[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Esse eu tinha visto também.

O da Hynix dele, ele fala que testou em várias mb e varios CPUs e os timmings funcionaram em todos.

E adivinha? Aqui até na Bios (literalmente) fica bugada/instável.
tem jeito de ser o cooler com problema, depois que troquei do Hyper T4 para um de duas torres melhorou e pude ajustar as tensões para baixo.

já para memórias, você tem que ver os tempos que ela tem por padrão e testar tensões baixas como 1,35V ou mais altas como 1,40V. De repente elas aceitam melhor um ajuste diferente e você vai poder ir baixando alguns timings. A instabilidade com memória pode também ser o vSoc pedindo mais tensão devido a alguma temperatura alta, foi isso que aconteceu comigo, agora o vSoc está superbaixo no cooler mais pesado.

Qual modelo de placa mãe tá com a bios fininha para os AM5 x3d? Tô procurando uma mas não quero passar sufoco pra fazer rodar

Qual modelo de placa mãe tá com a bios fininha para os AM5 x3d? Tô procurando uma mas não quero passar sufoco pra fazer rodar
Basicamente qualquer uma minimamente razoável, filtre sua lista por outros fatores mais sensatos e racionais (disponibilidade, preço, features, etc.).

consegui baixar as tensões do processador no modo manual, então os testes mostram que tenho um CCD0 que atinge 5.450MHz facilmente na tensão baixa com CO negativo 35, mas o CCD1 já não curte tensão baixa em metade do núcleos e, se for aumentar, ele quer muito mais, daí eu disse: não. CCD1 ficou com metade negativo 15 e a outra nulo, com isso foi para um clock de 5.250MHz chorado. Embora o consumo fique me 200Watts, segundo o HWiNFO64, a temperatura no teste padrão do CPUZ (sim, eu sei que não é o melhor teste de torradeira, mas não vou danificar meu processador) a temperatura bateu 89°C, ou seja, ficou bem próximo dos 95°C de limite padrão. Também alcancei as pontuações do CPUZ dessa forma.

a tensão máxima da CPU é 1.215V
também ajustei, na placa-mãe, em 120% a corrente que alimenta a CPU para ter melhor estabilidade, pois uma corrente muito flutuante, que pode acontecer em testes de estresse, danifica o transístor mais rapidamente.

com esses aplicativos já dá para saber quais núcleos sobem mais facilmente, você tira uma foto ou grava e anota quem sobe mais o clock e quem não vai tão longe. Daí aplica o CO negativo nos que sobem mais e tenta gerenciar o CO dos que sobem menos, com valores menos negativos ou positivos. De toda forma, leva tempo.

Bem, posso falar da asus rog hero, só atualizaei a bios pra essa última (1415), espetei as coisas e liguei o expo e sucesso. Estável e as voltagens dentro do normal.

Bizarro isso, como disse ontem acho que o problema aí é outro e trocar o cooler vai ser um bom começo para identificar a causa.

Aqui consegui um incremento de uns 15-20% nas memórias sem precisar fuçar em timings e nem nada muito avançado, até minha CPU ainda tá rodando stock.

Na real o que eu mais gostei foi de não precisar ter ido numa mobo X670 caríssima + memórias 'modelo tal' que parecem ser quase uma obrigação quando vc começa a buscar informações.
Minha ideia em pegar uma placa mãe mais parruda era justamente poder brincar com isso do Over, não que eu seja pro, *bem* longe disso, mas gosto de mexer.

Ai to com esses problemas todos, e bem quando eu pegar uma placa mae Asus, eles tão com Bios bugada.

Mas em Julho vou mandar tanto processador quanto WC pra garantia.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Caramba, rolou 1 num d20 nesse processador?
Vamos ver.
Meu 5800x também não era frio aqui, porém um amigo com um galahad 240mm, mais recente, fica bem melhor que o meu.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

tem jeito de ser o cooler com problema, depois que troquei do Hyper T4 para um de duas torres melhorou e pude ajustar as tensões para baixo.

já para memórias, você tem que ver os tempos que ela tem por padrão e testar tensões baixas como 1,35V ou mais altas como 1,40V. De repente elas aceitam melhor um ajuste diferente e você vai poder ir baixando alguns timings. A instabilidade com memória pode também ser o vSoc pedindo mais tensão devido a alguma temperatura alta, foi isso que aconteceu comigo, agora o vSoc está superbaixo no cooler mais pesado.
No pior caso, eu pego um emprestado pra testar.
Meu irmão mora no mesmo condominio que eu e tem um DeepCool Castle 360mm, ai consigo testar com ele.

encontrei um bug na configuração para o PBO, trata-se do travamento em 500MHz, um problema antigo. Felizmente você já obtém bons resultados usando o ECO MODE e, ao tentar mudar os valores do PPT/TDC/EDC acaba travando o clock em 500MHz. Para isolar o problema, tive de configurar cada opção por vez e carregar todo o sistema operacional para verificar se o clock estava travado ou não, daí percebi que tem a ver com o PBO, embora também possa ser uma combinação com outra opção, isso não pude verificar.

subi mais um pouco o clock do CCD1, que é o pior. No geral a tensão subiu para 1.290V. Embora a AMD afirme que 95°C seja um limite OK, eu percebi que o CPU pode sentir e querer mais tensão, no entanto, meu CCD1 é bem pior que o CCD0, daí tenho que ajustar para baixo o CO deste para subir a tensão devido o CCD1.

Buz0Rd9.png

A Gigabyte caprichou muito na linha Aorus nessa série 600 de chipsets, as B650M Aorus (Elite/Pro) se tornaram o padrão do "Kit AM5 do AliExpress" do pessoal que optou por fugir dos preços abusivos praticados aqui no Brasil. Essas placas venderam muito.

Provavelmente a expectativa da Gigabyte em cima do AM5 era de que venderia muito por conta do sucesso do AM4, mas na prática não foi o que aconteceu, a fama do AM4 não foi o suficiente para convencer as pessoas a pagarem os altos preços da plataforma AM5 (e das DDR5). Isso me faz pensar se os fabricantes vão ter o mesmo carinho na série 700 de chipsets que tiveram na 600 🤔

A Gigabyte caprichou muito na linha Aorus nessa série 600 de chipsets, as B650M Aorus (Elite/Pro) se tornaram o padrão do "Kit AM5 do AliExpress" do pessoal que optou por fugir dos preços abusivos praticados aqui no Brasil. Essas placas venderam muito.

Provavelmente a expectativa da Gigabyte em cima do AM5 era de que venderia muito por conta do sucesso do AM4, mas na prática não foi o que aconteceu, a fama do AM4 não foi o suficiente para convencer as pessoas a pagarem os altos preços da plataforma AM5 (e das DDR5). Isso me faz pensar se os fabricantes vão ter o mesmo carinho na série 700 de chipsets que tiveram na 600 🤔
carinho não, foi necessário criar um padrão para não venderem gambiarras e, ainda assim, tem quem fez lambança, já sabendo que poderia dar "m" ou não testaram direito.

Bem, posso falar da asus rog hero, só atualizaei a bios pra essa última (1415), espetei as coisas e liguei o expo e sucesso. Estável e as voltagens dentro do normal.
Que alívio mano, peguei uma asus rog(mais baratinha), só esperando chegar :yeah:

5800MHz no Ryzen somente com Water Cooler de 360mm ou melhor (maior), no ar fica limitado em 5500MHz +/- 100MHz

encontrei um bug na configuração para o PBO, trata-se do travamento em 500MHz, um problema antigo. Felizmente você já obtém bons resultados usando o ECO MODE e, ao tentar mudar os valores do PPT/TDC/EDC acaba travando o clock em 500MHz. Para isolar o problema, tive de configurar cada opção por vez e carregar todo o sistema operacional para verificar se o clock estava travado ou não, daí percebi que tem a ver com o PBO, embora também possa ser uma combinação com outra opção, isso não pude verificar.

subi mais um pouco o clock do CCD1, que é o pior. No geral a tensão subiu para 1.290V. Embora a AMD afirme que 95°C seja um limite OK, eu percebi que o CPU pode sentir e querer mais tensão, no entanto, meu CCD1 é bem pior que o CCD0, daí tenho que ajustar para baixo o CO deste para subir a tensão devido o CCD1.
5800MHz no Ryzen somente com Water Cooler de 360mm ou melhor (maior), no ar fica limitado em 5500MHz +/- 100MHz
tua mobo tem eCLK?
Se me permite a sugestão, coloca um resumo do seu hardware na assinatura, do contrário acabam sendo posts soltos que acabam servindo só pra vc mesmo (a menos que seja a ideia :limo: ).

Essa B650m Aorus Pro AX é maravilhosa, 1200 reais na aliex
Acho que está no meu Top 3 de placas que comprei, sendo ela a primeira Gigabyte. Antes dela foram todas MSI desde a Z87 até Z370 com os i7. Estou muito satisfeito

Abri o ticket na Lian Li, obrigado a todos que ajudaram e ao @neo666 por monstrar o link do problema crônico.

Se eles mandarem novo vou esperar, se não vou ter que ver outro Cooler.

Hoje liguei o PC e tava daquele jeito:

Tempscortado.jpg

Pra quem nao conseguir ver, tava 82 graus sem *nada* aberto em segundo plano.

Abri o ticket na Lian Li, obrigado a todos que ajudaram e ao @neo666 por monstrar o link do problema crônico.

Tempscortado.jpg

23 processos vinculados ao Google Chrome e vc me vem com essa q ta sem "nada" aberto??
:bwahaha:

tua mobo tem eCLK?
Se me permite a sugestão, coloca um resumo do seu hardware na assinatura, do contrário acabam sendo posts soltos que acabam servindo só pra vc mesmo (a menos que seja a ideia :limo: ).
o que é eCLK? Porque cada placa-mãe pode ter uma denominação distinta e precisa dizer o que faz.

assinatura? nem pensei nisso porque quando pesquiso eu vejo gente que falava de uma coisa e tem outra máquina na assinatura, daí nem sei se é tão válido assim. De toda forma já tinha comentado, atualmente é um R9 7950x, 64GB DDR5 Geil 6400/xmp com 6000MHz 32-36-34-72, Asus ROG Strix B650e-e wifi, Corsair CX600M, e um M.2 que não lembro o nome mas é Adata de 1TB/Gen4. Sem Placa de vídeo dedicada.

Tempscortado.jpg

deve estar com problema esse WC, era para ter temperaturas melhores do que as minhas. Um Lian Li Galahad 360 deveria lhe permitir bater ao menos 5.6GHz all core ou até os 5.8GHz já soltando fumaça. No meu de duas torres e pesando 1.4Kg eu consigo, nesse clima atualmente mais frio, 5.5GHz no sufoco e usando pasta de metal líquido, fica mais frio em 5.2GHz

o que é eCLK? Porque cada placa-mãe pode ter uma denominação distinta e precisa dizer o que faz.

assinatura? nem pensei nisso porque quando pesquiso eu vejo gente que falava de uma coisa e tem outra máquina na assinatura, daí nem sei se é tão válido assim. De toda forma já tinha comentado, atualmente é um R9 7950x, 64GB DDR5 Geil 6400/xmp com 6000MHz 32-36-34-72, Asus ROG Strix B650e-e wifi, Corsair CX600M, e um M.2 que não lembro o nome mas é Adata de 1TB/Gen4. Sem Placa de vídeo dedicada.

deve estar com problema esse WC, era para ter temperaturas melhores do que as minhas. Um Lian Li Galahad 360 deveria lhe permitir bater ao menos 5.6GHz all core ou até os 5.8GHz já soltando fumaça. No meu de duas torres e pesando 1.4Kg eu consigo, nesse clima atualmente mais frio, 5.5GHz no sufoco e usando pasta de metal líquido, fica mais frio em 5.2GHz
Então
Meu 5800x, batia 85 graus com frequencia, eu sempre achei que era o PBO/CO.

Mas eu vendi pra um amigo e ele com um Galahad 240mm, pega menos de 70.

Ai com o que vocês falaram liguei os pontos.

Então pessoal, compartilhando um pouco das minhas experiencias... comprei uma placa mãe Placa Mãe Asus Strix B650E-E Gaming WIFI e um R7 7700 no Ali Express. (Comprei dia 18 e recebi hoje no dia 26 - minha compra mais rápida da China, mas foi coincidência provavelmente).

Não fui taxado em nenhum dos dois, peguei um valor excelente em ambos, só estou esperando chegar minhas memórias (Sem taxa também) que também comprei lá pra testar.
Veio tudo certinho com todos acessórios e ambos na caixa.

Mais o que realmente quero comentar é que tive muita sorte, o vendedor declarou o valor real: 640$ em ambos que vieram em um mesmo pacote.

Não fui taxado e multado por sorte... Provavelmente quem olhou, meio que ignorou ou não prestou atenção.

Não tive o cuidado de pedir pra ele colocar valor menor porque alguns brasileiros compraram e avaliaram que não foram taxados, então já imaginava que o vendedor declarava valor menor (Já comprei bastante coisa de alto valor e sempre é declarado em baixo valor).

Enfim, meu vacilo quase me fez ser super taxado.... o que me faria recusar a entrega.

Bem, minhas últimas experiencias sempre foram boas, inclusive as recente.. mas infelizmente a situação promete piorar cada vez mais pra importação.

Última edição:
Então pessoal, compartilhando um pouco das minhas experiencias... comprei uma placa mãe Placa Mãe Asus Strix B650E-E Gaming WIFI e um R7 7700 no Ali Express. (Comprei dia 18 e recebi hoje no dia 26 - minha compra mais rápida da China, mas foi coincidência provavelmente).

Não fui taxado em nenhum dos dois, peguei um valor excelente em ambos, só estou esperando chegar minhas memórias (Sem taxa também) que também comprei lá pra testar.
Veio tudo certinho com todos acessórios e ambos na caixa.

Mais o que realmente quero comentar é que tive muita sorte, o vendedor declarou o valor real: 640$ em ambos que vieram em um mesmo pacote.

Não fui taxado e multado por sorte... Provavelmente quem olhou, meio que ignorou ou não prestou atenção.

Não tive o cuidado de pedir pra ele colocar valor menor porque alguns brasileiros compraram e avaliaram que não foram taxados, então já imaginava que o vendedor declarava valor menor (Já comprei bastante coisa de alto valor e sempre é declarado em baixo valor).

Enfim, meu vacilo quase me fez ser super taxado.... o que me faria recusar a entrega.

Bem, minhas últimas experiencias sempre foram boas, inclusive as recente.. mas infelizmente a situação promete piorar cada vez mais pra importação.
parece que estão colocando cada vez mais o preço real, passando pela alfândega de lá, por isso passa liso aqui. Meu processador box deu uma engasgada na alfândega brasileira e depois liberaram, o resto passou batido (memórias box e parafusos adaptadores do cooler). A placa-mãe, do mesmo modelo, eu comprei aqui na GK. O resto foi tudo reaproveitado.

se o seu WC for bom, vc vai atingir bons clocks elevados.

parece que estão colocando cada vez mais o preço real, passando pela alfândega de lá, por isso passa liso aqui. Meu processador box deu uma engasgada na alfândega brasileira e depois liberaram, o resto passou batido (memórias box e parafusos adaptadores do cooler). A placa-mãe, do mesmo modelo, eu comprei aqui na GK. O resto foi tudo reaproveitado.

se o seu WC for bom, vc vai atingir bons clocks elevados.
Interessante, boa informação.

Uma observação a destacar é que meu kit de memória ram foi postado primeiro, mas ficou muito mais tempo travado na alfandega brasileira que o próprio Kit AM5 que foi postado um pouco depois (Placa mãe e mobo foram comprados com o mesmo vendedor, já as memórias foi com outro), inclusive minha preocupação inicial era mais com o Kit, mas com o passar do tempo gasto pela alfandega com os itens, comecei a ter mais atenção pra memória ram.

No fim, deu tudo certo, mas essa onda de taxação deixa a gente meio tenso (Quero ver a declaração de valor na Ram).

Comprei um M.2 lá tbm, quero só ver como vai ser. ( Pela lógica anterior a onda da taxação... é pra ser algo tranqüilo).

Tenho um bom WC de 360mm (Cougar Aqua AGRB 360). Peguei essa mobo justamente pela construção dela para overclock e os recursos adicionais que podem ser uteis a médio/longo prazo, quero fazer um bom OC nesse processador dentro do limite seguro - peguei até sem o X pra economizar e dá mais margem pra mobo.

Como vou jogar em 4K, pulei o 7800X3D que em tese seria melhor em resolução menores.

Última edição:
Interessante, boa informação.

Uma observação a destacar é que meu kit de memória ram foi postado primeiro, mas ficou muito mais tempo travado na alfandega brasileira que o próprio Kit AM5 que foi postado um pouco depois (Placa mãe e mobo foram comprados com o mesmo vendedor, já as memórias foi com outro), inclusive minha preocupação inicial era mais com o Kit, mas com o passar do tempo e o tempo gasto pela alfandega com os itens, comecei a ter mais atenção pra memória ram.

No fim, deu tudo certo, mas essa onda da taxação deixa a gente meio tenso (Quero ver a declaração de valor na Ram).

Comprei um M.2 lá tbm, quero só ver como vai ser. ( Pela lógica anterior a onda da taxação... é pra ser algo tranqüilo).

Tenho um bom WC de 360mm (Cougar Aqua AGRB 360). Peguei essa mobo justamente pela construção dela para overclock e os recursos adicionais que podem ser uteis a longo prazo, quero fazer um bom OC nesse processador dentro do limite seguro - peguei até sem o X pra economizar e dá mais margem pra mobo.

Como vou jogar em 4K, pulei o 7800X3D que em tese seria melhor em resolução menores.
os AM5 são processadores fortes, quem colocar um WC 360mm/480mm vai tirar melhor proveito dos clocks mais altos por mais tempo e performance maior, menos que isso o desempenho vai sendo menor.

a questão da importação da China é que os aplicativos deveriam recolher os impostos no ato da compra, isso ainda não foi resolvido. Meu processador, um 7950x, foi comprado no mês passado no meio dessa mudança de processo e risco de ser barrado, então, o vendedor colocou um preço bem baixo, já as memórias foram preço normal e os parafusos, que vieram mais recentemente no início deste mês, também com preço normal. O que tem mesmo é decidir se taxa aqui e quanto. Curiosamente os parafusos, dos últimos a ser comprado, passou na alfândega Chinesa e demorou ser liberado, já aqui passou batido.

Users who are viewing this thread

Voltar