Confortável não está, pois a Intel esta colocando pressão com seus E-cores, que são mais baratos e eficientes (em requisito de área x desempenho) no quesito multithread. Para o usuário comum a Intel voltou a ser uma opção melhor pois para o dia-a-dia a quantidade de núcleos dos Alder/Raptor-lake faz mais diferença que poucos núcleos plenos. Some isso ao fato da plataforma AM5 ser/estar cara (e a AM4 obsoleta), e a Intel fazendo overshipping de CPUs para derrubar os preços (mesmo que tenha um prejuízo a médio/long prazo) e realmente se concretiza um cenário nada favorável, a AMD agora é uma opção para entusiastas... quem diria, ein?
Quanto à suas últimas duas linhas: Eu também espero um aumento de núcleos no Zen5, mas por causa da adição dos núcleos pequenos e não um aumento de núcleos grandes, entende? Atualmente a arquitetura da AMD está confortável no balanceamento de quantidade de cache L3 por quantidade de núcleos acessando ela simultaneamente, mais núcleos tornará a complexidade do die maior e mais cache impactará em uma latência maior.
Para um CCX ter 10 núcleos a topologia de comunicação núcleo-a-núcleo também aumenta vertiginosamente de complexidade, onde a Intel sai na frente por sempre utilizar a clássica "ring-bus" (que é simples de implementar, barata mas adiciona latência conforme a quantidade de núcleos vai aumentando), enquanto que a AMD utilizava fully-ntegrated crossbar no Zen2 e no Zen3/Zen4 utiliza uma junção de semi-crossbar com ring (multisected ring). Uma imagem vale mais que mil palavras, aqui um exemplo de ligações necessárias para comunicação de 6 núcleos, no modo ring e crossbar:
Dá para perceber a complexidade? A AMD fugiu disso no Zen3 com um anel bi-setorizado:
A quantidade de setores (ou ligações diretas fora do anel) a AMD nunca chegou a dizer, mas ela soltou ao Anand que seu anel é bi-direcional (ida e volta), tal qual a Intel, então por tabela herda os mesmos problemas da concorrente, que é um aumento de latência ao se aumentar a quantidade de núcleos e é justamente por isso que ela foge de aumentar o CCX para além dos 8 núcleos (Cometlake esteve ai para provar que barramento em anel com 10 núcleos dá errado).
É por isso que se for para aumentar a quantidade de núcleos no chiplet a AMD voltará a inserir dois CCX em um CCD, de volta à metodologia do Zen2, trazendo suas vantagens e desvantagens junto (só que dessa vez com um IF/GMI bem mais rápido interligando os CCX, e caches L3 bem maiores para diminuir a fuga de dados/acesso ao CCX vizinho). E é justamente com esse paradigma que a AMD terá que lidar, ela pode até diminuir o CCX para 6 núcleos e assim ter um CCD de 12 núcleos, proporcionando uma redução na latência intra-core e de acesso à cache (logo, positivo para jogos) mas a meu ver mesmo ela manterá o CCX em 8 núcleos e apenas um CCX por CCD, e partirá para adicionar núcleos Zen5C e assim aumentar o desempenho MT para competir de igual-para-igual com a Intel e seu "big.LITTLE".
Aqui temos um leve equívoco, pois o Zen4 é muito mais eficiente que o Raptorlake, o erro foi a AMD querer competir na corrida dos 5GHz e passar por muito a curva de v/f na linha X. Basta olhar os 7000 não-X e verá que o consumo está ótimo para o desempenho entregue, e quando saírem os DragonRange essa eficiência ficará ainda mais clara (a linha HX da concorrência está perdendo nos vazamentos, e consumindo 20W a mais, e isso em um notebook é bastante coisa).
Quanto ao calor, no lado AMD é algo que já foi martelado várias vezes aqui, é densidade térmica. Não tem para onde correr, muitos transistores em um espaço muito pequeno equivale a temperaturas elevadas. Para amortizar isso é investir em dark silicon, mas ai o die sairá maior e parte da economia da diminuição do chip vai embora, então são decisões nada fáceis de serem tomadas nessa área, a única certeza é que a tendência é essas temperaturas serem maiores conforme formos miniaturizando ainda mais os chips com essa ideia (insana) de se querer 6GHz (se você está achando o 13900K em 10nm quente, espere pelos 7nm da Intel com a mesma quantidade de núcleos na mesma frequência...
let'it burn, let'it melt).