[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Maioria das tarefas que não sejam jogos ele vai ser mais lento que o 7700x mesmo por conta dos clocks menores, esperado.
Como consumidor, a nomenclatura é enganosa, me leva a uma idéia errada de um produto superior, o que não é. Igual a 4080 12Gb que depois rebatizaram para 4070TI...e olha lá, não ficou bem nessa "me engana que eu gosto".

O 7800X3D deveria se chamar 7700X3D ou até mesmo, tá mais para um 7600X3D pelo clock menor que o 7700X e se quer passar a imagem de ser superior a algo por completo.

E se for na mesma trilha do 7950X vs 7950X3D, dependendo do jogo e da resolução, caso o 7700X > 7800X3D...ai vai ficar bem feio.
 
Última edição:
porém depois disse que o 7950X é melhor pq não se preocupa com temperaturas
Em outras atividades de produtividade o 7950X3D se sai melhor que o 13900k sem se preocupar tanto com thermals e consumo
E, como estamos falando dos modelos x3D em específico, as temperaturas dele são BEEEM menores, até pelo TDP/clocks menores.
Caso vc queira refrescar a memória pra vc mesmo lembrar dos reviews:
Em momento algum puxei o 7950x non-3D pra conversa, vc quem do nada puxou ele pra argumentar isso de temperatura. Eu inclusive concordei que os modelos non-3D batem isso, mas não estava falando deles anteriormente de todo jeito.

Como consumidor, a nomenclatura é enganosa, me leva a uma idéia errada de um produto superior, o que não é. Igual a 4080 12Gb que depois rebatizaram para 4070TI...e olha lá, não ficou bem nessa "me engana que eu gosto".
Deveria se chamar 7700X3D ou até mesmo 7600X3D pelo clock menor que o 7700X.
7600 acho que não faz sentido por conta da contagem de cores.

E ele de certo ponto é um produto superior, só que apenas quando se fala de jogos e mais nada. Acho que oq complica é terem trazido de volta essa nomeclatura de "x800", 7700x3D tava de bom nome, ou ser apenas "x800" sem existir o x700 pra começo de história.

Ignorando isso, o 7950x3D também perde pro modelo non-3D na maioria das coisas que não seja jogos, vc considera ele um produto inferior por causa disso?
 
Como consumidor, a nomenclatura é enganosa, me leva a uma idéia errada de um produto superior, o que não é. Igual a 4080 12Gb que depois rebatizaram para 4070TI...e olha lá, não ficou bem nessa "me engana que eu gosto".
Deveria se chamar 7700X3D ou até mesmo 7600X3D pelo clock menor que o 7700X.


E se for na mesma trilha do 7950X vs 7950X3D, dependendo do jogo e da resolução, caso o 7700X > 7800X3D...ai vai ficar bem feio.
Mas aí tem que ver superior em que. Em jogos muito provavelmente será bem superior ao 7700.
 
"Mas como vc é o cara que defende o plug in play que não pode entrar na BIOS e mexer 2 palitos pra resolver o aquecimento do 13900k (deve ser mto difícil né), até entendo".

Olha, não quero cair de gaiato em briga nenhuma, mas nesse caso de plug and play, é difícil não concordar com ele.

Imagina que estamos falando de produtos high end, a nata da parada!

Produtos que a gente gasta variáveis de 4000 a 5000 reais exclusivamente em um CPU, então, é difícil defender seja AMD ou Intel nesse ponto, estamos falando de produtos carissimos, eu pago uma fortuna e ainda tenho de ter dor de cabeça? pra manter o meu processador frio? nesse ponto é foda.

Gosto muito do artigo high end, sangue entusiasta corre, mas cara esta difícil defender qualquer uma das duas, entretanto nesse quesito o 7950X ou X3D "deve dar menos dor de cabeça" embora NÃO DEVERIA, causar dor de cabeça, compreende amigo?

Espero que não me leve a mal de verdade, desculpa se eu disse algo errado, antes de qualquer coisa.
 
Olha, não quero cair de gaiato em briga nenhuma, mas nesse caso de plug and play, é difícil não concordar com ele.

Imagina que estamos falando de produtos high end, a nata da parada!

Produtos que a gente gasta variáveis de 4000 a 5000 reais exclusivamente em um CPU, então, é difícil defender seja AMD ou Intel nesse ponto, estamos falando de produtos carissimos, eu pago uma fortuna e ainda tenho de ter dor de cabeça? pra manter o meu processador frio? nesse ponto é foda.

Gosto muito do artigo high end, sangue entusiasta corre, mas cara esta difícil defender qualquer uma das duas, entretanto nesse quesito o 7950X ou X3D "deve dar menos dor de cabeça" embora NÃO DEVERIA, causar dor de cabeça, compreende amigo?

Espero que não me leve a mal de verdade, desculpa se eu disse algo errado, antes de qualquer coisa.
Eu levo isso ainda mais além pq tava falando de um cenário de trabalho, onde, por mais simples que seja uma mudança, ainda significa um possível sacrifício de estabilidade e tempo.
 
7600 acho que não faz sentido por conta da contagem de cores.

E ele de certo ponto é um produto superior, só que apenas quando se fala de jogos e mais nada. Acho que oq complica é terem trazido de volta essa nomeclatura de "x800", 7700x3D tava de bom nome, ou ser apenas "x800" sem existir o x700 pra começo de história.

Ignorando isso, o 7950x3D também perde pro modelo non-3D na maioria das coisas que não seja jogos, vc considera ele um produto inferior por causa disso?
Tem razão em relação aos cores, 7700X3D seria mais adequado que 7600X3D.
Apesar de não ter saído nenhum bench ou review oficial, vou apenas fazer a analogia em cima do 7950X3D, que se o 7800X3D se comportar da mesma maneira, valerá do mesmo pensamento.

Eu vejo o 7950X3D como produto inferior ao 7950X, pois tem menor clock e na sua aplicação em jogos, que é o motivo de sua existência e propaganda do fabricante, não possuir a supremacia de vitória em performance de todas as condições de testes, quer seja por utilização de determinados jogos ou determinadas resoluções, o 7950X se apresentou superior ao 7950X3D.

O fato se agrava em situações não jogo, onde o 7950X também o supera, por isso considero o 7950X3D um produto inferior a ele.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas aí tem que ver superior em que. Em jogos muito provavelmente será bem superior ao 7700.
A comparação se dá em jogos do possível 7800X3D em relação ao 7700X, caso os números ocorram de forma semelhante que aconteceu com 7950X e 7950X3D, onde o 7950X foi superior ao 7950X3D em determinados jogos e resoluções.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Gosto muito do artigo high end, sangue entusiasta corre, mas cara esta difícil defender qualquer uma das duas, entretanto nesse quesito o 7950X ou X3D "deve dar menos dor de cabeça" embora NÃO DEVERIA, causar dor de cabeça, compreende amigo?
Eu, particularmente não passo pano em nenhuma, AMD bate 95C e Intel bate 100C, ambos stock. Nos 2 tópicos vejo a galera falando de undervolt aqui e ali.
Como uso Intel, sempre to orientando a desligar o multi-core enhancement e outras coisas que os fabricantes de placa-mãe vendem suas placas cheiradas no OC por padrão. Se quiser rodar a CPU realmente no stock como manda o figurino, tem que mexer na BIOS. Imagino que no universo atual de AMD não seja diferente.

CPUs non-K ou non-X são mais "plug-play" com menos dor de cabeça, mas cada marca se sabe onde aperta o calo.

Se a pessoa quer extrair o máximo de cada CPU e tem preferência de cor, só vai....nem tem que ficar mais discutindo qual é mais torto para direita ou para esquerda.
 
Última edição:
Acredito que terá uma boa melhora naqueles games que você citou! Depois conta pra gente quando testar.

Eu sinceramente não montaria uma plataforma completamente nova mantendo o mesmo padrão de núcleos (6/12) mesmo que o Ryzen 7600 seja muito superior ao antigo 8700K. Sei que agora pode até não fazer falta esses 2 núcleos a menos, mas acredito que não deve demorar muito para um 8/16 fazer a diferença em algum jogo, visto que é o padrão dos consoles de mais de 2 anos atrás. Mas ok, pelo menos você só trocaria o processador futuramente, mas eu teria ido já de 8/16, a diferença de valor não é tão absurda pro 7700, mas claro, cada um tem seu orçamento e opinião!
Ano que vem qualquer coisa eu troco, pq eu só jogo é no momento a diferença para o melhor processador que existe não chega a 2%, não vale o valor.

Importante que a plataforma vai dar pra fazer upgrade então dá pra trocar por um melhor no futuro.
 
Como consumidor, a nomenclatura é enganosa, me leva a uma idéia errada de um produto superior, o que não é. Igual a 4080 12Gb que depois rebatizaram para 4070TI...e olha lá, não ficou bem nessa "me engana que eu gosto".

O 7800X3D deveria se chamar 7700X3D ou até mesmo, tá mais para um 7600X3D pelo clock menor que o 7700X e se quer passar a imagem de ser superior a algo por completo.

E se for na mesma trilha do 7950X vs 7950X3D, dependendo do jogo e da resolução, caso o 7700X > 7800X3D...ai vai ficar bem feio.
Na minha opinião, o que gera essa imagem de enganação na nomenclatura é o fato dele se chamar X3D, dá a entender que é a versão X do processador, com L3 empilhada, quando é a versão comum (não-X) com a L3 empilhada. Seria facilmente corrigido se trocassem o X por um V, por exemplo (já que a tecnologia se chama V-Cache), logo um 7700 > 7700V3D > 7700X ficaria muito mais intuitivo e "não enganador" no quesito desempenho entregue, mas como o "X" dá AMD equivale ao "K" da Intel, esse marketing ela não vai querer perder :v

Achava que era essa semana, fim do mes.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mobo AMD prestes a ficar mais barato.
Ta vindo A620 por ai.


Do jeito que esta indo rapido, ate o meio do ano DDR 4 RIP.
Ta caindo bem os preços de DDR5 e surgindo placa mais barata, da um gas na adoçao.

O 5850X3D ainda é uma boa opcao, mas o advento do AM5 com menores preços para o upgrade, fica dificil nao recomendar.
Problema é que essa placa ainda vai vir cara, quem esta esperando algo na faixa dos 40~50 dólares vai tomar um bom banho de água fria, ela ainda virá com PCIe 4.0 que é justamente o que as A520 e antecessoras não tinham, ajudando a deixar seus custos baixos. Chuto 65 dólares para a média dessa série, o que para nós vai ficar na casa do que, 10x dólar (aka, ~600 reais)? Até a linha de entrada vai ser cara na AM5, quem sabe até final do ano não melhore U.U

PS: Custava alguma coisa colocar um módico dissipador nos VRM? Algo simples já salvava, até a furação do dissipador está lá, só faltou o dito-cujo >.<
 
Na minha opinião, o que gera essa imagem de enganação na nomenclatura é o fato dele se chamar X3D, dá a entender que é a versão X do processador, com L3 empilhada, quando é a versão comum (não-X) com a L3 empilhada. Seria facilmente corrigido se trocassem o X por um V, por exemplo (já que a tecnologia se chama V-Cache), logo um 7700 > 7700V3D > 7700X ficaria muito mais intuitivo e "não enganador" no quesito desempenho entregue, mas como o "X" dá AMD equivale ao "K" da Intel, esse marketing ela não vai querer perder :v
Concordo, faria mais sentido para o consumidor.
Problema é que essa placa ainda vai vir cara, quem esta esperando algo na faixa dos 40~50 dólares vai tomar um bom banho de água fria, ela ainda virá com PCIe 4.0 que é justamente o que as A520 e antecessoras não tinham, ajudando a deixar seus custos baixos. Chuto 65 dólares para a média dessa série, o que para nós vai ficar na casa do que, 10x dólar (aka, ~600 reais)? Até a linha de entrada vai ser cara na AM5, quem sabe até final do ano não melhore U.U

PS: Custava alguma coisa colocar um módico dissipador nos VRM? Algo simples já salvava, até a furação do dissipador está lá, só faltou o dito-cujo >.<
Mesmo por R$ 600 já é um baita preço com DDR5. Sim, é de entrada, VRM mais simples e tals...porém para quem quer começar com o 7600X mais centrado no CxB e memórias DDR5 "STONKSTON" baratinhas made in China...é a porta de entrada aberta.

Se bobear deve ter no AliExpress uns dissipador genérico para por na furação.
 
Mesmo por R$ 600 já é um baita preço com DDR5. Sim, é de entrada, VRM mais simples e tals...porém para quem quer começar com o 7600X mais centrado no CxB e memórias DDR5 "STONKSTON" baratinhas made in China...é a porta de entrada aberta.

87,6 Euros (com VAT) ~= 95 dólares
73,0 Euros (sem VAT) ~= 80 dólares

Ou seja, 10x desse segundo no mercado huehue e concluo que fui muito otimista achando que viria por 65 doletas u.u
 

87,6 Euros (com VAT) ~= 95 dólares
73,0 Euros (sem VAT) ~= 80 dólares

Ou seja, 10x desse segundo no mercado huehue e concluo que fui muito otimista achando que viria por 65 doletas u.u
Eu achava que viria por uns 1000,00....qdo vc disse 600,00 já achei que seria bom demais, não custa sonhar né...
 
Esses novos rysen e placas mãe x670e só aguentam até 6400 mhz? quer dizer, q se eu quiser migrar (tenho um kit gskill hynix 7200), vou ser limitado em 6400mhz?

digo isso, pois olha as specs dessa x670e hero

https://rog.asus.com/br/motherboards/rog-crosshair/rog-crosshair-x670e-hero-model/spec/
Se olhar nas specs, pode ver que acima de 5200Mhz já é considerado OC, e está especificado 6400+, então acredito que em teoria não estão especificando um limite absoluto. Ou seja, pode ser que funcione sim em 7200Mhz...
 
Chegou meu 7900x
Comprei por 2150 aqui no BR, parcelado ainda sem juros.
Agora to estou esperando as memórias chegarem.


7900xx.jpg
 
 
Última edição:
Pessoal, o que acham desse combo:
7800X3D + B650 Aorus Elite AX + 2x16Gb DDR5 6000 mhz (Corsair... XPG... até as marcas chinesas). Estou chutando que Placa mae e memoria vai sair uns 2k + 3.5k do Ryzen. Isso para usar numa 3080 12GB em um monitor 2k 155hz
 
Pessoal, o que acham desse combo:
7800X3D + B650 Aorus Elite AX + 2x16Gb DDR5 6000 mhz (Corsair... XPG... até as marcas chinesas). Estou chutando que Placa mae e memoria vai sair uns 2k + 3.5k do Ryzen. Isso para usar numa 3080 12GB em um monitor 2k 155hz
Ótimo combo. Só vamos torcer pro 7800X3D chegar por uns 3,5K ou menos, pois há chances de beirar uns 4K...
 
Pessoal, o que acham desse combo:
7800X3D + B650 Aorus Elite AX + 2x16Gb DDR5 6000 mhz (Corsair... XPG... até as marcas chinesas). Estou chutando que Placa mae e memoria vai sair uns 2k + 3.5k do Ryzen. Isso para usar numa 3080 12GB em um monitor 2k 155hz
Rapaz, esperei o que pude por esse 7800X3D mas negociei aki umas coisas e nao deu pra esperar. Quanto as memorias, da pra achar XPG Lancer de boas no Ali. Essa placa mãe que vc pegou eu peguei tbm mas ainda nao chegou.
 
Alguém ai tem um Ryzen 7 7700? Comprei um hoje e estou na duvida se compro o cooler também, o stock aguenta bem?
 
Opa galera, dúvida aqui sobre a placa mãe, qual seria a melhor x670 para o ryzen 9 7900x para overclock? Tava pensando em uma aorus ax ou uma tuf gaming, ou é melhor ir de x670e?
 
Rapaz, esperei o que pude por esse 7800X3D mas negociei aki umas coisas e nao deu pra esperar. Quanto as memorias, da pra achar XPG Lancer de boas no Ali. Essa placa mãe que vc pegou eu peguei tbm mas ainda nao chegou.

i5 13600kf tá ótimo, ainda mais pra 4K.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo