K), por exemplo.

12 núcleos por CCD já ficaria excelente!
Desconfio de estar no limite dos chiplets pela alta temperatura gerada, não sei como vão resolver.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo