[TÓPICO DEDICADO] AMD ZEN - Informações técnicas

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Pessoal, preciso de uma ajuda, o que quer dizer essa compatibilidade(DIMM 1,2,4 nas memorias?

Support-For-X470-GAMING-PRO-Motherboard-The-world-leader-in.png


Outra coisa, é melhor pegar uma memoria CL19 de 3466MHZ ou uma 3000MHZ CL15?

Estou montando um setup ryzen com as memorias que são compatíveis e tenha essas duas duvidas.

Obrigado desde já.
 
Pessoal, preciso de uma ajuda, o que quer dizer essa compatibilidade(DIMM 1,2,4 nas memorias?.
Eu acredito que seja sobre qtos pentes foram testados, 1, 2 e/ou 4 pentes
 
Eu pensaria em ir de 1800x mesmo por 1100 Reais, comprar sem duvida no minimo uma B350 para poder fazer OC e as memorias Hyper X 2666Mhz.
Quem tinha problemas com as memorias eram as BIOS das placas mae no inicio. Atualmente nao vejo problemas entre Ryzen e memorias.
Como disse, a vantagem do 1800x eh que as chances de rodar todos cores a 4GHz sao bem melhores que com o 1700x e muito mais com relacao ao 1700.
Basicamente a diferenca entre estes chips eh que 70% dos 1800x rodam a 4GHz enquanto que 40% dos 1700x conseguem e uns 20% dos 1700 conseguem.
1800x só é mais garantido rodar em 4GHz com temperaturas melhores e normalmente menos voltagem. O meu ficou estavel em 1.38-1.4 v com DDR 3200 CL16

Mas os precos deram uma subida estes dias antes da Black Friday !
MCP

Eu até hoje tô sem conseguir rodar minhas memórias em XMP porque qualquer voltagem que eu coloco acima de 1.2V ela falha. A voltagem do XMP é 1.35V. Tô pensando se o problema não tá na própria memória mesmo...
 
Eu até hoje tô sem conseguir rodar minhas memórias em XMP porque qualquer voltagem que eu coloco acima de 1.2V ela falha. A voltagem do XMP é 1.35V. Tô pensando se o problema não tá na própria memória mesmo...
Então, a memória quando falha no meu PC ja nao da boot ou eventualmente tela azul rapidinho.
Tem alguns paremetros da memoria que sao super sensiveis, o que pode estar acontecendo eh a interpretacao feita pela sua motherboard esteja errada e dai nao tem jeito.
Na minha Asus primeiro eu coloco tudo em Auto, dai entro nos parametros da memoria e aparecem os que a board escolheu, coloco Auto em todos os timmings, mesmo nos que ja estao preenchidos. Tem um tal e Trcd eu acho que normalmente eh acima de 200-400 que se nao estiver correto nao boota por nada. Latencia abaixo do especificado tbem da muito pau para acertar. Enfim, tem que procurar sobre sua placa e sua memoria, eu usei aquela calculadora de timmings e funcionou perfeito pra mim.
MCP
 
Então, a memória quando falha no meu PC ja nao da boot ou eventualmente tela azul rapidinho.
Tem alguns paremetros da memoria que sao super sensiveis, o que pode estar acontecendo eh a interpretacao feita pela sua motherboard esteja errada e dai nao tem jeito.
Na minha Asus primeiro eu coloco tudo em Auto, dai entro nos parametros da memoria e aparecem os que a board escolheu, coloco Auto em todos os timmings, mesmo nos que ja estao preenchidos. Tem um tal e Trcd eu acho que normalmente eh acima de 200-400 que se nao estiver correto nao boota por nada. Latencia abaixo do especificado tbem da muito pau para acertar. Enfim, tem que procurar sobre sua placa e sua memoria, eu usei aquela calculadora de timmings e funcionou perfeito pra mim.
MCP

Infelizmente meu caso é mais complicado (nem o @VultureX consegui descobrir). Mesmo em JDEC minhas memórias não funcionam quando subo a voltagem pra qualquer coisa acima de 1.2V (pode ser até 1.21V), sendo que o XMP delas é 1.35V. Eu já testei ela com 3 placas-mãe diferentes e nas três foram a mesma coisa. Só pode ser CPU, fonte ou a própria memória em si.
 
o pessoal que já tem a placa mãe da biostar há mais tempo, como não conheço a marca estou com um pouco de receio de pegar a Biostar Racing X470GT8 por não conhecer mesmo. Como está sendo a experiência de vcs com as placas mães da dela, nenhum problema significativo? Eu li umas 20 pgs já do tópico, mas são muitas e estou cd vez com mais dúvidas. Caso alguém a tenha eu agradeceria se relatasse a experiência. Pretendo pegar o ryzen 1800x ou 2600, não me importo de gastar um pouco mais na placa mãe, pois acaba sendo mais fácil fazer ups em outros itens depois, q foi exatamente o que fiz quando comprei meu pc atual.Obrigado
 
Acho que ja estou terminando o trabalho neste meu novo PC.
Infelizmente meu caso é mais complicado (nem o @VultureX consegui descobrir). Mesmo em JDEC minhas memórias não funcionam quando subo a voltagem pra qualquer coisa acima de 1.2V (pode ser até 1.21V), sendo que o XMP delas é 1.35V. Eu já testei ela com 3 placas-mãe diferentes e nas três foram a mesma coisa. Só pode ser CPU, fonte ou a própria memória em si.

Não acredito que seja a fonte e nem a CPU.
Mas eh um caso estranho mesmo, será que esta memoria não é remarcada no firmware, como fazem com algumas CPUs.
Tipo a memória é uma e a informação é outra. Parece isto.
Em todos casos, a unica coisa que poderia ajudar neste caso seria aumentar voltagem do SOC de 1.1v para 1.15v. No caso do 1800x 1.1v é o default, não sei dos outros.
MCP
 
Infelizmente meu caso é mais complicado (nem o @VultureX consegui descobrir). Mesmo em JDEC minhas memórias não funcionam quando subo a voltagem pra qualquer coisa acima de 1.2V (pode ser até 1.21V), sendo que o XMP delas é 1.35V. Eu já testei ela com 3 placas-mãe diferentes e nas três foram a mesma coisa. Só pode ser CPU, fonte ou a própria memória em si.

como mencionado pelo mcplaza é uma questão dos times e dos subtimes que precisa de ajuste. As DDR3 que tenho me deram muita dor de cabeça para conseguir encontrar os melhores ajustes por conta da quantidade de parâmetros, lembrando que há coisas que dão maior desempenho subindo o valor (como tempo de recarga da célula) e outras baixando (como tempos de acesso e dos endereçamentos), então, as memórias são como capacitores e ficam sensíveis com tempos errados. Tem de testar parâmetro por parâmetro para tentar isolar quem está dando problema. Hoje as minhas fracas DDR3 Kingston Value de 1600MHz conseguem 1850MHz com tempos apertados e outros quase no valor default. Outro ponto importante é que alguns times apertados podem dar ganho apenas em determinado benchmark e ainda deixar o sistema instável com o tempo, demora muito para descobrir erros com tempos ajustados no limite (havia uma instabilidade aqui por pouca tensão que somente descobri faz pouco tempo e as memórias já haviam passado no memtest86+).
 
o pessoal que já tem a placa mãe da biostar há mais tempo, como não conheço a marca estou com um pouco de receio de pegar a Biostar Racing X470GT8 por não conhecer mesmo. Como está sendo a experiência de vcs com as placas mães da dela, nenhum problema significativo? Eu li umas 20 pgs já do tópico, mas são muitas e estou cd vez com mais dúvidas. Caso alguém a tenha eu agradeceria se relatasse a experiência. Pretendo pegar o ryzen 1800x ou 2600, não me importo de gastar um pouco mais na placa mãe, pois acaba sendo mais fácil fazer ups em outros itens depois, q foi exatamente o que fiz quando comprei meu pc atual.Obrigado

Eu tive uma X370GT7. Era uma placa legal. Som top, rede top, VRM top, tudo nela era do melhor, menos a BIOS. Acabei pegando uma Taichi só por causa da falta de opção de curva de ventoinha. Não sei como está hoje. Se na minha época tivesse, estaria com ela até hoje.
 
Acho que ja estou terminando o trabalho neste meu novo PC.


Não acredito que seja a fonte e nem a CPU.
Mas eh um caso estranho mesmo, será que esta memoria não é remarcada no firmware, como fazem com algumas CPUs.
Tipo a memória é uma e a informação é outra. Parece isto.
Em todos casos, a unica coisa que poderia ajudar neste caso seria aumentar voltagem do SOC de 1.1v para 1.15v. No caso do 1800x 1.1v é o default, não sei dos outros.
MCP

Cara, comprei na Terabyteshop, com NF, tudo certinho. Será? É uma Corsair LPX 2x4 3000C15.
 
Eu tive uma X370GT7. Era uma placa legal. Som top, rede top, VRM top, tudo nela era do melhor, menos a BIOS. Acabei pegando uma Taichi só por causa da falta de opção de curva de ventoinha. Não sei como está hoje. Se na minha época tivesse, estaria com ela até hoje.
 


Cara, comprei na Terabyteshop, com NF, tudo certinho. Será? É uma Corsair LPX 2x4 3000C15.
Qual a placa mãe agora ? Taichi ?
Dava este problema na outra tbem ?
MCP
 
Gente alguem me da um help, montei hoje o setup, Ryzen 7 1700 + b450 tomahawk + gtx 1060 6gb + 8gb corsair 2400 mhz + ssd 240gb + cx 550w e estou estranhando o uso da placa de vídeo, estou jogando cs:go no low a 120 fps no máximo, as vezes cai pra 80, alguem tem alguma ideia do que possa ser? Ai agora me falaram que o processador é muito fraco pra essa placa de video, eu fiquei tipo WTF? Em outro jogo que eu estava jogando eu estava rodando a 50 fps no low, mesmo desempenho do meu antigo i5 2310 + hd 5750 x.x
 
Gente alguem me da um help, montei hoje o setup, Ryzen 7 1700 + b450 tomahawk + gtx 1060 6gb + 8gb corsair 2400 mhz + ssd 240gb + cx 550w e estou estranhando o uso da placa de vídeo, estou jogando cs:go no low a 120 fps no máximo, as vezes cai pra 80, alguem tem alguma ideia do que possa ser? Ai agora me falaram que o processador é muito fraco pra essa placa de video, eu fiquei tipo WTF? Em outro jogo que eu estava jogando eu estava rodando a 50 fps no low, mesmo desempenho do meu antigo i5 2310 + hd 5750 x.x
Eu cheguei a ler em algum lugar sobre atualizar a bios para estabilizar FPS, um usuário disse que teve que atualizar a bios para o processador ficar mais estável..
 
Eu cheguei a ler em algum lugar sobre atualizar a bios para estabilizar FPS, um usuário disse que teve que atualizar a bios para o processador ficar mais estável..
Mas será que é só isso o problema da placa de video nao passar de 30% e do processador tbm? As temperaturas estão de boas, memoria ram está de boa... Estou encabulado já...
Fui na BIOS botei o XMP on no profile 2 pra subir as memorias pra 2400, e ativei o game boost conforme esse print

E o computador não ligava mais aparecia isso...
 
Última edição:

Obrigado pelo link, amigo. Infelizmente o que foi feito nesse review não se aplica ao meu caso. Como eu disse, eu não tenho problema com timings e clocks, meu problema é não poder subir a voltagem. Eu normalmente as uso em 2666MHz com 16-17-17-35 1.2V. Até pouco tempo atrás conseguia rodar em 2933MHz 16-18-18-36 1.2V, mas com a última BIOS da Taichi, passou a ficar instável.

Eu tô achando que o problema é realmente com a memória...
 
Sem testes, é difícil dizer.. seria adivinhar. O ideal seria testar estas RAMs noutro PC. E outras RAMs no seu. Já falou com o suporte da Corsair ??
 
Vocês recomendam um pente de 16gb pra utilizar em um Ryzen 1800x ou 2600?

Esse modelo no caso: BLS16G4D240FSE
Tá na promoção na Kabum (699,90 + frete) e boletei um, mas não sei se será muito válido (cxb tá bom, mas né, como fica a performance?)
 
Pessoal, preciso de uma ajuda, o que quer dizer essa compatibilidade(DIMM 1,2,4 nas memorias?

Support-For-X470-GAMING-PRO-Motherboard-The-world-leader-in.png


Outra coisa, é melhor pegar uma memoria CL19 de 3466MHZ ou uma 3000MHZ CL15?

Estou montando um setup ryzen com as memorias que são compatíveis e tenha essas duas duvidas.

Obrigado desde já.

Seria a quantidade de slots que pode ocupar com esse tipo de memória sem apresentar problemas?
 
No meu entender, sim, rodaria 2933 com 4 slots ocupados. Mas, é bom confirmar no suporte. O tal do MKT é phodis.. vai que eles querem dizer que testaram apenas 1 slot por vez, ou 1 par por vez.
Sei lá.. espero tudo dessa gente.
 
Seria a quantidade de slots que pode ocupar com esse tipo de memória sem apresentar problemas?

Será, tb não sei. Irei mandar um e-mail para a MSI perguntando.

Obrigado

No meu entender, sim, rodaria 2933 com 4 slots ocupados. Mas, é bom confirmar no suporte. O tal do MKT é phodis.. vai que eles querem dizer que testaram apenas 1 slot por vez, ou 1 par por vez.
Sei lá.. espero tudo dessa gente.

Boa sugestão, irei mandar um e-mail para a MSI perguntando.

Obrigado
 
Pessoal, mais uma pergunta, sou iniciante em hardware e peço paciência.

Vi que a memoria (F4-3200C16D-16GTZ) é compatível com os Ryzen da serie 1XXX, já da serie 2XXX não é listada como compatível. Penso eu, que eles não tinham mais a memoria para testar.

https://www.msi.com/Motherboard/support/B450-TOMAHAWK#support-mem-12

Eu posso entender que se a memoria é compatível com a serie 1XXX é automaticamente com a 2XXX ou este pensando é equivocado?
 
Última edição:
Vi que a memoria (F4-3200C16D-16GTZ) é compatível com os Ryzen da serie 1XXX, já da serie 2XXX não é listada como compatível. Penso eu, que eles não tinham mais a memoria para testar.

https://www.msi.com/Motherboard/support/B450-TOMAHAWK#support-mem-12

Eu posso entender que se a memoria é compatível com a serie 1XXX é automaticamente com a 2XXX ou este pensando é equivocado?

Se é compatível com o a série 1, então deveria ser compatível com a série 2, mas acho que sei o que houve nesse caso, a G.Skill lançou a (F4-3200C16D-16GTZRX) como compatível com o Ryzen, e acabou deixando as séries anteriores como compatíveis só com a Intel ---> http://gskill.com/en/product/f4-3200c16d-16gtzrx, por isso que deve ter sumido da lista da placa mãe.
 
@VultureX @Dalai Brahma Estava tendo problema com o FPS no CS:GO e fui fazer um over no processador (R7 1700) aumentei para 3.8 com a 1.3375v está normal? Baixei para 3.6 pois achei um clock muito alto, mas me falaram pra deixar 3.7 pq é o boost e não tem problema... Aparentemente melhorou, mas mesmo assim por ter uma 1060 6gb estou achando o desempenho baixo (não é que quero o fps la em cima mas é questão de achar que o computador não está me entregando o que deveria), a memoria (1x8 corsair lpx) ela "original" é 2400 e estava lendo 2133 então setei elas a 2400 a 1.340v, não tentei diminuir deveria fazer isso, pois achei muito alto? E outra eu tentei subir elas para 2667 e o computador não da boot... Deveria tentar mais ou 2400 já está razoavelmente bom?
As temperaturas estão ok eu acho, o R7 está batendo no máximo 65° C pois botei a pasta térmica (PC yes gelid) faz dois dias então pelo que meu amigo falou ela demora um pouco pra fazer todo o efeito (ele disse que no i7 8700 dele em 1 semana com a pasta nova baixou praticamente 10° C)... Eu deveria deixar o cooler do processador automático ou fazer um gráfico?
LLC está em 2, não sei se é o correto também...
Bios está atualizada, a mobo fica em 40° C sempre quando vejo, eu estou achando o desempenho dele abaixo do que era pra ser...
Quando eu minimizo um jogo ele demora uns 10/20s pra voltar pra tela do jogo fica tudo, é quase o mesmo tempo do meu antigo computador I5 2310 + HD 1TB sendo que agora é um R7 1700 + SSD 240, pode ser o win?
"EDIT. mobo é a MSI B450 Tomahawk, ouvi boatos que algumas tem a bios bugada '-'
 
Última edição:
1) 'fps drop' / 'stuttering' tem sido relatado ser o windows/updates;
2) R7 1700@3.8 / 1,3375V está "normal". Pode ser melhor ou pior, a depender da "loteria do chip". Se baixou para 3.7 e Vc < 1,30V, então, melhor;
3) Você está "perdendo" 10-15% de desempenho, em relação à média da comunidade, por usar 1x8GB (single channel) e 2133/2400. Assim que possível, adquira 1x8GB do mesmo modelo.
4) Vdram 1,34V está abaixo do padrão (1,35V) e o limite máx. recomendável é 1,45V. Não conheço o setup da sua placa, mas, creio que possas tentar 2666 1,35-1,40V. Vai melhorar aí uns 5%;
5) 65ºC com cooler box está normal (considerando que seu ambiente esteja entre ~25ºC+). Algumas pastas têm tempo de cura ~24h, mas, 10ºC acho muito para se apontar isso;
6) não conheço o comportamento do LLC na sua mobo;
7) Alternar entre janelas é com o Rwindows e é a base da criação dele.... imagine! E também há relatos de estar bugado (W10) em jogos... PUBG que o diga;
8) boatos são aniquilados com pesquisa.

"Paciência ter, o jovem padawan deve."

.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo