[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Eu não sei que diabos de lugar que eu abri que apareceu 2020 pro Ryzen 3000. Eu só não tinha parado pra pensar isso mesmo, CPU com mais de 5 anos que até que não envelheceu tão mal assim, sinceramente acho que o SSD Sata dele é o que mais está cagando hoje no desempenho mas já tava na hora do upgrade de toda forma
Mas você não tá errado, em 2020 foram lançados mais modelos como o 3100, 3300X e 3000XT.

Baita monstrinho o 9900X, em comparação com o 7900 (stock) percebi ganhos médios na casa dos 15-20% em benchmarks sintéticos variados (CPU-Z, CB23/24, 3Dmark, etc.).

Ver anexo 136421
Comparativamente, um 7900X (ou o 7900 configurado como tal) bate nos 28-29k em Multi, acabei esquecendo de rodar Single no 7900 mas dá pra considerar o ratio do CPU-Z abaixo.

Ver anexo 136423
Aqui a performance Single do 7900x é basicamente a mesma do 7900 enquanto Multi fica nos 11~12k.

Meu grande receio era com as temperaturas mas achei o consumo bem honesto (picos de 160-170w em stress e bem abaixo disso no uso normal/games), ainda não me aventurei com PBO mas o NH-D15 conseguiu segurar o tranco abaixo dos 90ºC em stress sem problemas e sem precisar esgoelar, mesmo com temperatura ambiente alta hoje aqui na região.

Felizmente não tive problemas com as memórias (estranhamente minhas Corsair estão na lista de compatibilidade dos Ryzen 7000 mas não estão na dos 9000) e PARECE que deram mais um talento nos tempos de boot desses carinhas, mas obviamente não cronometrei antes/depois então pode ser apenas impressão.
Num primeiro momento achei que seria óleo de cobra -e na vida real provavelmente não verei diferenças absurdas- mas fiquei bem satisfeito com a troca :yeah:
34K em 12 cores é excelente mesmo, o 7950X3D consegue 36K, isso com 4 cores a mais.

Mas você não tá errado, em 2020 foram lançados mais modelos como o 3100, 3300X e 3000XT.
O estranho é que eu tenho quase certeza que tinha olhado especificamente o 3700X, que veio na primeira leva mesmo. Enfim, cagadas.
De toda forma, sair de 8 núcleos Zen 2 pra 12 Zen 5 deve dar uma bela diferença :haha:

Não sei como tá no Windows, mas o ganho em single aqui do 7950X3D pro 9950X também foi perceptível. Alguns programas que tem um startup mais lento estão carregando mais rápido. Eu recentemente trabalhei em migrar um projeto legado pra uma versão... um pouco menos legado ( :bem: ), e o tempo de startup com o 9950X melhorou bem também. Quando preciso compilar algo que coloca todos os cores a 100% por um tempo, teve uma melhora boa também.
Pois é, numa manhã de trabalho já percebi que posso trabalhar um pouco mais :miau::bota:

Perdi performance em jogos. Foi perceptível, eu jogo com tudo no low-medium pra o fps ficar lá em cima mesmo. O 7950X3D botava a 7900 XT em 100% até em 1080p em alguns jogos. lol
Mas hein, 1080p num setup desses é sacanagem, né? Monitores 1440p e 4K são ótimos pra trabalhar também :vai:

Brincadeiras à parte, neste aspecto não percebi diferença pois jogo em 1440p e limito o framerate em virtude do VRR então a GPU já não costumava ir a 100% com muita frequência mesmo.

Os reviews sempre confirmam isso, mas repetindo: se a prioridade do usuário for jogos, pega um processador com o cache extra.
Pro trabalho do dia a dia, a troca valeu muito a pena.
É isso.

Em spoiler vou deixar alguns comparativos entre 7900 e 9900X (tudo 100% stock) na suíte 3DMark, interessante ver o incremento de score nos testes mais dependentes de CPU.

1732207229182.png

1732207506530.png

1732207543654.png

Mas hein, 1080p num setup desses é sacanagem, né? Monitores 1440p e 4K são ótimos pra trabalhar também :vai:

Brincadeiras à parte, neste aspecto não percebi diferença pois jogo em 1440p e limito o framerate em virtude do VRR então a GPU já não costumava ir a 100% com muita frequência mesmo.

Eu tenho um monitor 4K, mas a frescura sensibilidade com input lag não me deixa colocar nada acima do Medium. :bem:
No caso do Dota 2, eu jogo em 1080p/janela na maior parte do tempo porque acho minha tela grande mais. 27" na distância que eu fico, eu sinto que não consigo ver o mapa todo se botar fullscreen haha.

E belos ganhos com o 9900X.

Eu tenho um monitor 4K, mas a frescura sensibilidade com input lag não me deixa colocar nada acima do Medium. :bem:
No caso do Dota 2, eu jogo em 1080p/janela na maior parte do tempo porque acho minha tela grande mais. 27" na distância que eu fico, eu sinto que não consigo ver o mapa todo se botar fullscreen haha.

E belos ganhos com o 9900X.
Aqui eu faço algo parecido, 1440p em janela na minha TV 42 4k kkkkkk
Mas deixo tudo socado no alto mesmo e só jogo em 60fps por causa do cabo que uso pra ligar na tv :haha:

Comprei um 9700X por 2k no cc no Aliexpress.

Quem quiser é só ir no anúncio sem tx enviado do Brasil e usar um cupom: BMG360 ou INTER360 da vida ... tem vários cupom na Net...

Mas voltando ao assunto, qual melhor forma de otimizar o 9700x, ouvi fazer este ao desativar o SMT ele ganha desempenho, confere isto ?

Dependendo da tarefa, ele é bem mais rápido que um 7950 já que teve um belo upgrade nas unidades de FP. Até um 9700x encosta ou passa o 7950 a depender a tarefa.

Alguns exemplos disso (note que todos escalam com a quantidade de cores):
V9ymw3G.png

yVHtzjf.png

TVElKzK.png

Tem vários outros aqui onde isso acontece. No final vai muito de qual seu uso, como sempre.
Apps que conseguem extrair vantagem sobre o single Core não tenho dúvida.

Quem quiser é só ir no anúncio sem tx enviado do Brasil e usar um cupom: BMG360 ou INTER360 da vida ... tem vários cupom na Net...

Mas voltando ao assunto, qual melhor forma de otimizar o 9700x, ouvi fazer este ao desativar o SMT ele ganha desempenho, confere isto ?
Depende de qual tarefa. Tem coisa que se beneficia, tem coisa que não muita nada, tem coisa que prejudica muito.

acabou de aparecer o 9800x3d na kabum 4k, pra quem interessar.
eu peguei 1.

O 9900x pedido pela Amazon chegou hoje. Pedido na segunda e entregue na sexta no MS, isso contando que teve feriado no meio da semana (não costuma atrasar no trajeto, só em redirecionamento/entrega mesmo).

Os poréns: tinha aproveitado e pedido mais umas coisas, então não dá pra saber como a Amazon vai separar/entregar tudo. Enviaram junto com dois livros, dentro só de um saco bolha (tipo essas que o Magazine Luiza usa, ou loja de roupa, mas com plástico bolha dentro) que... Convenhamos, não protege muita coisa. E pra completar a maravilha o cidadão que fez a entrega viu que o escritório tava fechado, só enfiou o pacote pra dentro do portão e jogou pra dentro.

Caixa um pouco amassada, ainda não parei pra olhar certinho até porque os Curreios da minha cidade ainda não se mexeram pra entregar a placa mãe e memórias, então de toda forma não teria como testar só fazer uma inspeção visual.
Detalhe que já tinha pedido muita tranqueira deles e sempre vinha em caixa de papelão, primeira vez do "saco"...

Tem link da loja ?

O 9900x pedido pela Amazon chegou hoje. Pedido na segunda e entregue na sexta no MS, isso contando que teve feriado no meio da semana (não costuma atrasar no trajeto, só em redirecionamento/entrega mesmo).

Os poréns: tinha aproveitado e pedido mais umas coisas, então não dá pra saber como a Amazon vai separar/entregar tudo. Enviaram junto com dois livros, dentro só de um saco bolha (tipo essas que o Magazine Luiza usa, ou loja de roupa, mas com plástico bolha dentro) que... Convenhamos, não protege muita coisa. E pra completar a maravilha o cidadão que fez a entrega viu que o escritório tava fechado, só enfiou o pacote pra dentro do portão e jogou pra dentro.

Caixa um pouco amassada, ainda não parei pra olhar certinho até porque os Curreios da minha cidade ainda não se mexeram pra entregar a placa mãe e memórias, então de toda forma não teria como testar só fazer uma inspeção visual.
Detalhe que já tinha pedido muita tranqueira deles e sempre vinha em caixa de papelão, primeira vez do "saco"...
Acho que não vai dar nada mas é por essas e outras que prefiro pedir esse tipo de coisa em compras individuais, além de deixar a NF 'limpa' corre menos risco desse tipo de coisa.
Eu ia comentar que tinha gostado mais da embalagem do 7900 porque é bem maior devido ao cooler mas o processador em si fica quase do lado de fora também :haha:

1732297274704.png

Compro muita coisa na Amazon e geralmente vem em embalagens decentes mas já aconteceu de mandarem líquido junto com livro e papel higiênico e acabar derramando, é complicado.

Acho que não vai dar nada mas é por essas e outras que prefiro pedir esse tipo de coisa em compras individuais, além de deixar a NF 'limpa' corre menos risco desse tipo de coisa.
Eu ia comentar que tinha gostado mais da embalagem do 7900 porque é bem maior devido ao cooler mas o processador em si fica quase do lado de fora também :haha:

Ver anexo 136432

Compro muita coisa na Amazon e geralmente vem em embalagens decentes mas já aconteceu de mandarem líquido junto com livro e papel higiênico e acabar derramando, é complicado.
Olhei agora pouco, as chances de ter dado ruim acho que são baixas. A caixa amassou mais na lateral, onde só tem aquele plástico preto, o transparente onde tá a cpu mesmo tá inteiro. E sei que o propósito do tópico não é avaliar lojas, mas... Fica o relato.

Qual CPU tem maior força bruta ? Qual o fator que mais impacta ?

ModeloCore/ThreadsClock baseClock turboTDPiGPU
AMD Ryzen 7 77008/163.6 GHz5.3 GHz65 WRadeon
AMD Ryzen 7 9700X8/163.8 GHz5.5 GHz65 WRadeon
AMD Ryzen 7 8700F8/164.1 GHz5 GHz65 WNenhum
AMD Ryzen 7 7800X3D8/164.2 GHz5 GHz120 WRadeon
AMD Ryzen 7 8700G8/164.2 GHz5.1 GHz65 WRadeon 780M
AMD Ryzen 7 7700X8/164.5 GHz5.4 GHz105 WRadeon

Qual CPU tem maior força bruta ? Qual o fator que mais impacta ?

ModeloCore/ThreadsClock baseClock turboTDPiGPU
AMD Ryzen 7 77008/163.6 GHz5.3 GHz65 WRadeon
AMD Ryzen 7 9700X8/163.8 GHz5.5 GHz65 WRadeon
AMD Ryzen 7 8700F8/164.1 GHz5 GHz65 WNenhum
AMD Ryzen 7 7800X3D8/164.2 GHz5 GHz120 WRadeon
AMD Ryzen 7 8700G8/164.2 GHz5.1 GHz65 WRadeon 780M
AMD Ryzen 7 7700X8/164.5 GHz5.4 GHz105 WRadeon
Força bruta nenhum tem, se tu deixar eles parados em uma mesa todos vão permanecer imóveis.

Se for pra jogos o 7800x3D e pra softwares que dependam de maior contagem de núcleos é o 9700x nessa lista.

Força bruta nenhum tem, se tu deixar eles parados em uma mesa todos vão permanecer imóveis.
mind-blow-galaxy.gif

Se for pra jogos o 7800x3D e pra softwares que dependam de maior contagem de núcleos é o 9700x nessa lista.
Concordo, como ambos são 8/16 iria no mais barato caso o uso majoritário não seja jogos, mas o 7800x3d naturalmente é o melhor e consequentemente o mais caro entre todos eles.

OU 8700G caso não pretenda colocar uma GPU dedicada no curto/médio, mas no caso dos Phoenix (inclui o 8700F) há alguns óbices relacionados à quantidade de pistas PCIe.

Concordo, como ambos são 8/16 iria no mais barato caso o uso majoritário não seja jogos, mas o 7800x3d naturalmente é o melhor e consequentemente o mais caro entre todos eles.

OU 8700G caso não pretenda colocar uma GPU dedicada no curto/médio, mas no caso dos Phoenix (inclui o 8700F) há alguns óbices relacionados à quantidade de pistas PCIe.
Não to pensando em jogos, mas numa edição de vídeo ou rendering, qual faria em menor tempo, aquele com maior clock turbo ?
Não pesquisei detalhes de qtd de cache ou outra coisa, se influencia no final.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

4064cfaec3e45f2009c41a201a807576.jpg

Tem link da loja ?

Esgotou, mas fica de olho que sempre volta, aí usa um cupom de 360,00, que sempre tem, não vou citar mas todo YouTuber tem, até o canal do adrenaline tem os cupons próprios do Aliexpress, é só comprar.

Cupons mais genéricos que posso citar para não ter problema com questão de afiliados são BMG360 e INTER360.

Não to pensando em jogos, mas numa edição de vídeo ou rendering, qual faria em menor tempo, aquele com maior clock turbo ?
Não pesquisei detalhes de qtd de cache ou outra coisa, se influencia no final.
Neste caso há muitos testes mostrando 7700 e 9700 na frente do 7800x3d em basicamente 'qualquer coisa' que não seja jogo.

Abaixo dois trechos que podem te interessar:
-> https://www.techpowerup.com/review/amd-ryzen-7-9800x3d/9.html
-> https://www.techpowerup.com/review/amd-ryzen-7-9800x3d/11.html

EDIT: Troquei os links pelo review do 9800x3d que é mais recente, assim vc consegue comparar essa turma toda, inclusive os intel mais novos.

Users who are viewing this thread

Voltar