[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Caramba 😮 Se a AMD soltasse um 7600X3D venderia muito, os X3D têm ótima reputação com o público voltado a jogos (por conta da fama do 5800X3D), um CPU desses ajudaria a baixar o custo total da plataforma AM5 tornando ela mais acessível 😮
Ai ninguem compra 7600X, 7700X, 7800X.
AMD flopa legal a linha 7000

PS: Sabendo disso podemos dizer que este é o primeiro chiplet exclusivo da série Ryzen, pois desconheço qualquer EPYC com um CCD de 6 núcleos e VCache. @igormp tem o conhecimento de algum?
Não, mas tem muita config doida nos Epyc. Aquelas versões high-clock no zen 3 teve modelo com 8x CCDs com apenas 1 core ativado em cada (72F3). No Zen 3 tb teve versões com apenas 2, 3, 4 e 7 cores por CCD, usados tantos nos modelos F (frequency) quanto X (cache).

Genoa não teve os modelos X lançados ainda, então não duvido que a gente veja isso se repetindo, principalmente já temos modelos com CCDs de 2, 3, 4, 6, 7 e 8 cores, seria só empilhar o cache em um deles.

Caramba 😮 Se a AMD soltasse um 7600X3D venderia muito, os X3D têm ótima reputação com o público voltado a jogos (por conta da fama do 5800X3D), um CPU desses ajudaria a baixar o custo total da plataforma AM5 tornando ela mais acessível 😮
Duvido que aconteça pq iria canibalizar os outros modelos.

Concordo. E eu confesso que estou atualizando meu PC por partes... primeiro placa mãe, depois as DDR5 e depois o 7800X3D :D

Já tem preço BR do 7950X3D ?
não achei ainda.
Pior que eu não vi ninguém falando que comprou essa parada nem lá na gringa, parece que foi lançado daquele jeito pela AMD, poucas unidades.

Na Newegg saiu a custo MSRP porém já está esgotado, na bhphoto ainda não tem preço definido mas o produto já está listado por lá, enfim parece que nem pra vender está tendo. meh...

Pior que eu não vi ninguém falando que comprou essa parada nem lá na gringa, parece que foi lançado daquele jeito pela AMD, poucas unidades.

Na Newegg saiu a custo MSRP porém já está esgotado, na bhphoto ainda não tem preço definido mas o produto já está listado por lá, enfim parece que nem pra vender está tendo. meh...

Padrão AMD de lançamentos. Eu fico imaginando se eles realmente acham que isso não afasta o consumidor... Se estou com a grana na mão e a empresa sequer consegue entregar um estoque decente no lançamento, vou pro concorrente na hora.

Fonte duvidosa, mas parece que a AMD vai diminuir produção de chiplets:

Isso impacta diretamente nos Ryzen também.

Já vi gente comprando em fóruns, mas boa parte das lojas já esgotaram mesmo.

Padrão AMD de lançamentos. Eu fico imaginando se eles realmente acham que isso não afasta o consumidor... Se estou com a grana na mão e a empresa sequer consegue entregar um estoque decente no lançamento, vou pro concorrente na hora.
Acho que eles tão pouco se fudendo, enquanto os Epycs tiverem vendendo eles estão felizes :haha:

O TechPowerUP fez um benchmark extensivo do 7950X3D em produtividade, que é a razão pela qual alguém compraria um processador de 16 núcleos. Assim como o Hardware Unboxed, simularam o 7800X3D, mas foram além e testaram com os 2 CCDs habilitados, com 1 só e com a preferência para cache ou clock na BIOS.

Sem dúvida é o benchmark mais abrangente que vi até agora em aplicações profissionais, fizeram um excelente trabalho. Testaram em jogos também, mas o foco foi mesmo produtividade (páginas 1-14).

Sem dúvida é o benchmark mais abrangente que vi até agora em aplicações profissionais
Eu postei umas páginas atrás o do phoronix, acho beeeeem melhor e completo, mas tem o porém de ser focado pra linux.

De toda forma, esse daí chega na mesma conclusão que eu já tinha visto antes: serve praticamente de nada pra produtividade :haha:

Fonte duvidosa, mas parece que a AMD vai diminuir produção de chiplets:

Isso impacta diretamente nos Ryzen também.

Já vi gente comprando em fóruns, mas boa parte das lojas já esgotaram mesmo.

Acho que eles tão pouco se fudendo, enquanto os Epycs tiverem vendendo eles estão felizes :haha:
Forçada para aumentar preços?...
tá comum a prática hj em dia.

Típico da AMD esses "lançamentos de papel". Como ela não tem mais fábricas e prioriza a produção de chips Epyc na TSMC, que são muito mais lucrativos, o consumidor recebe só o bagaço do que sobra dos wafers.

É triste que a Intel e Nvidia vendam mais simplesmente porque a concorrente não tem produto disponível para vender :(

O que importa é que os benchs mostram a vitória em 720p 😆
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É triste que a Intel e Nvidia vendam mais simplesmente porque a concorrente não tem produto disponível para vender :(
Quero ver a galera do 5600X correndo com o dinheiro na mão e fazendo fila para pagar os $700. 😆
AMD já sabe que o público espera por abril.

Acabou de pipocar na loja do Pombo

p75LrVN.png

Forçada para aumentar preços?...
tá comum a prática hj em dia.
Se a demanda pelos Ryzen for alta, acho que talvez role aumento de preço sim, mas o preço dos Epyc não deve mudar (e é onde vem a maior parte do lucro de todo jeito).

Eu postei umas páginas atrás o do phoronix, acho beeeeem melhor e completo, mas tem o porém de ser focado pra linux.

De toda forma, esse daí chega na mesma conclusão que eu já tinha visto antes: serve praticamente de nada pra produtividade :haha:
Bem lembrado, mas o Phoronix testou menos aplicativos e tem esse foco no Linux, que não recebeu nenhuma otimização como os drivers de chipset para Windows.

Eu não acho que foi uma decepção como muitos consideram, pois o consumo é bem razoável e o desempenho em jogos é ótimo, mas realmente não tem muita diferença pro i9-13900K ou Ryzen 9 7950X em produtividade. E para jogos o 7800X3D vai ser melhor por ser bem mais barato e não ter mais de 1 CCD, aí o 7950X3D acaba virando nicho do nicho.

Mas sei lá, mesmo com o trabalho de configurar manualmente a afinidade de CCD, eu achei muito interessante esse design assimétrico, acho que foi um bom meio termo entre custo, consumo, desempenho em produtividade e desempenho em jogos.

p75LrVN.png
Taquipariu! Pior que o 7900X3D é mais barato que o preço de lançamento do 7950X e tá + caro que ele. Preço para pegar apressados.
Têm uma tarja enorme logo abaixo dos preços, falando que envio só lá para 20/03.
Vou segurar meu 5900x, esperar lá para junho/julho ou até mesmo esperar pela série 14XXX da Intel.

Fp-yt-BVWYAIp-m-V.jpg

Bem lembrado, mas o Phoronix testou menos aplicativos e tem esse foco no Linux, que não recebeu nenhuma otimização como os drivers de chipset para Windows.
"Otimização como os drivers de chipset" = Remendo da AMD em cima do escalonador do Windows. Remendo mesmo, pensei que a AMD tinha feito como a Intel, onde houve uma colaboração dela com a Microsoft para deixar o escalonador ciente da existência de uma uArch híbrida, mas não, houve zero mudanças no Windows.

Essa "otimização" nada mais é que um middleware que se intromete entre o escalonador e os programas a serem executados para forçá-lo a mandar processos para um ou outro CCD, bem alto nível mesmo, não é algo baixo nível como o ThreadDirector da Intel, então vejo prós e contras nessa decisão bizarra, típica da AMD.

Fp-ytdp-X0-AAIJf1.jpg

Fp-ytdq-Wc-AAUyc-S.jpg

Fp-ytdo-WAAEg-Sly.jpg

que não recebeu nenhuma otimização como os drivers de chipset para Windows.
Não acho que vá ter.
pois o consumo é bem razoável
Acho isso meio irrelevante pq pode só ligar o ECO no 7950x normal e ter consumo bem parecido.

acho que foi um bom meio termo entre custo, consumo, desempenho em produtividade e desempenho em jogos.
Realmente é nicho, mas acho que vai ter utilidade pra algumas pessoas desse fórum, que curtem jogar e também usam o PC pra outras coisas de trabalho.

Pra grande maioria (ainda entusiasta) o 7800x3D faz mais sentido.

CxB pra joguinhos continuará sendo 5600x, 5800x3D ou 13600k.

p75LrVN.png
@Doctor Gori

Acertamo Gorila, 6k.....

Na contra mão to com a grana toda pra montar o PC novo em mãos, porém eu me nego a pagar esse valor, de verdade..... =(

e olha que eu tava bem na hype, @glass ta por dentro da saga toda.

Eu que vou usar pra trabalhar com 7950X custando 3800 a 4000 é muito mais interessante, vou continuar no aguardo mesmo que é mais jogo, vamo la 8700K, vc é forte e vc aguenta!

Eu que vou usar pra trabalhar com 7950X custando 3800 a 4000 é muito mais interessante
Tem ele por 3.5k no ali já, com BOX (então garantia rola de boas).

Curiosidade, trabalhar com oq?

Fp-yt-BVWYAIp-m-V.jpg

"Otimização como os drivers de chipset" = Remendo da AMD em cima do escalonador do Windows. Remendo mesmo, pensei que a AMD tinha feito como a Intel, onde houve uma colaboração dela com a Microsoft para deixar o escalonador ciente da existência de uma uArch híbrida, mas não, houve zero mudanças no Windows.

Essa "otimização" nada mais é que um middleware que se intromete entre o escalonador e os programas a serem executados para forçá-lo a mandar processos para um ou outro CCD, bem alto nível mesmo, não é algo baixo nível como o ThreadDirector da Intel, então vejo prós e contras nessa decisão bizarra, típica da AMD.

Fp-ytdp-X0-AAIJf1.jpg

Fp-ytdq-Wc-AAUyc-S.jpg

Fp-ytdo-WAAEg-Sly.jpg

Remendo mesmo. Mas AMD sempre foi assim, o usuário tem que "fuçar" para extrair o máximo de desempenho, quem quer solução 100% plug and play tem que partir pra Intel. Eu nem me incomodaria tanto com o trabalho de instalar driver de chipset, ativar a opção lá na Xbox Game Bar se essa CPU custasse o mesmo que o 13900K, mas custando 130 dólares a mais fica difícil justificar essa dor de cabeça.

Não acho ruim o produto, pra mim o problema é só o preço mesmo.

Já já aparece uns 3 com o 7950X3D na assinatura, upando de um 5900X kkkkkkkk

Mas AMD sempre foi assim, o usuário tem que "fuçar" para extrair o máximo de desempenho, quem quer solução 100% plug and play tem que partir pra Intel.
No linux a AMD é a única 100% plug'n'play, pena esse ser o fórum errado pra falar disso 🥲

Tem ele por 3.5k no ali já, com BOX (então garantia rola de boas).

Curiosidade, trabalhar com oq?
Eu sou projetista/arquiteto/editor

Na empresa em que trabalho eu desenho projetos de tematizações para ambientes domésticos e empresariais, só que no método que a empresa que trabalho usa pra trabalhar a gente usa muito Photoshop, Illustrator, Autocad, Sketchup, V-Ray, Premier, After Effects.

Alinhando por etapas...

Illustrator e Photoshop são para breve rascunho de plantas, Autocad e Sketchup, Vray é para criação em 3D do projeto que é onde começa a pesar, depois no processo final de apresentação do projeto final para o cliente nos utilizamos o Premier e o After Effects, mostrando um vídeo de passeio por todos os lugares do ambiente já decorado e com as características sendo descritas em efeitos de After Effects.

E nas horas vagas eu sou editor e streamer pra mim mesmo, por diversão e conversa.... resumão do meu uso diário é isso, e agora acho que tu compreende melhor pq eu quero tanto o AV1. rsrs

Consigo me virar com menos? de fato consigo, mas não está confortável trabalhar com tudo isso com o que eu tenho atualmente a ideia no meu caso é acelerar tudo que eu faço ao máximo possível, pois o padrão da empresa está mudando e os vídeos estão ficando mais longos, consequência é que estou perdendo mto tempo com os vídeos e as paradas até entregar o trampo final, até pq se eu entrego mais trabalho em menos tempo, eu fico livre pra outras coisas do meu hobby e tiro mais grana também.

Entretanto vou aguardar um momento melhor para fazer upgrade.

AMD Chipset Drivers5.02.19.2221

Release Highlights​

• Bug fixes on few drivers
  • Added support for AMD Ryzen™ 7000X3D Series Desktop Processors
  • Added support for AMD Ryzen™ 7045HX Series Desktop Processors

Known Issues​

• Sometimes custom install fails to upgrade to latest drivers.
  • Manual system restart required on Non-English OS after the installation is complete.
  • Uninstall summary log may incorrectly show uninstall status as fail on non-English OS.

Chipset Support​

Windows 10​

Windows 11​

AMD WRX80YesYes
AMD TRX40YesYes
AMD X670E / X670YesYes
AMD B650E / B650YesYes
AMD X570YesYes
AMD B550YesYes
AMD A520YesYes
AMD X399YesYes
AMD X470YesYes
AMD B450YesYes
AMD X370YesYes
AMD B350YesYes
AMD A320YesYes

Processor Support​

Windows 10​

Windows 11​

AMD Ryzen™ Threadripper™ PRO ProcessorsYesYes
AMD Ryzen™ 7000 Series Desktop ProcessorsYesYes
AMD Ryzen™ 5000 Series Desktop ProcessorsYesYes
2nd/3rd Gen AMD Ryzen™ Threadripper™ ProcessorsYesYes
1st Gen AMD Ryzen™ Threadripper™ ProcessorsYesNo
2nd/3rd Gen AMD Ryzen™ Desktop ProcessorsYesYes
1st Gen AMD Ryzen™ Desktop ProcessorsYesNo
AMD Ryzen™ 3000G/4000G/5000G Series Desktop Processors with Radeon™ GraphicsYesYes
AMD Ryzen™ 2000G Series Desktop Processors with Radeon™ GraphicsYesNo
AMD Ryzen™ Mobile 3000U/C, 4000U/H, 5000U/H/HS, 6000U/H/HS/HX Series Processors with Radeon™ GraphicsYesYes
AMD Ryzen™ Mobile 2000U Series Processors with Radeon™ GraphicsYesNo
7th Gen AMD A-Series ProcessorsYesNo

Package Contents​

The AMD Ryzen™ Chipset Driver installation package contains various independent drivers designed to support the following Microsoft® Windows® platforms. Operating System support may vary depending on your specific AMD product

Driver Name​

Windows
10​

Windows
11​

Change Details​

AMD Ryzen Power Plan / AMD Processor Power Management Support8.0.0.138.0.0.13No change
AMD PCI Device Driver1.0.0.901.0.0.90Bug fixes
AMD I2C Driver1.2.0.1201.2.0.120ReStore Bus Clear Feature Control Bit
AMD UART Driver1.2.0.1141.2.0.114No change
AMD GPIO2 Driver2.2.0.1302.2.0.130No change
PT GPIO Driver3.0.0.03.0.0.0No change
AMD PSP Driver5.22.0.05.22.0.0No change
AMD IOV Driver1.2.0.52Not ApplicableNo change
AMD SMBUS Driver5.12.0.385.12.0.38No change
AMD AS4 ACPI Driver1.2.0.46Not ApplicableNo change
AMD SFH I2C Driver1.0.0.861.0.0.86No change
AMD USB Filter Driver2.1.11.304Not ApplicableNo change
AMD SFH Driver1.0.0.3321.0.0.332No change
AMD CIR Driver3.2.4.135Not ApplicableNo change
AMD MicroPEP Driver1.0.40.11.0.40.1Support up to 256 devices/controllers
New program(s) support added
Fixed low SW/HW DRIPS issue observed during stress test
AMD Wireless Button Driver1.0.0.21.0.0.2No change
AMD PMF-6000 Series Driver22.0.3.022.0.3.0No change
AMD PPM Provisioning File Driver8.0.0.198.0.0.19New program support added
AMD USB4 CM Driver1.0.0.25Not ApplicableStability improvements
AMD AMS Mailbox Driver2.0.0.5722.0.0.572Fixed NCC warnings
AMD S0i3 Filter Driver1.0.0.161.0.0.16Fix for BSOD during S4 when AMD USB4 CM is involved
AMD 3D V-Cache Performance Optimizer Driver1.0.0.71.0.0.7New driver added

AMD Ryzen™ Chipset Driver 5.02.19.2221 installation package can be downloaded from the following link:​

By clicking the Download button, you are confirming that you have read and agreed to be bound by the terms and conditions of the End User License Agreement (“EULA”). If you do not agree to the terms and conditions of these licenses, you do not have a license to any of the AMD software provided by this download.

Installing AMD Ryzen Chipset Drivers​

For detailed instructions on installing AMD Ryzen Chipset drivers, refer to the following article:

Users who are viewing this thread

• Voltar