[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Aí você precisa comprar outra placa mãe, um pro 2d e ou pro 3d, e ligar eles via porta serial, e aí muda o monitor pra placa mãe, conforme a quantidade de dimensões.

Ia falar porta MIDI, mas nem sei se são velho o suficiente pra saber o que era isso ahauhauhauah
E bateu um voodoo 2 feelings nessa zoeira.
No meu 80486 tem uma Sound Blaster 64 Pro que tem essa saída. O problema é que essa placa é ISA então não terei como fazer a conexão.

Vou ficar com meu PC atual que dá pra jogar tanto 3D quanto 2D.

Agora entendi melhor pq a Intel é bem melhor que a AMD: um processador pode rodar jogos dois de e três de o outro não.

Mas é estranho pq quando a AMD lançou o K6 II ele tinha um conjunto de instruções 3DNOW que rodava 3D e 2D... mas naquele tempo a maioria dos 3D era emulação de 2D e isso pode ser só uma jogada de marketing.

Sou cristão não posso comprar essas placas voodoo.

:br:

Quando vc roda é pra ele dar um "status" das bibliotecas, algo nesse naipe:
Código:
This was obtained using the following Numpy configuration:
openblas64__info:
    libraries = ['openblas64_', 'openblas64_']
    library_dirs = ['/usr/local/lib']
    language = c
    define_macros = [('HAVE_CBLAS', None), ('BLAS_SYMBOL_SUFFIX', '64_'), ('HAVE_BLAS_ILP64', None)]
    runtime_library_dirs = ['/usr/local/lib']
blas_ilp64_opt_info:
    language = c
    define_macros = [('HAVE_CBLAS', None), ('BLAS_SYMBOL_SUFFIX', '64_'), ('HAVE_BLAS_ILP64', None)]
openblas64__lapack_info:
    language = c
    define_macros = [('HAVE_CBLAS', None), ('BLAS_SYMBOL_SUFFIX', '64_'), ('HAVE_BLAS_ILP64', None), ('HAVE_LAPACKE', None)]
lapack_ilp64_opt_info:
    language = c
    define_macros = [('HAVE_CBLAS', None), ('BLAS_SYMBOL_SUFFIX', '64_'), ('HAVE_BLAS_ILP64', None), ('HAVE_LAPACKE', None)]
Supported SIMD extensions in this NumPy install:
    baseline = SSE,SSE2,SSE3
    found = SSSE3,SSE41,POPCNT,SSE42,AVX,F16C,FMA3,AVX2
    not found = AVX512F,AVX512CD,AVX512_KNL,AVX512_KNM,AVX512_SKX,AVX512_CLX,AVX512_CNL,AVX512_ICL

Alocação, oq faz com que a performance da memória faça diferença né kkkkk
Essa dimensão de matriz é maior do que a cache da CPU, aí acaba indo buscar dado na memória.
Vi aqui, ta com OpenBlas já.

Eu perguntei da memória no sentido de estourar memória, não do uso em si. Porque qualquer workload mais complexo vai consultar memória.

Vi aqui, ta com OpenBlas já.

Eu perguntei da memória no sentido de estourar memória, não do uso em si. Porque qualquer workload mais complexo vai consultar memória.
Ah não, nesse sentido não kkkkk
O teste dá alguns Mb de dados, aí já é mais que a cache e deixa de medir o desempenho bruto da cpu pq a cpu tem de esperar os dados chegarem.

No meu 80486 tem uma Sound Blaster 64 Pro que tem essa saída. O problema é que essa placa é ISA então não terei como fazer a conexão.

Vou ficar com meu PC atual que dá pra jogar tanto 3D quanto 2D.

Agora entendi melhor pq a Intel é bem melhor que a AMD: um processador pode rodar jogos dois de e três de o outro não.

Mas é estranho pq quando a AMD lançou o K6 II ele tinha um conjunto de instruções 3DNOW que rodava 3D e 2D... mas naquele tempo a maioria dos 3D era emulação de 2D e isso pode ser só uma jogada de marketing.

Sou cristão não posso comprar essas placas voodoo.

:br:
Maluco, tu não tá ligado. Em 2001 eu era noivo e a família dela era evangelica, e conforme o tempo ia avançando e vendo como funcionavam as coisas lá, eu fiquei pensando "cara, e se esse mulher entra no meu escritório e vê uma caixa preta escrito Diablo?"

Acabou que não casei, e só fui casar em 2018 aheuaheuae

opa turma F ai pra minha placa x670 que comprei na kabum, o entregador da empresa AZUL simplesmente entregou a placa para outra pessoa, isso se ele mesmo não tiver furtado a placa coisa que ja estou começando a suspeitar.. no mais estou sem placa, sem pc e sem grana ate a kabum resolver.. Fica o alerta ai com esta transportadora ..

Sei que acham esse canal aí parcial:)haha:) porém é interessante ver o escalonamento das memórias no 7950X 3D....falando nisso tem youtuber por aí testando com memórias DDR5 5200 CL40 só pra sacanear a AMD enquanto no 13900 usam até 7200MHz.

Já avisando que não sou fanboy de empresa alguma...vou no que estiver mais barato e me dar um benefício melhor....já tive AMD na época dos Duron e Athlon até 2008...depois passei por Core 2 Duo e i5 até 2019....aí voltei pra AMD com os Ryzen.

Sei que acham esse canal aí parcial:)haha:) porém é interessante ver o escalonamento das memórias no 7950X 3D....falando nisso tem youtuber por aí testando com memórias DDR5 5200 CL40 só pra sacanear a AMD enquanto no 13900 usam até 7200MHz.

Já avisando que não sou fanboy de empresa alguma...vou no que estiver mais barato e me dar um benefício melhor....já tive AMD na época dos Duron e Athlon até 2008...depois passei por Core 2 Duo e i5 até 2019....aí voltei pra AMD com os Ryzen.

Isso aí se for só o XMP ativado não quer dizer muita coisa, não mexe nos secundários e terciários que representam um ganho alto tbm.

Isso aí se for só o XMP ativado não quer dizer muita coisa, não mexe nos secundários e terciários que representam um ganho alto tbm.
Vc sempre bate nessa tecla e faz sentido, porém quase ninguém vai mexer nessas coisas, então pra 95% ou mais dos usuários isso acaba sendo irrelevante.
Muito usuário nem sequer liga o XMP 🤡

Vc sempre bate nessa tecla e faz sentido, porém quase ninguém vai mexer nessas coisas, então pra 95% ou mais dos usuários isso acaba sendo irrelevante.
Muito usuário nem sequer liga o XMP 🤡
Pois a diferença maior que vc vai ter em cenários CPU bound é justamente overclock de memória mexendo em todos timings e subtimings, não é overclock de frequência de CPU.
E tbm ninguém vai jogar em cenários que um 7950X3D ganha de um 13900k e vice-versa, que é 1080p no low com uma 4090 :shrug:

Pois a diferença maior que vc vai ter em cenários CPU bound é justamente overclock de memória mexendo em todos timings e subtimings, não é overclock de frequência de CPU.
Se mal fazem OC de frequência de CPU, memória é mais nicho ainda, independente de trazer mais resultados ou não, convenhamos kkkkk
E tbm ninguém vai jogar em cenários que um 7950X3D ganha de um 13900k e vice-versa, que é 1080p no low com uma 4090 :shrug:
Sim, com certeza, esses cenários são só punhetação de FPS.
Quem tá com 4090 jogando em 1080p ou é pq realmente tem como hobby ver FPS alto e não o jogo em si (tipo vc, sem ofensas), ou é doido.

Pra galera do 4k que realmente quer jogar como hobby, tanto faz 13900k, 7950x ou até mesmo um 7600/i5.

Se mal fazem OC de frequência de CPU, memória é mais nicho ainda, independente de trazer mais resultados ou não, convenhamos kkkkk

Sim, com certeza, esses cenários são só punhetação de FPS.
Quem tá com 4090 jogando em 1080p ou é pq realmente tem como hobby ver FPS alto e não o jogo em si (tipo vc, sem ofensas), ou é doido.

Pra galera do 4k que realmente quer jogar como hobby, tanto faz 13900k, 7950x ou até mesmo um 7600/i5.
Único jogo que me importo com FPS alto é Warzone mesmo, pq jogo competitivamente, de resto é tudo no ultra.

O primeiro review do Zen4 mobile, contra o topo de linha 13980HX, no CB23 mostra que a eficiência do Zen4 nos notebooks realmente é arrasadora:

Fq-Uu-Egn-Xo-AQ4jxm.jpg

Vamos esperar mais testes para ver se no mundo real também teremos essa diferença na prática. Quanto à bateria, bem, em ambos os processadores creio que ela não importe (afinal são CPUs com mais de 50W).

E por fim, algo que muitos já imaginavem (ao menos os que sabem que a iGPU dos Ryzen não acessam a L3 do CPU) foi confirmado: Os X3D não adicionam desempenho na iGPU, mesmo tendo muito mais cache.

O primeiro review do Zen4 mobile, contra o topo de linha 13980HX, no CB23 mostra que a eficiência do Zen4 nos notebooks realmente é arrasadora:

Fq-Uu-Egn-Xo-AQ4jxm.jpg

Vamos esperar mais testes para ver se no mundo real também teremos essa diferença na prática. Quanto à bateria, bem, em ambos os processadores creio que ela não importe (afinal são CPUs com mais de 50W).

E por fim, algo que muitos já imaginavem (ao menos os que sabem que a iGPU dos Ryzen não acessam a L3 do CPU) foi confirmado: Os X3D não adicionam desempenho na iGPU, mesmo tendo muito mais cache.

Acho que 7950X3D em diante, tanto Intel quanto AMD devem focar mais em eficiência energética, 7950X3D mesmo não sendo la grande coisas em "novidades" eu achei um show a eficiência energética dele.
Em ambos os lados o foco vai ser eficiência agora, "parando um pouco com a corrida de disputa de frequências, amém!"

Acho que 7950X3D em diante, tanto Intel quanto AMD devem focar mais em eficiência energética, 7950X3D mesmo não sendo la grande coisas em "novidades" eu achei um show a eficiência energética dele.
Em ambos os lados o foco vai ser eficiência agora, "parando um pouco com a corrida de disputa de frequências, amém!"
Gostaria que seu pensamento fosse ouvido por elas, porque infelizmente a tendência é continuarem seguindo o caminho de espremer clocks, não duvido nada o refresh do Raptorlake vir quebrando a barreira dos 6GHz OoB. Inclusive o Meteorlake já está subindo clock além da margem de eficiência, e como ainda é ES significa que irá subir mais, e para não ficar atrás o que a AMD faz? Sim, imita a concorrente.

Fq-Uu-Egn-Xo-AQ4jxm.jpg

Travando o 7945HX pra rodar em 80W no máximo, atrelado a uma boa GPU = vc terá um excelente conjunto tanto em performance quanto em consumo de bateria.

Belo feito na AMD, senhores. Não podemos negar.

A série AMD Ryzen 7000X3D não faz parte da promoção do jogo STAR WARS Jedi: Survivor.​

Atualmente, a AMD não está distribuindo nenhum jogo grátis nas compras de Ryzen 7950X, 7900 e 7800X3D​

Nenhuma cópia gratuita de STAR WARS Jedi: Survivor com a série Ryzen 7000X3D.

RGNtXtE.png

No lançamento da série Ryzen 7000X3D, especulou-se que a AMD poderia atualizar seu pacote de jogos STAR WARS Jedi: Survivor para incluir os SKUs recém-lançados. No entanto, mesmo alguns dias após o lançamento, a AMD não fez alterações na promoção.

Isso levou um Redditor a perguntar diretamente à AMD se a série Ryzen 7000X3D está, de fato, incluída, ao que o suporte da AMD respondeu que não está na promoção atual. A AMD ainda pode atualizar seu pacote mais tarde, mas claramente não houve alteração no programa de recompensas após o lançamento do Raphael X3D.

yMQNLt8.png

Isso significa que qualquer pessoa que comprou até agora a CPU 7000X3D não receberá este jogo ou qualquer outro jogo. As únicas CPUs Ryzen 7000 incluídas são as séries X e não X existentes.

A promoção atual termina em 1º de abril, então há uma pequena chance de que logo antes do lançamento do Ryzen 7 7800X3D (6 de abril) a empresa possa apresentar a série à promoção ou anunciar um novo pacote inteiramente.

N7O8B7d.png

Fonte: Reddit

Pessoal, vocês acham que um 7800X3D pode chegar na faixa de uns 3,5K ou menos?

Estava considerando pegar um 13700K "Fornalha Edition" por 2,85K, aí um amigo me falou pra esperar o Ryzen!

Estava considerando pegar um 13700K "Fornalha Edition" por 2,85K, aí um amigo me falou pra esperar o Ryzen!
Acredito que na Aliexpress deve chegar nesse preço, aqui no Brasil não sei

No BR provavelmente 4mil

Tentando acompanhar o lançamento dos x3D. Pra jogos, pelo que entendi, o 7800x3D seria a melhor opção, mas só em abril.

Hoje tenho um 5600x e uma 4090 e mesmo em 4k com tudo max o 5600x segura a 4090 em alguns jogos.

Pra quem já está na am4 será que valeria partir pra am5/ddr5 gastando por volta de uns 7k?

Tô quase pegando um 5800x3d mesmo por volta de 2k, pra quem vai jogar em 4k acho que dificilmente verá diferença para o 7800x3d.

Tentando acompanhar o lançamento dos x3D. Pra jogos, pelo que entendi, o 7800x3D seria a melhor opção, mas só em abril.

Hoje tenho um 5600x e uma 4090 e mesmo em 4k com tudo max o 5600x segura a 4090 em alguns jogos.

Pra quem já está na am4 será que valeria partir pra am5/ddr5 gastando por volta de uns 7k?

Tô quase pegando um 5800x3d mesmo por volta de 2k, pra quem vai jogar em 4k acho que dificilmente verá diferença para o 7800x3d.
Também estava considerando exatamente pegar o 5800X3D! Porém resolvi partir para a plataforma DDR5 de vez, e provavelmente vou de 7800X3D.

No fim das contas o CxB é muito maior permanecer com plataforma DDR4 e um 5800X3D, ainda mais para 4K, no entanto certamente o 7800X3D vai trazer ganhos, mesmo em 4K, porém não devem ser muito expressivos, talvez mais em frames mínimos, principalmente combinado com módulos DDR5 de alta velocidade e uma boa latência...

Também estava considerando exatamente pegar o 5800X3D! Porém resolvi partir para a plataforma DDR5 de vez, e provavelmente vou de 7800X3D.

No fim das contas o CxB é muito maior permanecer com plataforma DDR4 e um 5800X3D, ainda mais para 4K, no entanto certamente o 7800X3D vai trazer ganhos, mesmo em 4K, porém não devem ser muito expressivos, talvez mais em frames mínimos, principalmente combinado com módulos DDR5 de alta velocidade e uma boa latência...
Mas no seu caso até acho que faz um pouco mais sentido, pois vc teria que trocar mobo também, aqui seria apenas o 58x3d por volta de 2k.

Comecei fazer as contas...
Mobo itx b650 nem tem no br, no Ali a mais barata está por volta de 1800, kit dd5 32gb 6000 cl 30 deve estar nessa faixa também e o 78x3d nem se sabe, mas deve ser de 3,5k até 4k no lançamento, uns 7k no mínimo.

Também tava afim de partir pra am5/dd5 ainda mais que tenho apenas 16gb e a única maneira de aumentar seria comprar um kit de 32gb. Mas fica muito difícil justificar a diferença de valores com o ganho em 4k que terei.

Mas no seu caso até acho que faz um pouco mais sentido, pois vc teria que trocar mobo também, aqui seria apenas o 58x3d por volta de 2k.

Comecei fazer as contas...
Mobo itx b650 nem tem no br, no Ali a mais barata está por volta de 1800, kit dd5 32gb 6000 cl 30 deve estar nessa faixa também e o 78x3d nem se sabe, mas deve ser de 3,5k até 4k no lançamento, uns 7k no mínimo.

Também tava afim de partir pra am5/dd5 ainda mais que tenho apenas 16gb e a única maneira de aumentar seria comprar um kit de 32gb. Mas fica muito difícil justificar a diferença de valores com o ganho em 4k que terei.
As ram kit 32 gb 6000mhz tá na média de 800-1100, a mobos na aliex a mais barata ta 1100 reais, e o ryzen 7800x3d provavelmente chegar na faixa de 2700-3500k, se converter igual ao ryzen 9 7900x box

As ram kit 32 gb 6000mhz tá na média de 800-1100, a mobos na aliex a mais barata ta 1100 reais, e o ryzen 7800x3d provavelmente chegar na faixa de 2700-3500k, se converter igual ao ryzen 9 7900x box
Mobo am5 pra mim, infelizmente, apenas itx b650, as mais baratas estão por volta de 1800.
Memos 6000mhz nessa faixa de preço provavelmente não deve ter uma latência muita baixa.
78x3d por 3,5k talvez, 2,7k acho bem difícil.

A minha maior duvida é de quanto seria o ganho em 4k de um 58x3d pra um 78x3d? Se é que realmente teria algum, acho que na maioria dos jogos nem deve ter.
Mesmo assim vou esperar até abril pra ver qual é, mas não deve mudar muita coisa, se aparecer 58x3d por menos de 2k no br talvez nem espere até lá.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar