[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 90 32.8%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 57 20.8%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 99 36.1%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 28 10.2%

  • Total de votos
    274
Depende mais da placa-mãe, para ser sincero. O Steve do Hardware Unboxed fez um comparativo dos tempos de boot, e a Gigabyte se saiu melhor, e a MSI, pior. No Reddit relatam que o boot pode encurtar bastante ao ativar o Memory Context Restore, mas em contrapartida pode causar instabilidade, como BSODs. Como falaram, quanto maior a quantidade de RAM, maior tende a ser a duração do boot. Mas parece que pra maioria acelerou com a última versão da AGESA.

Agora eu acho difícil pra não dizer inviável comparar tempo de boot em sistemas diferentes, com quantidade de memória e armazenamentos diferentes. A velocidade do SSD e quantidade de programas carregados influenciam na rapidez com que o Windows é carregado. Aqui mesmo o boot ficou 1-2s mais rápido só de desabilitar a inicialização automática do Google Drive e do OneDrive com o Windows.

O certo é como o Peperaio e o Steve fizeram, usar o mesmo SSD, processador e memórias nos testes, de tal forma que a única variável é a placa-mãe, aí sim dá pra fazer comparações diretas.
O problema é o tempo de boot (Windows carregando) ou o post da placa-mãe pra entrar no Windows carregando? Pq são duas coisas distintas.
 
O problema é o tempo de boot (Windows carregando) ou o post da placa-mãe pra entrar no Windows carregando? Pq são duas coisas distintas.

Eu tenho a mesma dúvida, mas acho que se referem ao tempo total, o que torna a comparação de máquinas diferentes sem sentido. Em teoria o certo seria comparar somente o tempo entre apertar o botão de ligar e o logo do Windows aparecer na tela, que é o tempo de POST que você refere, pois só daí para a frente que vai depender do SSD.

E ainda assim o tempo de POST pode variar de acordo com a quantidade de memória e até o processador instalado, por isso a importância de ter a placa-mãe como a única variável.
 
A placa mãe chegou hoje. Agora só falta esperar o lançamento e disponibilidade do 7800X3D monstrinho! Ansioso... :magico:

 
Pessoal, alguém saberia me informar se memórias DDR5 XMP funcionam normalmente em um Ryzen7950x ou seria melhor comprar uma que tenha compatibilidade com AMD EXPO?

Procurei aqui no tópico mas não achei nada sobre

Minha ideia é comprar memórias Corsair Vegenace 6400Mhz e CL32 mas elas tem suporte apenas ao XMP
 
A placa mãe chegou hoje. Agora só falta esperar o lançamento e disponibilidade do 7800X3D monstrinho! Ansioso... :magico:



Ai fica Nice!! Placa mãe muito foda! , mas devo ti desejar boa sorte!

Por que o 7950X3D está esgotado na gringa, e em alguns poucos sites pipocou aqui no Brasil, mas esgotou tbm, mas agora como está esgotado lá fora.... a disponibilidade pra venda no mercado nacional deve ser mais restrita ainda.

E a AMD não ta produzindo a mais, está em falta, vai ficar em falta, e ficar mais caro, quando pararem de comprar volta ao preço padrão e então vai conseguir comprar.

Chegou a um ponto, que o problema não é apenas ter dinheiro, a disponibilidade dos requenguelo está difícil.

Conheço 2 pessoas que ta tentando comprar o 7950X3D, com grana na mão a pessoa não encontra disponível para venda e se o 7950X3D está desse jeito, pode esperar que o 7800X3D pra conseguir comprar, vai ser pior ainda.
 
Ai fica Nice!! Placa mãe muito foda! , mas devo ti desejar boa sorte!

Por que o 7950X3D está esgotado na gringa, e em alguns poucos sites pipocou aqui no Brasil, mas esgotou tbm, mas agora como está esgotado lá fora.... a disponibilidade pra venda no mercado nacional deve ser mais restrita ainda.

E a AMD não ta produzindo a mais, está em falta, vai ficar em falta, e ficar mais caro, quando pararem de comprar volta ao preço padrão e então vai conseguir comprar.

Chegou a um ponto, que o problema não é apenas ter dinheiro, a disponibilidade dos requenguelo está difícil.

Conheço 2 pessoas que ta tentando comprar o 7950X3D, com grana na mão a pessoa não encontra disponível para venda e se o 7950X3D está desse jeito, pode esperar que o 7800X3D pra conseguir comprar, vai ser pior ainda.
Valeu colega!

Sim, você citou um ponto importante! Eu tinha pensado nessa possibilidade de indisponibilidade mesmo! Estou ciente que talvez possa ser difícil.

No entanto desde o lançamento do 7950X3D e do 7900X3D acompanhei a disponibilidade nas lojas. E faz tempo que vejo opções em várias lojas!

O 7950X3D nesse exato momento está disponível à pronta entrega (supostamente) na Terabyte! Até esses dias tinha na Pichau também. Aí tem outras lojas menos renomadas (umas 3 pelo menos) que tinham e talvez ainda tenham disponibilidade. Mas acredito que o 7800X3D vai ser mais concorrido, apesar de chegar provavelmente caro (chuto entre 3,5 e 4K). Mas sério, esses 7900X3D e 7950X3D vi "a rodo" em vários sites (uma facada, claro)! Só se estavam omitindo a disponibilidade...
 
Última edição:
Valeu colega!

Sim, você citou um ponto importante! Eu tinha pensado nessa possibilidade de indisponibilidade mesmo! Estou ciente que talvez possa ser difícil.

No entanto desde o lançamento do 7950X3D e do 7900X3D acompanhei a disponibilidade nas lojas. E faz tempo que vejo opções em várias lojas!

O 7950X3D nesse exato momento está disponível à pronta entrega (supostamente) na Terabyte! Até esses dias tinha na Pichau também. Aí tem outras lojas menos renomadas (umas 3 pelo menos) que tinham e talvez ainda tenham disponibilidade. Mas acredito que o 7800X3D vai ser mais concorrido, apesar de chegar provavelmente caro (chuto entre 3,5 e 4K). Mas sério, esses 7900X3D e 7950X3D vi "a rodo" em vários sites (uma facada, claro)! Só se estavam omitindo a disponibilidade...

Tomara cara, indisponibilidade de hardware e bem perigoso.

Mas vai dar tudo certo e tu vai conseguir na primeira semana, verá só!
 
Tomara cara, indisponibilidade de hardware e bem perigoso.

Mas vai dar tudo certo e tu vai conseguir na primeira semana, verá só!
Obrigado colega! Vamos ver, não dá pra ser tão otimista, mas quem sabe! Hehehe
 
Gigabyte apresenta suporte de memória DDR5-6000 não binária de 4x48 GB (192 GB) na série AMD X670E

"Não é apenas a ASUS que está desenvolvendo novos BIOS para os chipsets AMD série 600. Diz-se que o novo firmware para placas-mãe Gigabyte permite suporte a memória não binária em sua plataforma AMD AM5. A atualização oficial do AGESA para as placas-mãe AMD X670 e B650 que permite suporte a memória não binária provavelmente será lançada em breve. Tanto a ASUS quanto agora a Gigabyte têm testado (e testado) os primeiros BIOS que permitem suporte de memória de 24/48 GB na plataforma AMD. Esse tipo de memória já é compatível com as séries Intel 600 e 700, para as quais os fabricantes lançaram uma atualização do BIOS.

De acordo com a postagem compartilhada nos fóruns da Coolaler, a AORUS X670E Master pode suportar até 192 GB de memória. O importante é que esta memória estava rodando a 6000 MT/s de velocidade. Um membro da comunidade, JHL88 também publicou resultados de MemTest de 2 horas de duração que não mostram erros. Este é um indicador claro de que o suporte de memória existe, mas se ele realmente funciona em software diferente de benchmarks sintéticos é algo que ainda precisa ser verificado.


GIGABYTE-192GB-X670E.jpg


Os primeiros kits de memória DDR5 não binária já foram colocados à venda, empresas como CORSAIR ou G.SKILL já lançaram suas séries Vengeance e Trident Z5 oferecendo até 48GB e kits DDR5-8000. Essas capacidades incomuns de 24 GB e 48 GB são destinadas a usuários que buscam mais opções ou simplesmente desejam mais capacidade (módulos de 48 GB permitem capacidade máxima de 192 GB). Há rumores de que o firmware 24G/48G pode ser lançado em abril, mas nem a AMD nem a Gigabyte confirmaram seus planos."
 
Gigabyte apresenta suporte de memória DDR5-6000 não binária de 4x48 GB (192 GB) na série AMD X670E

"Não é apenas a ASUS que está desenvolvendo novos BIOS para os chipsets AMD série 600. Diz-se que o novo firmware para placas-mãe Gigabyte permite suporte a memória não binária em sua plataforma AMD AM5. A atualização oficial do AGESA para as placas-mãe AMD X670 e B650 que permite suporte a memória não binária provavelmente será lançada em breve. Tanto a ASUS quanto agora a Gigabyte têm testado (e testado) os primeiros BIOS que permitem suporte de memória de 24/48 GB na plataforma AMD. Esse tipo de memória já é compatível com as séries Intel 600 e 700, para as quais os fabricantes lançaram uma atualização do BIOS.

De acordo com a postagem compartilhada nos fóruns da Coolaler, a AORUS X670E Master pode suportar até 192 GB de memória. O importante é que esta memória estava rodando a 6000 MT/s de velocidade. Um membro da comunidade, JHL88 também publicou resultados de MemTest de 2 horas de duração que não mostram erros. Este é um indicador claro de que o suporte de memória existe, mas se ele realmente funciona em software diferente de benchmarks sintéticos é algo que ainda precisa ser verificado.


GIGABYTE-192GB-X670E.jpg


Os primeiros kits de memória DDR5 não binária já foram colocados à venda, empresas como CORSAIR ou G.SKILL já lançaram suas séries Vengeance e Trident Z5 oferecendo até 48GB e kits DDR5-8000. Essas capacidades incomuns de 24 GB e 48 GB são destinadas a usuários que buscam mais opções ou simplesmente desejam mais capacidade (módulos de 48 GB permitem capacidade máxima de 192 GB). Há rumores de que o firmware 24G/48G pode ser lançado em abril, mas nem a AMD nem a Gigabyte confirmaram seus planos."

Ótimo, tanto Intel como AMD tem que melhorar o suporte a clocks mais altos com maiores capacidades como 2x24GB, 2x32GB ou 4x16GB.

32GB em pouco tempo será o arroz com feijão para jogos.

Eu particularmente vou colocar mais de 32GB quando migrar de plataforma, tô usando 32GB desde DDR3 em 2014 com o i7 4790K, se tem uma coisa que odeio é ficar limitado pela quantidade de memória.
 
Última edição:

Gigabyte diz que uma nova geração de CPUs de desktop AMD Ryzen será lançada ainda este ano.​


Ze0E2FB.png



AMD tem uma nova geração de CPUs de desktop Ryzen planejada para lançamento ainda este ano, revela Gigabyte​

A informação vem do anúncio da Gigabyte de servidores baseados em CPU AMD Ryzen 7000 de nível básico que foram introduzidos hoje. Os servidores 1U Gigabyte apresentam o soquete AM5 e suportam CPUs TDP de 105 W e 170 W para cargas de trabalho de computação de ponta e de uso geral. Embora os servidores sejam projetados com a geração de processadores Zen 4, a Gigabyte garante que os designs básicos também sejam totalmente compatíveis com a próxima geração de CPUs.

Suporte para futuras gerações de processadores
Embora esses novos produtos sejam servidores de nível básico, o suporte à CPU não termina aqui e a plataforma AM5 é suportada até pelo menos 2025. A próxima geração de processadores AMD Ryzen para desktop que será lançada ainda este ano será também serão suportados nesta plataforma AM5, para que os clientes que comprarem esses servidores hoje tenham a oportunidade de atualizar para o sucessor da série Ryzen 7000.
via Gigabyte
A Gigabyte afirma que a plataforma AMD AM5 é suportada pelo menos até 2025 e a próxima geração de CPUs Ryzen Desktop, que será a sucessora da família Ryzen 7000 baseada na arquitetura Zen 4 core, será lançada ainda este ano e suportados por sua solução de servidor.


f7cFXQL.png


Não sabemos exatamente qual nova linha de CPUs Ryzen Desktop está sendo mencionada aqui, mas pode ser uma atualização das CPUs Ryzen 7000 Desktop baseadas em Zen 4 existentes ou parece que a AMD oferecerá sua linha de CPUs Zen 5 Ryzen 8000 com o condinome Granite Ridge até o final deste ano. A linha de CPUs para desktop AMD Ryzen 7000 foi lançada no ano passado no terceiro trimestre de 2022, portanto, faz sentido ter uma nova família de processadores Ryzen até o final deste ano.


60Pydgq.png


Com base no que sabemos sobre Granite Ridge, espera-se que a família de CPUs AMD Ryzen 8000 Desktop apresente a arquitetura de núcleo Zen 5. Os núcleos do Zen 5 utilizarão o novo nó de 4 nm e apresentarão algumas grandes mudanças arquitetônicas. Alguns dos principais recursos das CPUs Zen 5 incluem:

  • Desempenho e eficiência aprimorados
  • Front-end reformulado e problema amplo
  • Otimizações integradas de AI e Machine Learning
A AMD declarou oficialmente um lançamento em 2024 para sua arquitetura de núcleo Zen 5 , mas pode ser possível que a equipe vermelha tenha acelerado as coisas para o lançamento de desktop. Caso contrário, a Gigabyte deve estar falando de alguma outra família Ryzen Desktop que ainda não conhecemos.

Roteiro AMD Zen CPU / APU:​



hZNxPaV.png


Fontes : Andreas Schilling (Hardwareluxx) , Hardwareluxx
 
Pessoal tô pensando em pegar um Ryzen 7600, mobo b650 da msi mag morta e 32gb 5200’ mhz asgard, acham que vale a pena? Vai tirar um possível gargalo do meu 8700k?
Depois pretendo pegar um 7900x3d.
 
Pessoal tô pensando em pegar um Ryzen 7600, mobo b650 da msi mag morta e 32gb 5200’ mhz asgard, acham que vale a pena? Vai tirar um possível gargalo do meu 8700k?
Depois pretendo pegar um 7900x3d.
Cara, eu to com a mesma ideia que voce mas:
1- O 8700K ainda dá um caldo, se for pra esperar, pegar logo o 7900X3D e nao gaste dinheiro com o 7600
2- Essa memorias Asgard vi um review que nao curti muito... ia pegar elas mas desisti por conta dos chips que vão nas memorias.
 
Pessoal tô pensando em pegar um Ryzen 7600, mobo b650 da msi mag morta e 32gb 5200’ mhz asgard, acham que vale a pena? Vai tirar um possível gargalo do meu 8700k?
Depois pretendo pegar um 7900x3d.
Como dito acima, pq só não ir logo no 7900x3D? ou até esperar o 7800x3d
 
Como dito acima, pq só não ir logo no 7900x3D? ou até esperar o 7800x3d
Pq não quero gastar 5k no processador nesse momento, se posso gastar 1600 em um que vai me dar um bom ganho frente ao meu 8700k, já vou ter que comprar uma mobo e memória é isso não tava nos meus planos, ano que vem ou depois posso trocar por um melhor.
 
Pq não quero gastar 5k no processador nesse momento, se posso gastar 1600 em um que vai me dar um bom ganho frente ao meu 8700k, já vou ter que comprar uma mobo e memória é isso não tava nos meus planos, ano que vem ou depois posso trocar por um melhor.
Mas seu setup atual morreu? Se não, poderia só esperar mais um pouco, não seria o fim do mundo.

Outra opção seria ir de intel e manter suas memórias.
 
Pq não quero gastar 5k no processador nesse momento, se posso gastar 1600 em um que vai me dar um bom ganho frente ao meu 8700k, já vou ter que comprar uma mobo e memória é isso não tava nos meus planos, ano que vem ou depois posso trocar por um melhor.
Mas por acaso está realmente sofrendo com o seu 8700K ou está mais interessado em mudar de plataforma? Caso a resposta seja não, aguarde mais um pouco ou invista em outro hardware como, por exemplo, GPU.

PS: Meu FF não mostra assinaturas, então não sei como é seu atual setup.
 
Pessoal tô pensando em pegar um Ryzen 7600, mobo b650 da msi mag morta e 32gb 5200’ mhz asgard, acham que vale a pena? Vai tirar um possível gargalo do meu 8700k?
Depois pretendo pegar um 7900x3d.

Eu também entro no bolo que não indicaria esse caminho

8700k > 7600 > 7900x3d

Eu sugiro você ficar com o 8700k por mais um tempo, vai juntando um pouco de grana mês a mês e pega o 7800x3d por volta de setembro a novembro, quando os primeiras promoções devem aparecer.

Intel lançará algum refresh e provavelmente veremos algumas pequenas promoções nos "Zen 4 3D" no fim deste ano.

A dica que eu deixo é: evitando perder grana na revenda de um 7600 usado tu poderia investir numa memória mais rápida, 6000MHz parece o ideal para os Zen 4.
 
Mas seu setup atual morreu? Se não, poderia só esperar mais um pouco, não seria o fim do mundo.

Outra opção seria ir de intel e manter suas memórias.
Se eu vou gastar, quero longevidade pensei no I713700, porém a plataforma morre o próximo processador já vai ser socket diferente, por isso pretendo ir de AMD.
Meu PC não morreu, porém não consigo esperar.... rs
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas por acaso está realmente sofrendo com o seu 8700K ou está mais interessado em mudar de plataforma? Caso a resposta seja não, aguarde mais um pouco ou invista em outro hardware como, por exemplo, GPU.

PS: Meu FF não mostra assinaturas, então não sei como é seu atual setup.
Eu tenho uma RTX 3090 e o 8700k ta gargalando.
 
Meu PC não morreu, porém não consigo esperar.... rs
Se tá com tanto fogo no rabo assim, então o upgrade vale muito a pena e vai notar uma diferença grande.
Idealmente seria bom ter memórias mais rápidas que 5200MHz já que vc quer future-proofing.
 
Se eu vou gastar, quero longevidade pensei no I713700, porém a plataforma morre o próximo processador já vai ser socket diferente, por isso pretendo ir de AMD.
Meu PC não morreu, porém não consigo esperar.... rs
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu tenho uma RTX 3090 e o 8700k ta gargalando.
Eu ainda acho que você poderia esperar... olha a minha ideia:
Eu estou com o 8700K e quero pegar um CPU top AM5 pra ficar pelo menos 3 anos... quando o AM5 morrer, eu pego o top do final da geração e fico mais alguns anos.
Ou seja: 7800X3D agora... depois um "10800X3D" e ta ótimo. Vou estar no AM5 com um CPU top ainda
 
Qual resolução e Hz é o seu monitor?
4K, porém alguns jogos estão com gargalo quando ativa RT....
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se tá com tanto fogo no rabo assim, então o upgrade vale muito a pena e vai notar uma diferença grande.
Idealmente seria bom ter memórias mais rápidas que 5200MHz já que vc quer future-proofing.
Vi uns videos e para jogos, não tem diferença significativa em 4K.

Coisa de 1 a 3 frames no máximo, não vale gastar mais.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo