[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

O i5 13600K é a mesma contagem de núcleos de um i7 12700K, por isso na prática são idênticos com mesma performance, e no BR colocaram o mesmo preço para ambos, sendo que lá fora não é...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Desconfio de estar no limite dos chiplets pela alta temperatura gerada, não sei como vão resolver.
É só não socar clocks tão elevados, maior exemplo são os modelos não X apresentados semana passada, desempenho quase igual mas com temperaturas e consumo muito menores.
 
Impressionante com a Asus é ruim de soltar BIOS update em relação a MSI.

Minha Antiga X470 sempre saia correção, a Asus não lança nada faz mais de 2 meses e considerando que é plataforma nova, isso é uma eternidade.
 
Desconfio de estar no limite dos chiplets pela alta temperatura gerada, não sei como vão resolver.
Tem boatos de 12 núcleos por CCD na próxima gen, só não sei se trariam isso pro mercado consumidor.

Como o colega acima falou, baixar os clocks é uma solução e é oq fazem nos Epycs, porém pra consumidor não é uma solução tão interessante pela dependência de potencial single-thread.
 
Impressionante com a Asus é ruim de soltar BIOS update em relação a MSI.

Minha Antiga X470 sempre saia correção, a Asus não lança nada faz mais de 2 meses e considerando que é plataforma nova, isso é uma eternidade.
Mas tá rolando treta?
 
Abrir um ticket na terabyte pedindo uma explicação sobre o lacre deles da placa mãe lá.

Olá, tudo bem com você?
Meu nome é **********, faço parte do Departamento de Atendimento.

Primeiramente queremos agradecer sua compra feita conosco! Saiba que ela é muito importante para nós.

Nenhuma placa mãe vem com lacre do fabricante, pois as mesmas precisam ser aberta para inspeção visual, além de muitas necessitarem da atualização de bios para novos modelos de processadores com o mesmo socket, assim os fabricantes não colocam lacre no produto em si.

Em nossos termos de uso, informamos que a caixa do produto pode ser aberta para a inspeção visual antes de enviar o produto ao cliente.

Como sua placa mãe é o novo modelo da AMD (AM5) a mesma possui os pinos diretamente no socket, assim, todas as placas de mesmo padrão são filmadas o socket e tem a caixa lacrada com nosso selo para garantir que a mesma foi apenas filmada para garantir o envio do produto intacto ao cliente.

Não foi ligada, nem testada, somente feito inspeção visual.

Qualquer dúvida a mais que tenha, estou a disposição.

Atenciosamente.


Pesquisando na gringa e em vários tópicos a maioria dos posts foram falando que placa mãe não vem lacrada a caixa e que é comum por lá alguns varejistas conferir algo nelas.
A minha aqui está tudo no lugar, sem marcas e com todos os plastiquinhos protetores como disse o @Alessandro1994.

Minha Rog Maximus VII (2014) dá de olé no unboxing nessa haha .
 
Abrir um ticket na terabyte pedindo uma explicação sobre o lacre deles da placa mãe lá.

Olá, tudo bem com você?
Meu nome é **********, faço parte do Departamento de Atendimento.

Primeiramente queremos agradecer sua compra feita conosco! Saiba que ela é muito importante para nós.

Nenhuma placa mãe vem com lacre do fabricante, pois as mesmas precisam ser aberta para inspeção visual, além de muitas necessitarem da atualização de bios para novos modelos de processadores com o mesmo socket, assim os fabricantes não colocam lacre no produto em si.

Em nossos termos de uso, informamos que a caixa do produto pode ser aberta para a inspeção visual antes de enviar o produto ao cliente.

Como sua placa mãe é o novo modelo da AMD (AM5) a mesma possui os pinos diretamente no socket, assim, todas as placas de mesmo padrão são filmadas o socket e tem a caixa lacrada com nosso selo para garantir que a mesma foi apenas filmada para garantir o envio do produto intacto ao cliente.

Não foi ligada, nem testada, somente feito inspeção visual.

Qualquer dúvida a mais que tenha, estou a disposição.

Atenciosamente.


Pesquisando na gringa e em vários tópicos a maioria dos posts foram falando que placa mãe não vem lacrada a caixa e que é comum por lá alguns varejistas conferir algo nelas.
A minha aqui está tudo no lugar, sem marcas e com todos os plastiquinhos protetores como disse o @Alessandro1994.

Minha Rog Maximus VII (2014) dá de olé no unboxing nessa haha .
esquece, era o mesmo lacre no video que tinha adicionado.
 
Galera, estou indo viajar nas Europa agora em fevereiro e pretendo comprar uma Mobo AM5 com memória e um 7700x. Sabem se vale a pena ou de alguma loja na Italia?
 
Bem que a AMD poderia fazer novamente como ela fez com Ryzen 3000 e a Intel com Core de 9ª geração, de lançar alguns modelos mais baratos sem SMT, porque será que não fazem mais? Um CPU de 8
núcleos/threads rápidos como Zen 4 ou Raptor Lake já seria suficiente para mim, desde que a diferença de preço fosse razoável. Para quem só joga seria interessante, até porque vários jogos rodam melhor com Hyper-Threading/SMT desligado.
 
Bem que a AMD poderia fazer novamente como ela fez com Ryzen 3000 e a Intel com Core de 9ª geração, de lançar alguns modelos mais baratos sem SMT, porque será que não fazem mais? Um CPU de 8
núcleos/threads rápidos como Zen 4 ou Raptor Lake já seria suficiente para mim, desde que a diferença de preço fosse razoável. Para quem só joga seria interessante, até porque vários jogos rodam melhor com Hyper-Threading/SMT desligado.


pq Hyper Threading e iGPU são recomendações que a Microsoft fez para as futuras gerações que a Intel e AMD lançaram.

Não sei ao certo o quanto o povão sabe, mas a Microsoft influencia e muito nos componentes, codecs, tecnologias da placa mãe que as fabricantes de hardware fazem.
 
pq Hyper Threading e iGPU são recomendações que a Microsoft fez para as futuras gerações que a Intel e AMD lançaram.
iGPU ok, mas não vejo sentido no HT ser recomendação. Como faz quando forem suportar CPUs ARM então?
 
iGPU ok, mas não vejo sentido no HT ser recomendação. Como faz quando forem suportar CPUs ARM então?


iGPU e HT são usados no Hyper-V e Windows Defender que é padrão no Windows 10/11. Por questões de segurança e codecs padronizados.

Muitos recursos de SEGURANÇA dependem do HT e o WSL2 e Android no Windows 11 depende do HT.
 
iGPU e HT são usados no Hyper-V e Windows Defender que é padrão no Windows 10/11. Por questões de segurança e codecs padronizados.

Muitos recursos de SEGURANÇA dependem do HT e o WSL2 e Android no Windows 11 depende do HT.
Mas HT é uma das principais causas de falhas de seguranças nas CPUs modernas. Virtualização também não depende disso (logo WSL2 e Android também não), tem algum link em específico mostrando esse requerimento?
 
Mas HT é uma das principais causas de falhas de seguranças nas CPUs modernas. Virtualização também não depende disso (logo WSL2 e Android também não), tem algum link em específico mostrando esse requerimento?


falhas de segurança HT ?
Então todas as CPUs de servidores estão com falhas gravíssimas ?:scare:


tipo, serio,
 
falhas de segurança HT ?
Então todas as CPUs de servidores estão com falhas gravíssimas ?:scare:


tipo, serio,
Sim, foi recomendado desligar SMT por um tempo, tiveram inúmeras falhas que acarretaram fixes que pioravam muito o desempenho:

O OpenBSD desativou SMT por padrão por um bom tempo devido a essas falhas:

Em especial pra servidores, há flags que mudam o comportamento do SMT pra tornar mais seguro em decrimento do desempenho:

Todo ano saem falhas novas referentes à SMT, isso não é novidade, ter 2 thread em um mesmo core compartilhando cache e outros recursos é complicado de ser seguro.

De toda forma, não consegui achar nada dizendo que o Win 11 requer HT, tem como vc mostrar isso?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ah, só adicionando, uma das recomendações da Azure é justamente desligar o SMT caso vc rode código de terceiros:
 
pq Hyper Threading e iGPU são recomendações que a Microsoft fez para as futuras gerações que a Intel e AMD lançaram.

Não sei ao certo o quanto o povão sabe, mas a Microsoft influencia e muito nos componentes, codecs, tecnologias da placa mãe que as fabricantes de hardware fazem.
Essas recomendações são novidade para mim, pois nem o Windows 11 tem essa exigência. Me pergunto se não é puramente estratégia comercial, afim de evitar canibalização.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

iGPU e HT são usados no Hyper-V e Windows Defender que é padrão no Windows 10/11. Por questões de segurança e codecs padronizados.

Muitos recursos de SEGURANÇA dependem do HT e o WSL2 e Android no Windows 11 depende do HT.
Não seria do TPM que esses recursos de segurança dependem? Que eu saiba o Hyper-V só exige o VBS (Virtualization Based Security).
 
Qual o melhor Ryzen socket AM4 pra evitar gargálo com uma rtx 4090? Creio que meu Ryzen 3600 vai limitar bastante a GPU.
 
Qual o melhor Ryzen socket AM4 pra evitar gargálo com uma rtx 4090? Creio que meu Ryzen 3600 vai limitar bastante a GPU.
AM4 pra jogos acredito que o 5800X3D é o melhor, por conta do desempenho single-core. Em Multi-Thread o 5950X hoje é o melhor, mas tem um preço absurdo...
A 4090 é um monstro de placa, e qualquer um vai gargalar pra essa GPU abaixo dos 4K de resolução.

Edit: Ainda existem rumores de novos CPUs pra AM4, e a série Ryzen 5xxx ainda vai ficar um tempo em produção. Eu pensei em trocar meu 3600 também, mas vou deixar rolar e ver o que virá lá na frente. O 7600X e 7700X tem TDP de 105W, o que por energia, está dentro dos limites do AM4. Resta saber se farão uma versão talvez "non-X" pra AM4.
 
Última edição:
Qual o melhor Ryzen socket AM4 pra evitar gargálo com uma rtx 4090? Creio que meu Ryzen 3600 vai limitar bastante a GPU.
AM4 para jogos, vai de 5800X3D
 
Placa de expansão ASRock pode transformar placa-mãe AMD B650 em X670

"A placa-mãe especial [dada ao Level1Techs] B650 LiveMixer veio com um produto chamado “X670 XPANSION KIT”, que basicamente adiciona um chipset secundário à placa-mãe. Como sabemos, as placas-mãe AMD X670 usam dois chipsets Promontory21, enquanto a série B650 tem apenas um. Portanto, adicionando um chipset secundário diretamente na placa de expansão, a placa teria especificações semelhantes às da placa X670 completa.

ASROCK-XPANSION-X670-3.jpg


A placa oferece dois slots PCIe x4 NVME M.2, três USB Type-A, um USB Type-C 10Gbit, dois conectores SATA e provavelmente o melhor recurso, uma Ethernet de 10 Gbit (a placa-mãe oferece 2,5 Gbit sem a placa). É importante ressaltar que esta placa de expansão funciona apenas com algumas placas-mãe ASRock e não depende apenas do conector PCIe, mas requer uma conexão de linha de controle especial. Portanto, não só não pode ser comprado ainda, como também precisa de um tipo especial de placa-mãe. Essa placa-mãe foi fornecida para a Level1Techs e parece estar executando um BIOS personalizado.

ASROCK-XPANSION-X670-2.jpg


A ideia da ASRock encontraria facilmente seus fãs rapidamente, mas a empresa está apenas testando as águas por enquanto, diz o crítico. Se algo assim chegar ao mercado eventualmente, essa ideia legal daria aos clientes a chance de atualizar suas placas-mãe mais tarde.

ASROCK-LIVEMIXER.jpg


Fonte:

"

Se essa ideia vingar trará algo realmente interessante, se colocarmos as variáveis na mesa e o custo atual das placas... valeria a pena arriscar ein dona ASRock :D
 
Basicamente o Ian Cutress confirmando que o chiplet V-Cache nos Ryzen 7000X3D está em 5nm (mesmo no do chiplet Zen4).



Isso é ruim dado o custo do nó X ganho na densidade do cache, que vai decaindo conforme o nó diminui (ao ponto de praticamente não haver ganhos no N3). Para nós significa que o custo do CPU virá inicialmente alto, quando poderia não vir caso o VCache fosse em 6nm sob o chiplet em 5nm, e para a AMD significa um lucro menor visto que sairá mais caro para ela produzir. Futuramente, porém, a TSMC disse que permitirá empilhamento de nós com densidade híbrida.
 
Galera, está compensando sair de uma X370GT7 para uma B550 Auros elite?... Estou com um 5700x, será que vou ganhar uma estabilidade maior ou é coisa louca da cabeça, naõ sei tem hora que Windows da umas lagadas, mesmo formatado como é muito aleatorio não instalei nada para monitorar ainda.
 
Galera, está compensando sair de uma X370GT7 para uma B550 Auros elite?... Estou com um 5700x, será que vou ganhar uma estabilidade maior ou é coisa louca da cabeça, naõ sei tem hora que Windows da umas lagadas, mesmo formatado como é muito aleatorio não instalei nada para monitorar ainda.
Se não vai usar GPU ou SSD que use barramento PCIe 4.0, não vejo motivo para upgrade de mobo. Sobre esses travamentos, veja se desabilitando o fTPM não resolve, em último caso talvez uma atualização de BIOS resolva.

Eu vi que a versão mais recente do firmware da sua mobo é a X37AG523.BST, que contém o AGESA 1.2.0.7. De acordo com relatos que eu li no Reddit, essa versão resolve esse problema para parcela dos usuários, alguns totalmente, outros apenas parcialmente.
 
Última edição:


Ou seja, segundo a própria AMD, os Zen4 X3D permitirão overclock. Claro, isso pode ser apenas uma versão preliminar da página e que será alterada depois, mas a esperança é a última que morre.

PS: Vale ressaltar o fato de que são dois chiplets, um com VCache e outro sem, logo esse OC pode ser apenas no chiplet sem a VCache, enquanto que o outro continuará sem permitir OC.
 


Ou seja, segundo a própria AMD, os Zen4 X3D permitirão overclock. Claro, isso pode ser apenas uma versão preliminar da página e que será alterada depois, mas a esperança é a última que morre.

PS: Vale ressaltar o fato de que são dois chiplets, um com VCache e outro sem, logo esse OC pode ser apenas no chiplet sem a VCache, enquanto que o outro continuará sem permitir OC.

Achas que ainda saem em fevereiro ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo