[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
O gorila tem um ponto, vamos esperar pra ver.

cara..5xxx é outra arquitetura, nao tem sentido criar uma expectativa com bases diferentes.
O resultado final pode até ter semelhanças, mas nao tem como aplicar analogia de causa e efeito entre coisas distintas.

Com o resultado do 7950X3D em mãos, ai se pode teorizar em cima do 7800X3D.
7950X pra 7950X3D não é equivalente a 5800X pra 5800X3D?

Ou 7800X pra 7800X3D.

Tá bom então, eu desisto.

Nao sao equivalentes.
sao arquiteturas distintas de CPU.

5xxxx é uma coisa, 7xxx é outra coisa.
Acho que vc não entendeu cara, eu tô falando que do 5800x pro 5800x3d não houve mudança no FPS em 4k, estou usando essa transição para falar que não vai haver MUITO PROVAVELMENTE do 7800x pro 7800x3d, 7950x pro 7950x3d e etc.

Acho que vc não entendeu cara, eu tô falando que do 5800x pro 5800x3d não houve mudança no FPS em 4k, estou usando essa transição para falar que não vai haver MUITO PROVAVELMENTE do 7800x pro 7800x3d, 7950x pro 7950x3d e etc.
entao, nao vamos nos estressar..

volta no passado, se tivesse um pentium 3D cache e um Core2 Duo 3D cache.

o que ocorreu com um nao tem relacao direta com o outro, por serem tecnologias distintas, mesmo se o resultado for semelhante.

é o que ocorre aqui, 5xxx é uma coisa e 7xxx é outra.

vc nao pode fazer essa relacao, mas de boa.

o que ocorreu com um nao tem relacao direta com o outro, por serem tecnologias distintas, mesmo se o resultado for semelhante.

Na real é literalmente mais cache, mesmo caso do 5800x pro 5800x3d, mas tudo bem. Quando sair o review vc vai ver que não vai mudar nada em 4k, pra variar, já não muda há não sei quantos anos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Agora, se vc pegar CSGO, Overwatch, com uma 4090 em 4k e falar ''tá vendo o 7950X3D fez mais fps que o 7950X e muito em 4k, vc foi refutado'' aí pera lá, o que é CSGO e Overwatch pra uma 4090, mesmo em 4k kkkk, é tipo Cyberpunk em 720p, aí a diferença se dá pelo FPS absurdo, o que digo que em 4k não muda é pq em 4k justamente nos jogos atuais com uma 4090 a placa não tem poder pra criar uma situação CPU bound que faca uma CPU sobressair a outra. O que dita é o FPS e não é resolução, só pra deixar claro, 4k a 200fps tem o mesmo impacto na sua CPU que 1080p a 200fps.

Mesmo em 4k com uma 4090 já existe CPU que gargala a placa hj (lembrando que 4k pra uma 4090 é tipo 1440p pra uma 3080Ti), eu diria que do Ryzen 7000x (com exceção do 5800X3D talvez) e Intel 12900k pra baixo, quem joga em 4k com uma 4090 vai encontrar alguns jogos que pode gargalar sim, mesmo em 4k, especialmente se a pessoa usa RAM básica no XMP. Antes de ter o 13900k eu tinha um 10900k e jogava (jogo) Warzone, minha CPU empurrava 200-220fps ali em seu limite, enquanto meu amigo que tem um 10700k e tbm 3080Ti que joga comigo, porém usa RAM no XMP, ele sofre gargalo pra conseguir até 150fps. Essa diferença não se dá pq ele tem um 10700k e eu tinha um 10900k (8/16 vs 10/20) mas sim pq eu usava 4400CL16 na RAM e ele usa 3200CL16-18-18 no XMP. E ele atualmente está tendo gargalo no Hogwarts Legacy tbm, principalmente em Hogsmeade.

Hogsmeade mudou completamente para mim quando troquei do 5900X para o 5800X3D.

Jogo em 3440x1440 com uma 3080 Ti.

Acredito que o preço das placas mãe AM5 irá aumentar nos meses a seguir, com o lançamento dos 7000X3D a performance vai começar a fazer sentido para mais gente e atrair novos compradores.

Hogsmeade mudou completamente para mim quando troquei do 5900X para o 5800X3D.

Jogo em 3440x1440 com uma 3080 Ti.

Acredito que o preço das placas mãe AM5 irá aumentar nos meses a seguir, com o lançamento dos 7000X3D a performance vai começar a fazer sentido para mais gente e atrair novos compradores.
Pior que mais caro do que já está é complicado, eu quero ver o lançamento do 7950X3D antes de comprar a mobo =(.

To com grana pra mobo, mas eu queria ver o menino em ação, pra eu ter certeza do que eu vou fazer da vida XD.

Pior que mais caro do que já está é complicado, eu quero ver o lançamento do 7950X3D antes de comprar a mobo =(.

To com grana pra mobo, mas eu queria ver o menino em ação, pra eu ter certeza do que eu vou fazer da vida XD.
Já pensou que considerando o gasto você pode... Esperar?

Já pensou que considerando o gasto você pode... Esperar?

Sim por isso decidir o que fazer da vida, se o 7950X3D sair muito caro, e as mobo subir é esperar mesmo e não tem jeito.

Mas eu já aceitei que é mais de 80% de chances de eu continuar a esperar algo novo de acordo a outras conversa que eu tive contigo, sacou?

Entretanto eu to com muito medo de nas proximas gen que vai ser only DDR5 e tals, os preços MSRP subir demais, mas ai é o risco que se corre né?

O 8700K se nada der errado e nenhum componente da placa mae der pane, deve me segurar mais 1 ou 2 anos, 2 anos acho que já é chutando o pau da barraca, agora se a placa mae der pane, ou eu tiver algum problema ja não vai mais compensar "tentar repor" pra continuar segurando, mas se não deu até hoje, acho dificil de dar até o fim, mas não impossível.

Sim por isso decidir o que fazer da vida, se o 7950X3D sair muito caro, e as mobo subir é esperar mesmo e não tem jeito.

Mas eu já aceitei que é mais de 80% de chances de eu continuar a esperar algo novo de acordo a outras conversa que eu tive contigo, sacou?

Entretanto eu to com muito de nas proximas gen que vai ser only DDR5 e tals, os preços MSRP subir demais, mas ai é o risco que se corre né?

O 8700K se nada der errado e nenhum componente da placa mae der pane, deve me segurar mais 1 ou 2 anos, 2 anos acho que já chutando o pau da barraca.
Mano, eu tinha um fucking 5930K que segurou até hoje. Óbvio, eu não rodava nada em ultra, mas nunca deixei de jogar um game, com exceção de quake RTX e era porque eu tinha uma 1080

Mano, eu tinha um fucking 5930K que segurou até hoje. Óbvio, eu não rodava nada em ultra, mas nunca deixei de jogar um game, com exceção de quake RTX e era porque eu tinha uma 1080

Eu concordo com isso, e também acho que o 8700K deve segurar mais, só que como disseram em algumas threads ai, o avanço dos processadores vem sendo grande, o que mata os processadores mais antigos mais rapido, os avanços não vem sendo mais que nem antigamente que mudava "pouca coisa", fora que joguinhos também não vem ajudando em otimizações.

Agora aplicações, é difícil de prever o que vai acontecer, mas acho que no próximo Windows é capaz da restrição de hardware ser maior, gen 8 passou por baixo da porta pro Win11 e acho que pra um futuro Win12 ele não deve continuar.

By the way, impossivel prever o futuro, e o papo de future proof ta cada vez bem mais suspeito com o ritmo e andar da carruagem.

Na real é literalmente mais cache, mesmo caso do 5800x pro 5800x3d, mas tudo bem. Quando sair o review vc vai ver que não vai mudar nada em 4k, pra variar, já não muda há não sei quantos anos.

Agora, se vc pegar CSGO, Overwatch, com uma 4090 em 4k e falar ''tá vendo o 7950X3D fez mais fps que o 7950X e muito em 4k, vc foi refutado'' aí pera lá, o que é CSGO e Overwatch pra uma 4090, mesmo em 4k kkkk, é tipo Cyberpunk em 720p, aí a diferença se dá pelo FPS absurdo, o que digo que em 4k não muda é pq em 4k justamente nos jogos atuais com uma 4090 a placa não tem poder pra criar uma situação CPU bound que faca uma CPU sobressair a outra. O que dita é o FPS e não é resolução, só pra deixar claro, 4k a 200fps tem o mesmo impacto na sua CPU que 1080p a 200fps.
Não é bem como você está pensando não Alessandro, o Gori ali está certo: O empilhamento de cache L3 faz muito mais efeito no Zen3 que no Zen4, por causa da arquitetura em si, logo a distância do 5800X para o 5800X3D será maior que a do 7800X para o 7800X3D.

Ao invés de escrever dessa vez vou reutilizar um comentário lá do site do DashDranzule, ele toca bem nesse detalhe:
"[...] dese que descobrimos que o cache L2 seria dobrado nessa geração, além do suporte a DDR5, eu ja não esperava grandes ganhos do V-Cache. O 5800x3D teve muitos ganhos por conta da DDR4 mais lenta e do cache menor, então existia um gargalo significativo. Mais Zen4? Esses gargalos já não são tão significativos mais, então os ganhos do 3D V-Cache não são tão perceptiveis. Para isso, o chip teria que gargalar no subsistema de memoria.[...]"

Eu concordo com isso, e também acho que o 8700K deve segurar mais, só que como disseram em algumas threads ai, o avanço dos processadores vem sendo grande, o que mata os processadores mais antigos mais rapido, os avanços não vem sendo mais que nem antigamente que mudava "pouca coisa", fora que joguinhos também não vem ajudando em otimizações.

Agora aplicações, é difícil de prever o que vai acontecer, mas acho que no próximo Windows é capaz da restrição de hardware ser maior, gen 8 passou por baixo da porta pro Win11 e acho que pra um futuro Win12 ele não deve continuar.

By the way, impossivel prever o futuro, e o papo de future proof ta cada vez bem mais suspeito com o ritmo e andar da carruagem.

Primeiro, se você já tem win11 não vejo motivo de ter medo de não puder mudar pro 12, até lá você já vai ter trocado o PC, o 12 no mínimo só chega início de 2024. Segundo, sim os avanços estão enormes, mas o meu 5930k segurava bem, não entendo porque o seu 8700k não vai fazer o mesmo, os processadores podem melhorar, mas o seu não fica pior. Sem falar que tirando algumas exceções, a maioria dos jogos pede cada vez mais GPU, não CPU, só umas aberrações como Modern Warfare que são CPU bound.

Future bound pra mim virou conversa do setor de marketing depois que lançaram as ATX 3.0 na encolha, kkkk

Não é bem como você está pensando não Alessandro, o Gori ali está certo: O empilhamento de cache L3 faz muito mais efeito no Zen3 que no Zen4, por causa da arquitetura em si, logo a distância do 5800X para o 5800X3D será maior que a do 7800X para o 7800X3D.

Ao invés de escrever dessa vez vou reutilizar um comentário lá do site do DashDranzule, ele toca bem nesse detalhe:
"[...] dese que descobrimos que o cache L2 seria dobrado nessa geração, além do suporte a DDR5, eu ja não esperava grandes ganhos do V-Cache. O 5800x3D teve muitos ganhos por conta da DDR4 mais lenta e do cache menor, então existia um gargalo significativo. Mais Zen4? Esses gargalos já não são tão significativos mais, então os ganhos do 3D V-Cache não são tão perceptiveis. Para isso, o chip teria que gargalar no subsistema de memoria.[...]"
Então vc basicamente me diz que o salto do 7800X pro 7800X3D não será igual do 5800X pro 5800X3D, por conta da DDR4 mais lenta e do cache menor no 5800X, isso só reforça o que eu disse na real, pq eu falei se do 5800X pro 5800X3D não houve ganho de FPS em 4k (a dúvida do amigo Gorila é essa, se vai mudar em 4k) provavelmente do 7800X pro 7800X3D não vai mudar nada também :shrug:
Resumindo: Se no passado não houve mudança no FPS em 4k quando mais se fazia efeito do cache, agora que menos efeito faz o cache (dito por vc nas notícias aí que vc é viciado em fuçar) que não vai mudar mesmo.

Depois do 3D Cache, o próximo a vir será a implementação de empilhamento de DRAM na CPU, segundo Forrest Norrod da AMD... já testaram colocando 32Gb em GPU. Vamos ver em quanto tempo isso vai demorar, primeiro vai chegar em datacenter.

Depois do 3D Cache, o próximo a vir será a implementação de empilhamento de DRAM na CPU, segundo Forrest Norrod da AMD... já testaram colocando 32Gb em GPU. Vamos ver em quanto tempo isso vai demorar, primeiro vai chegar em datacenter.

A AMD sempre se superando, provavelmente depois dessa implementação eles vão investir em uma tecnologia inovadora chamada otimização dos drivers.
Porquê sério, todo mundo que tem AMD no tópico ama a placa pela força bruta, isso não falta nas placa, elas são praticamente um caminhão de carga. O que custa agora investir mais no time que faz os drivers e talvez incentivar produtoras e desenvolvedores de jogos e softwares para aplicarem as soluções deles nativamente? (Vide Dlss)

Os drivers do chipset AMD apresentam otimizações de jogo especiais para CPUs Ryzen 9 7000X3D.​

Otimizações de jogos AMD Ryzen 9 7900X3D​

AMD divulga novos recursos nos novos drivers de chipset.

rVk1YFR.png

Os processadores AMD Ryzen 7000X3D equipados com 3D V-Cache otimizarão automaticamente o desempenho, dependendo da carga de trabalho. O mais novo driver de chipset será capaz de alocar dinamicamente qual núcleo será usado pelo sistema operacional Windows. Em outras palavras, se a carga de trabalho for sensível ao cache, o sistema operacional será modificado para priorizar núcleos com 3D V-Cache. Se a frequência for mais importante, os núcleos com frequência mais alta serão escolhidos.

A empresa explica que esse recurso é controlado pelo driver, mas pode ser alterado manualmente no BIOS. Os usuários poderão selecionar entre 'cache' e 'frequência' conforme preferirem.

Além disso, a AMD confirma que os mesmos drivers apresentarão o driver de arquivo de provisionamento PPM. Esse recurso é voltado principalmente para cargas de trabalho de jogos, pois alocará dinamicamente CCX com 3D V-Cache e estacionará CCX não utilizado sem cache adicional. Caso sejam necessários mais threads, o CCX sem 3D V-Cache também será habilitado.

oqEL9iK.jpg

rPFTPtz.jpg

A AMD explica que ambos os recursos aumentarão o desempenho dependendo da carga de trabalho, mas o principal objetivo dessas tecnologias é aumentar o desempenho dos jogos.

O que é importante observar é que eles são direcionados para CPUs Ryzen 9 7000X3D (7950X/7900X) porque apenas esses dois dos três SKUs anunciados têm design de chiplet assimétrico, onde um CCX possui 3D V-Cache enquanto o outro não. Esse problema não existe no chiplet único Ryzen 7 7800X3D de 8 núcleos, que deve ser lançado em abril.

Parece o mesmo cenário do 5800x3D, mais rápido em alguns joguinhos, não muito útil pra outras coisas.

7950X3D é puta buy bait da AMD...quem pagará $700 sendo que o 7800X3D por $500 deve dar resultado semelhante.
Entusiastas que gostam de cagar dinheiro, feito a galera que comprava 5900x ou 5950x só pra jogar pq sim.

Users who are viewing this thread

Voltar