[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Tem muitos casos de uso que o cache 3d não faz nenhuma diferença. Perde-se limite térmico e talvez clock sem benefício.

Mas na linha 7000 isso foi erradicado. 7950X3D, 7950X, 7900X3D e 7900X são os mesmos clocks com 3D cache e com eficiência energética melhorada.

Não existe mais sentido. Pq eu vou comprar a linha inicial sem cache 3D se pouco tempo após vai lançar com o cache?

Eu simplesmente me recusa a comprar CPU da AMD sem isso. Quando eu for fazer upgrade para AM6, será apenas quando aparecer o 3D cache, independe se for para jogos ou produtividade.
 
Alguém conhece algo que ainda carece de processadores melhores? Tipo, algo que ainda n é realizado em um tempo aceitável e tals? Pq eu tenho a impressão que processadores estão muito a frente das placas de vídeo quando o assunto é demanda por mais desempenho.
No sentido de jogos a geração atual atende super bem, mas há outras coisas além de jogos né.
Mas na linha 7000 isso foi erradicado. 7950X3D, 7950X, 7900X3D e 7900X são os mesmos clocks com 3D cache e com eficiência energética melhorada.

Não existe mais sentido. Pq eu vou comprar a linha inicial sem cache 3D se pouco tempo após vai lançar com o cache?

Eu simplesmente me recusa a comprar CPU da AMD sem isso. Quando eu for fazer upgrade para AM6, será apenas quando aparecer o 3D cache, independe se for para jogos ou produtividade.
Até onde eu lembro os non X3D tem desempenho melhor em aplicações que não fazem uso da cache extra. Eu pessoalmente pegaria um desses já que raramente jogo, até pelo custo menor.
 
No sentido de jogos a geração atual atende super bem, mas há outras coisas além de jogos né.

Até onde eu lembro os non X3D tem desempenho melhor em aplicações que não fazem uso da cache extra. Eu pessoalmente pegaria um desses já que raramente jogo, até pelo custo menor.

Nada que um reajuste de $50 resolveria. E ao longo do tempo melhoraria o CxB da plataforma.

Em performance dos Ryzen 9 3D ficam 5~6% inferior em multi-thread e ainda é 170W vs 120W 3D.
 
Pelo TDP na série 9xxx da para ver que a AMD deu uma boa otimizada em questão de eficiência nos Zen5 se comparado a leva inicial Zen4, claro que depois vieram as opções zen4 com clock um pouco reduzido que estavam mais otimizadas em questão de eficiência.
Acho que já está na hora de a AMD inserir núcleos de eficiência nos processadores Desktops, 2 ou 4 cores de eficiência já dariam um up melhor ainda nas aplicações MT.
Poderíamos ter um R5 9xxx 8\16 (6P+2E), R7 9xxx 10\20 (8P+2E), R9 9000 16\32 (12P+4E) e um R7 9050 20\40 (16P+4E)
 
Pelo TDP na série 9xxx da para ver que a AMD deu uma boa otimizada em questão de eficiência nos Zen5 se comparado a leva inicial Zen4, claro que depois vieram as opções zen4 com clock um pouco reduzido que estavam mais otimizadas em questão de eficiência.
Acho que já está na hora de a AMD inserir núcleos de eficiência nos processadores Desktops, 2 ou 4 cores de eficiência já dariam um up melhor ainda nas aplicações MT.
Poderíamos ter um R5 9xxx 8\16 (6P+2E), R7 9xxx 10\20 (8P+2E), R9 9000 16\32 (12P+4E) e um R7 9050 20\40 (16P+4E)
não nada disso de núcleo de eficiência
vai pra intel se quer essa besteira ai irão reduzir os números dos núcleos que presta
 
Nada que um reajuste de $50 resolveria. E ao longo do tempo melhoraria o CxB da plataforma.

Em performance dos Ryzen 9 3D ficam 5~6% inferior em multi-thread e ainda é 170W vs 120W 3D.
Depende da aplicação, tem cenários que o non-X3D fica mais de 10% à frente. Sobre o TDP, isso dá pra ajustar fácil também.

Se o preço fosse igual realmente não teria motivo, mas mais produtos implica em maior segmentação e maior volume de vendas com mais opções pros usuários.
Acho que já está na hora de a AMD inserir núcleos de eficiência nos processadores Desktops, 2 ou 4 cores de eficiência já dariam um up melhor ainda nas aplicações MT.
Poderíamos ter um R5 9xxx 8\16 (6P+2E), R7 9xxx 10\20 (8P+2E), R9 9000 16\32 (12P+4E) e um R7 9050 20\40 (16P+4E)
Nos mobile já tem esse misto, e nos servers já tem exclusivamente os de "Eficiência". Se colocassem um chiplet extra só com esses chips seria interessante, ou se seguissem a ideia da intel com 1 ou 2 cores no próprio IO die, iria ser um produto bem interessante e com ótima eficiência.

Mas lembre-se que a contagem atual da AMD são 8 (Zen normal) ou 16 (Zen 4c) cores por chiplet. Nos zen 4c eram 16 pela eficiência maior em área com caches menores, coisa de 35% menos área.

não nada disso de núcleo de eficiência
vai pra intel se quer essa besteira ai irão reduzir os números dos núcleos que presta
Os cores eficientes da AMD só possuem menos cache e usam uma construção focada em eficiência ao invés de desempenho, são super competentes e ótimos em MT. Inclusive em MT uma CPU com 128 cores eficientes bate um com 96 cores "grandes" enquanto usa menos energia:
geometric-mean-of-all-test-results-result-composite-ae92bb.svgz

cpu-power-consumption-monitor-ptssm.svgz

 
não nada disso de núcleo de eficiência
vai pra intel se quer essa besteira ai irão reduzir os números dos núcleos que presta
Se você ler meu comentário com atenção, vai ver que o que propus seria adicionar os núcleos de eficiência sem alterar a quantidade de núcleos de Performance, ou seja, a ideia é ter mais desempenho MT.
 
Quedê as itx? :o(((((
 
Uma pena... a Zen 5 na verdade é Zen 4 refresh...

Sem-t-tulo.png


Não tem nada de realmente novo, esse slide mostra bem que é só um refinamento.

Mesmo TDP, clock, quantidade de cores/CCDs/cache e não atualizaram nada a iGPU nem IO, só plugaram o chip USB4.
 
2024-06-03_9-51-01-1920x1200.jpg


Os únicos que realmente tiveram uma grande melhora foram os 9600X e 9700X. Um aumento no clock e diminuição do TDP monstruosa perante os 7600X e 7700X
Lembrando que esses CPUs estão vindo com o nó de 4nm, ou seja, msm com essa redução de 1nm já deu pra perceber uma boa melhora no gerenciamento de energia
E tenho que concordar com alguns do tóco, pra quem é focado em jogos e gosta de upgrades, não vale a pena comprar estes CPUs e esperar logo pelo X3D no começo do ano que vem
 
Gostei mesmo é do suporte até 2027+, pelo menos mais 2 upgrades garantidos sem trocar de mobo :haha:
Mas isso pode ser pegadinha, pois eles disseram que a plataforma terá suporte até 2027, não que receberá novas gerações de processadores...

Agora, se o Zen6 sair mesmo para o AM5, será uma golaço da AMD.
 
Mas isso pode ser pegadinha, pois eles disseram que a plataforma terá suporte até 2027, não que receberá novas gerações de processadores...

Agora, se o Zen6 sair mesmo para o AM5, será uma golaço da AMD.
Realmente, talvez sejam só esses refreshs XT e outros SKU que são praticamente iguais, agora resta sonhar kkkkkk
 
Mas isso pode ser pegadinha, pois eles disseram que a plataforma terá suporte até 2027, não que receberá novas gerações de processadores...

Agora, se o Zen6 sair mesmo para o AM5, será uma golaço da AMD.

Não é até 2027, é PELO menos até 2027, AMD vai fazer igual está fazendo com o AM4
 
Negócio é esperar os testes dessas CPU
Talvez nessa eu pegue um 9800X3D e enfim vá para as DDR5
Hoje ainda não vejo motivo to com um bom rendimento com o PC atual
 
Mudou pouco, o mais legal é o suporte a plataforma, vou manter o 7900x, no máximo pegar um 7950x3d em promo.

O que mais to curioso é pra saber se memoria mais rapida vai depender da placa mãe ou CPU.
 
Não é até 2027, é PELO menos até 2027, AMD vai fazer igual está fazendo com o AM4
Mas acho que o ponto principal é que mesmo se o suporte for mantido até 2030, não faz muita diferença se for pra ficar lançando refresh/SKU novo que tem basicamente o mesmo preço/performance dos SKUs antigos, por exemplo lançando a geração 9000 em breve com 15%~ de ganho de IPC etc, mesmo que lancem produtos futuros se forem só refreshes com desempenho/consumo equivalente é meio que tanto faz
 
Mas acho que o ponto principal é que mesmo se o suporte for mantido até 2030, não faz muita diferença se for pra ficar lançando refresh/SKU novo que tem basicamente o mesmo preço/performance dos SKUs antigos, por exemplo lançando a geração 9000 em breve com 15%~ de ganho de IPC etc, mesmo que lancem produtos futuros se forem só refreshes com desempenho/consumo equivalente é meio que tanto faz

Vcs querem o que? todo processador que lançar ter um ganho de 50%? kkk vocês viajam demais, o ganho está dentro do esperado, é um refresh apenas, melhorou consumo e ainda teve um ganho , é esperar os X3D , que ai sim terá ganhos expressivos imagino eu que vai ser pra enterrar a intel por mais uma geração, ganhos mesmo, só no zen6.
 
Vcs querem o que? todo processador que lançar ter um ganho de 50%? kkk vocês viajam demais, o ganho está dentro do esperado, é um refresh apenas, melhorou consumo e ainda teve um ganho , é esperar os X3D , que ai sim terá ganhos expressivos imagino eu que vai ser pra enterrar a intel por mais uma geração, ganhos mesmo, só no zen6.
AM4: Zen, Zen+, Zen 2, Zen 3
AM5: Zen 4, Zen 5

Assumindo 15-20%~ de ganho por geração, mesmo se AM5 tiver a mesma longevidade (em anos) do AM4 ainda deve passar longe do AM4 em possíveis ganhos, o ponto é que se for pra acabar no Zen 5 meio que tanto faz se encerrar o suporte agora em 2024/2025 ou se acabar em 2040 se for pra lançar refresh/SKU da mesma geração/arquitetura que é 1% mais rápido na prática, nada a ver com esperar que todo processador tenha ganho de 50%, e sim que se lançar um 9950x agora em 2024 e lançar um 9950XT em 2026, 9950XXT em 2027, 9950XXTXXTX em 2028 etc não vai mudar nada na prática porque muito provavelmente o que vai mudar é ganhar 100mhz de clock aqui e ali e acabou, e o produto de hoje basicamente já equivale a esses possíveis futuros lançamentos
 
Uma pena... a Zen 5 na verdade é Zen 4 refresh...

Sem-t-tulo.png


Não tem nada de realmente novo, esse slide mostra bem que é só um refinamento.

Mesmo TDP, clock, quantidade de cores/CCDs/cache e não atualizaram nada a iGPU nem IO, só plugaram o chip USB4.
Naah, é um Core novo, os Cores são quase 20% maiores, me impressiona tho que o CCD parece ser do msm tamanho.
 
Pra mim melhorar o IMC, a fim de agilizar treinamento de memória e assim acelerar o boot e aumentar estabilidade com frequências mais altas, é muito mais importante que qualquer ganho de desempenho. Não adianta nada ter o processador mais rápido do mundo se o boot demora uma eternidade e o sistema não é estável, dois problemas que ainda afetam muitos PCs na plataforma AM5.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo