[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
:datena:

Não tá fazendo confusão entre a tensão do processador (vulgo VCore, que pode bater 1.45~1.50v sem problemas) e o VSoC?

A minha mostra trocentas linhas relacionadas:

Ver anexo 135264

VSoC são as marcadas.

Não tenho vergonha nenhuma em dizer que demorei esse tempo todo pra responder pq tava procurando no HWinfo onde ficava esses campos.
Cegamente olhando somente na janela da direita e um caminhão de dados na esquerda kkkkkkkkkkkkk

Fora isso, parece q estamos bem por aqui hehehe

Sem-T-tulo-1.jpg

Vc pode pegar um pior tb..rsrs

Acho que valeria a pena se fosse pegar um 7950x se usa pra trabalho ou um 7900X3D se usa para jogos
Pior impossível.

O x3d nao ta em promoção.

Vc pode pegar um pior tb..rsrs

Acho que valeria a pena se fosse pegar um 7950x se usa pra trabalho ou um 7900X3D se usa para jogos
Eu não pegaria um 7900x3d para jogos se quiser máxima performance. O cache 3d só está em um ccd, ou seja, teria 6 cores com cache 3d para jogos. O 7800x3d e o 7950x3d teriam 8 cores com cache 3d.

7900x saindo 2370 no Magalu hj.
Da vontade de pegar esse e vender o meu pra ver se pego um silicio melhor.
Algo me diz que esses B.O. que vc enfrenta estão na placa mãe/bios/memória/config/etc., essa seria uma ótima forma de confirmar isso mas não sei se gastaria dinheiro em um processador 'igual', a menos que a temperatura rodando stock (ou no que tiver conseguido) esteja incomodando muito, pq performance certamente não é problema.

Algo me diz que esses B.O. que vc enfrenta estão na placa mãe/bios/memória/config/etc., essa seria uma ótima forma de confirmar isso mas não sei se gastaria dinheiro em um processador 'igual', a menos que a temperatura rodando stock (ou no que tiver conseguido) esteja incomodando muito, pq performance certamente não é problema.
Isso da temp é misterioso.

Vou considerar o que mostra na placa mãe:

No Linux = 38-42 em idle
No Windows = Acima de 50 sempre.
Alguns jogos, tipo BF2042 pega 95, o que é o limite.

Isso da temp é misterioso.

Vou considerar o que mostra na placa mãe:

No Linux = 38-42 em idle
No Windows = Acima de 50 sempre.
Alguns jogos, tipo BF2042 pega 95, o que é o limite.

Qualé a idade desse teu WC? Vi um post de 2021 mencionando problemas parecidos com um 5800x e já tinha ele (?).

For all users concerned, we advise that all Galahad 240/360 units purchased before March of 2022 to have their performance checked.

Vale dar uma verificada.

Qualé a idade desse teu WC? Vi um post de 2021 mencionando problemas parecidos com um 5800x e já tinha ele (?).

Vale dar uma verificada.
Nao tem 3 anos
é do fim de 2020.
Era post meu?
O 5800x eu deixava no PBO/CO.

Eu vou tentar reinstalar ele qualquer dia.

Nao tem 3 anos
é do fim de 2020.
Bingo.

1687368625746.png

Era post meu?
O 5800x eu deixava no PBO/CO.
Salvo engano é basicamente a mesma coisa que vc se queixa do 7900x e joga a culpa no bining :haha:

Eu vou tentar reinstalar ele qualquer dia.
Se tivesse um cooler diferente pra testar seria ótimo pra comparar e mais barato do que comprar mais um processador e acabar tendo o mesmo percalço.

Melhor conferir as informações no link ali em cima e de repente investir em outro enquanto manda esse pra RMA, se for o caso.

Não sei se há relação direta entre o C.O. ruim e o WC mas tendo em vista os incrementos de temperatura abruptos que já vi no meu processador que bebe bem menos, vai saber....

Bingo.

Ver anexo 135288

Salvo engano é basicamente a mesma coisa que vc se queixa do 7900x e joga a culpa no bining :haha:

Se tivesse um cooler diferente pra testar seria ótimo pra comparar e mais barato do que comprar mais um processador e acabar tendo o mesmo percalço.

Melhor conferir as informações no link ali em cima e de repente investir em outro enquanto manda esse pra RMA, se for o caso.

Não sei se há relação direta entre o C.O. ruim e o WC mas tendo em vista os incrementos de temperatura abruptos que já vi no meu processador que bebe bem menos, vai saber....
Nossa, Sem Or.

Em Julho agora vou ficar uns 10 dias sem poder usar o PC, vou mandar tanto o WC quanto o Processador pra garantia.

Edit: Eu vendi meu 5800x pra um brother, ele tem um Galahad 240mm, mas mais recente, ele consegue uns 15 graus a menos que eu fazia.

Eu comecei a ter uns negócios assim com meu Corsair H150, mandei pro RMA e mandaram um novo. Como eu acabei trocando pelo Asus, o Corsair tá zero na caixa e vou vender para um amigo. Nunca saberei se de fato era o cooler, mas tudo leva a crer que sim. Do nada subiu 10-15ºC.

Pior impossível.

O x3d nao ta em promoção.
Não estava acompanhando sua saga ai, não tinha visto os problemas.

Acho que pode ser seu WC mesmo com problema, tiveram muitos Galahad com problemas e ainda bem que a LianLi percebeu e fez algo.

Aciona o RMA e pega outro que deve reduzir bem a temperatura ai
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu comecei a ter uns negócios assim com meu Corsair H150, mandei pro RMA e mandaram um novo. Como eu acabei trocando pelo Asus, o Corsair tá zero na caixa e vou vender para um amigo. Nunca saberei se de fato era o cooler, mas tudo leva a crer que sim. Do nada subiu 10-15ºC.
Sem nenhuma alteração? Bios, atualização do Windows e etc?

Só hoje tive tempo de atualizar minha Gigabyte para a Bios F6b e aparentemente ganhei um upgrade de memória de brinde :limo:

Por algum motivo além do perfil padrão apareceu um perfil "XMP 4" @ 6000Mhz com mesmos timings pra carregar (minhas memórias são 5600).

Ver anexo 135220
Ver anexo 135221

Ver anexo 135215

Ver anexo 135218

Não sei se foi algum setup personalizado que tentei fazer há um tempo mas nem cheguei a testar e acho que não teria ficado salvo após atualizações/resets de Bios.

Vou deixar assim por uns dias pra ver a estabilidade.
Atualizando o blog :limo:

Atualizei a Bios há alguns dias mantendo as mesmas configs de memória, hoje dei uma de louco e resolvi ativar essas duas opções:

1687391312053.png

1687391328627.png

:omfg:

Não estava acompanhando sua saga ai, não tinha visto os problemas.

Acho que pode ser seu WC mesmo com problema, tiveram muitos Galahad com problemas e ainda bem que a LianLi percebeu e fez algo.

Aciona o RMA e pega outro que deve reduzir bem a temperatura ai

Sem nenhuma alteração? Bios, atualização do Windows e etc?
@neo666 te aproveitei pra marcar também.
Vocês sabem de alguém do fórum que teve esse problema com a lian li/Galahad?

com o Air Cooler de torre dupla agora posso mexer no overclock, são tantas opções que a gente fica tonto. Peguei as dicas no site SKATTERBENCHER que é o melhor até o momento, ou ao menos é o que fala sobre o assunto. Mas fui com bem menos sede ao pote, então, TJmax eu coloquei 90°C contra 95 e ainda 80ºC como primeira barreira, isso porque não é bom extrapolar as temperaturas já que o silício pode esquentar mais rápido do que o sistema consegue baixar e, ainda assim nesses meus ajustes, pode ocorrer dano nos transístores.

agora é ir testando com cautela, não quero forçar com algo extremo e ter tela azul depois de um tempo, como foi com o Intel Core i7 4790k

e consegui baixar a tensão do VSoc para 1,140V e, portanto, a temperatura influencia bastante e quem tem um cooler fraco deve desativar as opções de overclock e ativar o modo ECO

@neo666 te aproveitei pra marcar também.
Vocês sabem de alguém do fórum que teve esse problema com a lian li/Galahad?
Cara, pra ser sincero não lembro de nada pontual aqui no fórum mas achei algumas menções na busca (link) lá na seção de Coolers.

No Youtube também teve vídeo do GN falando sobre isso há alguns dias (27:10 se não estiver no tempo certo), o comunicado da Galahad que mandei anteriormente é do dia 15/05.

com o Air Cooler de torre dupla agora posso mexer no overclock, são tantas opções que a gente fica tonto. Peguei as dicas no site SKATTERBENCHER que é o melhor até o momento, ou ao menos é o que fala sobre o assunto. Mas fui com bem menos sede ao pote, então, TJmax eu coloquei 90°C contra 95 e ainda 80ºC como primeira barreira, isso porque não é bom extrapolar as temperaturas já que o silício pode esquentar mais rápido do que o sistema consegue baixar e, ainda assim nesses meus ajustes, pode ocorrer dano nos transístores.

agora é ir testando com cautela, não quero forçar com algo extremo e ter tela azul depois de um tempo, como foi com o Intel Core i7 4790k

e consegui baixar a tensão do VSoc para 1,140V e, portanto, a temperatura influencia bastante e quem tem um cooler fraco deve desativar as opções de overclock e ativar o modo ECO
achei melhor usar o ECO MODE em 170w e reduzir a tensão no modo manual para perto de 1.25V, porque no Skatterbencher ele cita as tensões e clocks. Por enquanto está assim.

Onde estavam essas opções? Vou ver se muda alguma coisa aqui.
Tentei encontrar imagens da Bios da Asus pra te dar um caminho e não encontrei nada muito familiar, mas acabei passando pelo vídeo abaixo:

Foi isso aí, em outras mobos deve ficar em outro lugar ou ter outro nome mas imagino que não seja algo exclusivo das Giga.

Tentei encontrar imagens da Bios da Asus pra te dar um caminho e não encontrei nada muito familiar, mas acabei passando pelo vídeo abaixo:

Foi isso aí, em outras mobos deve ficar em outro lugar ou ter outro nome mas imagino que não seja algo exclusivo das Giga.

Se for Hynix sua memória, da uma olhada (no mesmo canal tem video pra outros chips):

Eu tive, fiz RMA 2 vezes, no terceiro vendi o cooler e comprei um air
Fez com a solid Power (representante BR da Lian Li)? Eles aceitaram de boa?

Vou te mandar uma mensagem.

Se for Hynix sua memória, da uma olhada (no mesmo canal tem video pra outros chips):
As minhas são Samsung que aparentemente ninguém gosta/quer :fami:

Já tem uns dias que não vejo nada do Buildzoid mas achei um que pode me servir:

Nem relei nos timings ainda mas já estou bem satisfeito com o incremento que consegui desde que montei o PC, isso falando de score de benchmark porque no dia a dia a diferença é nada.

As minhas são Samsung que aparentemente ninguém gosta/quer :fami:

Já tem uns dias que não vejo nada do Buildzoid mas achei um que pode me servir:

Nem relei nos timings ainda mas já estou bem satisfeito com o incremento que consegui desde que montei o PC, isso falando de score de benchmark porque no dia a dia a diferença é nada.

Esse eu tinha visto também.

O da Hynix dele, ele fala que testou em várias mb e varios CPUs e os timmings funcionaram em todos.

E adivinha? Aqui até na Bios (literalmente) fica bugada/instável.

Esse eu tinha visto também.

O da Hynix dele, ele fala que testou em várias mb e varios CPUs e os timmings funcionaram em todos.

E adivinha? Aqui até na Bios (literalmente) fica bugada/instável.
Bizarro isso, como disse ontem acho que o problema aí é outro e trocar o cooler vai ser um bom começo para identificar a causa.

Aqui consegui um incremento de uns 15-20% nas memórias sem precisar fuçar em timings e nem nada muito avançado, até minha CPU ainda tá rodando stock.

Na real o que eu mais gostei foi de não precisar ter ido numa mobo X670 caríssima + memórias 'modelo tal' que parecem ser quase uma obrigação quando vc começa a buscar informações.

Users who are viewing this thread

Voltar