[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início

E aí, alguém daqui foi contemplado? :oremos::free:

O meu finalmente chegou 🫶

FesG1XG.jpeg

ybUIuFv.jpeg

Aproveitar o final de semana pra instalar :isso:

Receber hardware novo é sempre legal, o saco é desmontar o PC pra instalar :bwahaha:

Receber hardware novo é sempre legal, o saco é desmontar o PC pra instalar :bwahaha:
:true:
Aqui literalmente só abro o gabinete pra fazer upgrade enquanto uma galerinha precisa 'bater ponto' pra ver se as luzinhas estão piscando ou se o WC não está vazando :olha:

Brincadeiras à parte, mais de ano montado e não juntou quase nada de poeira mesmo com 3 cachorros na casa e gabinete no chão, foi só passar um pincel nos fans e no heatsink e bater na partida.

Conheço alguns que a diversão é essa. Agora jogar nem lembram mais o que é. :haha:
:true:²
No meu caso a ausência de poeira na GPU tem como causa a falta de tempo pra jogar mesmo, se os fans não ligam ela não suja :crycat:

Por falar em jogo, só avisando a galera com Ryzen 9000 que gosta de ocupar metade da tela com o Afterburner o tempo todo: Parece que há um bug onde apenas a % de uso do processador está sendo exibida (nada de clock, consumo, temperatura, etc.), num primeiro momento pensei que fosse só aqui mas vi mais gente se queixando e provavelmente devem corrigir em alguma versão beta futura.

Uma forma de contornar é ativando os parâmetros que quiser via hwinfo64 e fazendo ele enviar para o RTSS, pela internet há alguns tutoriais de como fazer isso.

Vide página anterior, comprei de manhã e 11h já estava na minha mão, ainda não tinha comprado nada lá e a primeira experiência foi muito boa.

Gigantec né?

Também fiz minha primeira compra lá ontem, decidi pegar um 9600x, ótimo preço por 1.700 já com frete a vista, e já enviaram em menos de 24hs.

Enquanto isso a loja do chorão lá, que falei que nunca tive problema, demorou ONZE dias para enviar dois nvme que estavam a pronta entrega, depois de eu ficar falando muito com o suporte - e nem pra falarem um "foi mal".

Aliás, motivo que peguei o 9600x: apareceu do nada a MB que eu estava de olho na Amazon BR, com mesmo preço a vista que vi em outras lojas em 10x sem juros.
Achei que iria receber um tijolo ou areia, até filmei abrindo a caixa 😂, mas arrisquei pois estava "vendido pela Amazon"

WcN9rVK.jpeg

Agora é esperar o CPU chegar pra fazer o upgrade.

montei a criança! amanhã faço uns bench, ainda não mexi na bios, fds para configurar!

detalhe que me surpreendeu foi a memória! comprei uma gskill 7200, cl34! vi tanta coisa sobre problemas de memória que já tava até procurando alternativa!

rodando em 1t, reconheceu o xmp na tomahawk x870 na hora, sem drama algum, estável!

não sei como aguentei meu 2700x tanto tempo! a placa mãe maravilhosa também, puta cxb

K5eWAsB.png

zgGT5v0.png

Última edição:
montei a criança! amanhã faço uns bench, ainda não mexi na bios, fds para configurar!

detalhe que me surpreendeu foi a memória! comprei uma gskill 7200, cl34! vi tanta coisa sobre problemas de memória que já tava até procurando alternativa!

rodando em 1t, reconheceu o xmp na tomahawk x870 na hora, sem drama algum, estável!

não sei como aguentei meu 2700x tanto tempo! a placa mãe maravilhosa também, puta cxb

K5eWAsB.png

zgGT5v0.png
Se não estou enganado, aceitou o XMP da memória mas o controlador de memória ficou 1:2, por isso a latência alta

Seu UCLK tinha que estar em 3600 para estar em 1:1

Deixa os mais entendidos em AM5 falarem ai

Última edição:
CPUs AMD Ryzen 9 9950X3D e Ryzen 9 9900X3D 3D V-Cache serão lançadas no final de janeiro de 2025

qASwpFk.jpeg

As ofertas Ryzen 3D V-Cache baseadas em Zen 5 da AMD logo verão mais opções no segmento de ponta, conforme relatado por @AnhphuH . O insider que tem sido confiável com seus vazamentos anteriores menciona mais duas opções de 3D V-Cache que serão lançadas no final de janeiro, que incluirão opções Ryzen 9 para jogadores entusiastas.

O AMD Ryzen 7 9800X3D teve uma recepção tão boa e se tornou o chip mais vendido em vários varejistas . Após o sucesso deste lançamento, a AMD agora está mirando revelar mais 2 peças Ryzen 9000X3D, o Ryzen 9 9950X3D e o Ryzen 9 9900X3D. Esses dois chips terão os mesmos recursos do Ryzen 7 9800X3D, que incluem V-Cache de 2ª geração incorporado e suporte total para overclock .

Quanto às especificações, o AMD Ryzen 9 9950X3D contará com 16 núcleos e 32 threads. O chip provavelmente manterá o mesmo CCD V-Cache único com cache de 64 MB dos CCDs e uma pilha V-cache 3D adicional de 64 MB para um total de 128 MB. Além disso, há também 16 MB de cache L2 para um pool total de 144 MB. O Ryzen 9 9900X3D será a opção de 12 núcleos e contará com um die V-Cache CCD único semelhante, mas contará com 12 MB de cache L2 para um pool de cache total de 140 MB.

N6dRePY.png

Ainda não sabemos as velocidades exatas de clock ou TDPs desses chips, mas o Ryzen 7 9800X3D tem um TDP de 120 W, maior que o TDP de 65/105 W do Ryzen 7 9700X. A AMD pode vender um TDP de 120 W em ambas as SKUs, como vimos no passado, ou ir para um valor maior de 170 W. No final, o TDP não importa muito.

Os chips 3D V-Cache oferecem eficiência impressionante e consumo de energia realmente baixo durante jogos, enquanto o espaço extra de TDP pode ser usado para desempenho multithread ou overclocking.

o que eu entendi ali é que ta 1, se olhar o CR, vamos ver o que falam!

a latencia também esta relacionada a mobo, tem alguns bugs ainda já que é extremamente nova! adicionaram uma feature na ultima bios latency killer, até fiz um teste só que não tirei print, caiu para 69! e desliguei! quero testar a cpu antes de usar esse latency killer

super confuso esse negócio de 1:1, 1:2

Comprei um 9700X por 2k no cc no Aliexpress.

Quem quiser é só ir no anúncio sem tx enviado do Brasil e usar um cupom: BMG360 ou INTER360 da vida ... tem vários cupom na Net...

Mas voltando ao assunto, qual melhor forma de otimizar o 9700x, ouvi fazer este ao desativar o SMT ele ganha desempenho, confere isto ?
Como o igormp comentou, depende do jogo. Recomendo usar o Processo Lasso pra definir a afinidade de núcleos, pois lá tem uma opção que permite que aplicações usem apenas threads pares (0, 2, 4... n-1), o que essencialmente desativa o multithreading.

Não é exatamente a mesma coisa de desativar SMT/HyperThreading na BIOS, mas em geral a diferença não é muito grande pelos meus testes, às vezes é margem de erro. É só pra ter uma idea geral se o jogo vai se beneficiar ou não de desativar o SMT, mas sem o transtorno de ter que reiniciar o PC e desativar o SMT antes e reiniciar mais uma vez para reativar caso queira usar o recurso novamente.

Mas na minha opinião não vale a pena desativar, raramente a diferença de desempenho compensa o trabalho de ficar ativando e reativando dependendo do programa.

Como o igormp comentou, depende do jogo. Recomendo usar o Processo Lasso pra definir a afinidade de núcleos, pois lá tem uma opção que permite que aplicações usem apenas threads pares (0, 2, 4... n-1), o que essencialmente desativa o multithreading.

Não é exatamente a mesma coisa de desativar SMT/HyperThreading na BIOS, mas em geral a diferença não é muito grande pelos meus testes, às vezes é margem de erro. É só pra ter uma idea geral se o jogo vai se beneficiar ou não de desativar o SMT, mas sem o transtorno de ter que reiniciar o PC e desativar o SMT antes e reiniciar mais uma vez para reativar caso queira usar o recurso novamente.

Mas na minha opinião não vale a pena desativar, raramente a diferença de desempenho compensa o trabalho de ficar ativando e reativando dependendo do programa.
Entendi, estou vendo várias sugestões na internet como pbo ativo e curva em -30, outros sugerindo pbo +200mhz.

Aí fica a dúvida qual seria o melhor preset CxB para colocar nele, pois entendo que não dá para ganhar todas e uso o Pc para jogos ou AutoCAD, AutoCAD é leve, então perder performance em softwares e ganhar em jogos, não faria diferença pois só uso o CAD e as vezes o Solid.

Entendi, estou vendo várias sugestões na internet como pbo ativo e curva em -30, outros sugerindo pbo +200mhz.

Aí fica a dúvida qual seria o melhor preset CxB para colocar nele, pois entendo que não dá para ganhar todas e uso o Pc para jogos ou AutoCAD, AutoCAD é leve, então perder performance em softwares e ganhar em jogos, não faria diferença pois só uso o CAD e as vezes o Solid.
Se pretende ganhar desempenho em jogo (ou single-core) não tem nada que dê diferença significativa, se quer ganhar multi-core tava os limites de PPT/TDC/EDC na pqp que consegue ganhar uns 15%~ de multi-core com o dobro de consumo e as temps no limite também, CO também ajuda mas tem risco de instabilidade, se não ligar de tomar reboot taca -30 logo, se começar a dar reboot baixa pra -25 e assim vai, PBO +200 também pode botar, mas ganhos são mínimos e praticamente só multi-core também, o bruto do ganho é soltando o TDP

K5eWAsB.png

zgGT5v0.png
o que eu entendi ali é que ta 1, se olhar o CR, vamos ver o que falam!

a latencia também esta relacionada a mobo, tem alguns bugs ainda já que é extremamente nova! adicionaram uma feature na ultima bios latency killer, até fiz um teste só que não tirei print, caiu para 69! e desliguei! quero testar a cpu antes de usar esse latency killer

super confuso esse negócio de 1:1, 1:2

CR é outra coisa mas não tem muito mistério não, abaixo a "legenda" de FCLK, UCLK e MCLK.

memory-clocking.jpg

mclk-ratio.png

-> https://www.techpowerup.com/review/ddr5-memory-performance-scaling-with-amd-zen-5/

Nos AM5 a recomendação para ter melhor performance é usar memórias na casa dos 6000 em 1:1 ou 8000 em 2:1, com 7200Mhz digamos que vc tenha ficado num meio termo pois as memórias tem boa performance entre si (MCLK) mas ficam mais 'limitadas' para se comunicar com o controlador (UCLK) que fica no processador e está na metade da velocidade (1800Mhz), obviamente isso está bem longe de ser ruim como pode ser visto no review acima.

Se quiser comparar:

1732389008552.png

Primeira vez que rodo Aida no 9900X e notei certa piora neste aspecto, no 7900 sempre ficava na casa dos 62~65ns com o mesmo setup (link), já tinha visto esse relato em alguns reviews.

Quando pegar as manhas da plataforma e quiser brincar com isso dá pra rodar uns testes com as memórias num clock menor, latências mais apertadas, UCLK em 1:1 e quem sabe até um talento no FCLK, mas não precisa ficar bitolado com isso pois os scores sempre variam um pouco (se rodar em modo seguro fica ainda melhor), além de ser só mais um benchmark sintético e que nem sempre reflete muito bem a realidade.

Por fim, não há problema ativar o tal Latency Killer e realmente irá melhorar um pouco, cada fabricante dá um nome diferente para função, na Gigabyte ela chama-se Low Latency Support.

Quanto às especificações, o AMD Ryzen 9 9950X3D contará com 16 núcleos e 32 threads. O chip provavelmente manterá o mesmo CCD V-Cache único com cache de 64 MB dos CCDs e uma pilha V-cache 3D adicional de 64 MB para um total de 128 MB. Além disso, há também 16 MB de cache L2 para um pool total de 144 MB. O Ryzen 9 9900X3D será a opção de 12 núcleos e contará com um die V-Cache CCD único semelhante, mas contará com 12 MB de cache L2 para um pool de cache total de 140 MB.

Bom, não vai ser dessa vez que irei pra um R9 X3D então, não quero ter que lidar com essa chatice the core parking, tava com esperança de pelo menos o 9900x vir com full 3D v-cache.

Esperar pra ver como o 9600x se comporta considerando que jogo em quase 4K, quem sabe saindo os dois X3D aparece o 9800 em bom preço no futuro.

b650 hdv /m2 chegou aqui. Achei a construção ok. Acho que até terça chega o 7600x (se não vier uma caixa de banana).

CR é outra coisa mas não tem muito mistério não, abaixo a "legenda" de FCLK, UCLK e MCLK.

memory-clocking.jpg

mclk-ratio.png

-> https://www.techpowerup.com/review/ddr5-memory-performance-scaling-with-amd-zen-5/

Nos AM5 a recomendação para ter melhor performance é usar memórias na casa dos 6000 em 1:1 ou 8000 em 2:1, com 7200Mhz digamos que vc tenha ficado num meio termo pois as memórias tem boa performance entre si (MCLK) mas ficam mais 'limitadas' para se comunicar com o controlador (UCLK) que fica no processador e está na metade da velocidade (1800Mhz), obviamente isso está bem longe de ser ruim como pode ser visto no review acima.

Se quiser comparar:

Ver anexo 136436
Primeira vez que rodo Aida no 9900X e notei certa piora neste aspecto, no 7900 sempre ficava na casa dos 62~65ns com o mesmo setup (link), já tinha visto esse relato em alguns reviews.

Quando pegar as manhas da plataforma e quiser brincar com isso dá pra rodar uns testes com as memórias num clock menor, latências mais apertadas, UCLK em 1:1 e quem sabe até um talento no FCLK, mas não precisa ficar bitolado com isso pois os scores sempre variam um pouco (se rodar em modo seguro fica ainda melhor), além de ser só mais um benchmark sintético e que nem sempre reflete muito bem a realidade.

Por fim, não há problema ativar o tal Latency Killer e realmente irá melhorar um pouco, cada fabricante dá um nome diferente para função, na Gigabyte ela chama-se Low Latency Support.
entendi, vou fazer o memtry pra ver se da opção de 8000 e ver como fica! já posto se deu certo

como complicou hoje em dia! 😂

tentei os memtest da msi, não deu certo! só não testei o ultimo 42-52 pq já tava sem saco de dar clear cmos!

o 6400 vou tentar depois e fazer os benchmark!

o 8000 ele joga em 1.43v, o 7200 roda em 1.4! provavelmente a voltagem esteja segurando, vou ver se faço na mão esses ajustes depois aumentando a voltagem!
nem sei pq to mexendo com isso, ta rapido pra cacete 😂
8AoJlCG.png
11Q2zzF.png

O meu finalmente chegou 🫶

FesG1XG.jpeg

ybUIuFv.jpeg

Aproveitar o final de semana pra instalar :isso:

O meu ainda tá em separação :crycat:

Será que ele vai permitir deixar o core normal por exemplo em 5.0ghz e o com cache 3D em 5.5ghz :hmm:
Para a AMD ter optado em manter o cache em apenas um CCD ela deve ter encontrado uma maneira de solucionar os inconvenientes da geração anterior.

De todo modo, de minha parte estou bem confiante que a arquitetura Zen6 sairá na AM5. Desse modo, ficarei com meu 7700X até que o 11800X3D, ou seja lá como a AMD o chame, seja lançado.

Será que ele vai permitir deixar o core normal por exemplo em 5.0ghz e o com cache 3D em 5.5ghz :hmm:
Não ao mesmo tempo, ate onde sei ainda tem apenas uma única trilha de tensão pra ambos os CCDs, então enquanto o CCD com V-cache tiver ligado ele vai limitar a tensão do sem V-cache, oq limita a tensão desse segundo.

AMD ofereceu kit de lançamento exclusivo Ryzen 7 9800X3D na China com chaveiro e moletom X3D

A versão muito especial do AMD Ryzen 7 9800X3D
Um número limitado de clientes recebeu uma caixa de presente especial.

QIowmnc.png

Nem todas as regiões receberam uma caixa de varejo chata contendo apenas a CPU, manual e adesivo. Alguns jogadores que foram rápidos em comprar a CPU no lançamento também ganharam uma caixa de presente especial.

O usuário do Weibo 沙包残念 (traduzido como “Decepcionado com o saco de areia”) é um verdadeiro entusiasta da moda e, como ele afirma, a única razão pela qual ele comprou o Ryzen 7 9800X3D no lançamento foi por causa dos brindes oferecidos com a CPU. Isso, claro, é uma piada, mas é bem interessante ver o tipo de itens gratuitos que a AMD incluiu com a CPU no lançamento.

Um desses presentes é um chaveiro especial com uma pequena CPU 9800X3D, embora alguns tivessem um IHS (dissipador de calor) que era um pouco mais "delided" do que deveria ser. O outro lado é polido e também apresenta marcações 9800X3D. O acabamento brilhante é quase como um espelho, acrescenta o usuário.

dTO1rkO.jpeg

zBk04ax.jpeg

O 9800X3D veio em uma caixa especial, que lembrava a série Radeon em vez do Ryzen. Dentro da caixa estava o pacote de varejo 9800X3D junto com o chaveiro rotulado 9800X3D, bem como um moletom com capuz que diz, “AMD Ryzen 7 9800X3D This Legend is Unbeatable”, na parte de trás.

Dentro do moletom, há uma mensagem oculta sobre o 3D V-Cache de segunda geração — um guia para aqueles que precisam compartilhar informações rapidamente.

JV9U07T.jpeg

eyQs49O.jpeg

vdOJGpt.jpeg

Infelizmente, usuários de outros países não tiveram a oportunidade de obter essas caixas, nem a AMD as está oferecendo para venda separadamente.

Fonte: Weibo , Weibo

Users who are viewing this thread

Voltar