[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início

AMD Ryzen 9 7900X3D cai para US$ 433 na Black Friday​

Ofertas AMD Ryzen 7000/5000 para a Black Friday​

O preço da CPU AMD Ryzen finalmente muda na Black Friday. Embora os grandes descontos ainda sejam escassos, há um negócio que se destaca: o Ryzen 9 7900X3D de 12 núcleos agora custa US$ 433, marcando seu menor custo até o momento. Notavelmente, esse preço na Amazon está ainda abaixo da opção de retirada na loja do MicroCenter.
HxGBapP.png

Este SKU específico pode não ser a melhor escolha para os jogadores, já que aqueles com um orçamento limitado preferem o 7800X3D, mais acessível, reconhecido como o melhor CPU para jogos da AMD no momento. Para usuários que necessitam de mais poder de processamento para diversas tarefas, o 7950X3D é uma escolha provável.

De forma encorajadora, ambos os SKUs estão incluídos nas ofertas da Black Friday da AMD na Amazon, com o 7950X3D por US$ 588, um pouco mais caro que o 7950X sem 3D V-Cache, e o 7800X3D por US$ 359. Embora este último tenha visto preços mais baixos, esta promoção da Black Friday representa um momento oportuno para comprar este CPU.

AMD Ryzen 7000 (AM5/Zen4)

LC1HxBR.png

Além disso, a plataforma AM4 testemunha reduções de preços da AMD. O 5800X3D agora está listado por US$ 290, e seu equivalente sem o 3D V-Cache é uma pechincha por US$ 174, especialmente considerando sua capacidade de 8 núcleos. As CPUs de desktop Zen3 com 12 núcleos estão disponíveis por US$ 289, enquanto a principal CPU desta série é vendida por US$ 434.

AMD Ryzen 5000 (AM4/Zen3)

Na Newegg esse 7900X3d esta $501 só que vc "ganha" um kit de 32gb ddr5 6000. o negócio é esperar até amanhã pra ver se melhora

AMD Ryzen 9 7900X3D cai para US$ 433 na Black Friday​

Tá caro.
É um processador muito bom, até meio injustiçado em reviews. Mas tem o kit com i7-14700K+Z690+32GB DDR5 por 500 dólares. Não vejo sentido em levar só o 7900X3D por U$430.
O 7900X3D não precisa cair de preço, ele precisa de um bundle que agregue valor.

Tá caro.
É um processador muito bom, até meio injustiçado em reviews. Mas tem o kit com i7-14700K+Z690+32GB DDR5 por 500 dólares. Não vejo sentido em levar só o 7900X3D por U$430.
O 7900X3D não precisa cair de preço, ele precisa de um bundle que agregue valor.
Sim mas ainda acho que cai o preço final na casa dos U$399.

Sim mas ainda acho que cai o preço final na casa dos U$399.
Ainda acho um valor alto pro CPU sozinho, quando dá pra levar o kit completo do i7-13700K por 450.
Minha experiência com meus amigos nos EUA é que pouca gente tá comprando esses CPUs sozinhos, com exceção do 7800X3D, justamente por causa do valor agregado dos kits.

Ainda acho um valor alto pro CPU sozinho, quando dá pra levar o kit completo do i7-13700K por 450.
Minha experiência com meus amigos nos EUA é que pouca gente tá comprando esses CPUs sozinhos, com exceção do 7800X3D, justamente por causa do valor agregado dos kits.
Sozinho não vale + vem com Kit de memória DDR 6000 comprando na newegg porém a U$501.

Como está o tempo de boot?

As memorias são expo ou xmp?
Opa, está levando 1 minuto. Uma media de 30 segundos até a placa mãe "startar" (apagar as luzes da MB de CPU/DRAM) e mais 30 segundos até a tela do windows.
Não entrei em bios nem nada pra tentar "otimizar" isso. 1 minuto pra mim não é algo que incomode.

Essas memorias são EXPO/XMP. Mas estão configuradas pra iniciar em EXPO I na bios.

Sim, a Intel esta com preços bem agressivos, por exemplo peguei 2 12600KF por $140 cada.

Sim, a Intel esta com preços bem agressivos, por exemplo peguei 2 12600KF por $140 cada.

Tu chegou a olhar o TikTok Shop? A NewEgg tava vendendo o i5-12600KF por 90 dólares lá.

Tu chegou a olhar o TikTok Shop? A NewEgg tava vendendo o i5-12600KF por 90 dólares lá.
Não, é no tik tok ou é um aplicativo? :hmm:
Eu consigo comprar lá do Brasil?

Última edição:
Não, é no tik tok ou é um aplicativo? :hmm:
Eu consigo comprar lá do Brasil?

É dentro do aplicativo/site do TikTok até onde sei. Eu nunca cheguei a usar.
Também não sei se dá bloqueio de IP ao tentar comprar do Brasil.

É dentro do aplicativo/site do TikTok até onde sei. Eu nunca cheguei a usar.
Também não sei se dá bloqueio de IP ao tentar comprar do Brasil.
Vi aqui, ele bloqueia. Mais tarde vou ver se com uma VPN vai.

Atualmente eu tenho um i7 8700k e uma rtx 3070, eu tava querendo comprar um processador novo, já que, não sei porque, este computador não tanka o CS2, e Fortnite cai FPS direto quando vejo construções.
Eu estava planejando ou ir de 7700x ou 7900x. No Mercado Livre eu achei 2 Kits, um pra cada processador.

Kit com 7700x: R$5.620
Kit com 7900x: R$6.700

Ambos vem junto a placa mãe Gigabyte B650 Aorus Elite + 2 pentes de 32gb de ram Fury Beast.
Qual vocês acham que vale mais a pena? Ou talvez outro processador? Eu ainda planejo comprar com esses kits um ssd nvme 1tb e um water cooler pro processador..
Eu usaria o PC pra jogar e talvez pra fazer lives.

Inclusive já queria aproveitar para perguntar, qual water cooler vocês recomendam.

Atualmente eu tenho um i7 8700k e uma rtx 3070, eu tava querendo comprar um processador novo, já que, não sei porque, este computador não tanka o CS2, e Fortnite cai FPS direto quando vejo construções.
Eu estava planejando ou ir de 7700x ou 7900x. No Mercado Livre eu achei 2 Kits, um pra cada processador.

Ambos vem junto a placa mãe Gigabyte B650 Aorus Elite + 2 pentes de 32gb de ram Fury Beast.
Qual vocês acham que vale mais a pena? Ou talvez outro processador? Eu ainda planejo comprar com esses kits um ssd nvme 1tb e um water cooler pro processador..

Inclusive já queria aproveitar para perguntar, qual water cooler vocês recomendam.
Se o caso de uso for jogos, procura um kit com 7800X3D.
Não relacionado a isso, mas vendi um kit com um 7900X, uma Rog Strix B650E-F e 32GB de RAM DDR5 6000Mhz por 4.5k na OLX esses dias. Acho R$6700 num kit com o 7900X um valor altíssimo, mais um pouco de grana e tu organizar uma viagem pros EUA e ainda traz o kit junto. hehe

Se o caso de uso for jogos, procura um kit com 7800X3D.
Não relacionado a isso, mas vendi um kit com um 7900X, uma Rog Strix B650E-F e 32GB de RAM DDR5 6000Mhz por 4.5k na OLX esses dias. Acho R$6700 num kit com o 7900X um valor altíssimo, mais um pouco de grana e tu organizar uma viagem pros EUA e ainda traz o kit junto. hehe
eu acho que eu faria lives também, alem de que eu tenho que editar umas coisas, tipo vídeo e foto, será que esses threads a mais não faria uma diferença? pra ambos os casos

eu acho que eu faria lives também, alem de que eu tenho que editar umas coisas, tipo vídeo e foto, será que esses threads a mais não faria uma diferença? pra ambos os casos
Depende do programa e de como ele escala com mais threads. Mas não é uma compra que eu recomendo fazer sem mensurar antes de alguma forma.
Já o 7800X3D (e os 7900X3D/7950X3D) são consistentemente melhores em jogos, que parece ser seu caso de uso principal.

Não deu certo comprar o cooler lá da Suiça, e agora nem sei qual cooler (WC ou Air cooler) devo pegar pro meu futuro 7800 x3d :haha: :mas:

Não deu certo comprar o cooler lá da Suiça, e agora nem sei qual cooler (WC ou Air cooler) devo pegar pro meu futuro 7800 x3d :haha: :mas:

Tem NH-D15 Chromax em promoção na WAZ, se tu quiser AC.
No geral não tem muito erro não, é um processador frio pros padrões de hoje.

Tem NH-D15 Chromax em promoção na WAZ, se tu quiser AC.
No geral não tem muito erro não, é um processador frio pros padrões de hoje.
falando em cooler vc acha que o 7900 é frio? eu tava vendo umas review e o pessoal falou que sim, e que ele tem menos tdp, sei la como escreve

consegui estabilidade na minha DDR5 2x 32GB, ficar testando isso é um saco, mas ao menos consegui melhor do que um pessoal aí que comprou exatamente da mesma marca e modelo, e do mesmo vendedor em um Intel, e faltou ir até a China e espancar o chinês. E tem tb o pessoal com EXPO que não consegui 6000MTs em 128GB depois que atualizou a BIOS no novo AGESA 1.0.8.0.

sofycq9.jpg

Zi4ocM0.png

já vi cara mandar 6600MTs com FCLK 2200MHz em AM5, já a minha tá muito desafinada para estabilizar, qualquer coisa desmaia

falando em cooler vc acha que o 7900 é frio? eu tava vendo umas review e o pessoal falou que sim, e que ele tem menos tdp, sei la como escreve
Certamente núcleos extras são sempre muito bem vindos, desde que vc tenha uso pra eles, fazer stream e editar conteúdo me parecem bons motivos.

Não entendi ao certo se vc se refere ao 7900 ou 7900x mas meses atrás saí de um i9-9900KF para o 7900 e é um baita processador, não jogo os títulos que vc mencionou mas no BF2042 (por exemplo) ele trabalha abaixo dos 50% com framerate cravado num monitor 1440p @ 155hz sem drops, pra mim isso tá excelente.

O 7900 tem 65w enquanto o 7900x tem 170w de TDP, uso um NH-D15 para resfriar e o bicho não chega nem perto da rotação máxima com temperaturas ótimas em ambos os ajustes, no dia a dia o meu trabalha em stock pois o que ele entrega já é ótimo para o meu uso, seja trabalho, seja jogos.

Na época um dos reviews que me motivou a bater o martelo nele foi esse:
(nos comparativos há quase toda a gama e também há reviews dedicados deles no mesmo site, que é bem confiável).

Lembrando que processadores X e X3D não vem com cooler, o 7900 já vem com, assim como 7600 e 7700.

Certamente núcleos extras são sempre muito bem vindos, desde que vc tenha uso pra eles, fazer stream e editar conteúdo me parecem bons motivos.

Não entendi ao certo se vc se refere ao 7900 ou 7900x mas meses atrás saí de um i9-9900KF para o 7900 e é um baita processador, não jogo os títulos que vc mencionou mas no BF2042 (por exemplo) ele trabalha abaixo dos 50% com framerate cravado num monitor 1440p @ 155hz sem drops, pra mim isso tá excelente.

O 7900 tem 65w enquanto o 7900x tem 170w de TDP, uso um NH-D15 para resfriar e o bicho não chega nem perto da rotação máxima com temperaturas ótimas em ambos os ajustes, no dia a dia o meu trabalha em stock pois o que ele entrega já é ótimo para o meu uso, seja trabalho, seja jogos.

Na época um dos reviews que me motivou a bater o martelo nele foi esse:
(nos comparativos há quase toda a gama e também há reviews dedicados deles no mesmo site, que é bem confiável).

Lembrando que processadores X e X3D não vem com cooler, o 7900 já vem com, assim como 7600 e 7700.
Olá, obrigado pela resposta!

No kit vem o 7900x
O "X" faz diferença na performance também? Se sim é muito grande?

Eu tenho um air cooler AK400, será que ele tanka o 7900x? Já a minha fonte não tenho certeza quantos watts ela é, acho que 650w, será que aguenta o rtx 3070 e o 7900x?

No kit vem o 7900x
Entendi, só tem que ver se esse valor está bom mesmo, recentemente um conhecido montou um kit 7900+b650+64gb por uns 5.5k.

Nesta semana mesmo falamos aqui no tópico sobre um kit 2x 32GB que estava custando pouco mais de 1000 reais que normalmente é o que custam kits 2x 16gb, uma boa B650 dá pra encontrar na faixa dos 1500~1800 reais, o resto fica com processador e aí vai do gosto do freguês.

Às vezes acaba valendo a pena pegar componentes em lojas diferentes e muita coisa acaba oscilando conforme a disponibilidade, ainda mais no meio de uma black friday, tem que colocar os pés no chão e pesquisar bem.

Há ligeira diferença de performance, consumo e por consequência temperatura.

No link que postei ali em cima vc consegue ver comparações entre todos eles nos mais variados cenários, não vou colocar aqui pra não poluir o tópico, sugiro dar uma olhada com calma.

Eu tenho um air cooler AK400, será que ele tanka o 7900x? Já a minha fonte não tenho certeza quantos watts ela é, acho que 650w, será que aguenta o rtx 3070 e o 7900x?
Eu acho que o cooler segura mas só testando pois depende de outros fatores (tamanho/refrigeração do gabinete, temperatura ambiente, etc.).

Fonte acho que está ok por ora também, não lembro do consumo real do 8700k mas creio que o 7900x não seja muito mais beberrão.

Olá, obrigado pela resposta!

No kit vem o 7900x

O R9 7900X e o R9 7900 vem com limites de energia diferentes de fábrica.
O R9 7900X vai bater 95 graus com praticamente qualquer cooler que tu usar nele, mesmo AIO tops de linha. É por design. Tu pode ajustar os limites pra fazer ele se comportar igual ao R9 7900, ou um meio termo entre os dois.
Em jogos são praticamente iguais. Em multithread, o 7900X é uns 10~20% mais rápido. De novo, os dois podem ficar com a performance igual a do outro se tu ajustar.

Quanto a fonte, posta o modelo pro pessoal opinar.

Fonte acho que está ok por ora também, não lembro do consumo real do 8700k mas creio que o 7900x não seja muito mais beberrão.

Tem esse comparativo recente aqui do GamerNexus.
No geral o i7-8700K era esquentado em stock, mas não puxava tanta energia assim.
power-consumption.png

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar