[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
esquece que eu disse, nem me viu aqui.😆😆😆
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se bobear a AMD da o segundo tiro no pé.

O primeiro foi o 59503D que matou o upgrade para linha 7xxx muito cara e resultado abaixo da Intel.

O 2o. tiro está sendo o 7xxxX3D, que pode minar mais ainda a não compra dos 7xxx comum.

O corte de preço vai ter que ser muito atrativo, pois acho que o caminho X3D vai virar mainstream.
Zen4 mal vende comparado aos Zen3 nem faz tanta diferença assim, os Chips vão tudo pro Epycs da Vida tho.

Mas esperava quanto a mais? 30% melhor?

Sejamos realistas, isso é um pouco difícil, até contra o próprio 7950X o 13900k era em média 11% melhor, ele é mais forte que o 7950X padrão, mas também não é lá essas cacetadas não, segmento do topo ali e difícil ter uma diferença muito relevante.
Esperava não perder pro 13900k em nenhum, ganhar em todos.

Mas aí é a galera entusiasta que faz upgrade por qualquer 2% a mais de desempenho, CxB nem existe pra esse pessoal.
Kkkkkk ainda pra quem joga em 1080p no low de 4090, ou seja, ninguém :limo:

Placas intel z790 e z690, a diferença de preço é muito grande?

O virus do upgrade é foda. As vezes tá em casa de boa, ai sobe aquela notificação do Aliexpress mostrando um preço MUUUUITO barato (na real nao vai estar barato) ai mais tarde um pouco sai uma notificação do Adrenaline com uma gameplay exclusiva do novo produto e aí já era.
Esse vírus por enquanto está só no CPU msm. Fui dar uma olhada nas X670 do Ali e essa vontade passou rapidinho. Agora voltou a ser comprar mais RAM e um 5950X pro PC. :haha:

AMD Ryzen 9 7950X3D e RTX 3090 testados em 5 jogos​

Outro dia, outro vazamento apresentando uma CPU Ryzen 7000X3D.

Pode não haver sinal dos benchmarks Ryzen 9 7900X3D de 12 núcleos ainda, enquanto o carro-chefe 7950X3D SKU está recebendo toda a atenção dos vazadores no momento.

BtonXba.png

O vazador de hardware “chi11eddog”, que compartilhou muitos vazamentos de MSI no passado, afirma ter benchmarks com a CPU Ryzen 9 7950X3D em 5 jogos. Parece que o processador está sendo comparado ao Ryzen 9 7950X (sem 3D V-Cache), bem como ao CPU Core i9-13900K da Intel em títulos como Assassin's Creed Valhalla, Far Cry 5, Shadow of the Tomb Raider ou Metro Exodus. Esses são benchmarks de 1080p com configurações de imagem de alta qualidade.

2edvNuD.jpg

Supondo que esses números sejam comparáveis, isso indicaria que o 7950X3D é, em média, 18% mais rápido que o 7950X e 12% mais rápido que o Core i9-13900K nesses testes.

Infelizmente, ao contrário de outros vazamentos, como os benchmarks de 1 porte da AMD , nenhuma especificação de plataforma foi confirmada neste momento. Isso significa que modelos de placas-mãe, versões de BIOS ou especificações de memória são desconhecidos. Isso obviamente significa que os dados devem ser tomados com cautela. No entanto, a partir de agora, esses são de fato os primeiros benchmarks com gráficos GeForce RTX 3090 e CPU Ryzen 7000X3D.

8vZqEJk.jpg

O vazador também compartilhou uma pontuação do Cinebench R23 e uma captura de tela do CPU-Z/Ryzen Master, confirmando que alguém realmente possui o processador 7950X3D e a placa-mãe MSI X670E Tomahawk. A CPU marcou 37973 pontos no teste multi-core.

Aqueles que esperam por revisões adequadas não terão que esperar muito mais. A AMD está pronta para suspender o embargo das análises de Ryzen 7950X3D e 7900X3D em 2 dias, enquanto as vendas começam em 3.

Fonte: chii11eddog

Deixando a questão do preço de lado (até porque ninguém é obrigado a pegar nada no lançamento e a tendência é que os preços caiam com o tempo) essa linha 7000X3D, principalmente o 7950 e o 7900X3D, parecem ser os processadores mais completos da atualidade. Tendem a ser, na média, os melhores processadores para jogos, além de também terem ótima performance para cargas de trabalho mais pesadas por conta do alto número de núcleos e threads. Evidentemente não serão tão bons quanto os não 3D em produtividade por conta do clock e e TDP menores, mas ainda assim chegarão bem perto, ao menos com base nos benckmarks vazados.

Vale a pena o upgrade para quem já tem boas máquinas? Provavelmente não. Mas para quem quer montar um PC do zero ou então atualizar máquinas com processadores mais antigos e tiver uma grana para gastar, parece ser a melhor opção. Um verdadeiro ganha-ganha, principalmente pq a plataforma AM5 provavelmente ficará no mercado até os Ryzen 9000.

Querendo ver quanto FPS essas CPUs X3D conseguem num Factorio da Vida.

Depende do vício e tamanho das fábricas.
Mais especificamente o Teste do HUB, onde os X3D fumam qualquer 1 to curioso se aumenta aquilo.

Boa tarde turma, vendi meu kit da assinatura e estou pra pegar um am5. na verdade ja comecei com pé direito pq acho que a kabum errou alguma coisa no preço dessa placa mãe:

paguei modestos 2800 na placa .. eu estava procurando uma placa am5 e ja estava quase fechando aquela gigabyte do aliexpress por 1300 e apareceu essa asus ..

agora estou pesquisando processador e memorias ..
Excelente placa, 2 slots de RAM ajuda demais no OC.

AMD Ryzen 9 7950X3D e RTX 3090 testados em 5 jogos​

Outro dia, outro vazamento apresentando uma CPU Ryzen 7000X3D.

Pode não haver sinal dos benchmarks Ryzen 9 7900X3D de 12 núcleos ainda, enquanto o carro-chefe 7950X3D SKU está recebendo toda a atenção dos vazadores no momento.

BtonXba.png

O vazador de hardware “chi11eddog”, que compartilhou muitos vazamentos de MSI no passado, afirma ter benchmarks com a CPU Ryzen 9 7950X3D em 5 jogos. Parece que o processador está sendo comparado ao Ryzen 9 7950X (sem 3D V-Cache), bem como ao CPU Core i9-13900K da Intel em títulos como Assassin's Creed Valhalla, Far Cry 5, Shadow of the Tomb Raider ou Metro Exodus. Esses são benchmarks de 1080p com configurações de imagem de alta qualidade.

2edvNuD.jpg

Supondo que esses números sejam comparáveis, isso indicaria que o 7950X3D é, em média, 18% mais rápido que o 7950X e 12% mais rápido que o Core i9-13900K nesses testes.

Infelizmente, ao contrário de outros vazamentos, como os benchmarks de 1 porte da AMD , nenhuma especificação de plataforma foi confirmada neste momento. Isso significa que modelos de placas-mãe, versões de BIOS ou especificações de memória são desconhecidos. Isso obviamente significa que os dados devem ser tomados com cautela. No entanto, a partir de agora, esses são de fato os primeiros benchmarks com gráficos GeForce RTX 3090 e CPU Ryzen 7000X3D.

8vZqEJk.jpg

O vazador também compartilhou uma pontuação do Cinebench R23 e uma captura de tela do CPU-Z/Ryzen Master, confirmando que alguém realmente possui o processador 7950X3D e a placa-mãe MSI X670E Tomahawk. A CPU marcou 37973 pontos no teste multi-core.

Aqueles que esperam por revisões adequadas não terão que esperar muito mais. A AMD está pronta para suspender o embargo das análises de Ryzen 7950X3D e 7900X3D em 2 dias, enquanto as vendas começam em 3.

Fonte: chii11eddog
Isso aí não mostra a realidade, infelizmente.
Tentar apresentar as diferenças usando 1080p, pode-se dizer sobre do ponto de vista de nao ter gargalo da GPU.
Porém, o certo ao meu ver na atualidade, tem que ser o mais proximo das condicoes de uso do consumidor, que para quem compra essa CPU vai jogar em 4K e usar uma 7900XT ou 4090.

Tentar apresentar as diferenças usando 1080p, pode-se dizer sobre do ponto de vista de nao ter gargalo da GPU.
Porém, o certo ao meu ver na atualidade, tem que ser o mais proximo das condicoes de uso do consumidor, que para quem compra essa CPU vai jogar em 4K e usar uma 7900XT ou 4090.

Esses testes em baixa resolução ajudam a mostrar se o CPU vai "envelhecer bem" caso você continue por um bom tempo com ele, fazendo up só na placa.

Só que vem uma pequena contradição junto: geralmente quem se preocupa tanto com esses testes são os mesmos que trocam de CPU toda geração. :bem:

Boa tarde turma, vendi meu kit da assinatura e estou pra pegar um am5. na verdade ja comecei com pé direito pq acho que a kabum errou alguma coisa no preço dessa placa mãe:

paguei modestos 2800 na placa .. eu estava procurando uma placa am5 e ja estava quase fechando aquela gigabyte do aliexpress por 1300 e apareceu essa asus ..

É marketplace, não é o preço da kabum, assim por dizer.
Onde foi que tu achou essa gene por 2800?

Mesmo em 4k com uma 4090 já existe CPU que gargala a placa hj (lembrando que 4k pra uma 4090 é tipo 1440p pra uma 3080Ti), eu diria que do Ryzen 7000x (com exceção do 5800X3D talvez) e Intel 12900k pra baixo, quem joga em 4k com uma 4090 vai encontrar alguns jogos que pode gargalar sim, mesmo em 4k, especialmente se a pessoa usa RAM básica no XMP. Antes de ter o 13900k eu tinha um 10900k e jogava (jogo) Warzone, minha CPU empurrava 200-220fps ali em seu limite, enquanto meu amigo que tem um 10700k e tbm 3080Ti que joga comigo, porém usa RAM no XMP, ele sofre gargalo pra conseguir até 150fps. Essa diferença não se dá pq ele tem um 10700k e eu tinha um 10900k (8/16 vs 10/20) mas sim pq eu usava 4400CL16 na RAM e ele usa 3200CL16-18-18 no XMP. E ele atualmente está tendo gargalo no Hogwarts Legacy tbm, principalmente em Hogsmeade.

Já tá 10k!

É marketplace, não é o preço da kabum, assim por dizer.
Onde foi que tu achou essa gene por 2800?
na kabum mesmo, comprei la, assim que comprei estava 2800, mostrei meus colegas de trabalho minutos depois ela subiu pra 3400, depois pra 3800 e depois sumiu e apareceu somente a de marketplace ..

Excelente placa, 2 slots de RAM ajuda demais no OC.
pensei justamente nisso, pelo que andei lendo ..

Mesmo em 4k com uma 4090 já existe CPU que gargala a placa hj (lembrando que 4k pra uma 4090 é tipo 1440p pra uma 3080Ti), eu diria que do Ryzen 7000x (com exceção do 5800X3D talvez) e Intel 12900k pra baixo, quem joga em 4k com uma 4090 vai encontrar alguns jogos que pode gargalar sim, mesmo em 4k, especialmente se a pessoa usa RAM básica no XMP. Antes de ter o 13900k eu tinha um 10900k e jogava (jogo) Warzone, minha CPU empurrava 200-220fps ali em seu limite, enquanto meu amigo que tem um 10700k e tbm 3080Ti que joga comigo, porém usa RAM no XMP, ele sofre gargalo pra conseguir até 150fps. Essa diferença não se dá pq ele tem um 10700k e eu tinha um 10900k (8/16 vs 10/20) mas sim pq eu usava 4400CL16 na RAM e ele usa 3200CL16-18-18 no XMP. E ele atualmente está tendo gargalo no Hogwarts Legacy tbm, principalmente em Hogsmeade.
No meu caso, nåo quero saber se a CPU gargala ou não a GPU.
A questão principal é o quanto superior ao concorrente direto (13900K) será, na resolução que vou jogar com essa CPU, com a GPU que terei para ver o resultado final de performance e avaliar se o preço cobrado valerá a pena ou não.

Benchmark em 1080p para mim é irrelevante, pois não representa meu interesse de uso real.

Todo ano troco de PC, mas não gasto com fine tunning de memória e nem busco o OC prerfeito.

No meu caso, nåo quero saber se a CPU gargala ou não a GPU.
A questão principal é o quanto superior ao concorrente direto (13900K) será, na resolução que vou jogar com essa CPU, com a GPU que terei para ver o resultado final de performance e avaliar se o preço cobrado valerá a pena ou não.

Benchmark em 1080p para mim é irrelevante, pois não representa meu interesse de uso real.

Todo ano troco de PC, mas não gasto com fine tunning de memória e nem busco o OC prerfeito.
Simples: em 4k com uma 4090 tanto faz um 7950X3D ou um 13900k. Agora em 4k com uma 4090 com outras CPUs, não tanto faz. É mais fácil vc ver mudança (que acontece) em 4k usando DDR5 vs DDR4 do que ver mudança entre essas duas CPUs. Se o teste for sempre em 4k com um 7950X3D e um 13900k, não vai mostrar o potencial da CPU, tem que ser em 1080p no low pois qual entregar mais FPS é o CPU melhor preparado para uma futura 5090 quem sabe, que venha a dobrar o FPS de uma 4090. O que vc deve buscar no caso se vc pensa se vale a pena trocar de CPU pra jogar em 4k com uma 4090, é buscar o teste em 4k com uma 4090 que contenha tanto o 7950X3D e o 13900k e contenha a maioria dos high-end de gerações passadas. Pq entre esses 2 em 4k é literalmente tanto faz.

Esses testes em baixa resolução ajudam a mostrar se o CPU vai "envelhecer bem" caso você continue por um bom tempo com ele, fazendo up só na placa.

Só que vem uma pequena contradição junto: geralmente quem se preocupa tanto com esses testes são os mesmos que trocam de CPU toda geração. :bem:
Aqui em casa tenho 3x PCs, sendo 2x para para diversào e 1x para trabalho.

Vivo trocando as peças por necessidade e qdo surge oportunidade de upgrade, que ocorre com frequència.

Simples: em 4k com uma 4090 tanto faz um 7950X3D ou um 13900k. Agora em 4k com uma 4090 com outras CPUs, não tanto faz. É mais fácil vc ver mudança (que acontece) em 4k usando DDR5 vs DDR4 do que ver mudança entre essas duas CPUs. Se o teste for sempre em 4k com um 7950X3D e um 13900k, não vai mostrar o potencial da CPU, tem que ser em 1080p no low pois qual entregar mais FPS é o CPU melhor preparado para uma futura 5090 quem sabe, que venha a dobrar o FPS de uma 4090. O que vc deve buscar no caso se vc pensa se vale a pena trocar de CPU pra jogar em 4k com uma 4090, é buscar o teste em 4k com uma 4090 que contenha tanto o 7950X3D e o 13900k e contenha a maioria dos high-end de gerações passadas. Pq entre esses 2 em 4k é literalmente tanto faz.
Não é tanto faz até sair o resultado do teste.
Sem o teste vc nao iria saber o qto o 7950X3D teria de diferença para com o 13900K.
Vc diz que tanto faz em 4K, uma CPU ou outra, mas a real é que só vale a partir do momento que se tem o resultado em màos, antes disso, que é o momento pre lancamento de agora, nao tem com afirmar nada.

Nao quero saber o potencial futuro, com placa xpto que nem lançou.

Minha questào é o resultado frente ao aqui e agora com as opçoes disponiveis no mercado e versus o preço cobrado.

Futuro em tecnologia para mim não existe, amanha "sai um 15400 por 1500,00 que atropelara o 7950X3D" ...por isso nao fico mais mirando o la na frente.

Última edição:
Aqui em casa tenho 3x PCs, sendo 2x para para diversào e 1x para trabalho.

Vivo trocando as peças por necessidade e qdo surge oportunidade de upgrade, que ocorre com frequència.

Não é tanto faz até sair o resultado do teste.
Sem o teste vc nao iria saber o qto o 7950X3D teria de diferença para com o 13900K.
Vc diz que tanto faz em 4K, uma CPU ou outra, a partir do momento que se tem o resultado em màos, antes disso, que é o momento pre lancamento de agora, nao tem com afirmar nada.

Nao quero saber o potencial futuro, com placa xpto que nem lançou.

Minha questào é o resultado frente ao aqui e agora com as opçoes disponiveis no mercado e versus o preço cobrado.

Futuro em tecnologia para mim não existe, amanha "sai um 15400 por 1500,00 que atropelara o 7950X3D...por isso nao fico mais mirando o la na frente.
Tem teste de 12900k, 13900k, 7000x em 4k com 4090 sim, é só ir atrás, vc vai ver que é tanto faz. Agora se o 7950X3D tiver diferença grande em 4k pro 13900k, aí é algo que é muito inesperado e que não aconteceu no passado.

Tem teste de 12900k, 13900k, 7000x em 4k com 4090 sim, é só ir atrás, vc vai ver que é tanto faz. Agora se o 7950X3D tiver diferença grande em 4k pro 13900k, aí é algo que é muito inesperado e que não aconteceu no passado.
mas esse é o ponto.
7950X3D é novidade sem referencia anterior.
poderia ter saido qq resultado.

mas esse é o ponto.
7950X3D é novidade sem referencia anterior.
poderia ter saido qq resultado.
Não é novidade, vai ver comparativo 5800X3D em 4k e 5800x em 4k, o FPS é o mesmo.

Não é novidade, vai ver comparativo 5800X3D em 4k e 5800x em 4k, o FPS é o mesmo.
cara..5xxx é outra arquitetura, nao tem sentido criar uma expectativa com bases diferentes.
O resultado final pode até ter semelhanças, mas nao tem como aplicar analogia de causa e efeito entre coisas distintas.

Com o resultado do 7950X3D em mãos, ai se pode teorizar em cima do 7800X3D.

Users who are viewing this thread

Voltar