AMD tá tendo evento de DC agora, anunciaram o bergamo, deve ter MI300 e outras coisas irrelevantes pro tópico:
![]()
Acabou de acabar, mas tá aí:Tem link, amigo?
Acabou de acabar, mas tá aí:
Aqui tá funcionando normal ainda, estranhoValeu, vou assistir aqui.
Edit : This video isn't available anymore
![]()
Atualiza o kernel. Qual o controlador de ehternet aí da sua mobo?A Strix tinha um bug de desconectar a saida ethernet, no Windows isso deve ter sido corrigido via driver, nunca aconteceu.
Mas no Linux acontece com frequencia, onde eu consigo baixar driver mais recente? No site da Asus nao tem pra linux
Parece que dá pra atualizar o firmware pra corrigir isso:A Strix tinha um bug de desconectar a saida ethernet, no Windows isso deve ter sido corrigido via driver, nunca aconteceu.
Mas no Linux acontece com frequencia, onde eu consigo baixar driver mais recente? No site da Asus nao tem pra linux
O processo em si tem um rendimento bom, mas a forma como a AMD faz seus chips é que deixa ele ainda maior: Colocar o I/O em um die separado e manter o chip o menor possível. O que eu andava lendo é que enquanto o rendimento dos 7nm da TSMC era de 70%, a AMD conseguia fazer o Zen3 com um rendimento de 80% por waffer. Nos 5nm, oficialmente, o rendimento é de 80%, mas com o Zen4 sendo menor e mais denso que o Zen3, não me admiraria estar girando na casa dos 90%.O rendimento desses processos de 7nm e 5nm da TSMC deve ser muito alto, pois nem sinal de Ryzen 3 ou Athlon, RIP.
Posso ter confundido aqui, mas nao achei no manual, olhando a versão que está na pagina da Asus pra Windows é:Aqui tá funcionando normal ainda, estranho
Atualiza o kernel. Qual o controlador de ehternet aí da sua mobo?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Parece que dá pra atualizar o firmware pra corrigir isso:
![]()
Ubuntu 20.04 Intel Network connectivity issue, bug in igc?
New build on Gigabyte z490 Vision G motherboard. Network link lights lit up, cable directly to the switch. I installed another network card, connected to the same switch, and it's what I'm using foraskubuntu.com
É, acredito Ryzen quadcore em Zen 4 só APU como tem sido desde a uarch Zen 3 (com exceção do lixo do 4100). Mas é que dá pena ver o i3 de 12ª e 13ª geração oferecendo bom CxB, mas sem concorrente.O processo em si tem um rendimento bom, mas a forma como a AMD faz seus chips é que deixa ele ainda maior: Colocar o I/O em um die separado e manter o chip o menor possível. O que eu andava lendo é que enquanto o rendimento dos 7nm da TSMC era de 70%, a AMD conseguia fazer o Zen3 com um rendimento de 80% por waffer. Nos 5nm, oficialmente, o rendimento é de 80%, mas com o Zen4 sendo menor e mais denso que o Zen3, não me admiraria estar girando na casa dos 90%.
Edit: Vale lembrar que em um slide da AMD ela deixa claro que o Raphael, chip principal do Zen4, seria entregue em configurações de 6 a 16 núcleos, ou seja, não existirá CPU chiplet quad-core. Claro que isso vale apenas para os Raphael, logo dual ou quad-cores podem aparecer no AM5, desde que sejam Phoenix (APUs, basicamente a série 'G') ou DragonRange (sem certeza para este último, já que ele pode ser apenas o mesmo chiplet desktop em um encapsulamento mobile).
Na verdade possui um concorrente sim, é Ryzen 5 5500, ele possui mais núcleos e threads que i3, mas ele ainda é considerado um processador de entrada. Eu não esperaria mesmo os processadores AM5 quadcore, eu esperaria mais se tivesse o Ryzen 5 7500, que ofereceria o mesmo desempenho que Ryzen 5 5600 mas trazendo suporte à DDR5.Mas é que dá pena ver o i3 de 12ª e 13ª geração oferecendo bom CxB, mas sem concorrente.
aqui tá tranquilo, deve ser aí tensão da controladora e do VSOC junto às configurações de tensão e timings das memóriasGalera, como esta o comportamento do PC de vocês na AGESA 1.0.0.7a?
Aqui estava meio esquisito com o PC dando 2 boot ao ligar, hoje do nada, depois de 5 dias que atualizei a BIOS começou a chover tela azul com 5 min usando o Windows, resolveu quando desliguei o XMP,
Acho que já estou na terceira BIOS com o 1.0.0.7a e não tive qualquer problema, mesmo com as memórias trabalhando acima do padrão (5600 @ 6000 C36).Galera, como esta o comportamento do PC de vocês na AGESA 1.0.0.7a?
Aqui estava meio esquisito com o PC dando 2 boot ao ligar, hoje do nada, depois de 5 dias que atualizei a BIOS começou a chover tela azul com 5 min usando o Windows, resolveu quando desliguei o XMP,
Acho que já estou na terceira BIOS com o 1.0.0.7a e não tive qualquer problema, mesmo com as memórias trabalhando acima do padrão (5600 @ 6000 C36).
O mais lógico é voltar para a versão que estava ok mas se puder compartilha um print do HwInfo64 pra gente comparar as tensões.
![]()
Essa imagem é sem o XMP, com ele ligado é dificil verificar pois não consigo manter o windows por 2 min, final de semana vou tentar limpar a CMOS.
Estou na v15, essa v16 não estava ai 5 dias atrás, vou atualizar no final de semana.É, aparentemente nada de errado, tensões de memória e vSoC estão baixos mas normais quando o XMP não está ativo mas teria que ter valores com ele ativo pra poder comparar.
Clear CMOS é uma boa mas acho que só vai resolver voltando para a Bios anterior.
Ver anexo 135250
Qual vc tá usando? Presumo que a mais recente mas as duas anteriores tem o AGESA 1.0.0.7.a também, volta pra alguma delas (ou especificamente a que estava usando, caso tenha salvo e seja diferente/beta pois se for como a Giga eles tiram do site quando bem entendem), deve ser algum bug.
Esses dias vi um ou mais colegas se queixando de zica com Bios da MSI mas não lembro exatamente qual era o contexto.
Eu baixei o arquivo no site da Intel, mas não tenho ideia de como instalar ele.Aqui tá funcionando normal ainda, estranho
Atualiza o kernel. Qual o controlador de ehternet aí da sua mobo?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Parece que dá pra atualizar o firmware pra corrigir isso:
![]()
Ubuntu 20.04 Intel Network connectivity issue, bug in igc?
New build on Gigabyte z490 Vision G motherboard. Network link lights lit up, cable directly to the switch. I installed another network card, connected to the same switch, and it's what I'm using foraskubuntu.com
Segue a primeira resposta do link do askubuntu que postei ali. Como vc também usa windows, deve dar pra atualizar o firmware por lá de jeito mais fácil.Eu baixei o arquivo no site da Intel, mas não tenho ideia de como instalar ele.
Intel® Ethernet Controller I225-V Downloads, Drivers and Software | Intel
Intel® Ethernet Controller I225-V - Download supporting resources inclusive drivers, software, bios, and firmware updates.www.intel.com
Aqui tudo ok. Mobo da assinatura, MSI também. Notei que os perfis XMP mudaram para o meu kit de memória, antes eu setava os timings manualmente e agora o XMP 1 está com uma configuração bem mais razoável, por isso uso ele.Galera, como esta o comportamento do PC de vocês na AGESA 1.0.0.7a?
Aqui estava meio esquisito com o PC dando 2 boot ao ligar, hoje do nada, depois de 5 dias que atualizei a BIOS começou a chover tela azul com 5 min usando o Windows, resolveu quando desliguei o XMP,
![]()
Essa imagem é sem o XMP, com ele ligado é dificil verificar pois não consigo manter o windows por 2 min, final de semana vou tentar limpar a CMOS.
Estou sem audio frontal no Ubuntu 22.04, parece ser suporte de driver limitado para o ALC4080, tentei algumas soluções e nada.A Strix tinha um bug de desconectar a saida ethernet, no Windows isso deve ter sido corrigido via driver, nunca aconteceu.
Mas no Linux acontece com frequencia, onde eu consigo baixar driver mais recente? No site da Asus nao tem pra linux
Atualizei a bios pra F7a da gigabyte
ae setei a voltagem do processador pra 1.200V, coloquei aqueles 3 valores pro processador rodar em modo "eco" e ativei o xmb da memoria.
ae fui passar uma IA num video pra melhorar a imagem. Bem, do nada lembrei de conferir o HWINFO e a voltagem tava em média a 1.435
durante o uso diario do pc (internet, office, musica) ta bem abaixo de 1.200
rapaz... talvez kkkkkk
Não tá fazendo confusão entre a tensão do processador (vulgo VCore, que pode bater 1.45~1.50v sem problemas) e o VSoC?
A minha mostra trocentas linhas relacionadas:
Ver anexo 135264
VSoC são as marcadas.
Acabei resolvendo na Bios v16, a v15 estava bugada.Aqui tudo ok. Mobo da assinatura, MSI também. Notei que os perfis XMP mudaram para o meu kit de memória, antes eu setava os timings manualmente e agora o XMP 1 está com uma configuração bem mais razoável, por isso uso ele.
Talvez mudaram o XMP do seu kit mas ao invés de melhorar, piorou?
Outra observação é que perdi minhas curvas de fan, mesmo eu tendo salvo em perfil com nome e tudo. E o tempo de boot melhorou mas continua lento, mesmo desativando memory training que supostamente é o culpado, mas isso são problemas da MSI mesmo. SoC voltage esta rodando em 1.3V.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
![]()
Olha ai, 1.304V no XMP 1 que é o mais "agressivo", notei que cada XMP abaixo a voltagem baixa -0.05V... mas aqui não estou tendo problemas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Estou sem audio frontal no Ubuntu 22.04, parece ser suporte de driver limitado para o ALC4080, tentei algumas soluções e nada.
No Windows 11 deu um trabalho enorme para reconhecer o chipset Wifi, as vezes eu ligava o PC e o wifi funcionava as vezes não. Acabei resolvendo baixando um driver especifico manualmente do windows update catalog.
Deve ser isso, essa novela do vSoC acabou deixando a galera um pouco bitolada ao ver qualquer tensão mais alta.rapaz... talvez kkkkkk
vou conferir no almoço e reporto aqui