[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Eu sou projetista/arquiteto/editor

Na empresa em que trabalho eu desenho projetos de tematizações para ambientes domésticos e empresariais, só que no método que a empresa que trabalho usa pra trabalhar a gente usa muito Photoshop, Illustrator, Autocad, Sketchup, V-Ray, Premier, After Effects.

Alinhando por etapas...
Illustrator e Photoshop são para breve rascunho de plantas, Autocad e Sketchup, Vray é para criação em 3D do projeto que é onde começa a pesar, depois no processo final de apresentação do projeto final para o cliente nos utilizamos o Premier e o After Effects, mostrando um vídeo de passeio por todos os lugares do ambiente já decorado e com as características sendo descritas em efeitos de After Effects.
E nas horas vagas eu sou editor e streamer pra mim mesmo, por diversão e conversa.... resumão do meu uso diário é isso, e agora acho que tu compreende melhor pq eu quero tanto o AV1. rsrs

Consigo me virar com menos? de fato consigo, mas não está confortável trabalhar com tudo isso com o que eu tenho atualmente a ideia no meu caso é acelerar tudo que eu faço ao máximo possível, pois o padrão da empresa está mudando e os vídeos estão ficando mais longos, consequência é que estou perdendo mto tempo com os vídeos e as paradas até entregar o trampo final, até pq se eu entrego mais trabalho em menos tempo, eu fico livre pra outras coisas do meu hobby e tiro mais grana também.

Entretanto vou aguardar um momento melhor para fazer upgrade.
Ah, realmente acho que um X3D da vida não iria te dar ganho nenhum, principalmente se vc for jogar em 4k no seu tempo livre.

Algum intel de 12º ou 13ª não seria um stop-gap melhor pra vc? Seria só mobo+cpu, mantendo o resto e daria pra esperar de boas mais umas 2~3 gerações, e teria um belo adianto no teu trabalho no dia a dia.

Acabou de pipocar na loja do Pombo

p75LrVN.png
Eu tinha chutado justamente R$ 6mil. :cool:
Compra suave para os fanboys, já que o processador consome menos energia vai salvar a diferença de preço laaaaaaaaaaaaaaaaaaá no futuro. 😆
Mas não deixa a CPU em idle, nem só use office ou internet, pois aí consome 4x mais que Intel. [só jogando pimenta :fire: ]

7800X3D R$ 4199,90

Última edição:
Ah, realmente acho que um X3D da vida não iria te dar ganho nenhum, principalmente se vc for jogar em 4k no seu tempo livre.

Algum intel de 12º ou 13ª não seria um stop-gap melhor pra vc? Seria só mobo+cpu, mantendo o resto e daria pra esperar de boas mais umas 2~3 gerações, e teria um belo adianto no teu trabalho no dia a dia.

Sim de fato seria, embora eu sei que DDR4 funciona bem pra caramba, eu já quero aproveitar a deixa pra modernizar o sistema todo, inclusive indo pro DDR5, ou DDR6 dependendo de até onde eu me aguentar com a config atual, até por que se programar e conseguir juntar a grana novamente no futuro, vai ser complicado (todo mundo sabe que é), então como eu estou com a grana na mão, eu prefiro simplesmente deixar a grana quieta e reservada pra isso, pra quando chegar o momento XD

Última edição:
@Doctor Gori

Acertamo Gorila, 6k.....

Na contra mão to com a grana toda pra montar o PC novo em mãos, porém eu me nego a pagar esse valor, de verdade..... =(

e olha que eu tava bem na hype, @glass ta por dentro da saga toda.

Eu que vou usar pra trabalhar com 7950X custando 3800 a 4000 é muito mais interessante, vou continuar no aguardo mesmo que é mais jogo, vamo la 8700K, vc é forte e vc aguenta!
Calma cara, ainda tem a kabum e a terabitch pra soltarem os valores, e ainda tem as outras menos desconhecidas. Gigantec tem o 7950x por 3.8, enquanto na kabum tá 4.4. Tem que esperar chegar direito nas lojas.

E até hoje não aparece a desgraaaaaaaaaaaaaaaaça de um strix 4090 em canto nenhum -.-

@Doctor Gori

Acertamo Gorila, 6k.....

Na contra mão to com a grana toda pra montar o PC novo em mãos, porém eu me nego a pagar esse valor, de verdade..... =(

e olha que eu tava bem na hype, @glass ta por dentro da saga toda.

Eu que vou usar pra trabalhar com 7950X custando 3800 a 4000 é muito mais interessante, vou continuar no aguardo mesmo que é mais jogo, vamo la 8700K, vc é forte e vc aguenta!
Pois é...triste nossa realidade BR.
Se fosse vc, colocaria um teto de R$ 3mil na CPU, tipo se compra o 7900X por 3300,00 na Kabum ou o 13700K por 3000,00 tb na kabonga.

Já atende pra jogos e produtividade muito bem.

Gastar mais que isso não vejo sentido.

tipo se compra o 7900X por 3300,00
Rapaz, considerando que o 7950x tá menos de 4k, acho que vale a pena ganhar 33% a mais de cores/desempenho pagando menos de 20% a mais.

Lembrando que não é só jogos, pra muita coisa de produtividade o desempenho com mais cores escala quase que linearmente.

E até hoje não aparece a desgraaaaaaaaaaaaaaaaça de um strix 4090 em canto nenhum -.-
Muito caro para realidade BR. no minimo 20K.
To com uma 3080 Strix aqui e não vou vender para por uma "zotac, pny, galax" no lugar...vou usar num outro PC, se eu comprar alguma 4xxx.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Rapaz, considerando que o 7950x tá menos de 4k, acho que vale a pena ganhar 33% a mais de cores/desempenho pagando menos de 20% a mais.

Lembrando que não é só jogos, pra muita coisa de produtividade o desempenho com mais cores escala quase que linearmente.
Sim, com certeza.
Mas os menores preços que achei no 7950X foi 4200,00 e 7900X 3300,00.

To com uma 3080 Strix aqui e não vou vender para por uma "zotac, pny, galax" no lugar...vou usar num outro PC, se eu comprar alguma 4xxx.

Sim, com certeza.
Em uma loja física no centro de SP, ta 4000 redondo o 7950X e na Gigantec ta 3800....

E foi justamente pelo que o @igormp disse, que faz eu pensar no 7950X, pq nesse valor, valeria mais a pena.

Mas como disse antes, de momento vou só segurar a grana, que lá na frente devo ter uma disponibilidade ainda maior pra config nova. (ou não) hu3hu3hu3.

Sim, com certeza.
Gigantec tem por R$3.879,81 e há relatos de muitos usuários daqui do fórum que já compraram produtos de lá.

Gigantec tem por R$3.879,81 e há relatos de muitos usuários daqui do fórum que já compraram produtos de lá.
Show, pena que essa loja não tá no bot...vou sondar lá de vez em quando.

Em uma loja física no centro de SP, ta 4000 redondo o 7950X e na Gigantec ta 3800....

E foi justamente pelo que o @igormp disse, que faz eu pensar no 7950X, pq nesse valor, valeria mais a pena.

Mas como disse antes, de momento vou só segurar a grana, que lá na frente devo ter uma disponibilidade ainda maior pra config nova. (ou não) hu3hu3hu3.
É de se pensar.
Acho que pós abril, lançamento do 7800X3D, pode movimentar a escala de preços.
Particularmente acho que 7950X3D e 7900X3D...chegarão mortos, a galera interessada mesmo vai no 5800X3D.

Não sei se pego 7900x por 2300 reais ou 7900x3d por 3800
200 dolares a mais em um 7900x3d acho que não compensa.

Ganhou em 5 e perdeu em 5:

Ganhou em 5 e perdeu em 5:

Btw que diferença faz um sistema com memória afinada, o cara fazendo 192fps com gargalo no Warzone, enquanto aqui só começa a gargalar lá pelos 250fps kkkk

Ta maluco 700 dólares e sem estoque no USA
Muita gente não migrou pra am5 esperando os x3d. Inclusigve nas últimas semanas, as placas tops sumiram das lojas =/

Sim, com certeza.
De onde tu tirou isso? Na kabum tá com o mesmo preço do lançamento, 15k, só que não tem estoque.
E espero, de coração, que tu não esteja se baseando em mercado livre lol

Muita gente não migrou pra am5 esperando os x3d. Inclusigve nas últimas semanas, as placas tops sumiram das lojas =/

De onde tu tirou isso? Na kabum tá com o mesmo preço do lançamento, 15k, só que não tem estoque.
E espero, de coração, que tu não esteja se baseando em mercado livre lol
se voltar estoque, 20K.

Eu já vi uns vídeos desse canal, mas será que é confiável? Eu não duvido que a grande maioria desses comparativos seja fake.
Esse canal apesar de nome de aleatório é confiável sim.

Eu já vi uns vídeos desse canal, mas será que é confiável? Eu não duvido que a grande maioria desses comparativos seja fake.
Se nao em engano esse mesmo canal (assim como varios outros) publicou um video parecido antes mesmo de sairem os reviews do 7950X3D.

Eu particularmente desconsidero qualquer video desse tipo.

Se nao em engano esse mesmo canal (assim como varios outros) publicou um video parecido antes mesmo de sairem os reviews do 7950X3D.

Eu particularmente desconsidero qualquer video desse tipo.
Qual o problema do canal? O 7950X3D não ganha em todos jogos, se for ver no GN é a msm coisa:

É incrível que as lojas do Brasil sempre que tem algum lançamento eles só botam um 0 atrás do preço em dolar.
600 dolares vira 6000 reais, 700 dolares vira 7000 reais

Vou pegar um 7600 que ta beirando 1k já no ali e ficar de boa até ano que vem mesmo.

É incrível que as lojas do Brasil sempre que tem algum lançamento eles só botam um 0 atrás do preço em dolar.
600 dolares vira 6000 reais, 700 dolares vira 7000 reais

Vou pegar um 7600 que ta beirando 1k já no ali e ficar de boa até ano que vem mesmo.

Isso porque o governo anterior zerou o imposto de informática até 31/12/25, mas parece que vão rever...

Vai acabar ficando mais caro (ainda).

5.5k na GK:

pgLzr0b.png

Users who are viewing this thread

Voltar