[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Mass aí esse ccd 8 seria aproveitado num 7800x3d, não?
Já que adormece o ccd sem cache, então ficaria funcionando um ccd de 6 núcleos durante a jogatina, aí sim na teoria seria pior mesmo que o 7800.

Sim, com base nos 3900X, 5900X e 7900X, eu na minha inocência havia assumido que o 7900X3D seria 6+6 também, foi quando o @dayllann trouxe essa possibilidade dele ser 8+4, o que de fato faria mais sentido 😄 Se for isso mesmo, o 5900X3D vai ser o patinho feio da família, porque um CCD com apenas 4 cores seria uma coisa bem bizarra... 🤔

Mas nos x900 anteriores, os ccds não tinha nada de diferente, por isso acho que o ccd com cache pode ter 8. O outro ccd com 4 vai estar acordado junto do ccd de 8, assumindo que venha na config de 8 + 4.

Se colocar os 4 pra dormir, vai fica como um 7950x3d na teoria (que colocam 8 no parking) só com um ccd acordado.

O cache ainda conduz calor, fazer contato direto tira uma das camadas no meio (IHS, TIM, die, vc mata os dois primeiros).

E ele não cobre todo o die, as "bordas" ainda são o core em si, se não me engano.

Existe uma camada acima dos cores para fins de sustentação do cache, vi num dos desenhos da AMD.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sim, com base nos 3900X, 5900X e 7900X, eu na minha inocência havia assumido que o 7900X3D seria 6+6 também, foi quando o @dayllann trouxe essa possibilidade dele ser 8+4, o que de fato faria mais sentido 😄 Se for isso mesmo, o 5900X3D vai ser o patinho feio da família, porque um CCD com apenas 4 cores seria uma coisa bem bizarra... 🤔

Isso mostra que a AMD precisa acerta esses núcleos pequenos logo para brigar com a Intel em produtividade.

Um CCD 3D com 8 núcleos grandes e outro CCD com vários núcleos pequenos ajudando na produtividade, creio que este será o caminho a seguir nas próximas interações da arquitetura Zen.

Ademais, um ponto pouco comentado, eu acredito que o 7800X3D será ligeiramente superior a esse resultado simulado que vimos hoje do 7950X3D com um CCD desligado.

@dayllann estou certo nessa minha suposição? Mas me lembro de você falar que os núcleos desligados ainda consomem energia.

Última edição:
Preço astronômico a parte, para mim é evidente o quanto esse produto é espetacular.

Tem excelente performance em jogos e também é ótimo em produtividade, e faz as duas coisas gastando menos energia e esquentando bem menos que todos os concorrentes diretos.

Para quem tem grana para gastar, esse é, sem dúvidas, o melhor processador disponível para o consumidor final.

Quando aparecer algum site br vendendo, postem aqui por favor. Quero saber os valores da facada.

não tem jogo que demande acima de 16Gb hoje...32 é um safe só para dizer que tem. :cool:

se for comprar, o melhor no momento é 2x 16Gb 5600MHz CL28
Hogwarts Legacy

Hogwarts Legacy

Hogwarts Legacy Recommended Requirements

• CPU: Intel Core i7-8700 (3.2Ghz) or AMD Ryzen 5 3600 (3.6 Ghz)
  • RAM: 16 GB
  • VIDEO CARD: NVIDIA GeForce 1080 Ti or AMD Radeon RX 5700 XT or INTEL Arc A770
  • DEDICATED VIDEO RAM: 8192 MB
  • PIXEL SHADER: 5.1
  • VERTEX SHADER: 5.1
  • FREE DISK SPACE: 85 GB

Agora, na prática o jogo está otimizado para essa config? Dá pra rodar de boa com settings no máximo?
Tem RT esse jogo ?

Última edição:

Hogwarts Legacy Recommended Requirements

• CPU: Intel Core i7-8700 (3.2Ghz) or AMD Ryzen 5 3600 (3.6 Ghz)
  • RAM: 16 GB
  • VIDEO CARD: NVIDIA GeForce 1080 Ti or AMD Radeon RX 5700 XT or INTEL Arc A770
  • DEDICATED VIDEO RAM: 8192 MB
  • PIXEL SHADER: 5.1
  • VERTEX SHADER: 5.1
  • FREE DISK SPACE: 85 GB

Agora, na prática o jogo está otimizado para essa config? Dá pra rodar de boa com settings no máximo?
Tem RT esse jogo ?
Tenta rodar o jogo com isso daí pra vc ver o que acontece :limo:

:limo:

Essa birosca passa 26GB as vezes aqui. Tem bastante jogo que fica próximo de 16GB aqui, hoje pegaria 2x16GB.
Yep, quando comprei achei que 2x8 seria suficiente, 2 anos depois tô tendo que caçar B-Die, ô vida

Hoje tentaria pegar 32gb também se o preço estiver justo, mas comentando sobre minha experiência aqui no Hogwarts Legacy com 16gb, conferi algumas vezes e sempre vi o jogo abaixo de 10gb aqui, apesar de que não fico monitorando que nem doido e é minha mulher que tem jogado, o que tem feito falta as vezes são os 8gb da 3070 (creio eu), mas isso jogando em 4k com DLSS quality e obviamente sem RT, dei uma tunada nos gráficos (mas textura é algo que nunca reduzo) e tem rodado liso maior parte do tempo, com alguns dips em algumas partes (que não aconteceram em res menor), fora isso liso liso aqui e 0 crashs

Impressão minha ou o Scheduler da AMD tá brigado? visto Factorio no teste do HUB.
Está, e vai precisar de uma boa quantidade de revisões até ficar bom, até porque sabíamos que ia dar dor de cabeça para o escalonador essa cache em apenas um CCD. A AMD já lançou um novo driver para chipset com o suporte inicial, e mais versões estão por vir, para que o suporte fique pleno (algum dia irá ser? dependendo da equipe de software da AMD e da ajuda "nula" da Microsoft nesse aspecto, creio que não).

Rapaz, se tem uma coisa que não se pode negar é o fato do 7950X3D consumir quase o msm que um 5800X3D. Pra quem tava reclamando de consumo de energia...

Eu já deixei uma resposta bem completa falando que o consumo de energia da linha X é grande por causa da escolha de clock da AMD, e não da arquitetura Zen4. Basta limitar o clock que não apenas o TDP baixa, como o consumo cai vertiginosamente, e assim como as versões não-X mostraram isso, os X3D ressaltarão.

Caso não tenha visto, segue aqui o comentário:

nao sei pq AMD nao colocou o cache nos 2 cpu do 7950X3D, esse negocio de colocar a cpu em "parking" para o scheduler do Windows usar a cpu com cache foi uma gambia grosseira.
Para não perder tanto desempenho em aplicações single-thread, pois o CCD com Vcache tem clocks menores, essa decisão se tornou necessária. Do ponto de vista da evolução de software, foi uma aposta acertada, porque o scheduler do Windows precisa se adequar e entender este tipo de funcionamento, já que arquiteturas híbridas se tornarão padrão (ao menos do lado Intel e ARM). A Microsoft precisa entender isso e melhorar seu scheduler, e não só depender de receber remendos dos fabricantes (cada um com seu próprio sistema híbrido).

A solução mais acertada seria o S.O. criar um sistema unificado de suporte, como ela fez com o DirectX quando havia uma salada de distintas formas de rodar 3D, mas (desculpem o linguajar) a microsoft de hoje não tem os culhões que tinha antigamente.

Esse aqui eu vou deixar pros especilistas analizarem! @dayllann @RHBH

Exatamente o que eu esperava que fosse, a altura dos dois chiplets são a mesma, pois a AMD coloca uma camada de silício puro em cima do CCD sem vCache e duas barras finas de silício no CCD com vCache para igualar a altura deles. E @igormp as bordas do CCD com VCache têm uma camada de silício para elevar a altura do clhiplet e fazer os núcleos transferirem calor diretamente para o TIM/IHS.

isg_blog_milan-x_11.png

EDIT: Adicionando, não vi todos os reviews que postaram, mas o Tech Jesus disse que a AMD não enviou nenhum 7900X3D para os reviewers, apenas o 7950X3D. Isso me faz pensar na questão que o @dayllann levantou semanas atrás, seria o 7900X3D um 6+6 ou um 8+4? Se for a primeira opção é possível que ele performe até pior que o 7800X3D em jogos 🤔
A dúvida ainda continua, mas visto o esforço da AMD de lançar um driver com patchs para o escalonador do Windows, o 7900X3D vai ficar com a junção bizarra de 8+4 mesmo, heterogêneo só para depender do escalonador e ter uma penalidade maior no dia-a-dia. Se vier como 6+6 será uma surpresa interessante, pois possibilitará um possível 7600X3D mas dificilmente existirá pois, como já foi amplamente dito aqui, os Ryzens são feitos de chiplets dos EPYCs, e como lá não temos die com 6 núcleos e VCache... Bem, ao menos na primeira combinação indica um futuro Ryzen3 quad-core xD

Existe uma camada acima dos cores para fins de sustentação do cache, vi num dos desenhos da AMD.

Isso mostra que a AMD precisa acerta esses núcleos pequenos logo para brigar com a Intel em produtividade.

Um CCD 3D com 8 núcleos grandes e outro CCD com vários núcleos pequenos ajudando na produtividade, creio que este será o caminho a seguir nas próximas interações da arquitetura Zen.

Ademais, um ponto pouco comentado, eu acredito que o 7800X3D será ligeiramente superior a esse resultado simulado que vimos hoje do 7950X3D com um CCD desligado.

@dayllann estou certo nessa minha suposição? Mas me lembro de você falar que os núcleos desligados ainda consomem energia.
Sim, os núcleos nunca ficam totalmente desligados, apenas parcialmente. Fora que com apenas um CCD o cIOD também demandará menos energia, então essa simulação é mais para aspecto de desempenho e não consumo/temperatura, até porque com apenas um chiplet ele será mais quente, pois o chiplet dormente absorverá temperatura como uma esponja e a diminui, então essa simulação, novamente, é apenas para aspecto de desempenho.

E só passei três dias longe e veio tanta coisa para responder xD

Última edição:

As CPUs de desktop AMD Ryzen 9 7950X3D e Ryzen 9 7900X3D Zen4 chegaram.​

Hoje, a AMD lança os dois primeiros processadores 7000X3D para sistemas de jogos de última geração.

ABEJqpR.png

As CPUs de desktop AMD de 16 e 12 núcleos equipadas com 3D V-Cache já estão à venda. Essas são as últimas séries Zen4 “Raphael” equipadas com um cache de 64 MB colocado no topo de um chiplet. Mas desde a série Ryzen 9 com mais de 8 núcleos, são usados dois chiplets – um sem o cache extra. Uma solução de software especial foi desenvolvida pela AMD que deve mitigar quaisquer possíveis desvantagens de desempenho associadas ao uso de dois chiplets diferentes em um único pacote.

O Ryzen 9 7950X3D é uma CPU de 16 núcleos com um total de 144 MB de cache L2 e L3 combinados. Este processador terá um clock máximo de até 5,7 GHz (somente para o CCD sem 3D V-Cache), mas também um TDP muito menor (120W). As análises indenpendentes mostraram que o AMD Ryzen 7000X3D realmente tem uma eficiência de energia muito boa em jogos.

Hoje, a AMD também está lançando seu Ryzen 9 7900X3D de 12 núcleos. Este processador não apenas tem menos núcleos, como também será 100 MHz mais lento que o carro-chefe do X3D. Infelizmente, a AMD não estava ansiosa para distribuir a amostra 7900X3D para a imprensa, então o desempenho deste SKU é um pouco misterioso.

A nova CPU 7000X3D foi lançada hoje por US$ 699 e US$ 599, respectivamente. O preço de $ 699 é o preço sugerido original para 7950X, enquanto $ 599 é $ 50 a mais do que o preço original do 7900X. No entanto, ambas as partes estão com grandes descontos para $ 574 e $ 448 neste momento.

No próximo mês, a AMD lançará sua terceira parte do X3D, o Ryzen 7 7800X3D de 8 núcleos. Esta CPU baseada em apenas um chiplet com cache 3D deve oferecer o melhor desempenho em jogos de todas as CPUs Ryzen 7000. Isso foi demonstrada por alguns revisores que fizeram simulações adequadas.

9yixItp.png

Hogwarts Legacy

Esse jogo é um capeta.

Consegue topar a VRAM da 3080 Ti.

Consegue usar 22GB de RAM.

E meu 5900X apanhava em hogsmeade (com o 5800X3D tá muito mais fluido).

Ainda com aquele formato feio do caralho, não teria chance de tampar esses vãos que só servem pra acumular pasta térmica velha?

Esse jogo é um capeta.

Consegue topar a VRAM da 3080 Ti.

Consegue usar 22GB de RAM.

E meu 5900X apanhava em hogsmeade (com o 5800X3D tá muito mais fluido).
Esqueci de comentar contigo mas saiu um update de BIOS nas b550m que pode ser ajustado o CO no 5800x3d, coloquei em menos -15 all cores e ta rodando super bem nos últimos dias, parece ter ficado cravado no clock boost por mais tempo e deu uma reduzida na temperatura.

Esqueci de comentar contigo mas saiu um update de BIOS nas b550m que pode ser ajustado o CO no 5800x3d, coloquei em menos -15 all cores e ta rodando super bem nos últimos dias, parece ter ficado cravado no clock boost por mais tempo e deu uma reduzida na temperatura.

Já to rodando -30 no meu X3D desde que instalei.

Tá batendo no teto do multiplicador que é 44.5 (4450nhz durante cargas médias/pesadas e jogos).

Em single thread ou cargas leves de poucos núcleos vai até 45.5 (4550mhz).

Eu queria mesmo uma opção de CPU voltage offset negativa, a Asus não liberou, outros fabricantes como MSI liberaram.

Creio que com essa trava nos clocks, não precisa de 1.25v não. Dava pra tirar mais 50mV (1.20v) e abaixar uns 4 graus sem perder performance.

A dúvida ainda continua, mas visto o esforço da AMD de lançar um driver com patchs para o escalonador do Windows, o 7900X3D vai ficar com a junção bizarra de 8+4 mesmo, heterogêneo só para depender do escalonador e ter uma penalidade maior no dia-a-dia. Se vier como 6+6 será uma surpresa interessante, pois possibilitará um possível 7600X3D mas dificilmente existirá pois, como já foi amplamente dito aqui, os Ryzens são feitos de chiplets dos EPYCs, e como lá não temos die com 6 núcleos e VCache... Bem, ao menos na primeira combinação indica um futuro Ryzen3 quad-core xD
@diefen a minha dúvida foi sanada, e quando eu praticamente tinha descartado a possibilidade homogênea, a AMD confirma que o 7900X3D usa ela (6+6), e não a da heterogênea 8+4. Bom para o escalonador mas uma grande surpresa para a grande maioria, bem, não vai ser hoje que a AMD colocará chiplets com núcleos distintos... e isso abre de volta a possibilidade para um 7600X3D.

PS: Sabendo disso podemos dizer que este é o primeiro chiplet exclusivo da série Ryzen, pois desconheço qualquer EPYC com um CCD de 6 núcleos e VCache. @igormp tem o conhecimento de algum?

AMD-RYZEN-9-7900X-CHIPLET-DESIGN-scaled.jpg

Já tem preço BR do 7950X3D ?
não achei ainda.

Já tem preço BR do 7950X3D ?
não achei ainda.
Acho que o povo tá vacinado depois de ver os preços das séries 7000 caírem alguns meses depois. Não sou ninguém pra falar nada, 13000 também baixou bem.

@diefen a minha dúvida foi sanada, e quando eu praticamente tinha descartado a possibilidade homogênea, a AMD confirma que o 7900X3D usa ela (6+6), e não a da heterogênea 8+4. Bom para o escalonador mas uma grande surpresa para a grande maioria, bem, não vai ser hoje que a AMD colocará chiplets com núcleos distintos... e isso abre de volta a possibilidade para um 7600X3D.

PS: Sabendo disso podemos dizer que este é o primeiro chiplet exclusivo da série Ryzen, pois desconheço qualquer EPYC com um CCD de 6 núcleos e VCache. @igormp tem o conhecimento de algum?

AMD-RYZEN-9-7900X-CHIPLET-DESIGN-scaled.jpg

Caramba 😮 Se a AMD soltasse um 7600X3D venderia muito, os X3D têm ótima reputação com o público voltado a jogos (por conta da fama do 5800X3D), um CPU desses ajudaria a baixar o custo total da plataforma AM5 tornando ela mais acessível 😮

Caramba 😮 Se a AMD soltasse um 7600X3D venderia muito, os X3D têm ótima reputação com o público voltado a jogos (por conta da fama do 5800X3D), um CPU desses ajudaria a baixar o custo total da plataforma AM5 tornando ela mais acessível 😮

Único problema é que me parece que não é de vontade da AMD tornar isso algo "acessível", principalmente quando fala sobre os X3D que é uma coisa "diferente" no mercado.

Users who are viewing this thread

Voltar