Ah, realmente acho que um X3D da vida não iria te dar ganho nenhum, principalmente se vc for jogar em 4k no seu tempo livre.Eu sou projetista/arquiteto/editor
Na empresa em que trabalho eu desenho projetos de tematizações para ambientes domésticos e empresariais, só que no método que a empresa que trabalho usa pra trabalhar a gente usa muito Photoshop, Illustrator, Autocad, Sketchup, V-Ray, Premier, After Effects.
Alinhando por etapas...
Illustrator e Photoshop são para breve rascunho de plantas, Autocad e Sketchup, Vray é para criação em 3D do projeto que é onde começa a pesar, depois no processo final de apresentação do projeto final para o cliente nos utilizamos o Premier e o After Effects, mostrando um vídeo de passeio por todos os lugares do ambiente já decorado e com as características sendo descritas em efeitos de After Effects.
E nas horas vagas eu sou editor e streamer pra mim mesmo, por diversão e conversa.... resumão do meu uso diário é isso, e agora acho que tu compreende melhor pq eu quero tanto o AV1. rsrs
Consigo me virar com menos? de fato consigo, mas não está confortável trabalhar com tudo isso com o que eu tenho atualmente a ideia no meu caso é acelerar tudo que eu faço ao máximo possível, pois o padrão da empresa está mudando e os vídeos estão ficando mais longos, consequência é que estou perdendo mto tempo com os vídeos e as paradas até entregar o trampo final, até pq se eu entrego mais trabalho em menos tempo, eu fico livre pra outras coisas do meu hobby e tiro mais grana também.
Entretanto vou aguardar um momento melhor para fazer upgrade.
Algum intel de 12º ou 13ª não seria um stop-gap melhor pra vc? Seria só mobo+cpu, mantendo o resto e daria pra esperar de boas mais umas 2~3 gerações, e teria um belo adianto no teu trabalho no dia a dia.