[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Vi uns videos e para jogos, não tem diferença significativa em 4K.

Coisa de 1 a 3 frames no máximo, não vale gastar mais.
Ah, pra 4k não vai fazer muita diferença mesmo.

Já cogitou uma b550 + 5800x3d? Provavelmente já daria um belo up e talvez saísse mais barato que o pulo pro 7600, vc só tem de ver se o custo desse upgrade agora + mudança de plataforma depois seria mais barato que ir pro 7600 agora e pegar outra CPU depois. (se bem que, um i5 13600k serviria do mesmo jeito nessa conta).
 
Ah, pra 4k não vai fazer muita diferença mesmo.

Já cogitou uma b550 + 5800x3d? Provavelmente já daria um belo up e talvez saísse mais barato que o pulo pro 7600, vc só tem de ver se o custo desse upgrade agora + mudança de plataforma depois seria mais barato que ir pro 7600 agora e pegar outra CPU depois. (se bem que, um i5 13600k serviria do mesmo jeito nessa conta).
Sim, normalmente eu fico com processador por uns 4 ou 5 anos. Como o 5800x3d e 13600K a plataforma teoricamente ta morta, prefiro gastar um pouco mais e ter opção de fazer um upgrade futuro já que o AM5 vai pelo menos até 2025.
 
Sim, normalmente eu fico com processador por uns 4 ou 5 anos. Como o 5800x3d e 13600K a plataforma teoricamente ta morta, prefiro gastar um pouco mais e ter opção de fazer um upgrade futuro já que o AM5 vai pelo menos até 2025.
Mas pelas suas próprias contas, vc só vai trocar lá pra 2026~2028, e provavelmente vai querer algo atual lá na frente, com AM5 já morto também.

De toda forma, como joga em 4k, acho que faz mais sentido só pegar o 7600 e aquietar nele, não faz muito sentido pegar um modelo X3D, no final da plataforma vc troca ele.
 
Mas pelas suas próprias contas, vc só vai trocar lá pra 2026~2028, e provavelmente vai querer algo atual lá na frente, com AM5 já morto também.

De toda forma, como joga em 4k, acho que faz mais sentido só pegar o 7600 e aquietar nele, não faz muito sentido pegar um modelo X3D, no final da plataforma vc troca ele.

Isso, to pensando em pegar um 7700, mas acho que vou no 7600 não tem tanta diferença assim pra jogos, depois daqui uns 2 anos eu troco por um melhor se precisar.

Vai ficar assim:
Placa Mãe Asus TUF Gaming B650M-Plus, AMD AM5 B650, mATX, DDR5 - 90MB1BG0-M0EAY0
Processador AMD Ryzen 5 7600, 5.2GHz Max Turbo, Cache 38MB, AM5, 6 Núcleos, Vídeo Integrado
Kit Memória Ram 32gb 2x16gb Asgard Ddr5 5200mhz
 
Última edição:
Isso, to pensando em pegar um 7700.
Se realmente não for possível pegar um 7800X3D no lançamento (muito em breve) e você não quer esperar (para levantar um orçamento maior e/ou esperar uma promoção), acredito que o 7700 vai te atender muito bem, e já seria um 8/16.

Mesmo em 4K, deve ajudar muito a evitar framedrops que você tem enfrentado com o 8700K, e vai extrair mais FPS da 3090 em alguns cenários. Claro que não dá pra esperar aumento de desempenho em todos os games, alguns simplesmente não vão mudar quase nada, mas pra outros deve ajudar bastante sim.
 
Isso, to pensando em pegar um 7700, mas acho que vou no 7600 não tem tanta diferença assim pra jogos, depois daqui uns 2 anos eu troco por um melhor se precisar.
Seu uso é só pra jogos? Se sim, não faz diferença mesmo.
 
Seu uso é só pra jogos? Se sim, não faz diferença mesmo.
Só jogos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se realmente não for possível pegar um 7800X3D no lançamento (muito em breve) e você não quer esperar (para levantar um orçamento maior e/ou esperar uma promoção), acredito que o 7700 vai te atender muito bem, e já seria um 8/16.

Mesmo em 4K, deve ajudar muito a evitar framedrops que você tem enfrentado com o 8700K, e vai extrair mais FPS da 3090 em alguns cenários. Claro que não dá pra esperar aumento de desempenho em todos os games, alguns simplesmente não vão mudar quase nada, mas pra outros deve ajudar bastante sim.
A maioria aqui funciona bem, só Forspoken, Caliisto, Re4 remake e Spiderman, parecem gargalar.

Acabei de ver o ganho aqui em 4K, do 7600 para o 7950 não da 1%, vou ficar com 7600 mesmo.
 
Última edição:
Melhor esperar o 7800X3D.

Nesse comparativo entre o 7950X e 7950X3D, não vale a pena o investimento no top X3D.

 
Melhor esperar o 7800X3D.

Nesse comparativo entre o 7950X e 7950X3D, não vale a pena o investimento no top X3D.



Acho que vale só pra quem joga em 1080P e tem RTX 4090, mas quem tem uma placa dessas não vai jogar em 1080P.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Comprei isso aqui mesmo:

Placa Mãe Asus TUF Gaming B650M-Plus, AMD AM5 B650, mATX, DDR5 - 90MB1BG0-M0EAY0
Processador AMD Ryzen 5 7600, 5.2GHz Max Turbo, Cache 38MB, AM5, 6 Núcleos, Vídeo Integrado
Kit Memória Ram 32gb 2x16gb Asgard Ddr5 5200mhz
 
Última edição:
Melhor esperar o 7800X3D.

Nesse comparativo entre o 7950X e 7950X3D, não vale a pena o investimento no top X3D.


Pra mim esse 7950X3D não vale nem a pau o preço, primeiro que ele custa acho que 200 dólares acima do 13900k e segundo que ele ganha na maioria dos jogos mas ainda perde pro 13900k em uma quantia boa de jogos, ou seja, o cara paga 200 dólares a mais que um 13900k pra não ganhar em tudo, se ao menos empatasse nos que perdesse, mas não, ele perde.
 
Acho que vale só pra quem joga em 1080P e tem RTX 4090, mas quem tem uma placa dessas não vai jogar em 1080P.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Comprei isso aqui mesmo:

Placa Mãe Asus TUF Gaming B650M-Plus, AMD AM5 B650, mATX, DDR5 - 90MB1BG0-M0EAY0
Processador AMD Ryzen 5 7600, 5.2GHz Max Turbo, Cache 38MB, AM5, 6 Núcleos, Vídeo Integrado
Kit Memória Ram 32gb 2x16gb Asgard Ddr5 5200mhz
Acredito que terá uma boa melhora naqueles games que você citou! Depois conta pra gente quando testar.

Eu sinceramente não montaria uma plataforma completamente nova mantendo o mesmo padrão de núcleos (6/12) mesmo que o Ryzen 7600 seja muito superior ao antigo 8700K. Sei que agora pode até não fazer falta esses 2 núcleos a menos, mas acredito que não deve demorar muito para um 8/16 fazer a diferença em algum jogo, visto que é o padrão dos consoles de mais de 2 anos atrás. Mas ok, pelo menos você só trocaria o processador futuramente, mas eu teria ido já de 8/16, a diferença de valor não é tão absurda pro 7700, mas claro, cada um tem seu orçamento e opinião!
 
Pra mim esse 7950X3D não vale nem a pau o preço, primeiro que ele custa acho que 200 dólares acima do 13900k e segundo que ele ganha na maioria dos jogos mas ainda perde pro 13900k em uma quantia boa de jogos, ou seja, o cara paga 200 dólares a mais que um 13900k pra não ganhar em tudo, se ao menos empatasse nos que perdesse, mas não, ele perde.
Quem compra um 7950X3D pra jogos na minha opinião é um belo idiota, sinceramente.

Em outras atividades de produtividade o 7950X3D se sai melhor que o 13900k sem se preocupar tanto com thermals e consumo, então ele acaba valendo a pena (apesar que o 7950x ainda é um CxB melhor ainda, mas pra quem se preocupa muito com jogos...)
 
Pessoal, preciso de uma ajuda. Meu ryzen 3900x foi para o espaço. Tenho uma placa mãe x370. Eu poderia comprar um 5900x (2100,00) e usar com mesma placa mãe, mesmo perdendo algumas funcionalidades (a princípio não haverá problemas de incompatibilidade). Ou então já partir para AM5. Dinheiro claro que não tá sobrando, mas fazendo um esforço daria. O 5900x eventualmente poderia se transformar em um homelab e montaria um novo pc daqui uns anos. O que acham que é a melhor opção? Ou até mesmo ir para intel, o CxB da amd piorou um pouco.
 
Última edição:
Quem compra um 7950X3D pra jogos na minha opinião é um belo idiota, sinceramente.

Em outras atividades de produtividade o 7950X3D se sai melhor que o 13900k sem se preocupar tanto com thermals e consumo, então ele acaba valendo a pena (apesar que o 7950x ainda é um CxB melhor ainda, mas pra quem se preocupa muito com jogos...)
Não vem com esse papo de thermals que sabemos hj que Ryzen 7000x pega 95 graus brincando, não lembra dos reviews? Tem atividade que o 13900k ganha do 7950X3D tbm além de jogos, e o 13900k custa menos que ele, tem placa-mãe DDR4 mais barata, etc.
 
Não vem com esse papo de thermals que sabemos hj que Ryzen 7000x pega 95 graus brincando, não lembra dos reviews?
Sim, pega, mas com o mesmo sistema de cooling e atividade full load o 13900k passa dos 100º também, isso quando não dá thermal throttle :haha:

E, como estamos falando dos modelos x3D em específico, as temperaturas dele são BEEEM menores, até pelo TDP/clocks menores.
Caso vc queira refrescar a memória pra vc mesmo lembrar dos reviews:
Tem atividade que o 13900k ganha do 7950X3D tbm além de jogos
Na grande maioria o 13900k já perde, fora que em produtividade ninguém vai ficar querendo perder tempo com OC, undervolt, ter dor de cabeça com cooling e não sei oq, o 7950x3D entrega uma experiência out of the box bem melhor.
e o 13900k custa menos que ele, tem placa-mãe DDR4 mais barata, etc.
Isso é, mas a diferença de custo acaba sendo irrisória quando estamos falando de trabalho.

Sei que vc ama pagar pau pro 13900k, mas ficar vindo no tópico da AMD direto pra isso é um saco, quem tá aqui é pq tá interessado nos ryzen e ponto.
 
Sim, pega, mas com o mesmo sistema de cooling e atividade full load o 13900k passa dos 100º também, isso quando não dá thermal throttle :haha:

E, como estamos falando dos modelos x3D em específico, as temperaturas dele são BEEEM menores, até pelo TDP/clocks menores.
Caso vc queira refrescar a memória pra vc mesmo lembrar dos reviews:

Na grande maioria o 13900k já perde, fora que em produtividade ninguém vai ficar querendo perder tempo com OC, undervolt, ter dor de cabeça com cooling e não sei oq, o 7950x3D entrega uma experiência out of the box bem melhor.

Isso é, mas a diferença de custo acaba sendo irrisória quando estamos falando de trabalho.

Sei que vc ama pagar pau pro 13900k, mas ficar vindo no tópico da AMD direto pra isso é um saco, quem tá aqui é pq tá interessado nos ryzen e ponto.
Então se pega pode parar com essa história que Ryzen é mais frio, pois não é, esquenta da mesma forma. Em produtividade o 7950X ganha em alguns e perde em outros, porém esses reviews que vejo pontuando 38k no CR23 de 13900k tem algo errado, provavelmente thermal throttling com as voltagens da BIOS tudo em AUTO, pois o correto do 13900k em stock é pontuar entre 40-41k no CR23, quando não sofre thermal throttling ou está com power limit. Mas como vc é o cara que defende o plug in play que não pode entrar na BIOS e mexer 2 palitos pra resolver o aquecimento do 13900k (deve ser mto difícil né), até entendo.

E eu sei que vc puxa uma sardinha pra AMD tbm amigo, vc e um outro carinha aqui das notícias. Eu pago pau pro que eu acho melhor na minha visão, se o 7950X3D fosse melhor que o 13900k em todos jogos eu pagaria pau pra ele, mas 200 dólares mais caro pra ainda perder em alguns jogos? Plataforma mais cara com DDR5 e placa-mãe mais cara? Pra mim não vale a pena, te incomoda falar que eu acho que o 7950X3D não vale a pena pelo preço e pelo o que ele oferece? Dói seu lado fanboy? E pq vc vai no tópico da Intel falar lá tbm? Agora por eu ter um 13900k eu não posso vir nesse tópico? Está proibido? Que eu saiba não fiz nada contra as regras, apenas disse que PRA MIM NÃO VALE A PENA O 7950X3D e justifiquei, ponto final.
 
Última edição:
Pra mim esse 7950X3D não vale nem a pau o preço, primeiro que ele custa acho que 200 dólares acima do 13900k e segundo que ele ganha na maioria dos jogos mas ainda perde pro 13900k em uma quantia boa de jogos, ou seja, o cara paga 200 dólares a mais que um 13900k pra não ganhar em tudo, se ao menos empatasse nos que perdesse, mas não, ele perde.
é o mesmo caso mostrado contra 7950X, ecustando mais caro.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Oficialmente, quando sai o 7800X3D ?
 
Última edição:
Então se pega pode parar com essa história que Ryzen é mais frio, pois não é, esquenta da mesma forma. Em produtividade o 7950X ganha em alguns e perde em outros, porém esses reviews que vejo pontuando 38k no CR23 de 13900k tem algo errado, provavelmente thermal throttling com as voltagens da BIOS tudo em AUTO, pois o correto do 13900k em stock é pontuar entre 40-41k no CR23, quando não sofre thermal throttling ou está com power limit. Mas como vc é o cara que defende o plug in play que não pode entrar na BIOS e mexer 2 palitos pra resolver o aquecimento do 13900k (deve ser mto difícil né), até entendo.

E eu sei que vc puxa um lado pra AMD tbm amigo, vc e um outro carinha aqui das notícias. Eu pago pau pro que eu acho melhor na minha visão, se o 7950X3D fosse melhor que o 13900k em todos jogos eu pagaria pau pra ele, mas 200 dólares mais caro pra ainda perder em alguns jogos? Plataforma mais cara com DDR5 e placa-mãe mais cara? Pra mim não vale a pena, te incomoda falar que eu acho que o 7950X3D não vale a pena pelo preço e pelo o que ele oferece? Dói seu lado fanboy? E pq vc vai no tópico da Intel falar lá tbm? Agora por eu ter um 13900k eu não posso vir nesse tópico? Está proibido? Que eu saiba não fiz nada contra as regras, apenas disse que PRA MIM NÃO VALE A PENA O 7950X3D e justifiquei, ponto final.
Ih alá, o cara se doeu :haha:

Eu acho a atual geração DDR5 uma merda de ambos os lados em CxB, já falei isso antes, tanto que não pretendo fazer upgrade pra nenhum dos dois. Altas vezes já recomendei o 13600k com DDR4 por ter CxB melhor na geração atual caso alguém realmente queira o up pra jogos, qualquer outra coisa considero jogar grana fora.

Vc vem novamente falar de jogos, quando falei que pegar esse processador pra jogos é idiotice, e parece que só esse cenário importa pra vc, o 7950x3D nem deveria ser considerado.

E diferentemente de vc, não vou no tópico da intel só ficar dando alfinetada ou ficar falando como minhas memórias sobem bem. Não vi ninguém te proibindo, só falei que é chato. Na minha primeira resposta a vc eu praticamente concordei com oq vc disse e vc ainda vem ficar querendo punhetar pro seu azulzinho, eu ein.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Oficialmente, quando sai o 7800X3D ?
6 de abril
 
Achava que era essa semana, fim do mes.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mobo AMD prestes a ficar mais barato.
Ta vindo A620 por ai.


Do jeito que esta indo rapido, ate o meio do ano DDR 4 RIP.
Ta caindo bem os preços de DDR5 e surgindo placa mais barata, da um gas na adoçao.

O 5850X3D ainda é uma boa opcao, mas o advento do AM5 com menores preços para o upgrade, fica dificil nao recomendar.
 
Última edição:
Ih alá, o cara se doeu :haha:

Eu acho a atual geração DDR5 uma merda de ambos os lados em CxB, já falei isso antes, tanto que não pretendo fazer upgrade pra nenhum dos dois. Altas vezes já recomendei o 13600k com DDR4 por ter CxB melhor na geração atual caso alguém realmente queira o up pra jogos, qualquer outra coisa considero jogar grana fora.

Vc vem novamente falar de jogos, quando falei que pegar esse processador pra jogos é idiotice, e parece que só esse cenário importa pra vc, o 7950x3D nem deveria ser considerado.

E diferentemente de vc, não vou no tópico da intel só ficar dando alfinetada ou ficar falando como minhas memórias sobem bem. Não vi ninguém te proibindo, só falei que é chato. Na minha primeira resposta a vc eu praticamente concordei com oq vc disse e vc ainda vem ficar querendo punhetar pro seu azulzinho, eu ein.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


6 de abril
Você que se doeu por eu falar minha opinião quando foi postado um vídeo sobre o 7950X vs 7950X3D, veio me responder me chamando de fanboy e eu só lhe chamei de fanboy de volta, sim pra mim só jogos importa, acho que pra 99% desse fórum que compra uma CPU é visando jogos, então quem tá na exceção aqui é vc e não o contrário. Opinei que pelo preço que vale e pelo desempenho que tem, não vale a pena, prefiro o 13900k.

Ué o que tem de errado eu curtir OC de memória e OC em geral? Vc não curte ter 128GB de RAM e fazer seus trabalhos no PC? Cada um, cada um...
Eu tbm achei chato quando vc disse lá no tópico da Intel que quem curte OC de memória é pq se masturba pra FPS alto e não joga, ainda falando pra assumir que não joga e que só curte ver números quem faz OC de memória, eu gosto de jogar e fazer OC de memória, OC de memória ajuda a ter melhorias em settings competitivas e jogos CPU bound, as vezes nem precisa ser setting competitiva, tipo Hogwarts Legacy que muita CPU que nem é tão antiga gargala placas fortes em Hogsmeade, mesmo estando tudo no ultra.
 
Você que se doeu por eu falar minha opinião quando foi postado um vídeo sobre o 7950X vs 7950X3D
Cara, acho que vc perdeu a ordem das coisas, só pra te lembrar oq eu respondi a vc de início logo de cara:
Quem compra um 7950X3D pra jogos na minha opinião é um belo idiota, sinceramente.
Aí vc vai puxar outras coisas nada a ver falando de outra CPU só pra dizer que o 13900k é melhor, vai entender...
Ué o que tem de errado eu curtir OC de memória e OC em geral?
Nada, já disse que é um hobby super válido várias vezes :)
Mas vir falar isso no tópico da AMD quando suas configs só valem pra sua CPU fica bem descabido (menos quando vc vem citar coisas de subtimmings que aparentemente valem pra ambos, então é de boas).
Eu tbm achei chato quando vc disse lá no tópico da Intel que quem curte OC de memória é pq se masturba pra FPS alto e não joga, ainda falando pra assumir que não joga e que só curte ver números quem faz OC de memória, eu gosto de jogar e fazer OC de memória, OC de memória ajuda a ter melhorias em settings competitivas e jogos CPU bound, as vezes nem precisa ser setting competitiva, tipo Hogwarts Legacy que muita CPU que nem é tão antiga gargala placas fortes em Hogsmeade, mesmo estando tudo no ultra.
Ah vei, isso era pra ser piada, tem gente que até concordou com isso e que realmente se diverte mais passando tempo fazendo OC e benchmark do que propriamente jogando, desculpa aí se te ofendeu kkkkkkkkkkk
 
7800X3D chegando, leaks começam a sair.

Performance fica abaixo do 7700X.

AMD Ryzen 7 7700X

8C/16T

418.78 GOPS
AMD Ryzen 7 7800X3D

8C/16T

395.07 GOPS

AMD-7800X3D-SISOFTWARE-1.png




 
7800X3D chegando, leaks começam a sair.

Performance fica abaixo do 7700X.

AMD Ryzen 7 7700X

8C/16T

418.78 GOPS
AMD Ryzen 7 7800X3D

8C/16T

395.07 GOPS

AMD-7800X3D-SISOFTWARE-1.png




Maioria das tarefas que não sejam jogos ele vai ser mais lento que o 7700x mesmo por conta dos clocks menores, esperado.
 
Cara, acho que vc perdeu a ordem das coisas, só pra te lembrar oq eu respondi a vc de início logo de cara:

Aí vc vai puxar outras coisas nada a ver falando de outra CPU só pra dizer que o 13900k é melhor, vai entender...

Nada, já disse que é um hobby super válido várias vezes :)
Mas vir falar isso no tópico da AMD quando suas configs só valem pra sua CPU fica bem descabido (menos quando vc vem citar coisas de subtimmings que aparentemente valem pra ambos, então é de boas).

Ah vei, isso era pra ser piada, tem gente que até concordou com isso e que realmente se diverte mais passando tempo fazendo OC e benchmark do que propriamente jogando, desculpa aí se te ofendeu kkkkkkkkkkk
Sim vc disse isso, porém depois disse que o 7950X é melhor pq não se preocupa com temperaturas, aí eu falei que os Ryzen 7000x batem 95 graus tbm, aí na sua resposta dessa minha resposta que vc me chamou de fanboy e falou que sou chato, ou seja, vc se doeu e me chamou de fanboy (mostrando seu lado fanboy da AMD). Se citei sobre OC de RAM em tópico da AMD foi por ver que lá comentam mais de OC de RAM, o tópico da Intel ngm fala disso a não ser um ou dois lá que me recordo. Acho que uma vez que falei de OC de DDR5 aqui no tópico de AM5 foi indicando que o melhor seria Hynix M-Die e não Hynix A-Die, pois justamente pelo fato dos Ryzen 7000x terem limitação do clock em 6000Mhz pelo sync com o IF 1:1 e que o A-Die tem vantagem sobre o M-Die é a frequência subir bem mais, porém o M-Die seria o mais indicado pra AM5 pois ele consegue subtimings mais apertados que A-Die e a frequência não precisa ser alta igual do A-Die por causa do sync com o IF 1:1. Mas de boa deixa isso pra lá, deixa correr o assunto do tópico aqui, se eu incomodei falando minha opinião e comparando com o 13900k, não farei mais isso, apesar que é meio sem sentido não poder comparar uma CPU com a outra só pq está no tópico específico de uma, os reviews saem justamente comparando ambas e a comparação tem que ser sadia, não fiz flamewar nem nada, só dei meu ponto.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo