[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Sigo nas buscas de memórias aqui, queria pegar pelo menos com 5600mhz/cl36, e com o perfil mais baixo possível.
Estou de olho nessas Fury Beast da Kingston, a dúvida é se ainda se faz necessário usar ram em dual channel com as DDR5/AM5 :

DDR5 Kingston Fury Beast EXPO, 32GB, 5600Mhz

Consegui comprar uma 7600X na Black Friday da Pichau agora, e vou precisar fazer um upgrade de placa mãe. Qual recomendam, na faixa dos R$500-R$1000?

O que acham da ASROCK A620M HDV M2?

Se essa não for boa, e essa aqui?

Dentre essas eu iria na Gigabyte.
Mas ta muito em falta o estoque de placas B650 mais baratas... muito frustrante essa BF nesse sentido.
Sigo nas buscas de memórias aqui, queria pegar pelo menos com 5600mhz/cl36, e com o perfil mais baixo possível.
Estou de olho nessas Fury Beast da Kingston, a dúvida é se ainda se faz necessário usar ram em dual channel com as DDR5/AM5 :

DDR5 Kingston Fury Beast EXPO, 32GB, 5600Mhz
Hoje mais cedo apareceu essas aqui, mas ja foram tmb. Acho que seriam bem mais tops.

Deve voltar uns boletos que nao pagarem dela, entre segunda e terça, fica de olho.

Galera, boa noite

Com relacao a memória RAM DDR5, tem algum tipo de vantagem ou desvantagem entre utilizar 4x 8Gb ou 2x 16gb ? Estou visando kits entre 5600 ou 5800mhz

Galera, boa noite

Com relacao a memória RAM DDR5, tem algum tipo de vantagem ou desvantagem entre utilizar 4x 8Gb ou 2x 16gb ? Estou visando kits entre 5600 ou 5800mhz
De tudo que eu li nos últimos dias a respeito, para tomar a mesma decisão, tem sido recomendado mais o 2x16Gb, por ser mais fácil estabilizar e chegar a certas frequências e porque vc facilita sua vida num futuro upgrade.

Dentre essas eu iria na Gigabyte.
Mas ta muito em falta o estoque de placas B650 mais baratas... muito frustrante essa BF nesse sentido.

Hoje mais cedo apareceu essas aqui, mas ja foram tmb. Acho que seriam bem mais tops.

Deve voltar uns boletos que nao pagarem dela, entre segunda e terça, fica de olho.

Tem mais barata que essa? Qual o valor das B650M mais em conta? Porque sinceramente eu to sem pesquisar peças desde meu último upgrade que foi comprar o 5700X e foi beeem antes de lançarem AM5 e não to sabendo a média de preço de nada, até assustei com a B650M por R$1.400 na Black Friday.

Tem mais barata que essa? Qual o valor das B650M mais em conta? Porque sinceramente eu to sem pesquisar peças desde meu último upgrade que foi comprar o 5700X e foi beeem antes de lançarem AM5 e não to sabendo a média de preço de nada, até assustei com a B650M por R$1.400 na Black Friday.
Infelizmente não. A A620 acho muito capadas, não vale a pena.

Então, antes da BF as placas AM5 B650 estavam entre 1000 e 1300. Aconteceu que chegou a BF com os estoques delas la embaixo. Elas foram acabando, não rolou muitas promos não. Eu mesmo acabei tendo que pegar uma da Asus por 1400 mesmo, sendo que antes da BF ela estava 1300.

Vou citar algumas, e os preços que eu fui marcando numa planilha, quando comecei a pesquisar, em outubro, me baseando por esse review aqui:

Asrock B650M-HDV/M.2 - a B650 mais barata mais indicada (pra mim não servia por não tem ARGB), estava na média por antes da BF R$1.100, mas chegou essa semana e sumiu os estoques.

Gigabyte B650M DS3H - a mais indicada no review, com um preço um pouco acima e um pouco mais completa. Média estava em R$1200 e foi acabando e subindo para 1400 as que restaram.

MSI B650 Pro / MSI B650 Pro Wi-Fi - Foi uma das que eu mirei, por causa dos 3 anos de garantia da MSI aqui. Estava uns R$1300 antes da BF a sem Wi-Fi e uns 1500 com Wi-Fi. Chegou aparecer algumas Wi-Fi rapidamente por uns 1300 na quinta feira, em lojas menos famosas, mas acabou rapidão. Tem uma versão gaming dessa placa, que estava 1900 na Terabyte e na madrugada de quinta para sexta ficou por 999. Tentei pegar mas não deu tempo, foram poucas unidades. Teria sido um baita negócio.

Asus TUF B650M / Asus TUF B650M-Plus - Essas ai apareciam entre 1300 e 1500. Na BF foram se esgotando tmb. Acabei conseguindo pegar uma Plus na pichau ontem, por 1400, quando percebi que não ia adiantar esperar mais promoção, e que se eu não pegasse não terminaria meu setup.

Asrock B650 PG Riptide - Essa eu vi por R$1300 antes de BF, e subiu para uns 1800 quando foi chegando mais próximo. Ai ontem ela baixou por alguns intantes no site da pichau para 1300 de novo. Consegui pegar uma também. Acho ela a mais bonita dentre essas toda, mas no conjunto da obra achei a Asus um pouco melhor, então vou acabar ficando com ela.

Algum motivo especial para o 7800x3D ter sumido das vendas nacionais?

Algum motivo especial para o 7800x3D ter sumido das vendas nacionais?
Acho que venderam o que tinham, com algumas memórias parece ter acontecido o mesmo.

finalmente consegui estabilizar 6200MTs, e 6400 foi no quase

finalmente consegui estabilizar 6200MTs, e 6400 foi no quase
Qual latência?

Bicho, eu tenho uma preguiça de mexer em memória, minha nossa senhora. Última vez que eu mexi com over de memória foi naqueles atlhon xp dlt3c aehauehaue

agora o pessoal vai reclamar do preço desses x3d? É upgrade grátis, pra voar baixo
Qual latência?

Bicho, eu tenho uma preguiça de mexer em memória, minha nossa senhora. Última vez que eu mexi com over de memória foi naqueles atlhon xp dlt3c aehauehaue
Realmente é chato, gasta muito tempo para descobrir o que causa a dificuldade, no meu caso, para subir o clock da memória. E ainda nem está refinado porque o BIOS deveria permitir 6600MTs, já que a memória parece aguentar.
kicoBC5.png

OvPemuh.png

Especificações e data de lançamento do AMD Ryzen 8000G AM5 vazam

AMD-RYZEN-8000G.jpg

Ryzen-8000G-Bench-Leaks-Game-Mohammad-Kermajany-Sakhtafzar-2048x1090-1.jpg

---
Basicamente o que já estávamos esperando, 8300G / 8500G como Phoenix2 (Zen4+Zen4C) e 8600G / 8700G como Phoenix1 (Zen4). Então teremos a configuração máxima no desktop, com 12CUs, o que deixará essa APU com a mesma contagem de núcleos da RX6400 (mas que será mais lenta que essa dedicada por ter largura de banda compartilhada, e ausência de InfCache). Tudo dependerá agora do preço que será lançado :D

aumentei o fclk para 2200 e melhorou o desempenho das memórias em leitura, escrita e cópia, mas não o da latência no AIDA64

Especificações e data de lançamento do AMD Ryzen 8000G AM5 vazam

AMD-RYZEN-8000G.jpg

Ryzen-8000G-Bench-Leaks-Game-Mohammad-Kermajany-Sakhtafzar-2048x1090-1.jpg

---
Basicamente o que já estávamos esperando, 8300G / 8500G como Phoenix2 (Zen4+Zen4C) e 8600G / 8700G como Phoenix1 (Zen4). Então teremos a configuração máxima no desktop, com 12CUs, o que deixará essa APU com a mesma contagem de núcleos da RX6400 (mas que será mais lenta que essa dedicada por ter largura de banda compartilhada, e ausência de InfCache). Tudo dependerá agora do preço que será lançado :D
pretende pegar um desses? parece promissor, ainda mais se houver um x3d nessa linha (e pode até ter, estranho o clock baixo)

aumentei o fclk para 2200 e melhorou o desempenho das memórias em leitura, escrita e cópia, mas não o da latência no AIDA64
Provavelmente é coisa do Windows mas não dá pra acreditar piamente no Aida, se rodar 10x sem alterar nenhuma config quase sempre dá um resultado diferente.

Provavelmente é coisa do Windows mas não dá pra acreditar piamente no Aida, se rodar 10x sem alterar nenhuma config quase sempre dá um resultado diferente.
sim, esse aplicativo tem código fechado e a gente nem sabe dos bugs que pode ter, entre outras coisas, como ser otimizado em favor de X ou Y, com no caso do CPU-Z. Geralmente a galera olha assim: cinebench a intel tá na frente? então ele é muito válido; se empatou, então o cinebench não vale. E isso pq o cinebench é outro de código fechado.
Costumo olhar mais os aplicativos de código aberto em testes, principalmente os de atualizações mais constantes. Tinha o SuperPI, mas foi só a mesa virar que perdeu a graça.

Tem q iniciar o windows com o MSC em modo diagnostico pra rodar o teste de latência. Dessa forma, geralmente, o resultado dá bem perto

Tem q iniciar o windows com o MSC em modo diagnostico pra rodar o teste de latência. Dessa forma, geralmente, o resultado dá bem perto
peraê, não entendi, como faz isso?

pretende pegar um desses? parece promissor, ainda mais se houver um x3d nessa linha (e pode até ter, estranho o clock baixo)
Queria muito, mas no momento não estou podendo, vou ficar preso na minha quarta geração Intel por mais algum tempo, apenas ressaltei que o sucesso dessas APUs numa plataforma cara como a AM5 será seu custo, as placas de entrada estão não tão caras (75 dólares por uma A620, uma A320 custa ~60 dólares) então uma APU quad-core híbrida tem que ser ali na faixa dos 75~100 dólares, mas não me admiraria se a AMD lançasse por 129 doletas esse 8300G =S

Queria muito, mas no momento não estou podendo, vou ficar preso na minha quarta geração Intel por mais algum tempo, apenas ressaltei que o sucesso dessas APUs numa plataforma cara como a AM5 será seu custo, as placas de entrada estão não tão caras (75 dólares por uma A620, uma A320 custa ~60 dólares) então uma APU quad-core híbrida tem que ser ali na faixa dos 75~100 dólares, mas não me admiraria se a AMD lançasse por 129 doletas esse 8300G =S
todos meus hardware foram comprados nas moedinhas, o mais chato é ver que hoje temos muita evolução, vários núcleos, pancada de instruções e o software para o trabalho não acompanha. Muito triste isso, sinto que estou sustentando quem poderia me sustentar, quase um robozim

Users who are viewing this thread

Voltar