[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Antes eu estava pensando em ir para um 12700K. Ae pensei bem e ia pegar um 5700x, depois pensei num 5800x3d mas agora com toda certeza vou pegar o 7800x3D, ficar com a plataforma AM5 até o último suspiro pq a Intel é uma palhaçada!

Eu não consigo afirmar que o AM5 vai realmente ter todo esse tempo de vida que teve o AM4, eu to achando que tanto intel como AMD devem ter chegado em um acordo com as parceiras que ja vinham reclamando bastante também da AMD, acredito que ambos os lados partir de agora vai entregar 3 anos com um mesmo socket.

Intel começou a adotar o modelo, inclusive tem um monte de canto afirmando ou especulando que Z890 LGA 1851 vai suportar Meteor Lake, Arrow Lake e Panther Lake.

Provavelmente o AM5 dessa vez, deve cobrir somente 3 geraçoes.
Mas posso estar errado, inclusive me digam se eu estiver errado pessoal.
 
Mas posso estar errado, inclusive me digam se eu estiver errado pessoal.
Não tem como saber, são só rumores sobre essas coisas, então fica só no achismo mesmo.
 
Eu não consigo afirmar que o AM5 vai realmente ter todo esse tempo de vida que teve o AM4, eu to achando que tanto intel como AMD devem ter chegado em um acordo com as parceiras que ja vinham reclamando bastante também da AMD, acredito que ambos os lados partir de agora vai entregar 3 anos com um mesmo socket.

Intel começou a adotar o modelo, inclusive tem um monte de canto afirmando ou especulando que Z890 LGA 1851 vai suportar Meteor Lake, Arrow Lake e Panther Lake.

Provavelmente o AM5 dessa vez, deve cobrir somente 3 geraçoes.
Mas posso estar errado, inclusive me digam se eu estiver errado pessoal.
A Amd falou que dura até 2025 o suporte. Então vamos ter os Ryzens 8000 final do ano, e o AM5 vai ter suporte até o Ryzen 10000. Se seguir até 2025.
 
Eu não consigo afirmar que o AM5 vai realmente ter todo esse tempo de vida que teve o AM4, eu to achando que tanto intel como AMD devem ter chegado em um acordo com as parceiras que ja vinham reclamando bastante também da AMD, acredito que ambos os lados partir de agora vai entregar 3 anos com um mesmo socket.

Intel começou a adotar o modelo, inclusive tem um monte de canto afirmando ou especulando que Z890 LGA 1851 vai suportar Meteor Lake, Arrow Lake e Panther Lake.

Provavelmente o AM5 dessa vez, deve cobrir somente 3 geraçoes.
Mas posso estar errado, inclusive me digam se eu estiver errado pessoal.
A Intel sempre ofereceu suporte a duas gerações por socket, o LGA1851 e o atual LGA1700 serão exceções, pois em ambos os casos estaremos lidando com atrasos e refresh:
- LGA1700 = Virá um refresh do Rocketlake, empurrando o Meteorlake para o próximo socket.
- LGA1851 = Atrasado, o Meteor dividirá terreno com o Arrow, rumores indicam que cada um ficará com um patamar de desempenho distinto (Cores i3 e i5 com Meteor, i7 e i9 com Arrow); Outros, no entanto, dizem que um desses dois ficará apenas nos notebooks.

Quanto à AMD, ela prometeu 2025 e acredito que cumprirá, também acredito que virão apenas três gerações Ryzen (Zen4, Zen5 e ZenAlgo), pois...

A Amd falou que dura até 2025 o suporte. Então vamos ter os Ryzens 8000 final do ano, e o AM5 vai ter suporte até o Ryzen 10000. Se seguir até 2025.
... a meu ver não veremos muitas gerações de Ryzens no AM5, já que os 5nm são caros e os 3nm colocarão um grande desafio no preço final visto que ele praticamente não tem redução de área dedicada à caches, logo virão mais caros ainda. A AMD poderá contornar este custo colocando a cache empilhada e em 6nm, mas ai entra a gerência de temperatura e densidade térmica... enfim, muitos desafios pela frente.

O que eu penso é que a AMD vai ir de TICK-TOCK ao invés de TOCK-TOCK, então ao meu ver será:
- Esse ano: Sairá um refresh dos 7000 (XT?), os X3D e o resto da linha (G);
- Próximo ano: Ryzens 8000 com Zen5 e Zen5D, e no final do ano anunciam a linha X3D deles;
- 2025: Metade do ano aparece os Ryzens 9000, que será uma expansão/re-organização do Zen5;
- 2026: Sem previsão. Poderá ser uma uArch nova, socket novo, os dois, ou nenhum deles =S

Se olharmos atentamente, foram quatro arquiteturas no AM4 (Zen, Zen+, Zen2, Zen3), onde uma delas não passa de um refresh/die-shrink (Zen+) e a outra é uma reorganização/evolução da primeira (Zen2), logo uArch propriamente dita são duas no AM4, e espero ver exatamente a mesma proporção no AM5 (o Zen4 é uma reorganização/evolução do Zen3, com a adição do AVX512), então a grande novidade será o Zen5 (e o Zen5C, ou é Zen5D?) e por isso a expectativa é grande (não em ganho de desempenho, mas a nível de arquitetura) e é justamente por isso que não imagino ele vindo este ano ainda.
 
Boa noite, acreditam que vale a pena investir no Ryzen 9 7900+ MB X670E, ou aguardar pro final do ano?
Vi que os preços estão bem salgados, acredito que por serem produtos recentes.
 
Boa noite, acreditam que vale a pena investir no Ryzen 9 7900+ MB X670E, ou aguardar pro final do ano?
Vi que os preços estão bem salgados, acredito que por serem produtos recentes.
Tá com pressa? Se não, espera os X3D caso o foco seja jogos.
 
Boa noite, acreditam que vale a pena investir no Ryzen 9 7900+ MB X670E, ou aguardar pro final do ano?
Vi que os preços estão bem salgados, acredito que por serem produtos recentes.
Imagino que caiam os preços ainda, fora a recomendação acima eu também consideraria se de fato precisa de uma mobo X670E/X670 porque a maioria que vejo poderia ser atendido com folga por uma B650 (até mAtx intermediária as vezes) mesmo, basicamente evitaria gasto desnecessário em mobo se não houver uma necessidade específica
 
  • Curtir
Reações: ZAC
Imagino que caiam os preços ainda, fora a recomendação acima eu também consideraria se de fato precisa de uma mobo X670E/X670 porque a maioria que vejo poderia ser atendido com folga por uma B650 (até mAtx intermediária as vezes) mesmo, basicamente evitaria gasto desnecessário em mobo se não houver uma necessidade específica
Tenho uma opção de uma X670E A 2.500,00. E UM R9 7950X a 3700,00. Acredita que tá valendo a pena?
 
AMD Ryzen 9 7950X3D será lançado em 28 de fevereiro e custará US$699

7003D-HERO-1.jpg


"A empresa revela que seu carro-chefe Ryzen 9 7950X3D de 16 núcleos custará tanto quanto o Ryzen 9 7950X 16 núcleos ‘original’ Zen4 no lançamento. Este processador será lançado junto com o Ryzen 9 7900X3D, que é uma versão de 12 núcleos em 28 de fevereiro. A AMD fixou o preço deste modelo em $599, o que é $50 a mais do que o 7900X no lançamento. Essas CPUs Ryzen X3D serão seguidas pelo modelo Ryzen 7 7800X3D de 8 núcleos em 6 de abril. De acordo com a AMD, este CPU custará $449, o que na verdade é mais do que recentemente anunciado Ryzen 9 7900 não-X ($429)."

 
7950x3d mesmo msrp da versão normal :yeah:
 
7950x3d mesmo msrp da versão normal :yeah:
Só queria que o formato da CPU não tivesse aqueles cantos pra acumular pasta térmica antiga, isso pra limpar...
 
Pô, eu vi uma parada em silicone que encaixava no processador, pra evitar essa melecada de pasta térmica, no formato certinho. Vou caçar aqui, perai.
 
Pô, eu vi uma parada em silicone que encaixava no processador, pra evitar essa melecada de pasta térmica, no formato certinho. Vou caçar aqui, perai.
Eu já vi, da noctua, certo?
 
7950x3d mesmo msrp da versão normal :yeah:
Sim, o preço dessa versão surpreendeu todo mundo, os outros dois modelos foram preços esperados e mais caros do que imaginado, mas o 7950X3D está um pitel à R$699 (duvido as lojas brasileiras respeitarem isso, tendem a manter o preço por faixa de desempenho...). E agora, como a Intel responderá esses preços, ainda mais do concorrente do 13900KS no mesmo preço?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pô, eu vi uma parada em silicone que encaixava no processador, pra evitar essa melecada de pasta térmica, no formato certinho. Vou caçar aqui, perai.

nxoBJJ9FoH5XstJsHyKzWG.png
 
Sim, o preço dessa versão surpreendeu todo mundo, os outros dois modelos foram preços esperados e mais caros do que imaginado, mas o 7950X3D está um pitel à R$699 (duvido as lojas brasileiras respeitarem isso, tendem a manter o preço por faixa de desempenho...). E agora, como a Intel responderá esses preços, ainda mais do concorrente do 13900KS no mesmo preço?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



nxoBJJ9FoH5XstJsHyKzWG.png
Bem, por enquanto a gente está com dados superficiais (aka não confiáveis) da AMD. Tem que esperar chegar na mão do povo pra testar. Mas a intel não tem nada pra responder nessa geração, tanto que o lançamento do KS foi bem discreto.

Confirmaram se o meteor lake vai suportar ddr4?
 
Bem, por enquanto a gente está com dados superficiais (aka não confiáveis) da AMD. Tem que esperar chegar na mão do povo pra testar. Mas a intel não tem nada pra responder nessa geração, tanto que o lançamento do KS foi bem discreto.

Confirmaram se o meteor lake vai suportar ddr4?

Eu só acho que em performance a AMD tá indo bem, eu queria um novo lançamento com um controle melhor de temperatura...
Não acho que vai suportar, a 13° ger. só suportou porque dividiu o slot com o mesmo tipo de mobo, agora como vai ser um novo slot é provável que venham só ddr5 e aquele lpddr5x, é assim que escreve?
 
Bem, por enquanto a gente está com dados superficiais (aka não confiáveis) da AMD. Tem que esperar chegar na mão do povo pra testar. Mas a intel não tem nada pra responder nessa geração, tanto que o lançamento do KS foi bem discreto.

Confirmaram se o meteor lake vai suportar ddr4?
Nenhuma confirmação oficial, apenas documentos internos que apontam para apenas o DDR5. Se formos pela lógica, socket novo == suporte novo, e o DDR4 será deixado de lado para não ter dois controladores de memória no CPU.


Eu só acho que em performance a AMD tá indo bem, eu queria um novo lançamento com um controle melhor de temperatura...
Não acho que vai suportar, a 13° ger. só suportou porque dividiu o slot com o mesmo tipo de mobo, agora como vai ser um novo slot é provável que venham só ddr5 e aquele lpddr5x, é assim que escreve?
LPDDR5X apenas nos notebooks, desktop será DDR5 apenas (isso se o Meteorlake vir para o desktop...).
 
Se o processador tem IHS, provavelmente virá pra desktop tbm. E a Intel precisa repetir o ganho que teve entre a geração 12 e 13. Como fazer isso sem abusar do consumo é uma das dúvidas.

E lembrar que lá pela nona geração da intel, eu ainda defendia que era melhor comprar intel ao invés do ryzen, pq a médio prazo, vc tirava essa diferença de valor na conta de luz hehehe
 
Lançamento da linha X3D é dia 28/02.

zYxi1pr.png


 
Alguma chance do 7800x3d vir por menos de 3 conto? :crycat::crycat:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo