Os meus timmings ficaram assim no final. Talvez tenha margem para otimizar ainda mais o desempenho, alguns timmings cheguei no limite, outros não, mas como já cheguei praticamente no limite do teto de desempenho das memórias ram pra esse processador, resolvi finalizar ai. Qualquer melhoria já não trás mais nenhum retorno prático.
Nessa semana um colega teve um percalço grave/bizarro com essa mobo e na dúvida acabou devolvendo o combo inteiro para não perder o prazo de arrependimento, mas acho e prefiro acreditar que foi caso isolado (link).
Sobre o processador, pessoalmente esse carinha não me chama muito a atenção mas vai depender do uso da máquina, deixei algumas considerações aqui.
Eu teria optado memórias um pouco mais rápidas também... qual o chip/latências dessas Fury? São EXPO ou XMP?
Como já bateu o martelo o negócio é botar pra funcionar, ver como vai ficar e ir otimizando dentro das possibilidades.
Os meus timmings ficaram assim no final. Talvez tenha margem para otimizar ainda mais o desempenho, alguns timmings cheguei no limite, outros não, mas como já cheguei praticamente no limite do teto de desempenho das memórias ram pra esse processador, resolvi finalizar ai. Qualquer melhoria já não trás mais nenhum retorno prático.
Fiz alguns ajustes aqui me baseando no que pude reduzir comparativamente à sua DDR5, já as suas acho que dá para deixar 28-36-34-30. Sempre salve um becape antes de tentar mexer. Suas temporizações são bem apertadas, eu até consegui 28-36-36 e, no entanto, tive de mexer na impedância das memórias. Como sua refrigeração é melhor, também conseguiu baixar a tensão no VSOC frente ao meu resultado.
FCLK pode deixar em 2066MHz com memórias 6200MHz e, se conseguir 6400MTs, então pode subir para 2133MHz
TRFxxx não precisa ficar baixando demais, são refreshes para a memória pegar fôlego entre processo de carga/descarga
agora essas tensões MEM VDD e VDDQ estão baixas para DDR5, deve ser um bug
Fiz alguns ajustes aqui me baseando no que pude reduzir comparativamente à sua DDR5, já as suas acho que dá para deixar 28-36-34-30. Sempre salve um becape antes de tentar mexer. Suas temporizações são bem apertadas, eu até consegui 28-36-36 e, no entanto, tive de mexer na impedância das memórias. Como sua refrigeração é melhor, também conseguiu baixar a tensão no VSOC frente ao meu resultado.
FCLK pode deixar em 2066MHz com memórias 6200MHz e, se conseguir 6400MTs, então pode subir para 2133MHz
TRFxxx não precisa ficar baixando demais, são refreshes para a memória pegar fôlego entre processo de carga/descarga
Se não for pedir demais, compartilhem com a gente alguns benchmarks desses ajustes pra gente ver melhor as diferenças "práticas" e a evolução disso também, pode ser um aida64 e o que mais julgarem interessante.
Coloquei as aspas porque particularmente não vi diferença de 5600 para 6000mhz no dia a dia por aqui, ainda não tive tempo de dar um talento nas latências delas (C36) e o FCLK segue em 2000Mhz também.
Nos timmings primários, esses foram os menores valores que consegui sem perder a estabilidade. Se altero o valor deles de 36,36 já começa a aparecer algum tipo de problema em teste e eventualmente tenho problemas de instabilidade em uso, mas posso até analisar com mais carinho essa questão... já foi bastante dificil reduzir o tCL para 28, tinha uns timmings secundários mais apertados que impediam a estabilidade dele.
Sobre o MEM VDD e VDDQ, realmente está bugado e nem tinha percebido, mas na placa mãe foi setado 1.4v em ambos - padrão do EXPO.
O VSoc nem testei abaixo de 1.20v pra ser sincero, inclusive esses resultados podem ser estáveis até com valores menores, mas como tinha em mente que precisava deixar abaixo de 1.3v... comecei a estudar um pouco desse tipo de OC em DDR5 com a comunidade internacional e vi que o pessoal estava pegando esses resultados com 1.20v - então estabeleci o parâmetro nesse valor (O meu SOC está dando um pouquinho a mais porque estou usando calibração para deixar o mais alto possível, então a mobo até acrescenta um pouco, mas como sei que o valor é bem seguro, nem tive interesse em diminuir a compensação na calibração).
Sobre os 6400Mhz, estava conseguindo resultados tão fácil com 6200Mhz que pensei que conseguiria 6400Mhz... mas definitivamente tem muito erro em teste de estabilidade, tentei varias combinações e só comecei a reduzir os erros quando fui afrouxando os timmings acima do perfil EXPO da memória que já tem o seu perfil para 6400Mhz e foi nesse momento que percebi que era mais fácil e até melhor realmente ficar em 6200Mhz e focar nos timmings - isso me resultaria em latência menor.
Em relação ao INF, testei todos acima de 2000Mhz... o que tive melhor resultado com latência foi 2200Mhz, o pessoal indica testar eles e setar aquele que ficar melhor para o usuário, não parece ter um padrão pelo que pude extrair nas informações.
Sobre o tRFC agradeço pela dica, vou até brincar mais um pouquinho com ele, quando tava testando, aumentar ,estava aumentando a latência um pouquinho... e esses valores se manteve estável, resolvi manter assim, inclusive nem sei se é possível diminuir com estabilidade, não testei, mas já tinha consciência que eram valores baixos. Talvez eu aumente ele e vejo se ele me da folego em outros timmings secundários mais sensíveis - vou brincar com isso depois.
Esses resultados que peguei, pelo meu estudo dos feedback da comunidade internacional, é um resultado acima da média, mas é bem possível de conseguir sem grandes problemas se o usuário se dedicar um pouquinho.
O problema é realmente os 6400Mhz, parece que é muito loteria mesmo... (Ryzen são bem limitados na frequência em relação a Intel nesse momento).
Melhor resultado que vi pelos usuários a fora em latência foi 53ns, os outros que foram bons variava no geral entre 54ns a 56ns (Aqui já precisa ir apertando um por um e salvando o perfil antecedente como você mesmo mencionou - a taxa de instabilidade aumenta um tanto mais).
Se trabalhar um pouquinho as memórias, vejo que qualquer usuário consegue colocar abaixo de 60ns, é bem acessível esse resultado Hynix A-Die.
EXPO é um bom resultado e extremamente prático, mas fica na casa dos 63/65ns.
O usuário escolhe se vale a pena ou não, mas os Ryzen desde sempre foram sensíveis a memória, eu dedicaria mais meu tempo a memória do que clock se tivesse que escolher algum.
Se não for pedir demais, compartilhem com a gente alguns benchmarks desses ajustes pra gente ver melhor as diferenças "práticas" e a evolução disso também, pode ser um aida64 e o que mais julgarem interessante.
Coloquei as aspas porque particularmente não vi diferença de 5600 para 6000mhz no dia a dia por aqui, ainda não tive tempo de dar um talento nas latências delas (C36) e o FCLK segue em 2000Mhz também.
Como demoraria muito pra realizar esse tipo de teste para demonstrar, vou apenas te indicar esse vídeo demonstrando os benefícios da otimização de memória ram em prática:
Meu combo é voltado para jogos, até uso um App ou outro, mas nada muito profissional, então é onde essa otimização de memórias me interessa mais e trás resultados expressivos. Acredito que tenha efeito positivo em várias aplicações também de acordo com a sensibilidade do app para com latência e largura de banda, ''um ganho mínimo'' já é esperado porque o desempenho do processador aumenta um pouco. A sensibilidade desse ganho vai depender da importância da memória ram para o aplicativo. Pra jogos no geral é expressivo principalmente nas mínimas 0.1% Low e 1% Low, além de manter as médias mais estáveis - mesmo que não haja ganhos expressivos.
O que é interessante destacar é que os processadores Ryzen quanto ao aspecto desempenho, desde da primeira geração de processadores em AM4, se beneficia muito com a maximização de frequência e diminuição de timmings.
Em algumas páginas comentei que usei um processador em cada geração dos AM4 e que tinha praticamente o desempenho de um processador Intel rival equivalente naquela época, e isso se deve muito porque já usava memórias Samsung B-Die (Os melhores chips pra desempenho em AM4), sem isso, os processadores ficavam um pouquinho abaixo, pelo menos nas primeiras gerações.
Com AM5 esse beneficio por ram ainda continua, mas agora você precisa procurar chips Hynix A-Die.
Acho que o mais interessante nos AM5 é que qualquer usuário pode comprar uma memória com um chip desse sem muitas dificuldades, já no AM4, Samsung B-Die eram mais escassas e o preço mais alto. (Hoje em dia tem fácil na China).
Enfim, postei o teste de estabilidade que o amigo pediu e coloquei meus resultados no aida 64 (um pouquinho mais alto porque tinha uns app de fundo rodando), aproveitei pra acrescentar meus resultados no Cinebench R23 que são excelentes para o processador. Quase 20000pts na versão não X, a otimização de memória ajuda a melhorar o desempenho geral do processador e colocar ele entre um 7700X Stock e com OC.
Aqui gosto de usar o TM5 com o perfil do usmus V3, é a forma mais rápida que encontrei de verificar estabilidade desde o AM4 e me mostrou ser muito confiável nos últimos anos.
Para o teste de estabilidade final, deixo rodando umas 9 rodadas e ao mesmo tempo gosto de abrir umas 100 abas no navegador que é justamente pra prover uma forte demanda para a ram.
Na minha experiencia com AM4 e vem se provando ser válido para AM5, se passa nesse teste sem erros é estável 24/7.
Por fim, pra verificar a estabilidade do IMC, gosto de usar o próprio teste estresse do AIDA em 20/40 minutos. (Se tiver erro, provavelmente o IMC não é estavel e preciso adaptar as voltagem, principalmente em SOC).
o HCI MemTest tenho ele, mas é mais demorado, e geralmente quando passa no TM5, na condição que testei, passa por ele também.
Nos timmings primários, esses foram os menores valores que consegui sem perder a estabilidade. Se altero o valor deles de 36,36 já começa a aparecer algum tipo de problema em teste e eventualmente tenho problemas de instabilidade em uso, mas posso até mexer mais depois pra analisar... já foi bastante dificil reduzir o tCL para 28, tinha uns timmings secundários mais apertados que impediam a estabilidade dele.
Sobre o MEM VDD e VDDQ, realmente está bugado e nem tinha percebido, mas na placa mãe foi setado 1.4v em ambos. O VSoc nem testei abaixo de 1.20v pra ser sincero, inclusive esses resultados podem ser estáveis até com valor menor, mas como tinha em mente que precisava deixar abaixo de 1.3v... comecei a estudar um pouco desse tipo de OC em DDR5 com a comunidade internacional e vi que o pessoal estava pegando esses resultados com 1.20v - então estabeleci o parâmetro nesse valor (O meu SOC está dando um pouquinho a mais porque estou usando calibração para deixar o mais alto possível, então a mobo até acrescenta um pouco, mas como sei que o valor é bem seguro, nem tive interesse em diminuir a compensação na calibração).
Sobre os 6400Mhz, estava conseguindo resultados tão fácil com 6200Mhz que pensei que conseguiria 6400Mhz... mas definitivamente tem muito erro em teste de estabilidade, tentei varias combinações e só comecei a reduzir os erros quando fui afrouxando os timmings acima do perfil EXPO da memória que já tem o seu perfil para 6400Mhz e foi nesse momento que percebi que era mais fácil e até melhor realmente ficar em 6200Mhz e focar nos timmings - isso me resultaria em latência menor.
Em relação ao INF, testei todos acima de 2000Mhz... o que tive melhor resultado com latência foi 2200Mhz, pessoal indica testar eles e setar aquele que ficar melhor para o usuário, não parece ter um padrão pelo que pude extrair nas informações.
Sobre o tRFC agradeço pela dica, vou até brincar mais um pouquinho com ele, mas quando tava testando, aumentar ele, estava aumentando a latência um pouquinho... e esses valores se manteve estável, resolvi manter assim, inclusive nem sei se é possível diminuir com estabilidade, não testei, mas já tinha consciência que eram valores baixos. Talvez eu aumente ele e vejo se ele me da folego em outros timmings secundários mais sensíveis - vou brincar com isso depois.
Esses resultados que peguei, pelo meu estudo com a comunidade internacional, é um resultado acima da média, mas é bem possível de conseguir sem grandes problemas se o usuário se dedicar um pouquinho.
O problema é realmente os 6400Mhz, parece que é muito loteria mesmo... (Ryzen são bem limitados na frequência em relação a Intel nesse momento).
Melhor resultado que vi pelos usuários a fora em latência foi 53ns, os outros que foram bons variava no geral entre 54ns a 56ns (Aqui já precisa ir apertando um por um e salvando o perfil antecedente).
Se trabalhar um pouquinho as memórias, vejo que qualquer usuário consegue colocar abaixo de 60ns, é bem acessível esse resultado.
EXPO é um bom resultado e extremamente prático, mas fica na casa dos 63/65ns.
O usuário escolhe se vale a pena ou não, mas os Ryzen desde sempre foram sensíveis a memória, eu dedicaria mais meu tempo a memória do que clock se tivesse que escolher algum.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Como demoraria muito pra realizar esse tipo de teste para demonstrar, vou apenas te indicar esse vídeo demonstrando os benefícios da otimização de memória ram em prática:
Meu combo é voltado para jogos, até uso um App ou outro, mas nada muito profissional, então é onde essa otimização de memórias me interessa mais e trás resultados expressivos. Acredito que tenha efeito positivo em várias aplicações também de acordo com a sensibilidade do app para com latência e largura de banda, ''um ganho mínimo'' já é esperado porque o desempenho do processador aumenta um pouco. A sensibilidade desse ganho vai depender da importância da memória ram para o aplicativo. Pra jogos no geral é expressivo principalmente nas mínimas 0.1% Low e 1% Low, além de manter as médias mais estáveis - mesmo que não haja ganhos expressivos.
O que é interessante destacar é que os processadores Ryzen quanto ao aspecto desempenho, desde da primeira geração de processadores em AM4, se beneficia muito com a maximização de frequência e diminuição timmings.
Em algumas páginas comentei que usei um processador em cada geração dos AM4 e que tinha praticamente o desempenho de um processador Intel rival equivalente naquela época, e isso se deve muito porque já usava memórias Samsung B-Die (Os melhores chips pra desempenho em AM4), sem isso, os processadores ficavam um pouquinho baixo, pelo menos nas primeiras gerações.
Com AM5 esse beneficio ainda continua, mas agora você precisa procurar chips Hynix A-Die.
Acho que o mais interessante nos AM5 é que qualquer usuário pode comprar uma memória com um chip desse sem muitas dificuldades, já no AM4, Samsung B-Die eram mais escassas e o preço mais alto. (Hoje em dia tem fácil na China).
Enfim, postei o teste de estabilidade que o amigo pediu e coloquei meus resultados no aida 64 (um pouquinho mais alto porque tinha uns app de fundo rodando), aproveitei pra acrescentar meus resultados no Cinebench R23 que são excelentes para o processador. Quase 20000pts na versão não X, a otimização de memória ajuda a melhorar o desempenho geral do processador e colocar entre um 7700X Stock e sem OC.
Aqui gosto de usar o TM5 com o perfil do usmus V3, é forma mais rápida que encontrei de verificar estabilidade desde o AM4 e me mostrou ser muito confiável nos últimos anos.
Para o teste de estabilidade final, deixo rodando umas 9 rodadas e ao mesmo tempo gosto de abrir umas 100 abas no navegador que é justamente pra prover uma forte demanda para a ram.
Na minha experiencia com AM4 e vem se provando ser válido para AM5, se passa nesse teste sem erros é estável 24/7.
Por fim, pra verificar a estabilidade do IMC, gosto de usar o próprio teste estresse do AIDA em 20/40 minutos. (Se tiver erro, provavelmente o IMC não é estavel e preciso adaptar as voltagem, principalmente em SOC).
o HCI MemTest tenho ele, mas é mais demorado, e geralmente quando passa no TM5, na condição que testei, passa por ele também.
Sem querer desmerecer, mas 15 minutos de perfil padrão usmus não vale de nada, recomendo o Anta777 Extreme1 ou ABSOLUT tbm no TM5, pra testes de voltagens mínimas do IMC eu recomendo Y-Cruncher os testes N64, HNT e VST, ao menos pra Intel são muito úteis em achar o mínimo estavel em coisa de 2 minutos.
Mas é isso, OC de RAM é onde existe o maior ganho de FPS atualmente, CPU deixou de ser meta há muito tempo, acho que na verdade nunca foi, um 7800X3D não ganha de um 13900k se o cara do 13900k usar memórias com OC e o de Ryzen usar XMP basicão. Ah não ser claro aqueles jogos que o ganho são absurdos do 3D Cache como SOTTR, HZD, etc.
Ah e ideal pra AM5 é Hynix M-Die, A-Die é melhor pra Intel que vai ao infinito e além nos clocks.
Importante se atentar a temperatura tbm da RAM, toda RAM que tem sensor mostra no HWiNFO64 a temperatura, as vezes um dia frio vc consegue um OC mas aquele mesmo OC num dia quente não é mais estável pela temperatura, por isso ideal certificar a estabilidade em toda temperatura ambiente, e vale lembrar que jogando a placa de vídeo esquenta e joga ar quente direto nas memórias também.
Sem querer desmerecer, mas 15 minutos de perfil padrão usmus não vale de nada, recomendo o Anta777 Extreme1 ou ABSOLUT tbm no TM5, pra testes de voltagens mínimas do IMC eu recomendo Y-Cruncher os testes N64, HNT e VST, ao menos pra Intel são muito úteis em achar o mínimo estavel em coisa de 2 minutos.
Mas é isso, OC de RAM é onde existe o maior ganho de FPS atualmente, CPU deixou de ser meta há muito tempo, acho que na verdade nunca foi, um 7800X3D não ganha de um 13900k se o cara do 13900k usar memórias com OC e o de Ryzen usar XMP basicão. Ah não ser claro aqueles jogos que o ganho são absurdos do 3D Cache como SOTTR, HZD, etc.
Bem, entendo sua recomendação, fazia testes de estabilidade extensos com vários apps na época do AM4, principalmente no inicio, mas na medida que minha experiencia com a plataforma AM4 foi aumentando e fui errando e acertando em OC (Gastava horas mesmo), fui conseguindo otimizar melhor essa abordagem de testes e encontrar formas mais eficientes e rápidas de chegar nesses mesmo resultado. A sua recomendação é excelente, mas exige muito tempo para chegar em resultados que podem ser alcançados de formas mais eficaz ao meu ver.
O único destaque que faço é que não gosto do perfil do Anta777 pro TM5, apesar de ser um dos recomendáveis pela comunidade, já tive falso positivo com ele que não tive com o Usmus V3 - tenho muita confiança nesse, se mostrou muito confiável ao longo do tempo, mas é um dos mais antigos também; ficou pelo caminho nas recomendações.
Esse teste com essa metodologia que adotei na forma que expliquei (Não são 15 minutos, são 9 ciclos para estabilidade total - fiz um teste rápido só pra demonstrar que a probabilidade de estabilidade é muito alta - um perfil instável se revela em 3 ciclos facilmente no perfil Usmus V3, os 9 ciclos é pra confiabilidade total, que se mostrou mais que o suficiente para presumir a estabilidade da memória.
Para o IMC, realmente gosto do teste pesado do AIDA64, não é extremamente agressivo e igual alguns apps e uns 40 minutos é o suficiente pra demonstrar uma falha. (Se a memória é estável e você elimina ela como um fator problema, estabilizar o IMC se torna mais fácil e detectável).
Na prática, nunca tive um falso positivo, e quando tive erros que forcei e insisti, isso realmente se demonstrou na prática do dia a dia em algum momento mesmo que fosse uma amostra mínima (perto da estabilidade).
Enfim, fica minha sugestão ao pessoal como metodologia.
Bem, entendo sua recomendação, fazia testes de estabilidade extensos com vários apps na época do AM4, principalmente no inicio, mas na minha medida que minha experiencia com a plataforma AM4 foi aumentando e fui errando e acertando em OC (Gastava horas mesmo), fui conseguindo otimizar melhor essa abordagem de testes e encontrar formas mais eficientes e rápidas de chegar nesses mesmo resultado. A sua recomendação é excelente, mas é muito tempo para chegar em resultados que podem ser alcançado de formas mais eficaz ao meu ver.
O único destaque que faço é que não gosto do perfil do Anta777 Extreme1 pro TM5, apesar de ser um dos recomendáveis pela comunidade, já tive falso positivo com ele que não tive com o Usmus V3 - tenho muita confiança nesse, se mostrou muito confiável ao longo do tempo, mas é um dos mais antigos também; ficou pelo caminho nas recomendações.
Esse teste com essa metodologia que adotei na forma que expliquei (Não são 15 minutos, são 9 ciclos para estabilidade total - fiz um rápido só pra demonstrar que a probabilidade de estabilidade é muito alta - um perfil instável se revela em 3 ciclos facilmente, os 9 ciclos é pra confiabilidade total, que se mostrou mais que o suficiente para presumir a estabilidade da memória e do IMC (Carga pesada, média e leve), nunca tive um falso positivo, e quando tive erros, isso realmente aconteceu na prática em algum momento mesmo que fosse uma amostra mínima (perto da estabilidade).
Enfim, fica minha sugestão ao pessoal como metodologia.
Cara nem sempre, eu já tive perfil que gerava erro depois de 1h30 em percurso, um errinho maldito e não era temperatura nem nada, que passaria batido nesse usmus aí, mas obviamente isso é pra quem é mais chato com estabilidade, jogando e usando o PC normalmente dificilmente daria problema esse 1 errinho, mas de curiosidade rode de tempos em tempos um CMD com sfc /scannow com esse seu OC, não me espantaria se aparecesse que houve corrupção no SO após um tempo, outra coisa que falei vc nem sabe a temperatura que atingiu seus pentes durante esses testes, não mostrou na print que estava monitorando, hoje no BR em geral tá fazendo muito frio, se vc jogar +10 ou +15 graus por causa da ambiente mta memória já apresenta erros pelo calor e vc nem vai saber (além do fator placa de vídeo jogando ar quente tbm em cima).
erro de memória é difícil achar 100%, o que vejo aqui é que se coloco o barramento em 100,50MHz ou mais o BIOS buga, mas não sei se é um problema específico da Asus. O que acontece é as tensões serem jogadas para o alto, mesmo que o perfil seja salvo como becape, se preciso zerar as configurações e uso o becape, tensões como UMC e VSOC são configuradas bem para o maior valor. E no geral, qualquer coisa acima de 100MHz já deixa o sistema meio instável sendo que por um tempo pode até parecer estável, mas uma hora dá pane. E para o pessoal não ficar achando que isso é exclusividade da AMD, na plataforma Intel que eu tive também havia esse mesmo problema que jamais foi resolvido.
eu faço vários testes, com o Windows que tem um teste de memória e o TM5 enquanto navego ou uso outros programas para tentar forçar falhas, mas elas vão surgir com o tempo, principalmente se a gente mexe em alguma outra coisa.
tem ajustes de impedância que são chatos de fazer, talvez isso influencie porque quando tentava manter 100.50MHz e fuçava na impedância, o sistema tinha menos erros em 6230MHz. Já para reduzir os timings foi preciso aumentar as tensões da memória
ainda não peguei programas que testem latência, como o Aida64
Cara nem sempre, eu já tive perfil que gerava erro depois de 1h30 em percurso, um errinho maldito e não era temperatura nem nada, que passaria batido nesse usmus aí, mas obviamente isso é pra quem é mais chato com estabilidade, jogando e usando o PC normalmente dificilmente daria problema esse 1 errinho, mas de curiosidade rode de tempos em tempos um CMD com sfc /scannow com esse seu OC, não me espantaria se aparecesse que houve corrupção no SO após um tempo, outra coisa que falei vc nem sabe a temperatura que atingiu seus pentes durante esses testes, não mostrou na print que estava monitorando, hoje no BR em geral tá fazendo muito frio, se vc jogar +10 ou +15 graus por causa da ambiente mta memória já apresenta erros pelo calor e vc nem vai saber (além do fator placa de vídeo jogando ar quente tbm em cima).
Então, as temperaturas da memória ficam em torno de 45°/50° em estresse com 9 ciclos no TM5 - usava o Hwinfo64 quando estava testando estabilidade. (Meu gabinete é um Full Tower com boa configuração de circulação de ar - até me facilita nesse aspecto).
Não citei as temperaturas das memórias porque considero algo básico a monitoração e já sei que estão bem controladas. Aqui na verdade estou abordando o assunto de forma mais superficial pra galera entender a parte mais conceitual, mas sim... é realmente muito importante a temperatura pelos motivos que explicou, inclusive o ciclo de 9 é mais por isso, um ciclo de 3 é excelente pra revelar algum problema, o de 9 é mais pra torturar um pouquinho mesmo e colocar em condição mais extrema - justamente pra dá mais confiabilidade ao resultado.
O teste do AIDA no IMC acaba sendo um teste adicional nesse sentido também porque todos os componentes vão para estresse e um aumenta a temperatura do outro em algum teto a depender da configuração física do sistema. (Não vejo necessidade ''torrar'' os componentes em estresse se já posso extrair isso se forma mais segura).
Rodo um de 3 pra encontrar instabilidade, se passar, a chance de ser estável é altíssima, vou pro de 9 para confirmar.
Depois o AIDA64 pra estressar o IMC. ( Um bom nível de estresse geral).
Clock em CPU, gosto de testar no uso mesmo, principalmente porque hoje trabalhamos com PBO em Ryzen ao invés de clock e voltagem fixa, deixo ele por último.
Se a minha memória e o IMC são estáveis, é fácil saber quando o problema é apenas algum fator relacionado ao ''Clock'' do CPU. (Falta de fornecimento de energia nas otimizações, falta de voltagem ou limitação da arquitetura em IPC, por ai vai...).
Uma das coisas que mais me atrapalhava na época que estava aprendendo a lidar com o Ryzen... é que precisava eliminar e ter certeza dos problemas de instabilidade com precisão nos componentes, sem ter um método e com testes extensos, fica muito cansativo e dificulta descobrir onde o problema está de fato.
Descartar a memória ram como um fator problema e saber que o problema só pode está em X ou Y acelera muito o processo de estabilidade.
Sobre verificação, gosto bastante de fazer a verificação do sfc /scannow de três em três meses, inclusive gosto de verificar a integridade dos arquivos do Windows, além de acompanhar se tem algum erro pelo visualizador de eventos do Windows que é muito importante em fase de teste de OC (Recomendo um App chamando Fix Win 11 - tem várias funcionalidades práticas como essas em cliques).
Enfim, tudo 100% pós overclock.
Um detalhe, no TM5 com o perfil do UsmusV3, se vc tiver um único erro, mesmo que o uso seja apenas jogando apenas sem carga pesada... pode ser 1 dia, uma semana, algumas horas... uma hora vem o crash no jogo, uma hora o navegador fecha sozinho, uma hora acontece algo que é sintoma de instabilidade... pode ser uma coisa ínfima, o problema aparece. Se tiver muito instável e com bastante erro no TM5, até tela azul.
Por isso que gosto dessa metodologia, é rápida e realmente bem eficaz.
erro de memória é difícil achar 100%, o que vejo aqui é que se coloco o barramento em 100,50MHz ou mais o BIOS buga, mas não sei se é um problema específico da Asus. O que acontece é as tensões serem jogadas para o alto, mesmo que o perfil seja salvo como becape, se preciso zerar as configurações e uso o becape, tensões como UMC e VSOC são configuradas bem para o maior valor. E no geral, qualquer coisa acima de 100MHz já deixa o sistema meio instável sendo que por um tempo pode até parecer estável, mas uma hora dá pane. E para o pessoal não ficar achando que isso é exclusividade da AMD, na plataforma Intel que eu tive também havia esse mesmo problema que jamais foi resolvido.
eu faço vários testes, com o Windows que tem um teste de memória e o TM5 enquanto navego ou uso outros programas para tentar forçar falhas, mas elas vão surgir com o tempo, principalmente se a gente mexe em alguma outra coisa.
tem ajustes de impedância que são chatos de fazer, talvez isso influencie porque quando tentava manter 100.50MHz e fuçava na impedância, o sistema tinha menos erros em 6230MHz. Já para reduzir os timings foi preciso aumentar as tensões da memória
Você desativou o spread spectrum na BIOS e setou o BCLK em 100Mhz? (geralmente fica na primeira página da BIOS).
Pra Overclock, só é recomendável fazer modificação no BCLK se a mobo puder fazer isso de forma assíncrona - Geralmente só as Crosshair conseguem fazer isso. A maioria das demais mobo no geral só consegue fazer de forma síncrona e isso afeta todos os componentes.
O spread spectrum na BIOS se tiver ligado... a mobo pode aumentar ou diminuir a frequência do BLCK sem sua vontade e o comum é como você mesmo falou: gerar instabilidade do sistema.
Esse aumento, por mais ínfimo que seja... aumenta a frequência de todos os componentes e, assim, se é um sistema stock que usa somente um perfi EXPO, não causa instabilidade porque a margem de estabilidade é grande, mas quando estamos falando de Overclock e principalmente em perfis que estão perto do limite da sua capacidade, qualquer alteração é capaz de causar instabilidade, inclusive uma variação de BCLK.
Meu sistema aqui fica cravado em 100Mhz, mas se do nada ele aumentasse para 100,50Mhz é bem provável que ficária instável porque já estou muito perto do limite nos componentes e isso iria gerar como resultado um aumento de frequência da memória involuntário que nessa condição é suficiente pra ficar instável.
Recomendo a metodologia naquela ordem cronológica que indiquei justamente pra evitar misturar a avaliação dos componentes e gerar erro de avaliação. (Use o Perfil UsmusV3 - é excelente, já testei uns 5 perfis e pra mim o mais preciso).
Antigamente eu dava um passo pra frente e dois pra trás muito por conta de começar a mexer na BIOS sem ter certeza se algo tá funcionando legal ou não em busca do erro - uma avaliação errada nossa pode nos fazer pegar uma boa configuração e descartar por instabilidade por engano.
kkkkk Jesus, conseguiu piorar, ''default serj'' de 9 minutos, 9 minutos não bate nem o pico de calor da RAM, e vc não deveria mexer no PC enquanto faz o teste, vai designar memória que deveria estar consumida totalmente para o teste para outras aplicações e não vai ser um teste apropriado. Vc tá monitorando tudo aí no HWiNFO64 mas o essencial que é temperatura da memória não tá kkkkk. Vou te dar um exemplo de teste:
Veja 4300CL15 (o limite em frequência que meu IMC boota em Gear 1), repare que a temperatura máxima atingida dos chips de memória foi 41.5c, esse profile de RAM não passa acima de 45 graus, começa a pipocar erros, ou seja, eu não uso ele como 24/7 (mas queria muito kkk) pois eu moro no Brasil e aqui faz ambiente de 35 graus as vezes e não tenho watercooler nas memórias, logo descartei e uso 4133CL15 atualmente que eu consigo estabilidade mesmo até 53 graus. O que não é difícil atingir se eu não tiver uma fan apontada para os pentes e jogando com a placa a 400W cuspindo fogo nas RAM
Tem que dar importância ao fator crucial que é a temperatura, num OC é um dos fatores mais impactantes, pra tudo, CPU, GPU, RAM...
Então, as temperaturas da memória ficam em torno de 45°/50° em estresse com 9 ciclos no TM5 - usava o Hwinfo64 quando estava testando estabilidade. (Meu gabinete é um Full Tower com boa configuração de circulação de ar - até me facilita nesse aspecto).
Como tinha comentado, já tenho uma certa experiencia com OC em Ryzen - foi muito sofrimento na primeira e segunda geração Ryzen dos AM4 que me rendeu muita dor de cabeça, mas muito conhecimento também.
Não citei as temperaturas das memórias porque considero algo básico a monitoração e aqui estou abordando o assunto de forma mais superficial pra galera entender a parte mais conceitual, mas sim... é realmente muito importante a temperatura pelos motivos que explicou, inclusive o ciclo de 9 é mais por isso, um ciclo de 3 é excelente pra revelar algum problema, o de 9 é mais pra torturar um pouquinho mesmo e colocar em condição mais extrema - justamente pra dá mais confiabilidade ao resultado. O teste do AIDA no IMC acaba sendo um teste adicional nesse sentido também porque todos os componentes vão para estresse e um aumenta a temperatura do outro em algum teto a depender da configuração física do sistema.
Rodo um de 3 pra encontrar instabilidade, se passar, a chance de ser estável é altíssima, vou pro de 9 para confirmar.
Depois o AIDA64 pra estressar o IMC.
Clock em CPU, gosto de testar no uso mesmo, principalmente porque hoje trabalhamos com PBO em Ryzen ao invés de clock e voltagem fixa, deixo ele por último.
Se a minha memória e o IMC são estáveis, é fácil saber quando o problema é apenas algum fator relacionado ao ''Clock'' do CPU. (Falta de fornecimento de energia nas otimizações, falta de voltagem ou limitação da arquitetura em IPC, por ai vai...).
Uma das coisas que mais me atrapalhava na época que estava aprendendo a lidar com o Ryzen... é que precisava eliminar e ter certeza dos problemas de instabilidade com precisão nos componentes, sem ter um método e com testes extensos, fica muito cansativo e dificulta descobrir onde o problema está de fato.
Descartar a memória ram como um fator problema e saber que o problema só pode está em X ou Y, acelera muito o processo de estabilidade.
Sobre verificação, gosto bastante de fazer a verificação do sfc /scannow de três em três meses, inclusive gosto de verificar a integridade dos arquivos do Windows, além de acompanhar se tem algum erro pelo visualizador de eventos do Windows que é muito importante em fase de teste de OC (Recomendo um App chamando Fix Win 11 - tem várias funcionalidades práticas como essas em cliques).
Enfim, tudo 100%.
Um detalhe, no TM5 com o perfil do UsmusV3, se vc tiver um único erro, mesmo que o uso seja apenas jogando apenas sem carga pesada... pode ser 1 dia, uma semana, algumas horas... uma hora vem o crash no jogo, uma hora o navegador fecha sozinho, uma hora acontece algo que é sintoma de instabilidade... pode ser uma coisa ínfima, o problema aparece. Se tiver muito instável e com bastante erro no TM5, até tela azul.
Por isso que gosto dessa metodologia, é rápida e realmente bem eficaz.
Enfim, realmente recomendo você testar quando precisar um dia e fazer sua avaliação.
Você desativou o spread spectrum na BIOS e setou o BCLK em 100Mhz? (geralmente fica na primeira página da BIOS).
Pra Overclock, só é recomendável fazer modificação no BCLK se a mobo puder fazer isso de forma assíncrona - Geralmente só as Crosshair conseguem fazer isso. A maioria das demais mobo no geral só consegue fazer de forma síncrona e isso afeta todos os componentes.
O spread spectrum na BIOS se tiver ligado... a mobo pode aumentar ou diminuir a frequência do BLCK sem sua vontade e o comum é como você mesmo falou: gerar instabilidade do sistema.
Esse aumento, por mais ínfimo que seja... aumenta a frequência de todos os componentes e, assim, se é um sistema stock que usa somente um perfi EXPO, não causa instabilidade porque a margem de estabilidade é grande, mas quando estamos falando de Overclock e principalmente em perfis que estão perto do limite da sua capacidade, qualquer alteração é capaz de causar instabilidade, inclusive uma variação de BCLK.
Meu sistema aqui fica cravado em 100Mhz, mas se do nada ele aumentasse para 100,50Mhz é bem provável que ficária instável porque já estou muito perto do limite nos componentes e isso iria gerar como resultado um aumento de frequência da memória involuntário que nessa condição é suficiente pra ficar instável.
Recomendo a metodologia naquela ordem cronológica que indiquei justamente pra evitar misturar a avaliação dos componentes e gerar erro de avaliação. (Use o Perfil UsmusV3 - é excelente, já testei uns 5 perfis e pra mim o mais preciso).
Antigamente eu dava um passo pra frente e dois pra trás muito por conta de começar a mexer na BIOS sem ter certeza se algo tá funcionando legal ou não em busca do erro - uma avaliação errada nossa pode nos fazer pegar uma boa configuração e descartar por instabilidade por engano.
Spectrum sempre desligado. Eu achei o set custom ABSOLUT(01102021) @anta777, fiz testes num total de mais de 60 minutos num calor horrendo, a MC (controladora de memória) pediu mais tensão e fui subindo. Os tempos estão no padrão, sem reduzir, mas no modo STRICT
agora baixei a tensão MEM VDD/VDDQ, ambas em 1.350V
Spectrum sempre desligado. Eu achei o set custom ABSOLUT(01102021) @anta777, fiz testes num total de mais de 60 minutos num calor horrendo, a MC (controladora de memória) pediu mais tensão e fui subindo. Os tempos estão no padrão, sem reduzir, mas no modo STRICT
agora baixei a tensão MEM VDD/VDDQ, ambas em 1.350V
Entendi, se está desligado, então realmente não sei o que poderia tá causando a variação do FCLK.
Quanto aos testes, só recomendo acrescentar o UsmusV3 na bateria do TM5 com uns 9 ciclos (Uns 40 minutos). Como disse antes, não curto muito o anta777 porque já tive falso positivo nele algumas vezes que nunca aconteceu no UsmusV3, mas colocar um teste a mais não vai te prejudicar (Se sentir mais seguro assim).
Depois você testa o SOC e, por último, o CPU. (Sempre separado para você conseguir distinguir instabilidade).
Você realmente só precisa realizar um bom teste de qualidade que já é o bastante, você consegue diminuir bastante esse tempo de verificação e chega na sua referencia estável da mesma forma. (qualidade é mais importante que quantidade - demorei pra perceber isso, mas cheguei lá). Teste a metodologia que orientei e tire suas próprias conclusões.
Espero que encontre a estabilidade, depois irei tentar diminuir mais meus timmings e trago um feedback.
Alguem aí com placa msi com os novos beta? Pra minha b650 tem o 7E10v171, alguem usando ta tranquilo??
To a um mes com meu ryzen, e n baixei nenhuma bios nova, nem ativei xmp/expo, por medo das montanhas de instabilidades, crashes, problemas e etc, to com tudo stock e pra mim tá bem de boa até na verdade. Mas quero ativar expo alguma hora, afinal ela é 6000mhz e to usando 4800, mas praticamente todas as bios anteriores, principalmente a ultima que não era beta, vejo mtas reclamações de instabilidade.
Alguem aí com placa msi com os novos beta? Pra minha b650 tem o 7E10v171, alguem usando ta tranquilo??
To a um mes com meu ryzen, e n baixei nenhuma bios nova, nem ativei xmp/expo, por medo das montanhas de instabilidades, crashes, problemas e etc, to com tudo stock e pra mim tá bem de boa até na verdade. Mas quero ativar expo alguma hora, afinal ela é 6000mhz e to usando 4800, mas praticamente todas as bios anteriores, principalmente a ultima que não era beta, vejo mtas reclamações de instabilidade.
Não vejo motivo para receio, só ter uma cópia da bios que estiver usando e voltar se for o caso, o processo não leva nem 5 minutos.
Idem para as memórias trabalhando em stock mesmo na Bios atual, especialmente se a razão para essa escolha for baseada na internet e não em um teste ou problema in loco.
Entendi, se está desligado, então realmente não sei o que poderia tá causando a variação do FCLK.
Quanto aos testes, só recomendo acrescentar o UsmusV3 na bateria do TM5 com uns 9 ciclos (Uns 40 minutos). Como disse antes, não curto muito o anta777 porque já tive falso positivo nele algumas vezes que nunca aconteceu no UsmusV3, mas colocar um teste a mais não vai te prejudicar (Se sentir mais seguro assim).
Depois você testa o SOC e, por último, o CPU. (Sempre separado para você conseguir distinguir instabilidade).
Você realmente só precisa realizar um bom teste de qualidade que já é o bastante, você consegue diminuir bastante esse tempo de verificação e chega na sua referencia estável da mesma forma. (qualidade é mais importante que quantidade - demorei pra perceber isso, mas cheguei lá). Teste a metodologia que orientei e tire suas próprias conclusões.
Espero que encontre a estabilidade, depois irei tentar diminuir mais meus timmings e trago um feedback.
FCLK está estável, eu que havia mudado para 100.50MHz manualmente. Agora é na plataforma intel que eu tive esse tipo de problema, na gigabyte, eles automaticamente jogavam o bus clock para 115MHz e a chance de dar crash era imensa.
como eu não vou jogar e tenho a intenção de usar o modo máximo de economia ECO MODE, então ficar horas e horas forçando a máquina num consumo de 200 watts não tem muito sentido e o anta777 já pegou falhas depois de mais de 60 minutos com um calor considerável, visto que minha pasta térmica não está legal.
eu vi que o pessoal no forum OC tem conseguido até uns 6600MHz com memórias semelhantes às suas e com timings incrivelmente apertados. Como tenho apenas o XMP, o máximo que consegui foi 6200MHz e uma vez com 6400MHz mas travando no BIOS. A forma como consegui estabilizar foi pegar os dados do SPD que o BIOS mostra e colocar manualmente nas configurações, daí deixo o resto em automático com o modo STRICT ativo, para ver se forço o melhor timing possível, daí ajusto conforme apareceu e testo.
FCLK está estável, eu que havia mudado para 100.50MHz manualmente. Agora é na plataforma intel que eu tive esse tipo de problema, na gigabyte, eles automaticamente jogavam o bus clock para 115MHz e a chance de dar crash era imensa.
como eu não vou jogar e tenho a intenção de usar o modo máximo de economia ECO MODE, então ficar horas e horas forçando a máquina num consumo de 200 watts não tem muito sentido e o anta777 já pegou falhas depois de mais de 60 minutos com um calor considerável, visto que minha pasta térmica não está legal.
eu vi que o pessoal no forum OC tem conseguido até uns 6600MHz com memórias semelhantes às suas e com timings incrivelmente apertados. Como tenho apenas o XMP, o máximo que consegui foi 6200MHz e uma vez com 6400MHz mas travando no BIOS. A forma como consegui estabilizar foi pegar os dados do SPD que o BIOS mostra e colocar manualmente nas configurações, daí deixo o resto em automático com o modo STRICT ativo, para ver se forço o melhor timing possível, daí ajusto conforme apareceu e testo.
Ah, achei que seu FCLK estava mudando sozinho, então menos mal. É realmente recomendável trabalhar com 100mhz pra melhor estabilidade e trabalhar os demais fatores separados.
Por falar no perfil ECO, não sei muito como está planejando o seu consumo, mas tem um perfil interessante: o ECO 105W.
Se o seu objetivo for como o meu, maximização de desempenho com menos consumo, indico valores manuais por volta de 90W. Entrega mais desempenho que 105W porque esquenta menos e ainda fornece boa energia pra alto desempenho.
Quanto as memórias, vou ser bem sincero, acho dificil esses 6600Mhz serem 100% estáveis, na verdade deve ser bem instável, já é extremamente dificil conseguir estabilizar 6400Mhz por conta das limitações dos Ryzen 7000 - poucos conseguem, é meio que loteria do IMC. A maioria realmente bate no máximo nos 6200Mhz estáveis, inclusive vejo muita gente usando 6000Mhz por conseguirem colocar timmings bem menores que 6200Mhz e perder somente 200mhz na frequência - isso é algo que quero testar também, pode ser mais interessante o resultado final.
Aqui mesmo, falando dos 6400mhz, não consegui estabilidade até hoje e começo a achar que não vou conseguir hora nenhuma de um jeito que vale a pena pra uso estável. Replicando os mesmos valores do perfil EXPO para 6400Mhz (Da própria memória que tenho), já não fica estável nos testes de estabilidade nem com um bom relaxamento.
Uso valores significamente mais apertados nos timmings que os do perfil EXPO 6400Mhz para 6200Mhz. Acredito que pra conseguir estabilidade terei que afrouxar demasiadamente os timmings de forma que nessas condições ficará necessariamente com o desempenho pior que os 6200Mhz.
Depois vou fazer mais testes com 6000Mhz, 6200Mhz e 6400Mhz para tirar melhores conclusões.
Veja se a falha após 60 minutos é sempre no mesmo teste, e vc pode saber se o problema foi temperatura ou não se vc modificar o perfil (abre ele como bloco de notas) e põe o teste que acontece na falha pra ser o primeiro, com a memória fria, se der erro vc pode descartar que foi erro de temperatura. Tive uma memória que eu sempre começava testando pelo teste 14 do Anta777 Extreme1 pois sempre costumava dar erro nesse teste e esse é um teste que se vc não alterar no perfil costuma acontecer só no fim do ciclo e portanto passava ileso tudo até chegar nele, demorava mto.
Mas recomendo a todos que fazem OC de RAM usar uma fan apontada para os pentes, é essencial isso, quanto mais agressivo for seu OC e perto do limite, mais dependente de temperatura vai ser, conforme comentei anteriormente que só conseguia 4300CL15 abaixo de 45 graus.
Como disse antes, não curto muito o anta777 porque já tive falso positivo nele algumas vezes que nunca aconteceu no UsmusV3, mas colocar um teste a mais não vai te prejudicar (Se sentir mais seguro assim).
O que seria um falso positivo no Anta777? Um erro que ele não pegou mas o usmus pegou? Isso é normal e varia de teste pra teste, já tive perfil que passava no RAM Test Karhu (teste pago de 5 dólares que comprei na época) que é um teste muito bom pois vc pode por pra parar se der erro, mas falhava no Anta777 Extreme1. Não existe um teste que ganhe de todos, provavelmente vc vai ter algum perfil que precise de alguns tweaks a mais pra passar em todos, os mais usados e bons são HCI MemTest, RAM Test Karhu, TM5 (Anta777 Extreme1, ABSOLUT, usmus é bom mas precisa ficar mais tempo rodando igual vc disse que faz) e GSAT (Google Stress App Test). Se não me engano a G.Skill bina seus pentes e usa o HCI MemTest como certificação.
Pra voltagens mínimas do IMC recomendo o Y-Cruncher, vc consegue passar vários testes de RAM com uma voltagem no IMC mas que no Y-Cruncher falha, então por isso eu uso ele como final pra ver qual realmente é a voltagem mínima relacionada ao IMC.
Para o IMC, realmente gosto do teste pesado do AIDA64, não é extremamente agressivo e igual alguns apps e uns 40 minutos é o suficiente pra demonstrar uma falha. (Se a memória é estável e você elimina ela como um fator problema, estabilizar o IMC se torna mais fácil e detectável).
Em 1 ou 2 runs de 2 minutos cada vc determina voltagem mínima do IMC no Y-Cruncher, conforme falei os testes N64, HNT e VST, não precisa de 40 minutos de Aida.
Veja se a falha após 60 minutos é sempre no mesmo teste, e vc pode saber se o problema foi temperatura ou não se vc modificar o perfil (abre ele como bloco de notas) e põe o teste que acontece na falha pra ser o primeiro, com a memória fria, se der erro vc pode descartar que foi erro de temperatura. Tive uma memória que eu sempre começava testando pelo teste 14 do Anta777 Extreme1 pois sempre costumava dar erro nesse teste e esse é um teste que se vc não alterar no perfil costuma acontecer só no fim do ciclo e portanto passava ileso tudo até chegar nele, demorava mto.
Mas recomendo a todos que fazem OC de RAM usar uma fan apontada para os pentes, é essencial isso, quanto mais agressivo for seu OC e perto do limite, mais dependente de temperatura vai ser, conforme comentei anteriormente que só conseguia 4300CL15 abaixo de 45 graus.
O que seria um falso positivo no Anta777? Um erro que ele não pegou mas o usmus pegou? Isso é normal e varia de teste pra teste, já tive perfil que passava no RAM Test Karhu (teste pago de 5 dólares que comprei na época) que é um teste muito bom pois vc pode por pra parar se der erro, mas falhava no Anta777 Extreme1. Não existe um teste que ganhe de todos, provavelmente vc vai ter algum perfil que precise de alguns tweaks a mais pra passar em todos, os mais usados e bons são HCI MemTest, RAM Test Karhu, TM5 (Anta777 Extreme1, ABSOLUT, usmus é bom mas precisa ficar mais tempo rodando igual vc disse que faz) e GSAT (Google Stress App Test). Se não me engano a G.Skill bina seus pentes e usa o HCI MemTest como certificação.
Pra voltagens mínimas do IMC recomendo o Y-Cruncher, vc consegue passar vários testes de RAM com uma voltagem no IMC mas que no Y-Cruncher falha, então por isso eu uso ele como final pra ver qual realmente é a voltagem mínima relacionada ao IMC.
Em 1 ou 2 runs de 2 minutos cada vc determina voltagem mínima do IMC no Y-Cruncher, conforme falei os testes N64, HNT e VST, não precisa de 40 minutos de Aida.
deixa eu explicar melhor:
1 - usei o set custom ABSOLUT(01102021) @anta777 que já pegou as falhas em poucos minutos e fui mudando a configuração dos timings e clock da memória até encontrar quem era o causador da falha, em parte também foi a MC (controladora de memória que fica no IOD) porque meu cooler não está refrigerando tão bem ainda devido a pasta térmica estar ruim;
2 - testei em 6000MHz e depois 6200MHz um novo set de temporizações das DDR5 e o teste passou em 35 minutos e depois quase 40 minutos em sequência com bastante calor;
3 - as memórias chegaram a marcar perto de 64°C no maior estresse e, depois que acertei tudo, não houve mais erros reportados ou reboots;
4 - não tenho como forçar demais porque o cooler está tirando menos calor do que pode e não tem lógica danificar o processador para quem não vai jogar;
5 - veja no último spoiler lá acima o resultado que alcancei, até reduzi as tensões da DDR5 para 1.350V em 6200MHz.
Você tem que ver que o y-cruncher vai esquentar os núcleos Ryzen, porém o MC está no IOD, então se você tiver uma boa refrigeração, pode até ter clocks maiores na DDR5 e na MC, mas a tensão no MC será mais baixa do que estou usando. Se eu colocar uma refrigeração melhor, vou poder baixar as tensões, então forçar demais com refrigeração inadequada é burrice.
para fazer uso de testes muito pesados, a refrigeração deve estar muito boa, se a estabilidade ficou ok em duas rodadas, que é quando você atinge o máximo de calor, depois para um pouco fazendo o sistema reduzir um pouco as tensões e, depois, voltar a estressar antes de todo o calor dissipar, já estará testando algo válido na maior parte das cargas de trabalho. E o que eu fiz foi adequar a minha refrigeração com o que o sistema pode alcançar sem passar das margens de segurança. Ainda assim, o processador sofre danos que a gente nem vai se dar conta. É um processo que tem de ser feito com cautela.
agora no Ryzen 7000 você tem a opção de perder a garantia retirando o IHS para ter contato mais direto, daí a temperatura vai ficar tão boa que, a depender do seu cooler, pode alcançar clocks bem altos e desempenho excepcional. Mas a garantia já era.
O que o pessoal não está vendo é que o ECO MODE é muito bom, permite até chegar em clocks ótimos, ter bom desempenho e consumo regular. Se não fosse por isso não teria como ter usado inicialmente um Hyper T4 até trocar por um torre dual de 1,4KG. Existem dois modos: ECO MODE que permite consumir mais e o ECO MODE restrito, onde o consumo passa pouco acima. É esse último que estou usando: ECO MODE 175/105 restrito.
dica para configurar as temporizações da DDR5 em placas Asus AM5: peguem os valores dos tempos primários, que são os 4 primeiros, e os valores dos tempos de refresh, aqueles com TRF, todos esses tempos costumam vir na SPD da memória. Com esses valores ajustados, deixem o resto em auto, e ativem o STRICT MOD para que o training tente achar tempos mais estáveis, mas se não der certo, tentem os modos NORMAL e RELAX, porém, as temporizações podem ser bem ruins nesses casos. Lembre-se que o tRC = tRAS+tRP, isso lhe dará mais um timing. Cuidado com valores muito baixos nos TRFs, porque são tempos de refresh, não precisam baixar demais e o TFAW, que é um tempo que se for baixo demais, causa instabilidade, geralmente TFAW = 4xtRRDS. E testar memória é demorado, tem de ter paciência e testar uma a uma cada temporização modificada, exige tempo.
O pacote de jogos AMD Ryzen e Radeon STARFIELD já está disponível.
A promoção não se limita a compras separadas de GPUs Radeon e CPUs Ryzen, mas também sistemas completos com uma combinação do seguinte hardware:
A promoção é válida a partir de hoje e vai até o final de setembro, e os usuários têm até o dia 28 de outubro de 2023 para resgatar seus códigos dos jogos.
Processo de resgate do pacote AMD/Starfield
Compre um processador AMD Ryzen™ qualificado para receber um AMD RYZEN TOKEN CODE do varejista ou e-tailer participante.
Adquira uma placa de vídeo AMD Radeon™ qualificada para receber um AMD RADEON TOKEN CODE do varejista ou e-tailer participante.
Adquira um sistema AMD qualificado para receber um AMD A+A TOKEN CODE do varejista ou e-tailer participante.
Certifique-se de que o produto elegível esteja instalado no computador a partir do qual o resgate está sendo feito.
Digite o(s) código(s) do token AMD. O Código de Token é necessário para verificar a instalação do produto qualificado com a Ferramenta de Verificação do Produto (PVT). O PVT solicitará que você baixe um arquivo em seu computador. Aceitar todos os termos do PVT permitirá que ele execute e verifique o produto.
Selecione o(s) jogo(s) que deseja resgatar adicionando ao carrinho e confirme suas seleções.
Ative seu(s) jogo(s) seguindo as instruções na tela. Pode ser necessário clicar no link Ativação. Você pode ser solicitado a inserir as informações da sua conta da plataforma de jogos Steam para concluir a compra. Você pode precisar se inscrever para uma conta.
deixa eu explicar melhor:
1 - usei o set custom ABSOLUT(01102021) @anta777 que já pegou as falhas em poucos minutos e fui mudando a configuração dos timings e clock da memória até encontrar quem era o causador da falha, em parte também foi a MC (controladora de memória que fica no IOD) porque meu cooler não está refrigerando tão bem ainda devido a pasta térmica estar ruim;
2 - testei em 6000MHz e depois 6200MHz um novo set de temporizações das DDR5 e o teste passou em 35 minutos e depois quase 40 minutos em sequência com bastante calor;
3 - as memórias chegaram a marcar perto de 64°C no maior estresse e, depois que acertei tudo, não houve mais erros reportados ou reboots;
4 - não tenho como forçar demais porque o cooler está tirando menos calor do que pode e não tem lógica danificar o processador para quem não vai jogar;
5 - veja no último spoiler lá acima o resultado que alcancei, até reduzi as tensões da DDR5 para 1.350V em 6200MHz.
Você tem que ver que o y-cruncher vai esquentar os núcleos Ryzen, porém o MC está no IOD, então se você tiver uma boa refrigeração, pode até ter clocks maiores na DDR5 e na MC, mas a tensão no MC será mais baixa do que estou usando. Se eu colocar uma refrigeração melhor, vou poder baixar as tensões, então forçar demais com refrigeração inadequada é burrice.
para fazer uso de testes muito pesados, a refrigeração deve estar muito boa, se a estabilidade ficou ok em duas rodadas, que é quando você atinge o máximo de calor, depois para um pouco fazendo o sistema reduzir um pouco as tensões e, depois, voltar a estressar antes de todo o calor dissipar, já estará testando algo válido na maior parte das cargas de trabalho. E o que eu fiz foi adequar a minha refrigeração com o que o sistema pode alcançar sem passar das margens de segurança. Ainda assim, o processador sofre danos que a gente nem vai se dar conta. É um processo que tem de ser feito com cautela.
agora no Ryzen 7000 você tem a opção de perder a garantia retirando o IHS para ter contato mais direto, daí a temperatura vai ficar tão boa que, a depender do seu cooler, pode alcançar clocks bem altos e desempenho excepcional. Mas a garantia já era.
O que o pessoal não está vendo é que o ECO MODE é muito bom, permite até chegar em clocks ótimos, ter bom desempenho e consumo regular. Se não fosse por isso não teria como ter usado inicialmente um Hyper T4 até trocar por um torre dual de 1,4KG. Existem dois modos: ECO MODE que permite consumir mais e o ECO MODE restrito, onde o consumo passa pouco acima. É esse último que estou usando: ECO MODE 175/105 restrito.
dica para configurar as temporizações da DDR5 em placas Asus AM5: peguem os valores dos tempos primários, que são os 4 primeiros, e os valores dos tempos de refresh, aqueles com TRF, todos esses tempos costumam vir na SPD da memória. Com esses valores ajustados, deixem o resto em auto, e ativem o STRICT MOD para que o training tente achar tempos mais estáveis, mas se não der certo, tentem os modos NORMAL e RELAX, porém, as temporizações podem ser bem ruins nesses casos. Lembre-se que o tRC = tRAS+tRP, isso lhe dará mais um timing. Cuidado com valores muito baixos nos TRFs, porque são tempos de refresh, não precisam baixar demais e o TFAW, que é um tempo que se for baixo demais, causa instabilidade, geralmente TFAW = 4xtRRDS. E testar memória é demorado, tem de ter paciência e testar uma a uma cada temporização modificada, exige tempo.
Na real nos Intel o IMC tbm fica no die da CPU e o TM5 não esquenta quase nada a CPU nos testes, é um teste pra memória mesmo, mas sim se o IMC estiver muito muito quente vc pode ter um OC falhando por causa disso, mas é difícil saber e difícil esquentar tanto assim, ao menos rodando stress de memória e olhando como base as temperaturas dos núcleos que fica bem baixinho. O Y-Cruncher esses 3 testes que indiquei são exclusivos pra testar memória e IMC mesmo, tanto que nesse teste a memória esquenta até mais que rodando TM5, e ele é bem certeiro com apenas 1 ou 2 runs de 2 minutos cada já acusa se algo falhou e vc precisa subir a voltagem. Mas sim o N64 esquenta bem a CPU também, é como se fosse um calor de Cinebench R23 mais ou menos, mas nada a se preocupar, mas alerto pois vc disse que sua refrigeração está bem ruim pra CPU né. E provavelmente por ter batido 64 graus vc nem tem uma fan apontada pra memória, essa temperatura é extremamente alta pra quem faz OC e pode impactar demais em futuros profiles se vc for afinando cada vez mais, recomendam no máximo 45-50 graus.