[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

giphy.webp
Considerando que o 7950x tá menos de 4k, se o 9950x ficar nessa mesma faixa pra mim já considero como um preço bom, levando em conta que paguei quase 4k pelo meu 5950x em 2021.

Provavelmente vou gastar bem mais nas memórias do que em qualquer outra parte.
 
Considerando que o 7950x tá menos de 4k, se o 9950x ficar nessa mesma faixa pra mim já considero como um preço bom, levando em conta que paguei quase 4k pelo meu 5950x em 2021.

Provavelmente vou gastar bem mais nas memórias do que em qualquer outra parte.

Só valeria a pena caso vc for fazer uso intenso de edição de vídeos/renderização 3d, aí sim compensa a troca (imo), senão pularia pros ryzen 10xxx q provavelmente irão aumentar a qtd de núcleos. Acho q se é pra gastar $$$, q seja c/ add de núcleos e desempenho forte logo (de acordo c/ os rumores há algum tempo atrás).
 
Só valeria a pena caso vc for fazer uso intenso de edição de vídeos/renderização 3d, aí sim compensa a troca (imo), senão pularia pros ryzen 10xxx q provavelmente irão aumentar a qtd de núcleos. Acho q se é pra gastar $$$, q seja c/ add de núcleos e desempenho forte logo (de acordo c/ os rumores há algum tempo atrás).
Eu não tenho muita fé que vão aumentar a quantidade de núcleos na AM5, no máximo adicionar uns cores de eficiência como discutido anteriormente. Uso praticamente só pra programar, o maior ganho seria no dobro da quantidade de RAM mas os ganhos de CPU também seriam super bem vindos.
 
Eu não tenho muita fé que vão aumentar a quantidade de núcleos na AM5, no máximo adicionar uns cores de eficiência como discutido anteriormente. Uso praticamente só pra programar, o maior ganho seria no dobro da quantidade de RAM mas os ganhos de CPU também seriam super bem vindos.

programar em qual software?
 
 
mais ai e melhor deixar como esta
se quer núcleos eficientes vai pra intel
Pq? Eu pagaria a mais pra ter mais núcleos, mesmo se fossem de eficiência, ajudam muito em MT.
E Intel não oferece mais threads que a AMD até o momento, e tem chances até de regredirem nisso na próxima gen.
 
Eu não tenho muita fé que vão aumentar a quantidade de núcleos na AM5, no máximo adicionar uns cores de eficiência como discutido anteriormente.
Também penso nisso, se o Zen6 vir no AM5 essa próxima geração ficará presa no DDR5 dual-channel, e se 16 núcleos já estão no limite do gargalo no subsistema de memória no Zen4, esses Ryzen 9000 devem começar a gargalar dependendo do programa utilizado (me refiro a MT). Olhando por este lado um CPU de 20 núcleos ou mais, com outro ganho de ~15% de IPC (chute), com certeza terá seu desempenho limitado em MT, e para contornar esta barreira iminente só se a contagem aumentar com núcleos eficientes (inclusive os rumores apontam que no Zen6 não haverá distinção de núcleo comum e denso, será o mesmo nome para ambos, dificultando saber qual núcleo é qual em um processador Zen6).

Então, outro chute, se a contagem de núcleos subir numa forma híbrida ela possivelmente poderá ser no esquema 6+4 por CCD (ou até 4+8), ou um CCD só de núcleos comuns e outro CCD só de eficientes (8+16). Existem várias possibilidades aqui, mas eu não vejo necessidade em ter mais núcleos fortes, com esse ritmo de escalada de desempenho por geração, se continuarmos no dual-channel, está na hora de ir para além disso, seja com triple/quad-channel, seja com a adoção do padrão (LP)CAMM nas memórias desktop.
 
Pq? Eu pagaria a mais pra ter mais núcleos, mesmo se fossem de eficiência, ajudam muito em MT.
E Intel não oferece mais threads que a AMD até o momento, e tem chances até de regredirem nisso na próxima gen.
mais ai eles poderiam então lançar outro modelo como e nos 3D quem escolhe e o cliente essa de tacar em todos e roubada
por e a intel vai reduzir como a galera vai defender isso ?
ou ela vai dobrar o rendimento por núcleo ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Também penso nisso, se o Zen6 vir no AM5 essa próxima geração ficará presa no DDR5 dual-channel, e se 16 núcleos já estão no limite do gargalo no subsistema de memória no Zen4, esses Ryzen 9000 devem começar a gargalar dependendo do programa utilizado (me refiro a MT). Olhando por este lado um CPU de 20 núcleos ou mais, com outro ganho de ~15% de IPC (chute), com certeza terá seu desempenho limitado em MT, e para contornar esta barreira iminente só se a contagem aumentar com núcleos eficientes (inclusive os rumores apontam que no Zen6 não haverá distinção de núcleo comum e denso, será o mesmo nome para ambos, dificultando saber qual núcleo é qual em um processador Zen6).

Então, outro chute, se a contagem de núcleos subir numa forma híbrida ela possivelmente poderá ser no esquema 6+4 por CCD (ou até 4+8), ou um CCD só de núcleos comuns e outro CCD só de eficientes (8+16). Existem várias possibilidades aqui, mas eu não vejo necessidade em ter mais núcleos fortes, com esse ritmo de escalada de desempenho por geração, se continuarmos no dual-channel, está na hora de ir para além disso, seja com triple/quad-channel, seja com a adoção do padrão (LP)CAMM nas memórias desktop.
se essas (LP)CAMM forem soldadas ja desconsidero pacas
poderia aumentar pra triple mais ai iria canibalizar os processadores de servidor mais baratos
 
Considerando que o 7950x tá menos de 4k, se o 9950x ficar nessa mesma faixa pra mim já considero como um preço bom, levando em conta que paguei quase 4k pelo meu 5950x em 2021.

Provavelmente vou gastar bem mais nas memórias do que em qualquer outra parte.
Vai pra 256GB?
 
Rapaiz pensando seriamente em ir pra AMD a primeira vez na vida... :bota:

Uma coisa é certa, será Asus X870E Gene com 9950x (até sair 9800X3D) ou Asus Z890 Apex com o Core 9 Ultra 285k

h3HwyhS.png
 
Vai pra 256GB?
Seria a ideia, caso os módulos de 64gb apareçam no mercado. Se aparecer ainda esse ano rolaria de eu pegar quando for nos US, aí poderia aproveitar e pegar CPU junto também.
 
Estou aqui querendo entender como vocês dizem que o Zen5 é um refresh. Alargamento do pipeline, mudanças no branch preditcion, maior vazão e janelas maiores... isso é uma mudança na arquitetura, e isso por si só já elimina o termo refresh da equação.

Agora focar nas mudanças mais significativas (depois da uArch e nó) que ajudaram no ganho desse IPC/desempenho:

Acho que vc se auto-respondeu mais abaixo. Tem gente que acha que arquitetura tem a ver com alterar quantidade de núcleos, cache L3, controladora de memória, mas isso não altera nada a arquitetura do processador em si do qual o principal é o núcleo/CCX. Só ver que tem Zen3 com DDR5 e RDNA2 nos portáteis (Ryzen 6000)...

Das alterações de arquitetura mapeei:
- melhoria do branch prediction tanto em performance quanto em precisão
- dobro de performance de fetch decode (front-end)
- cache L1 por núcleo maior (de 64 pra 80K)
- comunicação de cache L1/L2 bem mais rápidos entre eles e a FPU (até 2x)
- pipeline mais largo (parece que subiu de 4 pra 6 ALUs, outras unidades de execução não foram comentados)
- SIMDs/vetores mais longos (provavelmente 512-bit contra 256-bit do Zen4)
- AVX-512 mais rápido (graças ao SIMDs mais longos que permitem executar a operação em 1 ciclo)

Inclusive no anand eles comentam que o geekbench, o teste que mais teve ganho, faz bastante uso de AVX-512, por isso ele tem ganhos expressivos. Provavelmente outros tipos de tarefas que usam processamento vetorizado e matemático (IA, modelagem, simulações) também devem ter ganhos razoáveis o que é mais uma boa notícia para servidores e para trabalhos pesados do que pra gaming.
 
Também não acho que vão aumentar a quantidade de núcleos até por questões de segmentação do mercado.

Quem precisar de mais núcleos, deverá migrar pros Epycs e Threadrippers.
 
Seria a ideia, caso os módulos de 64gb apareçam no mercado. Se aparecer ainda esse ano rolaria de eu pegar quando for nos US, aí poderia aproveitar e pegar CPU junto também.
Tem conversas pra sair esses modulos? Como ta o suporte nas MB? Ta chegando nos 6000mhz+?
 
Uma dúvida sobre os anúncios da computex: O suporte a DDR5 de 8000MT vai ser só nos chipsets mais novos? a linha 600 vai ficar nos 5200/6000?
 
Uma dúvida sobre os anúncios da computex: O suporte a DDR5 de 8000MT vai ser só nos chipsets mais novos? a linha 600 vai ficar nos 5200/6000?
É minha dúvida, se for como nas AM4 isso dependia do processador e não da placa mãe, o controlador de memória fica na CPU.
 
Tem conversas pra sair esses modulos? Como ta o suporte nas MB? Ta chegando nos 6000mhz+?
Últimas notícias foram lá pra dezembro com módulos da kingston, mas não parece ter nada no mercado ainda:

Tem gente que já consegue rodar 192GB@6000MHz nas AM5, mas eu ficaria bem satisfeito com 5200~5600MHz.
 
Últimas notícias foram lá pra dezembro com módulos da kingston, mas não parece ter nada no mercado ainda:

Tem gente que já consegue rodar 192GB@6000MHz nas AM5, mas eu ficaria bem satisfeito com 5200~5600MHz.
Eu to com 2x32 aqui, 6200/c30, timming bem apertado.
Queria talvez ir ra 128 GB no futuro, 4x32 ou 2x64.
 
Uma dúvida sobre os anúncios da computex: O suporte a DDR5 de 8000MT vai ser só nos chipsets mais novos? a linha 600 vai ficar nos 5200/6000?
O suporte vem de vc. Difícil pegar 8000Mhz sem precisar entender o que precisa fuçar na BIOS pra ter estabilidade, hj em dia XMP/EXPO agressivo demais é loteria se vai pegar 100% sem instabilidade.
 
Eu to com 2x32 aqui, 6200/c30, timming bem apertado.
Queria talvez ir ra 128 GB no futuro, 4x32 ou 2x64.
Não ligo pra essas coisas de timing apertados pq não faz diferença pro meu uso, e até frequências o impacto é mínimo.
No seu caso acho difícil conseguir 128gb de jeito fácil nesse momento. Se quiser agora conseguir uns 5600MHz+ teria de usar módulos de 48gb mesmo (que acho que nem tem pra vender aqui no br), tem na kabum por uma bela facada de 1.4k cada pente kkk
 
edit: Agora vamos ter coolers especificos para Intel(High Convexity Base (HBC) e AMD(Low Convexity Base (LBC))

tomara que esse Thermosiphon vingue.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo