• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 86 32.7%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 54 20.5%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 96 36.5%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 27 10.3%

  • Total de votos
    263
AMD tá tendo evento de DC agora, anunciaram o bergamo, deve ter MI300 e outras coisas irrelevantes pro tópico:
nx0zfEP.png
 
Tem link, amigo?
Acabou de acabar, mas tá aí:


Teve também as MI300 novas, mas ficaram bem meh depois da nvidia ter anunciado a Grace Hopper
YKDseA9.png

KfbABd4.png
 
Última edição:
A Strix tinha um bug de desconectar a saida ethernet, no Windows isso deve ter sido corrigido via driver, nunca aconteceu.

Mas no Linux acontece com frequencia, onde eu consigo baixar driver mais recente? No site da Asus nao tem pra linux
 
Valeu, vou assistir aqui.
Edit : This video isn't available anymore
:(
Aqui tá funcionando normal ainda, estranho

A Strix tinha um bug de desconectar a saida ethernet, no Windows isso deve ter sido corrigido via driver, nunca aconteceu.

Mas no Linux acontece com frequencia, onde eu consigo baixar driver mais recente? No site da Asus nao tem pra linux
Atualiza o kernel. Qual o controlador de ehternet aí da sua mobo?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A Strix tinha um bug de desconectar a saida ethernet, no Windows isso deve ter sido corrigido via driver, nunca aconteceu.

Mas no Linux acontece com frequencia, onde eu consigo baixar driver mais recente? No site da Asus nao tem pra linux
Parece que dá pra atualizar o firmware pra corrigir isso:
 
O rendimento desses processos de 7nm e 5nm da TSMC deve ser muito alto, pois nem sinal de Ryzen 3 ou Athlon, RIP.
O processo em si tem um rendimento bom, mas a forma como a AMD faz seus chips é que deixa ele ainda maior: Colocar o I/O em um die separado e manter o chip o menor possível. O que eu andava lendo é que enquanto o rendimento dos 7nm da TSMC era de 70%, a AMD conseguia fazer o Zen3 com um rendimento de 80% por waffer. Nos 5nm, oficialmente, o rendimento é de 80%, mas com o Zen4 sendo menor e mais denso que o Zen3, não me admiraria estar girando na casa dos 90%.

Edit: Vale lembrar que em um slide da AMD ela deixa claro que o Raphael, chip principal do Zen4, seria entregue em configurações de 6 a 16 núcleos, ou seja, não existirá CPU chiplet quad-core. Claro que isso vale apenas para os Raphael, logo dual ou quad-cores podem aparecer no AM5, desde que sejam Phoenix (APUs, basicamente a série 'G') ou DragonRange (sem certeza para este último, já que ele pode ser apenas o mesmo chiplet desktop em um encapsulamento mobile).
 
Última edição:
Aqui tá funcionando normal ainda, estranho


Atualiza o kernel. Qual o controlador de ehternet aí da sua mobo?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Parece que dá pra atualizar o firmware pra corrigir isso:
Posso ter confundido aqui, mas nao achei no manual, olhando a versão que está na pagina da Asus pra Windows é:
Intel I225 / I226 LAN Driver V1.1.4.38 For Windows 10 64-bit.
Intel I225 / I226 LAN Driver V2.1.3.3 For Windows 11 64-bit.
NDIS Driver V1.1.3.34

No device manager do Windows:
I225-V
Driver Versions: 1.0.2.14
 
O processo em si tem um rendimento bom, mas a forma como a AMD faz seus chips é que deixa ele ainda maior: Colocar o I/O em um die separado e manter o chip o menor possível. O que eu andava lendo é que enquanto o rendimento dos 7nm da TSMC era de 70%, a AMD conseguia fazer o Zen3 com um rendimento de 80% por waffer. Nos 5nm, oficialmente, o rendimento é de 80%, mas com o Zen4 sendo menor e mais denso que o Zen3, não me admiraria estar girando na casa dos 90%.

Edit: Vale lembrar que em um slide da AMD ela deixa claro que o Raphael, chip principal do Zen4, seria entregue em configurações de 6 a 16 núcleos, ou seja, não existirá CPU chiplet quad-core. Claro que isso vale apenas para os Raphael, logo dual ou quad-cores podem aparecer no AM5, desde que sejam Phoenix (APUs, basicamente a série 'G') ou DragonRange (sem certeza para este último, já que ele pode ser apenas o mesmo chiplet desktop em um encapsulamento mobile).
É, acredito Ryzen quadcore em Zen 4 só APU como tem sido desde a uarch Zen 3 (com exceção do lixo do 4100). Mas é que dá pena ver o i3 de 12ª e 13ª geração oferecendo bom CxB, mas sem concorrente.
 
Mas é que dá pena ver o i3 de 12ª e 13ª geração oferecendo bom CxB, mas sem concorrente.
Na verdade possui um concorrente sim, é Ryzen 5 5500, ele possui mais núcleos e threads que i3, mas ele ainda é considerado um processador de entrada. Eu não esperaria mesmo os processadores AM5 quadcore, eu esperaria mais se tivesse o Ryzen 5 7500, que ofereceria o mesmo desempenho que Ryzen 5 5600 mas trazendo suporte à DDR5.
 
1686752733307.png

O engraçado é que essa F6 'saiu' no dia em que atualizei a minha para a F6b (pág. 144) e que já tinha as correções do Eclypsium Research & AGESA 1.0.0.7a Patch A :que:

Quase certeza que atualizaram o site há 1~2 dias no máximo.
 
Galera, como esta o comportamento do PC de vocês na AGESA 1.0.0.7a?
Aqui estava meio esquisito com o PC dando 2 boot ao ligar, hoje do nada, depois de 5 dias que atualizei a BIOS começou a chover tela azul com 5 min usando o Windows, resolveu quando desliguei o XMP,
 
Galera, como esta o comportamento do PC de vocês na AGESA 1.0.0.7a?
Aqui estava meio esquisito com o PC dando 2 boot ao ligar, hoje do nada, depois de 5 dias que atualizei a BIOS começou a chover tela azul com 5 min usando o Windows, resolveu quando desliguei o XMP,
aqui tá tranquilo, deve ser aí tensão da controladora e do VSOC junto às configurações de tensão e timings das memórias
 
Galera, como esta o comportamento do PC de vocês na AGESA 1.0.0.7a?
Aqui estava meio esquisito com o PC dando 2 boot ao ligar, hoje do nada, depois de 5 dias que atualizei a BIOS começou a chover tela azul com 5 min usando o Windows, resolveu quando desliguei o XMP,
Acho que já estou na terceira BIOS com o 1.0.0.7a e não tive qualquer problema, mesmo com as memórias trabalhando acima do padrão (5600 @ 6000 C36).

O mais lógico é voltar para a versão que estava ok mas se puder compartilha um print do HwInfo64 pra gente comparar as tensões.
 
Acho que já estou na terceira BIOS com o 1.0.0.7a e não tive qualquer problema, mesmo com as memórias trabalhando acima do padrão (5600 @ 6000 C36).

O mais lógico é voltar para a versão que estava ok mas se puder compartilha um print do HwInfo64 pra gente comparar as tensões.
JURVS7m.png

Essa imagem é sem o XMP, com ele ligado é dificil verificar pois não consigo manter o windows por 2 min, final de semana vou tentar limpar a CMOS.
 
JURVS7m.png

Essa imagem é sem o XMP, com ele ligado é dificil verificar pois não consigo manter o windows por 2 min, final de semana vou tentar limpar a CMOS.

É, aparentemente nada de errado, tensões de memória e vSoC estão baixos mas normais quando o XMP não está ativo mas teria que ter valores com ele ativo pra poder comparar.

Clear CMOS é uma boa mas acho que só vai resolver voltando para a Bios anterior.

1686793816614.png


Qual vc tá usando? Presumo que a mais recente mas as duas anteriores tem o AGESA 1.0.0.7.a também, volta pra alguma delas (ou especificamente a que estava usando, caso tenha salvo e seja diferente/beta pois se for como a Giga eles tiram do site quando bem entendem), deve ser algum bug.

Esses dias vi um ou mais colegas se queixando de zica com Bios da MSI mas não lembro exatamente qual era o contexto.
 
É, aparentemente nada de errado, tensões de memória e vSoC estão baixos mas normais quando o XMP não está ativo mas teria que ter valores com ele ativo pra poder comparar.

Clear CMOS é uma boa mas acho que só vai resolver voltando para a Bios anterior.

Ver anexo 135250

Qual vc tá usando? Presumo que a mais recente mas as duas anteriores tem o AGESA 1.0.0.7.a também, volta pra alguma delas (ou especificamente a que estava usando, caso tenha salvo e seja diferente/beta pois se for como a Giga eles tiram do site quando bem entendem), deve ser algum bug.

Esses dias vi um ou mais colegas se queixando de zica com Bios da MSI mas não lembro exatamente qual era o contexto.
Estou na v15, essa v16 não estava ai 5 dias atrás, vou atualizar no final de semana.
Vlw
 
Aqui tá funcionando normal ainda, estranho


Atualiza o kernel. Qual o controlador de ehternet aí da sua mobo?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Parece que dá pra atualizar o firmware pra corrigir isso:
Eu baixei o arquivo no site da Intel, mas não tenho ideia de como instalar ele.

 
Galera, como esta o comportamento do PC de vocês na AGESA 1.0.0.7a?
Aqui estava meio esquisito com o PC dando 2 boot ao ligar, hoje do nada, depois de 5 dias que atualizei a BIOS começou a chover tela azul com 5 min usando o Windows, resolveu quando desliguei o XMP,
Aqui tudo ok. Mobo da assinatura, MSI também. Notei que os perfis XMP mudaram para o meu kit de memória, antes eu setava os timings manualmente e agora o XMP 1 está com uma configuração bem mais razoável, por isso uso ele.
Talvez mudaram o XMP do seu kit mas ao invés de melhorar, piorou?
Outra observação é que perdi minhas curvas de fan, mesmo eu tendo salvo em perfil com nome e tudo. E o tempo de boot melhorou mas continua lento, mesmo desativando memory training que supostamente é o culpado, mas isso são problemas da MSI mesmo. SoC voltage esta rodando em 1.3V.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

JURVS7m.png

Essa imagem é sem o XMP, com ele ligado é dificil verificar pois não consigo manter o windows por 2 min, final de semana vou tentar limpar a CMOS.
LRa3QXY.png

Olha ai, 1.304V no XMP 1 que é o mais "agressivo", notei que cada XMP abaixo a voltagem baixa -0.05V... mas aqui não estou tendo problemas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A Strix tinha um bug de desconectar a saida ethernet, no Windows isso deve ter sido corrigido via driver, nunca aconteceu.

Mas no Linux acontece com frequencia, onde eu consigo baixar driver mais recente? No site da Asus nao tem pra linux
Estou sem audio frontal no Ubuntu 22.04, parece ser suporte de driver limitado para o ALC4080, tentei algumas soluções e nada.
No Windows 11 deu um trabalho enorme para reconhecer o chipset Wifi, as vezes eu ligava o PC e o wifi funcionava as vezes não. Acabei resolvendo baixando um driver especifico manualmente do windows update catalog.
 
Última edição:
Atualizei a bios pra F7a da gigabyte

ae setei a voltagem do processador pra 1.200V, coloquei aqueles 3 valores pro processador rodar em modo "eco" e ativei o xmb da memoria.

ae fui passar uma IA num video pra melhorar a imagem. Bem, do nada lembrei de conferir o HWINFO e a voltagem tava em média a 1.435 :que:
durante o uso diario do pc (internet, office, musica) ta bem abaixo de 1.200
 
Atualizei a bios pra F7a da gigabyte

ae setei a voltagem do processador pra 1.200V, coloquei aqueles 3 valores pro processador rodar em modo "eco" e ativei o xmb da memoria.

ae fui passar uma IA num video pra melhorar a imagem. Bem, do nada lembrei de conferir o HWINFO e a voltagem tava em média a 1.435 :que:
durante o uso diario do pc (internet, office, musica) ta bem abaixo de 1.200
:datena:

Não tá fazendo confusão entre a tensão do processador (vulgo VCore, que pode bater 1.45~1.50v sem problemas) e o VSoC?

A minha mostra trocentas linhas relacionadas:

1686919817507.png


VSoC são as marcadas.
 
Aqui tudo ok. Mobo da assinatura, MSI também. Notei que os perfis XMP mudaram para o meu kit de memória, antes eu setava os timings manualmente e agora o XMP 1 está com uma configuração bem mais razoável, por isso uso ele.
Talvez mudaram o XMP do seu kit mas ao invés de melhorar, piorou?
Outra observação é que perdi minhas curvas de fan, mesmo eu tendo salvo em perfil com nome e tudo. E o tempo de boot melhorou mas continua lento, mesmo desativando memory training que supostamente é o culpado, mas isso são problemas da MSI mesmo. SoC voltage esta rodando em 1.3V.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


LRa3QXY.png

Olha ai, 1.304V no XMP 1 que é o mais "agressivo", notei que cada XMP abaixo a voltagem baixa -0.05V... mas aqui não estou tendo problemas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Estou sem audio frontal no Ubuntu 22.04, parece ser suporte de driver limitado para o ALC4080, tentei algumas soluções e nada.
No Windows 11 deu um trabalho enorme para reconhecer o chipset Wifi, as vezes eu ligava o PC e o wifi funcionava as vezes não. Acabei resolvendo baixando um driver especifico manualmente do windows update catalog.
Acabei resolvendo na Bios v16, a v15 estava bugada.
Pelo menos por enquanto o XMP está funcionando normal.
 
rapaz... talvez kkkkkk

vou conferir no almoço e reporto aqui
Deve ser isso, essa novela do vSoC acabou deixando a galera um pouco bitolada ao ver qualquer tensão mais alta.
Não duvido que tenha gente colocando todas as opções possíveis em <1.3v na BIOS e comendo o pão que o diabo amassou com instabilidade/desempenho baixo mundo afora :haha:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo