O pior é que joguei o beta de ESO e tive certeza de que o jogo viraria free to play no segundo mês.
Ai, por influência dos amigos e principalmente pelo patch em ingles do AA RU ter parado de funcionar, resolvi comprar para pelo menos estar ali, me interando com eles.
A título de informação, acredito que um modelo de mmo com mensalidades é melhor em praticamente todos os aspectos do que um free to play, pay to win ou cash shop. Mas isso é não impede de um jogo, onde o modelo não seja de mensalidade, dar certo. Vide AA que tem F2p e premium com mensalidade e que pelo visto está conseguindo se manter e expandir!!!
E para minha grata surpresa,
ESO é bem divertido.
É outro tipo de jogo. Não se compara a AA. Isso não quer dizer que um é melhor que outro. Digo que não se compara prq são jogos extremamente diferentes. Com execução diferente. Propostas diferentes.
ESO é uma
bela icógnita!
Como sai do AA para jogar ESO, senti falta daquele open world maravilhoso. Mas isso foi o impacto inicial. Se AA tem esse mundo vasto e livre para ser desbravado, ESO tem uma imersão cativante.
No momento que parei de procurar em ESO tudo que faltava e que tinha em AA, e comecei a usufruir aquilo que ESo ele me oferecia, comecei a me divertir e principalmente entender mais do jogo.
Voltando a falar de AA, não consigo mais ver um jogo em que não permita você investir tempo na parte de craft, sem se preocupar em bater o lvl cap. Isso em AA é uma quebra de paradígmas. No RU, estive no early acess e enquanto já haviam players no lvl 35 eu ainda estava lá no 20, em contra partida estava com espantalho grande, fazenda, produzindo muito e fazendo rota e ajudando minha família a pegar um cargueiro. E a possibilidade de investir meu tempo no craft e ser recompensado, não só em conhecimento mas tb em gold, muito gold, foi muito gratificante.
AA é um jogo muito completo e permite as mais diversas formas de gameplay. Talvez seja um dos jogos que mais permita isso... EVE com certeza é um expoente nesse aspecto dentre os MMO.
ESO não é assim, mas não é essa sua proposta. E isso não significa que portanto ele é pior. Apenas diferente.
Sabe qual é o "Big Deal" que ESO traz para o cenário dos MMOS? De forma leviana e baseado apenas no meio maravilhoso achismo, ele consegue trazer um experiência single play, com direito a imersão e simplicidade(de forma muito positiva essa simplicidade), para o universo MMO.
E tem muito mais coisas que valeria muito citar. E muitas coisas ruins tb... em ambos... mas basta né?