[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 90 32.8%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 57 20.8%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 99 36.1%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 28 10.2%

  • Total de votos
    274
MTL e ARL competem com ZEN5 tho, essa parte ai PHX 2 chega final desse Ano.

Os cores Zenc são funny eles possuem a mesma ISA e IPC que as partes normais, mas em troca perdem Clocks em troca de Densidade.
Dá pra Dizer que são Cores Densos e não Pequeno tipo os Atoms da Intel.

Ehhh verdade, eu havia esquecido do ZenC no roadmap >__> my bad.
 
Pra quem já ta no am5, como tá o tempo de Boot? É mesmo um minuto como dizem?
To quase desistindo por causa disso, era algo que me irritava demais decadas atras já.
 
Pra quem já ta no am5, como tá o tempo de Boot? É mesmo um minuto como dizem?
To quase desistindo por causa disso, era algo que me irritava demais decadas atras já.
Pelo que foi falado a uns dias atrás aqui no tópico mesmo parece que já resolveram essas parada de boot com atualizações de BIOS.

E assistindo uns vídeos do Peperaio ele disse que estava bem normal já, até trocando entre vários processadores na mesma plataforma.
 
Pra quem já ta no am5, como tá o tempo de Boot? É mesmo um minuto como dizem?
To quase desistindo por causa disso, era algo que me irritava demais decadas atras já.
Acho que pra quem tem pouca ram (32gb ou menos) tá bem de boas, pra quem tem 64~192gb creio que ainda demore um pouco.
 
Pra quem já ta no am5, como tá o tempo de Boot? É mesmo um minuto como dizem?
To quase desistindo por causa disso, era algo que me irritava demais decadas atras já.
Pelo que eu sei essa demora era só na primeira inicialização do sistema (leia-se, comprou o hardware e bootou ele). Não sei como está nas outras, mas o que eu li era isso.
 
Pelo que foi falado a uns dias atrás aqui no tópico mesmo parece que já resolveram essas parada de boot com atualizações de BIOS.

E assistindo uns vídeos do Peperaio ele disse que estava bem normal já, até trocando entre vários processadores na mesma plataforma.
Tem como mandar o link q eu não achei?
O que eu achei no reddit sobre atualizações é que depende da fabricante lançar o update da bios, algumas demoram mais pra mandar tb, no que eu li as da msi ainda demoram um minuto, e teve gente com asus dizendo que diminui pra 30 segundos.
Eu ainda acho 30 segundos demorado, qualquer coisa acima de 15s pra mim é demorado.

Pelo que eu sei essa demora era só na primeira inicialização do sistema (leia-se, comprou o hardware e bootou ele). Não sei como está nas outras, mas o que eu li era isso.
A primeira vez demora bem mais que um minuto, mas todo boot após ainda demora bem mais que a geração passada.
 
Tem como mandar o link q eu não achei?
O que eu achei no reddit sobre atualizações é que depende da fabricante lançar o update da bios, algumas demoram mais pra mandar tb, no que eu li as da msi ainda demoram um minuto, e teve gente com asus dizendo que diminui pra 30 segundos.
Eu ainda acho 30 segundos demorado, qualquer coisa acima de 15s pra mim é demorado.


A primeira vez demora bem mais que um minuto, mas todo boot após ainda demora bem mais que a geração passada.

Cara, deu um trabalhão da preola pra achar isso denovo, por que assim, as palavras dele, não está exatamente em um video focado nisso entende? ele puchou o assunto em um video que não era exatamente destinado a isso, mas ta ai, deu sorte, pq eu ja estava desistindo de procurar.

Eu coloquei o video no momento que ele começa a falar sobre isso, mas ele conclui o artigo dizendo que o fantasma do bootlogo da AM5 se foi, e que está parecido/igual aos intel.

Peperaio Hardware (Estabilidade atual nos AM5)
 
Cara, deu um trabalhão da preola pra achar isso denovo, por que assim, as palavras dele, não está exatamente em um video focado nisso entende? ele puchou o assunto em um video que não era exatamente destinado a isso, mas ta ai.

Eu coloquei o video no momento que ele começa a falar sobre isso, mas ele conclui o artigo dizendo que o fantasma do bootlogo da AM5 se foi, e que está parecido/igual aos intel.

Peperaio Hardware (Estabilidade atual nos AM5)

Ah sim, como ele disse é melhor pelo menos nas placas que ele usa, que é Gigabyte, que realmente são melhores.
Mas como tenho uma gigabyte e ja tive mtos problemas de software, não quero essa marca. Vou de Asrock agora, e ainda não vi sobre ele estar melhor..
 
Tem como mandar o link q eu não achei?
O que eu achei no reddit sobre atualizações é que depende da fabricante lançar o update da bios, algumas demoram mais pra mandar tb, no que eu li as da msi ainda demoram um minuto, e teve gente com asus dizendo que diminui pra 30 segundos.
Eu ainda acho 30 segundos demorado, qualquer coisa acima de 15s pra mim é demorado.


A primeira vez demora bem mais que um minuto, mas todo boot após ainda demora bem mais que a geração passada.

Oficialmente ainda não foi resolvido, a última BIOS disponível é com a AGESA 1.0.0.5 Patch C. Estava discutindo com o Snap neste tópico sobre uma BIOS Beta que supostamente diminuiria o tempo de Boot, mas ao ver os feedbacks no fórum da ROG desisti de testar, pois havia um pessoal relatando problemas nas portas USB que antes não existiam. Essa BIOS Beta era baseada na AGESA 1.0.0.6, mas vi hoje que já soltaram outra Beta com AGESA 1.0.0.7, a que dá o suporte as memórias não binárias. Vou acompanhar pra ver o feedback do pessoal lá.

Meu sistema está rodando liso desde o primeiro dia, então não me sinto motivado a testar BIOS Beta, a menos que resolva a demora do Boot e principalmente se o pessoal disser que está rodando sem problemas 😄
 
Ah sim, como ele disse é melhor pelo menos nas placas que ele usa, que é Gigabyte, que realmente são melhores.
Mas como tenho uma gigabyte e ja tive mtos problemas de software, não quero essa marca. Vou de Asrock agora, e ainda não vi sobre ele estar melhor..
a tendencia é melhorar com os bios update, acho que não importando a marca.

Por que se não simplesmente a marca vai se queimando se relaxar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Oficialmente ainda não foi resolvido, a última BIOS disponível é com a AGESA 1.0.0.5 Patch C. Estava discutindo com o Snap neste tópico sobre uma BIOS Beta que supostamente diminuiria o tempo de Boot, mas ao ver os feedbacks no fórum da ROG desisti de testar, pois havia um pessoal relatando problemas nas portas USB que antes não existiam. Essa BIOS Beta era baseada na AGESA 1.0.0.6, mas vi hoje que já soltaram outra Beta com AGESA 1.0.0.7, a que dá o suporte as memórias não binárias. Vou acompanhar pra ver o feedback do pessoal lá.

Meu sistema está rodando liso desde o primeiro dia, então não me sinto motivado a testar BIOS Beta, a menos que resolva a demora do Boot e principalmente se o pessoal disser que está rodando sem problemas 😄
Até as ASUS ta assim? só Gigabyte que resolveu até o momento então? eu estava mais otimista sobre isso.....meh
 
Com a promoção do aniversario do Ali dá pra encontrar um R5 7600 por 970 reais, e o R7 7700 por pouco menos de 1600 reais. Isso parcelado em 2x sem juros até..
Dá vontade de pegar pra não perder até, pq tá bem barato, mas esses problema de plataforma nova, e o preço das placa-mãe que não entram em promoção fica foda.. :pepe:
 
Com a promoção do aniversario do Ali dá pra encontrar um R5 7600 por 970 reais, e o R7 7700 por pouco menos de 1600 reais. Isso parcelado em 2x sem juros até..
Dá vontade de pegar pra não perder até, pq tá bem barato, mas esses problema de plataforma nova, e o preço das placa-mãe que não entram em promoção fica foda.. :pepe:
Placa mãe subiu de preço nos últimos tempos, até mesmo as x570.
Uma x670 hoje mais barata tá quase o dobro da x570 (usando as TUFs como exemplo).
 
Pessoal, qualquer memória aceita o AMD Expo (XMP) nas B650 ou X670? Ou teriam que ser memorias certificadas e especificas?
 
Placa mãe subiu de preço nos últimos tempos, até mesmo as x570.
Uma x670 hoje mais barata tá quase o dobro da x570 (usando as TUFs como exemplo).
As placas mãe serem mais caras faz sentido, elas nunca vão chegar no preço das antigas acho, a amd ta exigindo componentes mais parrudos até nas mais simples, e os pinos do cpu agora são na placa mãe, então adiciona o custo.
Eu tava pronto pra pagar mais de 2k em placa mãe, já que cpu da pra pegar por menos de 1k (antes pagava 1k em placa mae e 2k em cpu), mas nos ultimos meses os preços ficaram estagnados mesmo. A X670E que eu tava de olho tá quase 2500 no aliexpress, e nem entrou em promoção, e achei aqui no Brasil por 2600 a vista até. Se caísse mais um pouco pelo menos..
 
Até as ASUS ta assim? só Gigabyte que resolveu até o momento então? eu estava mais otimista sobre isso.....meh

Eu não sabia que a Gigabyte havia resolvido o problema do boot lento, essa informação é precisa? Porque olhando os principais fabricantes (Asus, Gigabyte, MSI e Asrock) vi que todos estão na AGESA 1.0.0.5 Patch C 🤔

Com a promoção do aniversario do Ali dá pra encontrar um R5 7600 por 970 reais, e o R7 7700 por pouco menos de 1600 reais. Isso parcelado em 2x sem juros até..
Dá vontade de pegar pra não perder até, pq tá bem barato, mas esses problema de plataforma nova, e o preço das placa-mãe que não entram em promoção fica foda.. :pepe:

O problema do boot lento incomoda, mas não é o fim do mundo 😄 Quando a gente tá fazendo testes de fato é chato, porque a gente fica esperando reiniciar... mas depois que o sistema tá calibrado, quantas vezes damos reboot na máquina no dia? 1x, 2x? 😄 Seria legal se o tempo de boot fosse igual aos AM4 e LGA 1700, mas o mais importante é ser estável e nesse quesito não tenho do que reclamar 😁

Pessoal, qualquer memória aceita o AMD Expo (XMP) nas B650 ou X670? Ou teriam que ser memorias certificadas e especificas?

Dependendo do fabricante de memória ele tem linhas de produtos específicos EXPO e XMP, mas não tem essa de que precisa ser restritamente EXPO pra funcionar no AMD.
 
Eu não sabia que a Gigabyte havia resolvido o problema do boot lento, essa informação é precisa? Porque olhando os principais fabricantes (Asus, Gigabyte, MSI e Asrock) vi que todos estão na AGESA 1.0.0.5 Patch C 🤔



O problema do boot lento incomoda, mas não é o fim do mundo 😄 Quando a gente tá fazendo testes de fato é chato, porque a gente fica esperando reiniciar... mas depois que o sistema tá calibrado, quantas vezes damos reboot na máquina no dia? 1x, 2x? 😄 Seria legal se o tempo de boot fosse igual aos AM4 e LGA 1700, mas o mais importante é ser estável e nesse quesito não tenho do que reclamar 😁



Dependendo do fabricante de memória ele tem linhas de produtos específicos EXPO e XMP, mas não tem essa de que precisa ser restritamente EXPO pra funcionar no AMD.
Legal. Obrigado :D Pelo que vi boa parte das memórias podem ativar. O EXPO seria algumas coisas a mais que dão desempenho um pouco maior... nao sei se vale a pena.
 
Pessoal, qualquer memória aceita o AMD Expo (XMP) nas B650 ou X670? Ou teriam que ser memorias certificadas e especificas?
EXPO é um profile que fica armazenado na memória, e não são todas que tem isso (memória agora tem XMP ou EXPO, não lembro de ter encontrado alguma que tenha as duas, ou mesmo se isso é possível), então não é a placa mãe/processador que precisa ter EXPO e a memória aceitar na sequência, como entendi na tua dúvida.
 
Eu não sabia que a Gigabyte havia resolvido o problema do boot lento, essa informação é precisa? Porque olhando os principais fabricantes (Asus, Gigabyte, MSI e Asrock) vi que todos estão na AGESA 1.0.0.5 Patch C 🤔

Então, eu não posso colocar minha mão no fogo por que eu não tenho a plataforma né? Mas Peperaio Hardware que é sem dúvidas um bom influencer do país, usa as mobo da Gigabyte e informou em um video que não vem mais tendo esse problema, agora não sei se é a Gigabyte que arrumou, ou se ele apenas deu sorte né?

Vou deixar o video aqui denovo onde ele informa isso, o link está abaixo.

Peperaio Hardware (Estabilidade atual nos AM5)
 
Então, eu não posso colocar minha mão no fogo por que eu não tenho a plataforma né? Mas Peperaio Hardware que é sem dúvidas um bom influencer do país, usa as mobo da Gigabyte e informou em um video que não vem mais tendo esse problema, agora não sei se é a Gigabyte que arrumou, ou se ele apenas deu sorte né?

Vou deixar o video aqui denovo onde ele informa isso, o link está abaixo.

Peperaio Hardware (Estabilidade atual nos AM5)

Caramba, ele disse que o primeiro boot levou 40 minutos 😮 Eu até voltei o vídeo e liguei as legendas pra ter certeza que ouvi direito 😮 Aqui lembro que o primeiro boot demorou, mas levou cerca de uns 3 minutos, muito longe desses 40 que ele disse 😮

Ele diz também que o tempo de boot entre AM5 e LGA1700 está igual, não é a experiência que testemunho. Além do 7700X tenho também um 13600K, no caso do AM5 leva uns 40 segundos pra dar boot, no caso do LGA1700 é instantâneo. Enfim, de fato parece que há alguma diferença entre as fabricantes 🤔

Legal. Obrigado :D Pelo que vi boa parte das memórias podem ativar. O EXPO seria algumas coisas a mais que dão desempenho um pouco maior... nao sei se vale a pena.

Tanto o XMP quanto o EXPO são basicamente perfis "tunados" seguindo as recomendações da Intel (no caso do XMP) ou da AMD (no caso do EXPO). Se o sistema vai suportar uma ou ambas dependerá da fabricante da placa-mãe, pois ela precisa programar a BIOS para que consiga ler essas informações. Há alguns meses as fabricantes de placas-mãe estavam trabalhando para que as AM5 delas pudessem ler ambos os perfis, arrisco dizer que hoje todos os grandes fabricantes fazem isso - no caso das AM5 da Asus as memórias com perfil EXPO aparecem na BIOS como "EXPO" e memórias com perfil XMP aparecem como "DOCP", ou seja, independente da memória ser XMP ou EXPO ambas são suportadas 😄
 
Última edição:
Caramba, ele disse que o primeiro boot levou 40 minutos 😮 Eu até voltei o vídeo e liguei as legendas pra ter certeza que ouvi direito 😮 Aqui lembro que o primeiro boot demorou, mas levou cerca de uns 3 minutos, muito longe desses 40 que ele disse 😮

Ele diz também que o tempo de boot entre AM5 e LGA1700 está igual, não é a experiência que testemunho. Além do 7700X tenho também um 13600K, no caso do AM5 leva uns 40 segundos pra dar boot, no caso do LGA1700 é instantâneo. Enfim, de fato parece que há alguma diferença entre as fabricantes 🤔

jAhDFQt.png


Ele corrigiu o que disse em um comentário do vídeo.

40 segundos e não minutos.
 
Pra quem já ta no am5, como tá o tempo de Boot? É mesmo um minuto como dizem?
To quase desistindo por causa disso, era algo que me irritava demais decadas atras já.

Depende mais da placa-mãe, para ser sincero. O Steve do Hardware Unboxed fez um comparativo dos tempos de boot, e a Gigabyte se saiu melhor, e a MSI, pior. No Reddit relatam que o boot pode encurtar bastante ao ativar o Memory Context Restore, mas em contrapartida pode causar instabilidade, como BSODs. Como falaram, quanto maior a quantidade de RAM, maior tende a ser a duração do boot. Mas parece que pra maioria acelerou com a última versão da AGESA.

Agora eu acho difícil pra não dizer inviável comparar tempo de boot em sistemas diferentes, com quantidade de memória e armazenamentos diferentes. A velocidade do SSD e quantidade de programas carregados influenciam na rapidez com que o Windows é carregado. Aqui mesmo o boot ficou 1-2s mais rápido só de desabilitar a inicialização automática do Google Drive e do OneDrive com o Windows.

O certo é como o Peperaio e o Steve fizeram, usar o mesmo SSD, processador e memórias nos testes, de tal forma que a única variável é a placa-mãe, aí sim dá pra fazer comparações diretas.
 
Pessoal no forum da Asus conseguiu 192GB de RAM com 5200mhz com a nova Bios.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo